Buenos Aires. Bela e Sofrida

No ano das comemorações do bicentenário da independência argentina, a cidade é palco de manifestações culturais e protestos em prol da cidadania.

  
  
BrasilZÃO.com

- Todas as vezes que vou a Buenos Aires, volto fascinado.

- Por quê? Os argentinos são confusos. Não conseguem sequer eleger um presidente que os represente de maneira digna. Passaram pelo poder ,corruptos, militares, demagogos, populistas e desta vez, infelizmente, a Argentina sofre em mãos de dirigentes que parecem não entender o avanço democrático que deveria ter ocorrido nesses últimos duzentos anos de independência da Nação.

- Buenos Aires surgiu para estancar o avanço da ocupação da Coroa Portuguesa no cone sul -americano. Tudo começou em 1536 quando foi edificada uma fortaleza de pedras na margens do Rio de la Plata. As relações inicialmente cordiais entre os colonizadores espanhóis e os indígenas se deterioraram rapidamente e se transformaram em genocídio e extinção dos autóctones.

- Fala-se então em uma segunda fundação de cidade. Foi em 1580 que, sob responsabilidade de Juan de Garay, surgiu a “Ciudad de la Santísima Trindad y Puerto de Santa María de los Buenos Ayres”. No século 18, 27000 pessoas habitavam a localidade que se transformaria com o passar dos anos na mais charmosa cidade da América Latina.

BrasilZÃO.com

- Buenos Aires é sofrida. Em 1807, foi palco de uma invasão inglesa e a população ,heroicamente, criou o primeiro grupo de soldados argentinos : "Los Patrícios”.

- Fico fascinado quando me informo sobre a historia argentina porem não consigo compreendê-los. São 200 anos de independência que coincidem com a invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte. No dia 9 de Julho de 1816 ,a Argentina tornou-se livre do reino da Espanha. Em 1880, Buenos Aires já contava com 300.000 habitantes que não tinham as condições mínimas de higiene para uma vida saudável. Não havia água corrente, a sujeira fazia parte do cenário urbano e, entre 1867 e 1871, mais de 20.000 pessoas morreram vitimas
das epidemias de cólera e de febre amarela.

- Quando Buenos Aires tornou-se capital da Argentina?

- Foi em 1880, durante o governo do presidente Roca. O então Prefeito (Intendente) da cidade, Torcuato de Alvear, deixou-se influenciar pela civilização francesa ao querer transformar Buenos Aires na “Paris da América do Sul”.

BrasilZÃO.com

- Hoje em dia, Buenos Aires é cosmopolita. O metrô, bastante antigo, funciona. Os taxistas são simpáticos, cordiais e a corrida é muito barata se comparada ao que se cobra no Brasil. Os restaurantes – inúmeros – servem boa comida e sem dívida, na Argentina, está a carne bovina mais saborosa do planeta. A arquitetura é espetacular, o trânsito, embora intenso, é menos caótico que o de São Paulo. Os jardins são belíssimos e bem cuidados, entretanto...

- Entretanto, embora a população seja extremamente politizada e educada, os argentinos no sabem votar. A “Plaza de Mayo”, palco de manifestações cívicas em prol da cidadania e da democracia, foi o local onde se consolidaram a imagem política de Evita Peron e nasceu o peronismo.
Nesta mesma praça as mães choraram a perda de seus filhos “capturados” pelo sangrento regime militar que colocou a Argentina nas páginas negras da história da humanidade.

- É fascinante tudo, não é mesmo? O argentino é um povo resistente, audaz,culto, inteligente e simpático. As festividades em homenagem aos 200 anos de independência foram um exemplo de boa organização ,de amor pela própria pátria. Mesmo assim...

BrasilZÃO.com

- Mesmo assim os duzentos anos “de la Revolución de Mayo” festejados pelos grupos folclóricos regionais (Jorge Rojas, Ballet Folclórico Nacional, Teresa Parodi, Los Olimareños, Los Kjarkas, El Chaqueño, entre outros) ,pelo rock argentino, pelo Desfile Artístico Militar, pelo Desfile Federal (quando todas as províncias representam a sua própria cultura) além de homenagem aos países vizinhos como o Brasil e o Paraguai e as demais nações latino-americanas, não sustetam a hipocrisia do governo de Cristina Kirschner e de sua família ávida pelo poder.

- Viva a Argentina !!!

- Viva los argentinos !!!

  
  

Publicado por em

Silvia gutierrez

Silvia gutierrez

07/03/2011 01:13:14
bem, buenos aires é sim incrível em muitos aspéctos, mas convenhamos a argentina não se resume apenas em bsas, existem provincías lindas e chasrmosas também . eu tenho uma casa em paraná , capital da província de entre rios. é sem dúvida uma cidade linda .

Diane

Diane

20/08/2010 23:31:23
Gostei muito do texto, agora é bom conhecer mais sobre o governo dos "ks" não é bom simplificar dessa forma! Outra: BA é linda, agora não é limpa, é cheia de cocô de cachorro... mas eu adoro essa cidade!!!
Diane

Eliana

Eliana

11/08/2010 14:10:22
Parabéns pelo artigo. Estive em B.A, há 30 anos e só retornei agora, na semana passada. Voltei de lá tão apaixonada como quando da primeira vez. Ela tem um quê inexplicável que fica impregnado na gente. É assim que estou agora: transpirando Buenos Aires!

Sandra

Sandra

11/08/2010 07:10:12
Fui à Buenos Aires em abril e voltei encantada com a paixão, respeite e comprometimento que o Argentino tem com seu país. Mal tinha deixado a cidade e já estava planejando minha volta.

