Aventura Panamericana – Off-Road pelas Américas

Há cerca de 10 anos, o americano filho de brasileiros Rhuppert, hoje com 30 anos, idealizou a travessia das Américas de carro. O receio pela enorme distância a ser percorrida (24 mil km) e o perigoso trajeto adiavam a concretização da viagem. Em outubr

  
  

Há cerca de 10 anos, o americano filho de brasileiros Rhuppert, hoje com 30 anos, idealizou a travessia das Américas de carro. O receio pela enorme distância a ser percorrida (24 mil km) e o perigoso trajeto adiavam a concretização da viagem.

Em outubro desse ano, porém, sua esposa Erica o incentivou a retomar a aventura. Esse foi o empurrão que faltava para que a expedição começasse a acontecer. Ela, porém, não poderia acompanha-lo na viagem, pois além de longa e perigosa, tinha que cuidar do filhinho de 1 ano.

Rhuppert começou então a contar para os amigos o que pretendia fazer, para ver se algum o acompanhava. O primeiro “maluco” a abraçar a idéia foi o gaúcho André Chemello, que já havia participado de diversas aventuras off-road, como ir de moto do Brasil ao Chile com um amigo.

O passo seguinte seria conseguir um carro bom para a viagem. Rhuppert procurou por várias montadoras atrás de patrocínio, mas não obteve sucesso. Resolveu então comprar por conta própria um Jeep Grand Cherokee ano 2002, e o equipou com GPS, TV, DVD e um forno de micro ondas, para poder viajar tranqüilo.

Faltava ainda uma terceira pessoa para integrar o grupo, por medida de segurança e para dividir os custos, pois todo o investimento sairia de seus próprios bolsos. Rhuppert chamou então seu grande amigo do Brasil André Fernandes, que adorou a idéia e concordou na hora.

O sonho da travessia Off-Road começava a realizar-se. Equipe pronta, carro equipado e pé na estrada!

Os aventureiros agora tinham de definir a melhor época para realizar a expedição. Decidiram fazê-la entre 15 de janeiro e 20 de fevereiro de 2003, pois a neve dos Andes já terá derretido e as estradas estarão mais secas e seguras. Além disso, será verão na América do sul, e quanto mais andarem mais esquentará, fugindo da provável neve enfrentada nos EUA.

Roteiro
A equipe sairá de Orlando (EUA) e atravessará os estados da Flórida, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas. Entrarão no México por Novo Laredo, irão até Monterrey, Mexico City, Acapulco e Cancun. Passarão na América Central por Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, onde pegarão um barco até o Equador (evitando a Colômbia por motivos de segurança). Do Equador irão até as Ilhas Galápagos, depois Peru, onde passarão por Machu Picchu. Depois atravessarão a Bolívia, e entrarão no Brasil pelo Mato Grosso, para visitar a Chapada dos Guimarães. De lá seguirão até Ribeirão Preto, local da chegada oficial.

Ficha Técnica
Nome: AVENTURA PANAMERICANA
Duração: 35 dias
Período: de 15 de Janeiro a 20 de Fevereiro 2003
Integrantes: Rhuppert Toledo, americano filho de brasileiros, 30 anos, piloto de avião e dono de uma companhia de landscape nos EUA, onde mora a 13 anos; André Chemello, brasileiro, 38 anos, engenheiro mecânico, viveu nos EUA por 5 anos e está indo morar de vez no Brasil; André Fernandes, carioca, 32 anos, morou na Flórida por 5 anos e atualmente vive no Brasil, onde é criador de avestruz.
Objetivo: cruzar de carro as Américas do norte, central e do sul.

E-mail para contato rhpprt@cs.com

  
  

Publicado por em

Luiz pedro

Luiz pedro

28/02/2009 20:34:11
Parabéns mesmo, acompanhei esta viagem via net, achei fantástica na época eu estava (ainda estou nos USA) li várias vezes todo o trajeto, Uf... gostaria de ter estado junto, marcou para sempre. Abracos Luiz Pedro

Jarbas carballal

Jarbas carballal

30/10/2008 22:19:46
extraordinario, parabens