Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Blogs > Aventura panamericana > Boletins >

San Martin (Bolivia) a Caceres (Brasil) - 391 km - Total 15.082 km

CHEGAMOS NO BRASIL, Rhuppert, Andre e Cheroka. Estrada no meio da selva, cheia de buracos. Comecamos cedo, tomamos um otimo cafe, carregamos a Cheroka e uma pequena revisao na parte mecanica. Sabiamos que nao seria facil o dia de hoje, colhemos a

26 de Fevereiro de 2003.
Publicado por Equipe EcoViagem

CHEGAMOS NO BRASIL, Rhuppert, Andre e Cheroka.

Estrada no meio da selva, cheia de buracos.

Comecamos cedo, tomamos um otimo cafe, carregamos a Cheroka e uma pequena revisao na parte mecanica. Sabiamos que nao seria facil o dia de hoje, colhemos algumas informacoes com as pessoas no hotel que nos disseram a quilometragem(350 Km) e o tempo(6horas), sem problemas, chegaremos no Brasil as 2:00pm, enfim era oque pensamos em fazer.

Rodamos 600 quilometros de estrada de terra ate o Brasil.

Primeiro imprevisto, rodamos cerca de 50 quilometros e novamente pneu traseiro furado(o mesmo do dia anterior), decidimos fazer um pit stop e trocamos em 15 minutos o complicado pneu. Visual continuava o mesmo, muita selva e estrada de terra, paramos para tomar uma limonada e conversamos a respeito da estrada com alguns bolivianos no pequeno lugarejo.

Pior trajeto, 90 milhas de buracos, lama e muita chuva, velocidade 15km/h em 4 horas.

Seguimos caminho e de acordo com as informacoes estavamos no tempo, uma media de 40Km/h por causa dos buracos e pedras no caminho, foi assim ate um lugar chamado San Rafael, apartir deste momento as dificuldades aumentaram e nossa preocupacao seria pegar aduana aberta em Caceres as 8:00pm. No posto de fiscalizacao do exercito informaram que uma ponte havia caido e teriamos que cruzar dentro do rio, no horizonte avistamos muita chuva, nuvens negras e bastante raios, pensamos vamos acelerar a Cheroka e tentar ganhar tempo, mas os constantes buracos impediam qualquer tentativa de pisar fundo.

Rhuppert: `Ai mocada cheguei!!!!`

Segunda preocupacao, gasolina. Tinhamos um pouco mais de meio tanque e na mesma cidade informaram que nao teriamos como abastecer ate San Matias, divisa com o Brasil, consultamos o computador da Cheroka que informou exatamente a milhagem necessaria para atingir nosso destino. Foi no ultimo posto do exercito boliviano que oficial nos deu pelo menos um sinal de alivio, a ponte caida dias atras estava consertada e nao precisariamos cruzar dentro do rio, tambem a quilometragem seria de apenas 90 milhas ate aduana, mais ou menos 2 horas de viagem.

Andre: `Cheguei em casa, adoro essa terra`

Chuva, comecaram aumentar os perigos, por diversos momentos Rhuppert precisou segurar na habilidade o controle da Cheroka que escapava de traseira e dancava como sabao na pista escorregadia. O problema sao os pneus utilizados para o asfalto da Florida e nao para um terreno cheio de buracos, pedras e lama. Rodamos nao mais que 70 milhas em 4 horas de muita tensao, estrada vazia, retas enormes, muitos buracos e chuva.

Experiencia ligada a habilidade, essa e a formula para sairmos do buraco. Rhuppert no controle do volante ou diria na ponta dos dedos, segurava a Cheroka dentro da pista e Eu detalhava as situacoes de anos atras quando participava de provas de Raid e Enduro, coisas do genero manter o carro em linha reta, em hipotese nenhuma acelerar demais, procurar as valetas e pedras para deixar o carro sempre com tracao. Foi assim por mais e 4 horas ate chegarmos em uma pequena ponte e perguntarmos ao camioneiro(Sr. Julio Cezar, curitibano), que nos disse que aduana ja estava fechada e so amanha para liberar os papeis, ficamos tristes por nao conseguirmos chegar a tempo, queriamos atravessar a fronteira ainda hoje e chegar amanha em Ribeirao Preto.

Era 6:30pm fomos abastecer em San Matias, cidade que faz divisa com o Brasil, conversamos com o dono do posto e explicamos para ele nossa situacao e gentilmente nos ajudou, disse que conhecia o oficial aduaneiro e a casa onde morava, rapidamente fomos ate encontro do oficial que carimbou nossos passaportes para saida da Bolivia. Agora era tentar chegar na Policia Federal e tentar fazer os papeis para entrada da Cheroka no Brasil.

Depois de um dia estressante, finalmente pisamos em solo brasileiro. Nem sequer o excelente asfalto ajudou para que possamos seguir caminho, os policiais informaram que teriamos que domir em Caceres e fazer os documentos no dia seguinte. Chegamos em Caceres as 9:30pm depois de comer 2 X-burguer e beber 4 Skols fomos dormir no hotel com garagem. Temos somente agradecer a nossa Cheroka, valente, corajosa, e duro na queda, enfim foram 600 quilometros de estrada de terra em 3 dias na Bolivia. Estamos no Brasil felizes por chegar na nossa terra.