JOSÉ IRINALDO FILHO

JOSÉ IRINALDO FILHO

11/08/2010 05:39:23
AGRADAVEL,CHARMOSA E SEM DÚVIDA ALGUMA, A CIDADE MAIS EUROPÉIA DA NOSSA AMÉRICA DO SUL.PARA APROVEITAR MELHOR O CLIMA DE ARTE E CULTURA DA CIDADE,ESQUEÇA ESSA QUESTÃO DE REVANCHE COM O POVO ARGENTINO ... ISSO É COISA DE GENTE ATRASASADA, PEQUENA DE SABER.

Neusa otilia de deus

Neusa otilia de deus

11/08/2010 05:25:17
Buenos Aires é linda. Voltarei lá quantos vezes puder. Cidade limpa, povo inteligente e simpático.Cafés e restaurantes onde você entra, esquece o tempo e não tem vontade de sair.
Amei! Amei! Amei!!!

Fernando

Fernando

11/08/2010 02:15:12
Legal! Mas dizer que em BsAs está a carne bovina mais saborosa do planeta é BRINCADEIRA DE MAL GOSTO!!! Principalmente em um site lido basicamente por brasileiros....

ELIZABETH CARVALHO DE FARIA

ELIZABETH CARVALHO DE FARIA

11/08/2010 01:45:53
Simplesmente, amo Buenos Aires, apesar de ter ido, somente, três vezes em um ano e quatro meses.Conheci suas confiterias divinas, andei em seu subte antigo,
passeei pela Avenida Rivadávia ( onde mora o meu amor), fui ao estádio do RIVER ( torcedor fanático),
Recoleta, Puerto Madero, Cassino flutuante, San Telmo, Caminito, Ezeiza, Tigre, Obelisco famoso, etc ...
Eu sou brasileira de São Vicente, estado de São Paulo, mas moraria muito bem na bela e charmosa Buenos Aires. Saudades ...

Rafael

Rafael

11/08/2010 00:01:05
um pedacinho da Europa na américa ... fui uma vez e pretendo voltar varias, prédios q fascinam, ótima comida, vestuario mto mais barato q no Brasil, realmente vale a pena ...

Rodrigo

Rodrigo

10/08/2010 23:05:23
Os taxistas são muito simpáticos ... mas muitos deles... desonestos... Ainda assim Buenos Aires tem um charme ímpar.

Marcos

Marcos

10/08/2010 23:01:24
Como toda cidade de terceiro mundo, bs as tem suas mazelas sim mas elas nao conseguiram tirar de mim a tao boa imrpessao qeu tive de um lugar q com ctx vou guardar nas minhas boas lembrancas. Apaixonar-se POR e EM Bs As pra mim, eh inevitavel!

Julia Blanco

Julia Blanco

10/08/2010 22:47:21
Buenos Aires é um cantinho da Europa na America Latina.Limpa, civilizada, pacífica,com uma população educada de tal forma que se pode passar horas conversando com qualquer taxista e se toma uma aula politico cultural.Enfim Buenos Aires é imperdivel e apaixonante,desde a simplicidade da Boca até Palermo.

Thiago

Thiago

10/08/2010 22:47:05
Buenos Aires é uma cidade singular. Tão próxima de nós e ao mesmo tempo, tão distante. Seu povo, de forma geral, é culto, educado e PATRIOTA, apesar dos pesares que passam com a atual economia do país.
Apesar de amar a minha cidade de São Paulo, admito que Buenos Aires está anos luz à nossa frente, em "n" aspectos.

Nilson

Nilson

10/08/2010 22:35:25
Estive em Buenos Aires, no mês de Maio, justamente no feriado de comemoração dos 200 anos de independência. Foram 04 dias de festejos, desfiles, manifestações, enfim, tudo aquilo que se conhece do povo argentino. Mas há algo que não devemos deixar de reconhecer, é um povo que valoriza muito seu país, sua nacionalidade, sua cultura, tudo que estiver ligado a raiz argentina.

Jane

Jane

10/08/2010 21:49:56
Parabéns pelo teu artigo sobre esta apaixonante Buenos Aire, que não me canso de visitar e faço questão de viver o dia a dia a cidade, todas as vezes que vou para lá.
Nada se ir para ver os mesmos lugares turísticos.
E sim para viver, como eles, comer onde eles comem, comprar onde eles compra, sentar na magníca Ateneo, pedir um te, e desfrutar de uma boa leitura.Quer mais????
Porque tenho certeza que minha alma: é porteña!!!!!
MAIS UMA VEZ, TE PARABENIZO E ASSINO EMBAIXO.
Valeu.

Tomas Leite

Tomas Leite

10/08/2010 21:06:31
Sempre que declamo minha paixão por Buenos Aires, as pessoas se entreolham e lembram nossa rixa futebolística. Tive a sorte de conhecer Buenos Aires quando era muito jovem. Nos últimos 22 anos já fui mais de dez vezes à cidade, a trabalho e a passeio. Concordo plenamente com o artigo. Sou apaixonado pela capital portenha. Parabéns Argentina, pelos 200 anos de independência!

José A. Dantas

José A. Dantas

07/08/2010 21:16:30
Estar em Buenos Aires é como ouvir Beatles ao lado da pessoa amada ou do melhor amigo. É sentir saudade de alguma coisa que nunca se teve ou não se sabe muito bem o que seja. É ouvir um tango das antigas e mesmo assim se sentir feliz. Estar em BsAS é se sentir na mais linda, educada e charmosa cidade da América do Sul.

Saty

Saty

05/08/2010 21:02:07
ainda não conheço Buenos Aires,mas passo minhas férias á 4 anos pelo0 menos em uma villa, chamada (Alpa Corral)q fica 600 km d B.Aires.como vc citou,o povo é realmente inteligente e símpatico.viva los argentinos!!!