Panama City (Panama) - 4 Dia

Dia de conhecer o Canal do Panama e os pontos turisticos de Panama City. Voltamos ao escritorio da CSAV para pagar o transporte da Cherokee, fizemos uma boa amizade com Sr. Ramiro, Ina e Zahyra, que gentilmente ofereceram um tour pelos principais pontos d

  
  

Dia de conhecer o Canal do Panama e os pontos turisticos de Panama City. Voltamos ao escritorio da CSAV para pagar o transporte da Cherokee, fizemos uma boa amizade com Sr. Ramiro, Ina e Zahyra, que gentilmente ofereceram um tour pelos principais pontos da cidade.

Bonita capital Panama City

Bonita capital Panama City

Comecamos visitando a casa da Presidenta do Panama, tivemos sorte de ver o helicoptero da presidencia descendo no exato momento que chegamos. A vista de Panama City e muito bonita, com enormes predios e costeada pelo Pacifico, a cidade possui 600 mil habitantes e o pais cerca de 4 milhoes. No mesmo local onde esta a casa da Presidenta existe o bairro antigo `Casco Antiguo` com suas casas da epoca de 1800, as igrejas, Catedral onde o Papa rezou a missa, monumentos, a historia do Canal esculpida na parede e muitas outras historias a respeito da colonizacao espanhola. Nossa guia, gentil e simpatica Sra. Zahyra nos contou algumas historias de piratas que foram saquear a principal Igreja com seu altar todo de ouro e o padre para impedir o roubo pintou o altar de branco, tambem existe a historia que os criminosos eram mortos nas proprias celas nas cadeias subterraneas na beira do Pacifico, colocavam os presos nas celas quando a mare estava baixa e esperavam o efeito da Lua para sacrificar seus criminosos.

Altar da igreja todo de ouro.

Altar da igreja todo de ouro.

Chegamos no Canal do Panama, de imediato presenciamos a travessia de um enorme navio cargueiro, muito interessante o sistema de comportas, demora em torno de uma hora para encher o imenso tanque. O navio entra e em seguida comecam a esvaziar, e arrastado por enormes cabos para fora do tanque. O custo para cada navio atravessar o Canal gira em torno de U$ 50 mil a U$200 mil dolares e um tempo em media e de 8 a 10 horas para os 80 quilometros de travessia.

Navio deixando o Canal, o fechamento das comportas.

Navio deixando o Canal, o fechamento das comportas.

A construcao do Canal do Panama comecou a ser estudada apartir de 1524 pelo Rei da Espanha, Carlos V que se presume iniciou a estimar os gastos para tarefa. Em 1821 Panama pediu a independencia da Espanha e se uniu a Colombia. Os franceses em 1880 comecaram o trabalho de escavasao do Canal, com a direcao do Conde Fernando de Lesseps(construtor do Canal de Suez), depois 20 anos de lutar contra a selva, febre amarela e problemas financeiros, abandonaram a obra. Finalmente em 1903 Panama se tornou um pais independente, e no mesmo ano firmou um contrato com USA autorizando a contrucao do Canal. No dia 15 de agosto de 1914, o primeiro navio norteamericano da inicio a travessia. Durante quase um seculo os USA administraram esse servico, em 31 de dezembro de 1999 os USA passaram a responsabilidade da administracao do Canal ao Panama. Estima-se que 22 mil pessoas morreram na contrucao desta magnifica obra.

Outro navio preparando-se para entrar nos imensos tanques.

Outro navio preparando-se para entrar nos imensos tanques.

Entre Atlantico e o Pacifico existe o `Lago Gatun`, esse enorme lago esta acima do nivel dos oceanos e as comportas dos tanques se abrem para enchimento de agua doce, o controle das comportas e controlada por computadores 24 horas, e como uma forma de cascata em degraus, realmente muito interessante a engenharia utilizada, a manutencao e constante com dragas para deixar a profundidade 30 metros sempre ao nivel de seguranca, a quantidade de terra que foi tirada na construcao do Canal da para dar 4 voltas em torno da Terra. Estima-se que por ano cerca de 13.000 barcos atravessam o Canal, inclusive neste instante a Cheroka ja deve ter cruzado o Canal do Panama.

Nossa guia Sra. Zahyra e atras outro navio com containers e a Cheroka.

Nossa guia Sra. Zahyra e atras outro navio com containers e a Cheroka.

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