Eduardo Issa



QUEM SOU?

Eduardo Issa e seu Motorhome

Eduardo Issa e seu Motorhome
Foto: Expedição Parques Nacionais do Brasil

Eduardo Issa, Documentarista, nascido no dia 15 de fevereiro de 1966. Possuo 6 anos de experiência em produção de vídeos institucionais e 18 anos de experiência em reportagens e foto-jornalismo.

Já morei em outros países como: Austrália, onde fiquei por 8 meses, na Itália permaneci por 6 meses, já no Peru fiquei 3 meses, nos Estados Unidos morei mais tempo, 10 meses e na Argentina, fiquei 3 meses.

Mas já estive em muitos outros países, como: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Chile, Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana Inglesa, Suriname, Guiana Francesa (América do Sul), Estados Unidos, México e Canadá (América do Norte), Portugal, Espanha, França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Iugoslávia, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Áustria, Mônaco, Liechtenstein, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia (Europa), Emirados Árabes, Sri Lanka, Singapura, Malásia, Tailândia e Austrália (Ásia e Oceania) e Barbados, Trinidad Tobago, Granada, Hawaí, Fiji, Grécia, Galápagos, Alcatrazes, Fernando de Noronha, Abrolhos, Atol das Rocas, Margarita, Sardenha, Rottnest Island, Ilha de Elba e Palma de Mallorca (Ilhas e Arquipélagos).

Formação Profissional

Arquiteto, Publicitário e Jornalista - Repórter Fotográfico. Atualmente é colaborador de várias revistas com reportagens publicadas em diversos segmentos como: TERRA, PRÓXIMA VIAGEM, NATIONAL GEOGRAPHIC, VIAGEM E TURISMO, AUTOMÓVEL AVENTURA, VOGUE, VIP, SER MÉDICO, FAMÍLIA AVENTURA, VEJA, VIAGEM E TURISMO, ISTO É, FLUIR E OUTRAS.

Esportes que já fotografei

Fórmula 1, Fórmula Indy, Surf, Body Board, Skate, Kite Surf, Golf, Hipismo, Trekking, Rafting, Cannyoning, Boiacross, Mountain Bike, Pára-quedismo, Vôo Livre, Alpinismo, Snowboarding, Esqui, Motocross, Bicicross, Moto Velocidade, Balonismo, Mergulho, Kart, Natação, Triatlon, Atletismo, Futebol, Basquetebol, Voleibol e Judô.

O PROJETO

Projeto Expedição Parques Nacionais do Brasil

Projeto Expedição Parques Nacionais do Brasil
Foto: Eduardo Issa

Expedição Parques Nacionais do Brasil

O nosso imenso Brasil tem 8.511.996,3 km², é o quinto maior país do planeta, temos 23.086 quilômetros de fronteiras, com 10 países da América do Sul e o Oceano Atlântico. Em nossas terras ainda se encontram, entre outras paragens, a maior floresta do planeta (a Amazônia), a maior e mais rica planície alagada (o Pantanal). Nos 7.367 quilômetros de litoral abrigam maravilhas marinhas como o arquipélago de Fernando de Noronha e de Abrolhos. Estes dados e números pouco servem para retratar a diversidade e as belezas da natureza brasileira. É preciso ver, conhecer, viajar e sentir de perto todas estas riquezas. Com o intuito de desbravar, pesquisar e conhecer ainda melhor algumas partes do nosso país, lançamos este projeto Documentário - Parques Nacionais do Brasil. Para este registro é necessário caminhar, escalar, mergulhar, penetrar em florestas e descobrir cavernas em busca das melhores imagens e dos mais incríveis ângulos.

O documentário Parques Nacionais do Brasil consiste em percorrer e registrar imagens de todos os parques estabelecidos no território Nacional, incluindo os parques terrestres e marinhos. Contando com o apoio do IBAMA e de algumas empresas, está sendo possível desenvolver trabalhos de pesquisa sobre as regiões visitadas, coletando dados para um desenvolvimento adequado do Ecoturismo. O projeto teve início em maio 2003, de Guaratinguetá-SP, seguindo para o Rio Grande do Sul e depois para as outras regiões e seus respectivos parques.

O projeto vem sendo realizado por 1 pessoa em um MOTORHOME, com tração nas quatro rodas, e deve percorrer cerca de 200.000 km, em aproximadamente 5 anos. O longo período de preparação deste documentário, desde janeiro de 2002, sempre buscou uma boa organização, mostrando aos apoiadores, a total seriedade deste projeto e o retorno que será proporcionado.

