América. Soy loco por ti America del Sur

Uma surpreendente viagem pela América do Sul durante uma Feira na Europa

  
  
O Brasil na Fitur. Madri

- Como foi sua ida à Espanha?

- Fui a Madrid para a feira de turismo - FITUR, que ocorre todos os anos. Tinha como intenção aproximar-me de secretários de turismo brasileiros e representantes da área que lá se encontrariam. Eu teria mais facilidades para vê-los na Europa do que aqui no Brasil.

Buscando entender a América do Sul

- E como foram esses encontros?

- Muito positivos, porém minha maior satisfação foi a de poder encontrar pessoas de várias nacionalidades, e fiz um trabalho bastante forte de aproximação com nossos "hermanos" latinoamericanos.

O Carnaval na República Dominicana<br />

- Vou então testá-lo. Com quantos países o Brasil faz fronteira na América do Sul? E quais são eles?

- Vou inicialmente citá-los. Comecemos de “baixo para cima”: Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia (ah, adoro Bogotá!),Venezuela, Suriname e Guiana. Estou certo?

Beleza da mulher sulamericana

- Não. Faltou a Guiana Francesa.

- Pois então! Ao todo são 10 países vizinhos do Brasil em um universo de doze nações sulamericanas.

- Doze? Não são treze? Não exclua o Brasil! (risos).

Viva o Peru!

- Sim, mas nós dois sabemos que o Chile e o Equador não têm limites com o Brasil.

- O que mais o fascina no Uruguai?

Viva o Equador!

- A tranquilidade, a qualidade de vida, a carne e o turismo rural. Além das belas praias e dunas e das imensas planícies, onde fazendeiros montados em garbosos cavalos estão sempre prontos para receber os visitantes. O universo rural uruguaio é fascinante!

- Seguimos, então, para o Paraguai. Sempre pensamos em produtos pirateados quando nos referimos a esse país, não é verdade?

- Infelizmente sim. Porém Assunção é uma cidade com um centro histórico fascinante! O artesanato paraguaio é extremamente requintado – sobretudo a cerâmica –, e a natureza também é exuberante.

Semelhanças em nossas manifestações culturais

- Continuemos a nossa maratona. Certamente você dirá que a Bolívia é um país autêntico e que La Paz e Cruce escondem patrimônios históricos invejáveis...

- Acertou. Além de ter um povo autêntico e paisagens surpreendentes! Quanto ao Peru, sempre nos lembramos de Machu Pichu e de Cuzco, porém o país hoje em dia é bastante conhecido pelo turismo de aventura e está muito bem organizado e equipado para tal.

Mulher peruana e tradição

- Deixe-me falar sobre a Colômbia. Os colombianos são simpaticíssimos, adoram "rumbear". Ou seja, dançam divinamente bem e têm uma culinária muito diversificada. Na Colômbia temos neve, floresta amazônica, praias paradisíacas em dois oceanos distintos e mulheres exuberantes!

- Na Guiana encontramos muita água, muita floresta e um país ainda virgem, com um folclore especial e uma capital que é patrimônio da humanidade.

Mistérios da Patagônia

- A Venezuela tem parques nacionais que tiram o fôlego de qualquer amante da natureza. O turismo é levado a sério pelos governantes e o país está muito bem estruturado para receber os turistas.

- Não é fantástico? Em vez de ficarmos gastando dólares ou euros, poderíamos aproveitar a oportunidade para descobrir a América do Sul.

Viva o Brasil e a Bahia!

- Espera que ainda não terminamos. O Suriname é um país multicultural e também tem uma cozinha diversificada e surpreendente. Não esquecemos de ninguém, né?

- Como não? E a Guiana Francesa?

- É um país do primeiro mundo.

Magnífica Colômbia

- Como assim?

- Somos vizinhos da França “mon cher”. A Guiana Francesa é um território ultramarinho onde a capital tem ruas e calçadas bem cuidadas, praças arborizadas e uma natureza que deixaria mudo Jean Jacques Rousseau.

Viva o México!

- Mas vejo que você omitiu a Argentina... Qual é o motivo?

- O motivo? Adoro a Argentina! Tenho parte de meu coração nas “calles” de Buenos Aires e nas altitudes da Patagônia.

- E nos restaurantes onde se serve boa carne, não é mesmo?

- Sim! Vamos agora citar todas as capitais dos países da América do Sul?

- Vamos lá! Na ordem, de cima para baixo (risos): Cayenne, Panamaribo, Georgetown, Caracas, Bogotá, Lima, La Paz, Assunção, Buenos Aires e Montevideo.

- Sim. Não esqueçamos Quito, no Equador, e Santiago do Chile. Não são vizinhos, mas são nossos irmãos...

Tradição e cultura nas Américas

- E a Fitur nisso tudo?

- Lá eu consegui dialogar com todos esses países e criar uma estratégia de ação que nos permita esquecer o nosso umbigo tupiniquim e nos transformarmos em cidadãos da América Latina e do mundo.

  
  

Publicado por em

José Carlos de Assis

José Carlos de Assis

07/04/2009 23:13:51
Eu estou gostando muito de tudo que vocês estão enviando para mim. Vou apresentar as matérias que recebo para os colegas de turma na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e também para os professores. Um grande abraço a todos vocês.

José Carlos de Assis

José Carlos de Assis

04/04/2009 20:16:18
Esta matéria está maravilhosa. Parabéns.