Puerto Viejo Limon (Costa Rica) a Panama City (Panama) - 700 km - Total 8.685 km

Depois de uma semana na America Central chegamos no Panama, foram 6 paises, 2.826 quilometros percorridos, entre Oceano Pacifico e o Atlantico, seria muito bom fazer alguns comentarios desta etapa cumprida: GUATEMALA(um pais pobre, com problemas sociais no interior do pais, em compensacao a Capital Guatemala City, cidade moderna com amplas avenidas e ruas limpas, enormes edificios e maravilhosos hoteis), EL SALVADOR(menor pais da America Central, estradas em precarias condicoes, problemas com a seguranca, povo armado com armas de grosso calibre, um pais com serios problemas economicos, enfim um pais de muita miseria), HONDURAS(nossa impressao foi negativa deste pais por sermos roubados e enganados na aduana, nao poderiamos dar maiores comentarios pois cruzamos em algumas horas, possuem os mesmos problemas de pessimas estradas e a populacao armada ate os dentes), NICARAGUA(estradas maravilhosas, novamente entramos na civilizacao, a capital Managua possue hoteis excelentes, os precos sao bem acessiveis, existe o desiquilibrio social mas nao tanto assentuado com os pais anteriores), COSTA RICA(um pais voltado ao turismo, preserva a natureza com praias maravilhosas de ambos lados, fomos bem tratados e a Capital Sao Jose nos impressinou pela qualidade de vida, restaurantes, bares e hoteis maravilhosos), PANAMA(estradas excelentes, a moeda nao poderia ser outra se nao o dolar, notamos que existe muita influencia Americana, eles se consideram parte dos USA, o Canal do Panama e o principal negocio, em compensacao os precos sao abusivos).

Aduana facil e rapida, mas reparem na ponte da linha do trem.

Antes de partirmos ao Panama, tomamos um cafe da manha diferente, no hotel `Kasha` foi servido arroz, feijao, omelete, paes e suco de abacaxi(estranho foi o arroz e feijao muito comum para eles), pegamos uma estrada de chao, pois decidimos enfrentar a selva e nao precisar voltar 230 km, o interessante que estavamos apenas alguns quilometros da fronteira com o Panama.

Outra ponte perigosa no meio da selva.

Chegamos na aduana e tivemos sorte de sermos os primeiros, porque a unica ponte que existe no local so passa um carro e o trem, deixamos o farol da Cherokee acesso para avisar o maquinista que estavamos atravessando, muito interessante e perigosa. Gastamos alguns minutos trocando os papeis e estavamos liberados, finalmente foi a aduana mais facil e rapida que encontramos em nossa aventura. Seguimos no meio do nada, pura selva, mas a estrada maravilhosa, recentemente construida, notamos a influencia dos USA neste pais, a moeda e o dolar, o preco da gasolina, refrigerante e comida sao semelhantes. Rodamos muito e o visual e de deixar muita gente de boca aberta, varias cachoeiras na beira da estrada, uma enorme represa no meio da selva, subimos a uma altitude de 2.000 metros e presenciamos algo fantastico vimos ao mesmo tempo o Atlantico e o Pacifico, muito bonito.

Preco da gasolina e semelhante aos USA.

Um pouco cansados, mas chegamos em Panama City, cidade vazia em pleno domingo, perdemos 1 hora para encontrar o hotel. Amanha e tratar de negociar a travessia ate o Equador, temos a sensacao de estarmos em casa, pois o mais dificil passamos.

Estrada excelente e o visual maravilhoso na selva do Panama.

Pedimos desculpa pelo transtorno do celular, estamos novamente em contato.

Represa a 2.000 metros de altitude, entre o Atlantico e Pacifico.

E-mail para contato rhpprt@cs.com e cell.(001.407.873.7457)