OBJETIVOS

Desde o início, tentei focar quais seriam as principais metas e objetivos, considerando que abriu-se um leque de alternativas, que poderiam deixar confuso o verdadeiro potencial do projeto. Com experiência em foto-jornalismo adquirida ao longo de 10 anos, executando reportagens para revistas de aventura, ecologia, turismo e natureza, como TERRA, FLUIR, PRÓXIMA VIAGEM, AUTOMÓVEL E AVENTURA, HORIZONTE GEOGRÁFICO, FAMÍLIA AVENTURA, VIAGEM E TURISMO E NATIONAL GEOGRAPHIC entre outras, decidi que a melhor alternativa seria permanecer neste segmento. Elaborar levantamentos, confeccionar fotos, vídeos e textos informativos de cada lugar ou região. A elaboração do material terá como finalidade divulgar e apresentar os Parques Brasileiros em Exposições Fotográficas, palestras em Universidades, canais de televisão, Centros Culturais e reportagens em revistas de Turismo, Natureza e Ecologia. O projeto não tem nenhum fim comercial e não pretende explorar comercialmente imagens das Unidades Federais e sim divulgá-las para motivar brasileiros a conhecer seu patrimônio natural. Com a visita a todos os parques estabelecidos no território nacional, com certeza um enorme acervo de imagens atuais será coletado, podendo ser apresentado em meios televisivos, entidades de ensino e veículos ligados a preservação, enfatizando a consciência para a preservação destes Ecossistemas.

Passando por lugares longínquos e inóspitos, e diante do contato direto com gente da terra que vive no entorno e dentro de alguns parques, de cultura e costumes diferentes, será possível fazer um levantamento de dados que possibilite a realização de uma análise comparativa entre as diversas localidades de potencial ecoturístico do Brasil. Sabemos que o turismo, juntamente com as práticas esportivas a ele associadas, vêm ganhando cada vez mais força em várias partes do mundo.

Em alguns países o turismo ecológico já é uma das principais atividades econômicas. Porém, torna-se necessário um incentivo consciente a essas modalidades de turismo e esporte, para que possam se desenvolver sem causar danos à natureza. Analisando as características de cada local, pretendo, através da transmissão deste conhecimento adquirido, contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentado dos parques que apresentem potencial ecoturístico no Brasil, sem agredir ou danificar os seus ecossistemas.

Também serão abordados e executados nesta expedição:

- Amplo levantamento através de coleta de imagens dos parques nacionais visitados;
- Elaboração de material profissional em foto e vídeo digital;
- Entrevistas com guarda-parques , moradores locais e funcionários do locais visitados;
- Registro de trabalhos típicos artesanais e culturais da região visitada;
- Palestras em escolas e universidades mostrando imagens a experiência do projeto;
- Divulgação do projeto, bem como do SITE da expedição e seu conteúdo educativo:
- Coleta de informações sobre as condições das estradas de acesso aos parques;

MOTORHOME E EQUIPAMENTOS

Motorhome e Equipamentos

Motorhome e Equipamentos
Foto: Eduardo Issa

- Chassis TOYOTA BANDEIRANTE 4 X 4 Alongado;
- Motorização Mercedes Benz 709 turbinado;
- Motorhome tipo Camper confeccionado pela MotorTrailer - Pirassununga – SP;
- Guincho dianteiro com capacidade de 5 toneladas;
- 2 Placas de Energia Solar
- Geladeira, fogão, microondas, ar-condicionado, colchões, mesas e outros acessórios;
- Reservatório de água com capacidade para 380 litros;
- Reservatório de detritos com capacidade para 80 litros;
- Caixa de água servida para 90 litros;
- Conversor interno 110V/ 220 V / 12 V;
- Inversor 12volts/ 110 V
- Navegador por satélite – GPS E-map Garmin;
- 2 Rádios transmissores Talk About Motorola;
- Rádios de comunicação PX e PY;
- Equipamento Fotográfico - 2 câmeras fotográficas, 8 lentes e 2 Flashes;
- Equipamento de filmagem - 2 câmeras de vídeo digital ( 3CCD );
- Acessórios de filmagem - lentes, microfone externo e sem fio e luz auxiliar;
- 1 computador - tipo notebook com Modem;
- SNORKLE instalado no veículo para atravessar regiões alagadas;
- Mini-compressor de ar;
- Baterias extras;
- Galões de reserva de combustível e água;
- Ar condicionado quente e frio;
- Peças de reposição;
- Ferramentas, cabos de aço, pá, enxada e machado;
- Fitas de reboque e patescas;
- Equipamentos de camping e de cozinha;
- Medicamentos e materiais de primeiros socorros, repelentes e protetor solar.

Eduardo Issa

Viajantes - Expedição Parques Nacionais

PN do Juruena - MT

PN do Juruena - MT

A peça que faltava bem no coração do Brasil foi finalmente conectada.

PN dos Campos Gerais - PR

PN dos Campos Gerais - PR

Um grande campo de pradarias verdes pontilhado de capões de mato abriga que ainda formações rochosas surpreendentes. Esta é uma pequena descrição do mais novo parque nacional criado no Estado do Paraná.

PN da Serra do Itajaí - SC

PN da Serra do Itajaí - SC

Um verdadeiro oásis de Mata Atlântica, incrustado e salvo em Santa Catarina.

PN das Araucárias – SC

PN das Araucárias – SC

Preservando os últimos remanescentes de Araucárias do Brasil

PN da Chapada das Mesas - MA

PN da Chapada das Mesas - MA

O parque Nacional da Chapada das Mesas, com uma área de 160 mil hectares, abrange os municípios de Carolina, Estreito e Riachão, no centro-sul do Maranhão.

PN do Caparaó - MG

PN do Caparaó - MG

Aqui fica o Pico da Bandeira - roteiro imperdível para quem gosta de caminhadas em montanhas.

Veja todos boletins: Expedição Parques Nacionais