Brasilzão: uma incógnita para todos

Um diálogo entre informados e inconformados com o Brasilzão

  
  

- Quantas unidades federativas (estados) tem o Brasil? Com quantos países o Brasil faz fronteira? Quais são as cinco macro-regiões brasileiras? Quais são as capitais dos estados brasileiros? Quantos países existem na América do Sul? Quais são os dois países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil? Quais são suas capitais? Que idioma se fala no Uruguai? E no Suriname? E na Guiana?

BrasilZÃO.com

- Vou participar deste duelo, porém tenho também as minhas perguntas a você:quantos governadores foram eleitos no primeiro turno nas eleições de 3 de outubro de 2010? Quantos foram reeleitos? Quantos votos recebeu Marina Silva do povo brasileiro? Quem é José Serra? Quem é Dilma Roussef? O que é o Mensalão? Quem são os "aloprados"? O que é a Gamecorp? Porque Roseana Sarney se veste de vermelho desde há pouco? Quantos Parques Nacionais há no Brasil? Quais são eles?

- Agora é minha vez. Depois vamos às respostas e aí resolvemos quem terá ganhado. Quando Pedro Álvares Cabral chegou na terra de Vera Cruz? Quais cidades já foram capitais do Brasil? O que quer dizer soteropolitano? E potiguar? Quem é Juruna? Como morreu o presidente Castelo Branco? E o ditador Getúlio Vargas? Quem foi Tião Maia? E Ovídio Miranda Brito? E Ariosto da Riva? Onde nasceu Monteiro Lobato? Quem eram os gêmeos Esaú e Jacób? Onde se encontra Soure e Salvaterra? Quem é Ivete Sangalo?

BrasilZÃO.com

- Começo a responder. Errou ao querer competir comigo. Seguem as respostas: o Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal (Brasília) compondo ao todo 27 unidades federativas. O Brasil faz fronteira com 10 países da América do Sul são eles: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Perú, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa. São ao todo 5 regiões no país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No Uruguai fala-se o espanhol. No Suriname o holandês. O Chile e o Equador não fazem fronteira com o Brasil. Santiago e Quito são suas capitais, respectivamente. Na Guiana fala-se inglês criollo, hindi e dialetos ameríndios, e sua capital é Georgetown.

- Eu não te perguntei qual é a capital da Guiana. Foram eleitos 18 governadores no primeiro turno :-Acre - Tião Viana; Amazonas - Omar Aziz; Bahia - Jaques Wagner; Ceará - Cid Gomes; Espírito Santo - Renato Casagrande; Maranhão - Roseana Sarney; Mato Grosso - Silval Barbosa; Mato Grosso do Sul - Andre Puccinelli; Minas Gerais - Antonio Anastasia; Paraná - Beto Richa; Pernambuco - Eduardo Campos, Rio de Janeiro - Sérgio Cabral; Rio Grande do Norte - Rosalba Ciarlini; Rio Grande do Sul - Tarso Genro; Santa Catarina - Raimundo Colombo; São Paulo - Gerado Alckmin; Sergipe - Marcelo Déda e Tocantins, Siqueira Campos, o fundador do Estado. Nove deles foram reeleitos :Omar Aziz, Jaques Wagner, Cid Gomes, Silval Barbosa, André Puccinelli, Antônio Anastasia, Eduardo Campos, Sérgio Cabral, Marcelo Deda. A Senadora Marina Silva, do Partido Verde recebeu 19.636.359 votos, equivalentes a 19,33% dos votos válidos.

BrasilZÃO.com

- Ufa!!!!Pelo jeito estamos os dois bem informados.
- Antes de responder às demais perguntas vou ler para você trechos dos livros que estão auxiliando-me a compreender melhor o Brasil antes de doar o meu voto a um dos candidatos à Presidência da república.
" Portugal fez a Independência do Brasil. Até as vésperas do Grito do Ipiranga, eram raras as vozes entre os brasileiros que apoiavam a separação completa entre os dois países. A maioria defendia ainda a manutenção do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, na forma criada por D. João em 1815. Esse era o tom das proclamações do príncipe regente D. Pedro, dos discursos dos deputados brasileiros em Lisboa e também a linha dos editoriais do jornalista Hipólito José da Costa no Correio Braziliense, o principal formador de opinião da imprensa brasileira na época, publicado em Londres para fugir à censura no país. Foram o radicalismo e a falta de sensibilidade política das cortes constitucionais portuguesas, pomposamente intitulada de "Congresso Soberano", que precipitaram a ruptura".

BrasilZÃO.com

- Laurentino Gomes; 1822. Este livro é espetacular. Agora leio eu: "Este livro escrevemos, Palmério Dória e eu, ao vivo. Palmério conheço desde 1972. É um repórter. Há poucos de tamanho grande. Palmério é um. Como os artistas, antenas da raça, captou sinais da queda bem antes. Farejou o outono do neocoronel, apurou sem se afobar, mas sem perder tempo, guardando anotações desde o início dos anos 2000. E me honrou chamando para parceiro do texto final. À medida que interligávamos as informações colhidas, compúnhamos um painel inacreditável do quanto são capazes os filhotes da ditadura." - Honoráveis bandidos, obra de Palmério Dória.
- Credo parece uma conversa de loucos bem informados e inconformados com o Brasilzão. Mas também temos informações interessantes para todos: Yvete Sangalo é uma cantora baiana que não conseguiu emplacar o seu estilo grotesco e ruidoso ao público americano que continua fiel às beldades Beyoncé Giselle Knowles e Shakira Isabel Melarak Rippol. Ovídio Miranda Brito foi o rei do gado nos anos 60 e 70. Quanto às demais perguntas, deixo aos leitores as respostas para que consigamos assim dialogar.

  
  

Publicado por em