Bonfim, onde o Brasil encontra a Guiana

Bonfim em Roraima. O único município brasileiro que está interligado com a Guiana por meio de uma ponte.

  
  
Representante indígena da cidade

- Ajuricaba, Maíra e os Açurinis, o Tamba-Tajá, a Pororoca, o Dilúvio dos Tupinambás, Anhangá – o Demônio, o Uirapuru, o Mepiriguari, a Vitória-Régia, o Curupira...

- Você não está dizendo coisa com coisa... Está com febre? Após todas essas viagens, será que não é vítima da malária?

- O Boitatá, a Solimônia, a Mula-Sem-Cabeça, o Tarumã, a Lenda do Açaí, a Cobra Grande, o Jurupari, o Muiraquitã...

- Deixe-me testá-lo, antes de prosseguir em seu delírio. Responda-me: onde se encontra Bonfim?

- Em Salvador da Bahia, é obvio!

Praça pública de Bonfim
Comércio Local

- Não senhor! Desta vez te peguei. Você, o “sabe-tudo”, não conhece Bonfim?

Enquanto a ponte da integração não é inaugurada, o acesso é via embarcações

- Está bem, meu caro amigo. Deixe-me então continuar citando as lendas amazônicas – esse universo espetacular do imaginário popular – e respondo a sua pergunta: Bonfim encontra-se às margens do Rio Tacutu, onde está a reserva indígena dos Wapixanas. Bonfim é uma cidade amiga e está próxima dos nossos vizinhos, a Venezuela e a Guiana.

Expedição por Roraima agora segue para o extremo Leste do Estado

- Você sabia que nesse município roraimense ocorre uma espetacular festa agropecuária durante o mês de março? Aqui por baixo, no sudeste brasileiro, nós sempre citamos a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, como referência do universo bovino no Brasil. Porém lá em cima, no norte deste País, manifestações culturais e folclóricas alegram essa simpática comunidade que tem um papel importantíssimo na harmonia e integração com o povo guianense.

Natureza exuberante do entorno

- Os nomes dos rios também inspiram os viajantes. Essa terra fértil em águas é abençoada pelos rios Tacutu, Mau e Sumumu, que parecem fazer parte dos mistérios indígenas desta vasta região. Rio Jacamim, Urubu, Arraia...

- Em breve, no Rio Tacutu, será inaugurada a ponte que fará a integração entre o Brasil e a Guiana por terra.

Comunidade indígena comercializa verduras na feira

- Você visitou o Forte São Joaquim? É uma das preciosidades da história brasileira e da necessidade de defesa desta nação contra os invasores europeus que, já naquela época, cobiçavam as riquezas amazônicas. Aproveito o gancho e realizo mais algumas perguntas: qual é a distância de Boa Vista, para a pacata Bonfim?

- São 125 quilômetros.

- Qual é a sua população?

- Até ontem, eram 10.606 habitantes (Risos... rsrsrsrs).

O rio Tacutu demarca a fronteira entre Brasil e Guiana

- Quais são os municípios vizinhos a Bonfim?

- Caracaraí, Lethen, Cantá e Boa Vista.

- Onde está mesmo Bonfim?

- Pergunte aos leitores. Eu já respondi a você. (Risos... rsrsrs).

Savana de Roraima
Trevo de acesso simples e mal cuidado
  
  

Publicado por em

Maria Pereira

Maria Pereira

22/07/2014 14:30:13
Gente do céu! ainda não realizei meu desejo e já estamos chegando em outubro de 2014. Mas, ainda irei, não sei quando, mas irei. Amo a cidade de Bonfim sem conhecer. Bjos a todos os Bonfinenses.

Linda

Linda

06/09/2012 11:36:43
Posso dizer que a cidade hj em dia esta muito diferentee.

Maria Pereira

Maria Pereira

20/06/2012 14:40:33
Olhando fotos de Bonfim, vi que exatamente há 10 meses escrevi o recado que aí está, e como disse continuo desejando conhececer Bonfim, aliás, agora já posso marcar data. em outubro de 2013, estarei chegando por aí.Bonfim que aguarde!! bjos.

Maria Pereira

Maria Pereira

20/08/2011 17:05:48
Quero muito, mas muito de verdade conhecer Bonfim. Ainda não tive oportunidade, mas tenho certeza que logo irei conhecer este recanto do nosso brasilsão, afinal moro em Cacoal-RO, e não é tão distante demais!
Bjos a todos dessa região.

Sérvulo A. Rosa

Sérvulo A. Rosa

27/11/2009 09:55:59
Eu vivi em Bonfim/RR durante três anos e oito meses.É uma terra maravilhosa com suas belezas naturais, enfim, sua flora, sua fauna e tudo mais. O seu povo caboclo maravilhoso nos enriquece com sua cultura toda própria, nos dando conta do quanto o nosso país é muito maior do que imaginamos. Vivemos ali, com os nossos vizinhos da Guiana que é um povo hospitaleiro, muito alegre, com uma cultura valorosa. Aprendi muito ali e jamais esquecerei. Eu falo para todos os meus amigos que eu tive o privilégio que poucos brasileiros têm ou tiveram. Conheçam Bonfim e conhecerão um pouco mais do Brasil. Um abraço ao povo de Roraima.

Marcos Douglas

Marcos Douglas

26/10/2009 09:40:00
Sinto-me Honrado pelas Lindas e Sinceras palvaras de carinho e de interesses, como morador de Bonfim, realmente vejo o desinteresse politico em estruturar a cidade que serve como porta de entrada para os comerciantes estrangeiros - guianenses/inlgeses/americanos entres outros. Muito obrigado pelos elogios, e venham conhecer, nesse meio sempre temos coisas novas a oferecer.

Carlos irlando

Carlos irlando

22/08/2009 22:54:13
ja estive ai na década de 90, deve hoje estar melhor

Izonaide

Izonaide

09/06/2009 14:47:30
É maravilhoso quando sabemos dar valor as nossa origens ou a um povo que nos acolheu. Portanto só nos resta agradecer a Deus por termos um povo simples mais acolhedor.

Reinaldo

Reinaldo

07/05/2009 19:21:08
Parabens pelas fotos, muito interessante.

Hari-El

Hari-El

08/04/2009 17:44:04
Realmente as cidadezinhas no Brasil são bonitas e o povo legal.O que estraga são os marginais(agora com direitos assegurados pelos defensores de bandidos e pela Lei)e os politicos corruptos que infelizmente são os que mandam,no mais as pequenas cidades do Brasil são abençoadas pelo SENHOR e muito interessantes.Logo estarei conhecendo Bonfim e seus arredores roraimenses.

Josué

Josué

05/02/2009 18:04:57
acho o meu Brasil muito lindo, sei que precisa uma atenção especial em alguma obra inacabada,e cuidados com os menos farvorecido, por partes das autoridades constituidas. mas louvo a Deus por cuidar desses povos e não esquecer ninguem,. tenho muito desejo de conhecer essas regiões , creio que um dia Deus irá me conceder este desejo.