E-mail para contato rhpprt@cs.com e cell.(001.407.873.7457)

Compartilhar nas Redes Sociais

Ivaldo Un

postado: 16/9/2008 23:14:42editar

Boa noite, Rhuppert e André.
Pode nos informar se a estrada entre Cáceres e San Martin na Bolívia é asfaltada ? Tem conhecimento de linha regular de ônibus ? Entre o posto da aduana boliviana até o posto da polícia federal brasileira que quantos quilometros ? (Lemos o diário de vcs, mas não ficou claro).

Grato
Ivaldo
ivaldou@ig.com.br

joão arthur

postado: 23/11/2008 12:58:06editar

muito legal,estou querendo ir a bolivia em fevereiro, como é a tradição e as pessoas sõa hospitaleira? mê dê uma dica, já morei em Buenos Aires, lá é melhor ou pior que a Argentina, espero Resposta valeu e parabens,

Últimos boletins

• 28/Fev/03 Campo Grande (Brasil) a Ribeirao Preto (Brasil) - 906 km - Total 17.048 km Chegamos no ultimo dia da Aventura Panamericana. Depois de dormir cerca de 1 hora e meia, peguei no volante novamente e seguimos para Ribeirao Preto. Paramos em um posto de gasolina para tomar um banho e preparar a chegada no famoso bar do Pinguim, no cen
  • 27/Fev/03 Caceres (Brasil) a Campo Grande (Brasil) - 1.060 km - Total 16.142 km Hoje e dia de documentar a Cheroka e partir o quanto antes para Ribeirao Preto , ponto de chegada da Aventura Panamericana. Saimos cedo do hotel e fomos primeiro na Policia Federal por causa dos passaportes e Receita Federal por causa da Cheroka, sem mui
  • 25/Fev/03 Santa Cruz (Bolivia) a San Martin (Bolivia) - 483 km - Total 14.691 km Acordar com o Sol e muito bom, mas de cara com um problema para resolver nos deixou um pouco tristes, pneu furado. Esperamos duas horas o borracheiro chegar, tiramos um pequeno sono, nao suficiente. Cheroka no macaco e pneu consertado, seguimos caminho pa
  • 24/Fev/03 Puno (Peru) a Santa Cruz (Bolivia) - 1.155 km - Total 14.208 km Decidimos conhecer o Lago Titikaka, partimos as 7:30am e seguimos caminho por Copacabana, uma cidade na margem do lago com hoteis, restaurantes e bares na beira da praia, alias essa cidade nao possui night clubs, simplesmente porque e uma cidade carismati
  • 23/Fev/03 Cusco (Peru) a Puno (Peru) - 460 km - Total 13.053 km Descansar, tomar cafe e fazer as malas para o Brasil, depois de atualizar o site, saimos de Cusco as 11:30am, um pouco tarde mas sabiamos do caminho que haveriamos de enfrentar, sem problemas. Galera fazendo raft, U$20/pessoa. Fomos obrigados a p
  • 22/Fev/03 Machu Picchu (Peru) Fantastico, maravilhoso, grandioso, enfim falta adjetivos para descrevermos Machu Picchu, um lugar realmente magico, onde somos transportados para o passado e podemos sentir como viveu a incrivel civilizacao Inca. Duas horas de trem ate Aguas Calient
  • 21/Fev/03 Ayaviri (Peru) a Cusco (Peru) - 260 km - Total 12.593 km Dia de chegar finalmente em Cusco, famosa por Machu Picchu. Acordamos e parecia que estavamos de ressaca, as dores de cabeca permaneciam e os enjoos tambem, tomamos cafe da manha regado a mate de coca, tomamos uma over dose para dar um fim nesse pessimo m
  • 20/Fev/03 Nasca (Peru) a Ayaviri (Peru) - 933 km - Total 12.333 km Descobrimos a causa da explosao na bateria, hoje bem cedo fomos num eletrecista para conferir se algum curto esta ocorrendo na Cheroka, ele nos disse que as principais causas desse fenomeno sao: 1) Falta d`agua, 2)Alternador envia sobre carga ou 3) Conect
  • 19/Fev/03 Lima (Peru) a Nasca (Peru) - 762 km - Total 11.400 km Quase chegamos a Cuzco, infelizmente novos imprevistos. Muitas praias e desertos, lindo visual. Saimos cedos e pegamos a carretera Panamericana com um visual fantastico, praias e desertos, rodamos cerca de 400 quilometros de puro deserto, muito bo
  • 18/Fev/03 Lima (Peru) - 3 Dia Surpresas, ja estamos acostumados com os imprevistos. Ontem a noite quando saimos para jantar e nos despedir de Lima, estacionamos a Cheroka em um restaurante tipico da cidade e quando retornamos quem disse que a Cheroka dava partida, tentamos de tudo, tr