João Vianna e Amelia Clark

Expedição Águas do Brasil



Quem Somos

Somos Amelia Clark e João Vianna - dois cariocas que amam o Brasil e que decidiram juntos explorar e documentar as belezas naturais, culturais e humanas deste imenso país com o projeto Expedição Águas do Brasil - uma viagem de carro que irá durar pelo menos 1 ano e que promete mudar as nossas vidas. Pelo menos é o que temos sentido até agora!

O João, 33 anos, é formado em educação física mas já faz seis anos que se dedica à fotógrafia profissional. Cresceu mrgulhando, pescando no mar, subindo nas pedras, andando no mato. Morou a maior parte da vida dele no bairro de Jacarepaguá (RJ) passando todas as férias na ilha de Itacuruça. Em 2004 largou casa comida e roupa lavada, além da profissão de educação física, para realizar o sonho de se mudar pra Fernando de Noronha e viver da fotografia.
Morou por lá 3 anos, até que no ano passado sentiu que estava na hora de viver novas experiências e mais uma vez decidiu arrumar suas trouxas e partir para uma nova aventura, essa expedição!

Eu, Amelia, tenho 31 anos e me formei em Marketing com pós graduação em Gestão Empresarial, no Rio de Janeiro. Minha vida sempre foi muito dedicada ao trabalho, ao mundo executivo. No ano passado a sensação de estar exercendo pouco a minha individualidade tomou conta da minha alma. A desconfiança de se minha carreira havia realmente sido feita pra mim ou eu é que havia sido “feita” para ela passou a ser uma certeza. Certeza de que o trem estava passando e eu tinha o livre arbítrio de entrar ou não nessa viagem. Mudei toda a minha vida. Abdiquei do conforto físico e psicológico que um emprego fixo traz, juntei minhas economias e “assumindo a responsabilidade sobre a minha própria força” estou indo atrás de novos sonhos.

O João já viajou bastante pelo Brasil pra fotografar e estava com a idéia de sair de carro por aí já há algum tempo. Eu após essa virada proposital na minha vida achei que a oportunidade seria única e imperdível! Não só para conhecermos mais profundamente o país onde vivemos, mas para conhecer mais profundamente a nós mesmos.

A viagem tem portanto o propósito de conhecimento. Conhecimento de lugares, de pessoas, de sentimentos e sensações. E nesse Brasil que realmente impressiona, parece que estamos viajando por vários continentes. Cada região tem a sua beleza única, o seu sotaque, os seus costumes, mas sempre com uma característica comum, a receptividade! É energizante viajar por um país onde todos te recebem com sorrisos e estão sempre dispostos a ajudar!

É portanto com muitos sorrisos e com a disposição de ajudar que iremos relatar detalhes da nossa viagem aqui no Eco Viagens para que todos possam, além de curtir conosco, saber um pouco das dicas de cada lugar. Nosso foco é documentar lugares de natureza exuberante e pouco explorados, além de culturas, costumes tradicionais e esilos de vida alternativos. Então para quem quiser conhecer um pouco mais desse lindíssimo país tropical, junte-se a nós nessa aventura!

Temos também um blog da expedição onde compartilhamos com os amigos nossas experiências mais pessoais, nossos aprendizados, nossos desafios! Nos visite!

A intenção é a de fazer uma viagem com poucos gastos. Fizemos um investimento maior na nossa estrutura, mas os gastos na estrada são pequenos e isso faz parte da nossa filosofia de vida.

O carro que usamos é uma Frontier 4x4. Ela tem uma caçamba alta de fibra de vidro que protege e armazena nosso material. Temos uma barraca grande e confortável, que mede 4m x 2m e dentro dela montamos nossa casinha toda vez que vamos ficar mais de 3 dias no mesmo lugar. Para dormir temos colchões auto-infláveis que são muito finos e enrolam como um saco pra dormir, temos 2 sets de roupa de cama e os travesseiros que vieram de casa porque são insubstituíveis. Para as roupas usamos gaveteiros de plástico que hora estão no carro, hora na barraca, mas sempre bem accessíveis. Carregamos também todo material de cozinha: fogareiro, panelas, louça, e muito tempero gostoso para incrementar nossas refeições. Deixar de comer fora é uma das maneiras mais eficazes de se economizar.

Cuidados com o meio ambiente

Procuramos sempre também ter o maior cuidado possível e responsabilidade com o impacto ambiental que podemos estar causando durante a viagem. Por isso tomamos alguns cuidados que acho que valem como dicas:

- cuidado em separar o lixo e depositá-los em lugares específicos. Ex. pilhas no papa-pilha, com lixo orgânico fazemos até compostagem onde nos instalamos.
- buscamos uma alimentação saudável (rica em frutas, legumes, verduras e peixe) e livre de produtos embalados em plástico, latas... E sempre procuramos uma horta orgânica para comprar alimentos
- Carregamos nossa sacola ecológica para fazer compras e evitamos a todo custo as sacolas de plástico.
- Respeitamos sempre as regras ambientais nos parques e áreas de preservação ambiental. De onde só tiramos fotografias e levamos boas lembraças.
- Procuramos semear tais cuidados e dicas para que outros possam se beneficiar ao longo do tempo e do caminho.

O roteiro é criado ao longo do caminho. Procuramos estar atentos às informações que estão a nossa volta através dos nossos sentidos e intuição. O universo é sábio e nos coloca no lugar certo e na hora certa. É no presente que reside todas as informações que precisamos por isso raramente definimos o prazo máximo que vamos passar em cada lugar e com muita freqüência mudamos de idéia com relação ao destino seguinte.

João Vianna e Amelia Clark

Viajantes - Expedição Águas do Brasil

Foto destaque no National Geografic Contest

Fotógrafo brasileiro pede votos em concurso e vai doar o valor do prêmio em campanha ambiental

Foto Brasileira no The National Geografic Contest, votem!

Foto Brasileira no The National Geografic Contest, votem!

Fotógrafo brasileiro pede votos em concurso e vai doar o valor do prêmio em campanha ambiental

Fernando de Noronha - Roteiros e Dicas 2

Fernando de Noronha - Roteiros e Dicas 2

Experiente fotógrafo, João Vianna indica a melhor época, locais, horários e ângulos para fotografar a ilha e convida você, mesmo que não tenha uma câmera em mãos, a lançar um olhar diferente sobre a natureza da ilha. Contemplá-la! Sentí-la!

Pacata Santo André (BA)

Pacata Santo André (BA)

Próximo a Porto Seguro a tranquilidade da pequena e aconchegante Santo André

Mergulho e passeio em Abrolhos

Mergulho e passeio em Abrolhos

As belezas de um dos lugares mais lindos e ricos em natureza marinha do País.

Paraty e Mamanguá

Paraty e Mamanguá

A histórica Paraty. Praias, ilhas, cahoeiras. E um belo passeio pela cultura caiçara viva no Saco Mamanguá.

Veja todos boletins: Expedição Águas do Brasil