De Barcelona, Espanha, para Lages, Santa Catarina

Uma viagem mostrando as similaridades de Lages e Barcelona.

  
  
Catedral de Lages

- Não é uma loucura deslocar-se de Madrid até Barcelona apenas para passar ali o dia?

- Não! Barcelona foi, para mim, o início de uma nova vida quando, em 1972, decidi...

- Não é preciso repetir-me a sua história! Já a conheço! Mesmo assim, são 4 horas de trem de uma cidade para a outra...

- Sei disso. Comparativamente, é como se eu fosse de Florianópolis até Lages parando nas diversas vendinhas às margens da rodovia. A agradável cidade catarinense, que surgiu durante o século 18, à época em que Santa Catarina ainda pertencia à Capitania de São Paulo...

Fazenda do Barreiro, uma das pioneiras no turismo rural

- O povoado de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos de Lages foi oficialmente fundado em 22 de novembro de 1766. Em 1820, tornou-se catarinense quando houve o desmembramento da Capitania. Viu só como também conheço um pouquinho da história de Lages? Esta cidade é, para mim, sinônimo de turismo rural.

Convento Franciscano

-Concordo com você. Para mim, também! É considerado o município precursor dessa modalidade de lazer, a ponto de se auto-intitular Capital Nacional do Turismo Rural. Nas hospedagens rurais da região, o visitante é convidado a vivenciar a saudável vida no campo; a participar da lida agrária, conhecendo-lhe as peculiaridades; a experimentar o prazer imenso de aguçar os cinco sentidos e deliciar-se com sensações jamais vividas; a dormir sob o manto infinito do céu estrelado e a despertar com o rosto beijado pela fresca aragem da manhã, dourada pela luz do sol nascente; a conhecer o lado simples e os sentimentos profundamente humanos das gentes do Interior...

- Bom, mas e para quem não curte a vida no campo?

A Mesquita Islâmica de Lages é uma das poucas da região Sul

- A cidade oferece visitas interessantes a quem busca, por aquelas bandas, vestígios históricos e culturais. O acervo do Museu Thiago de Castro, por exemplo, aberto ao público desde 1943, é uma verdadeira volta ao passado, quando chegaram os primeiros imigrantes estrangeiros e forasteiros vindos de outras paisagens brasileiras. O acervo do espaço cultural apresenta móveis, utensílios domésticos, pinturas e documentos que retratam uma época em que esses valentes trabalhadores contribuíram para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.

- O que mais posso visitar em Lages?

O entorno da Catedral remete à Europa

- Há outras curiosidades, como o Parque Jonas Ramos, conhecido como "Tanque" porque, na época em que foi construído, criou-se ali um espaço onde era armazenada água para que as lavadeiras pudessem cuidar de suas roupas sem serem molestadas pelos passantes ou pelos animas selvagens que acorriam ao rio para saciar a sua sede; o Parque Ecológico João José da Costa Neto, que abriga araucárias e é o local ideal para você esquecer suas preocupações cotidianas e mergulhar na paz do convívio pacífico com a natureza...

Parque Jonas Ramos
Museu Thiago de Castro

-Mas, voltando ao início de nossa conversa, o que o faz pensar em Lages justamente agora que se encontra na capital catalã?

Grupo Escolar Vidal Ramos

-Ambas as cidades têm uma história que aponta similaridades. Tanto uma como outra convivem com um passado rico, com a vida nas montanhas e com a proximidade do mundo rural em seus arredores. Além do mais, são centros muito diferentes que têm também em comum o fato de terem acolhido povos oriundos de diferentes regiões, de diferentes raças e culturas. Você já foi à Mesquita de Lages? Ela é um exemplo dessa diversidade. Ambas são cidades multiculturais!

- É verdade! Pensando bem, a Catedral de Lages, construída em pedra pelos padres franciscanos me remete à Europa!

- Pois é! Então faça suas malas e venha conhecer a capital catalã e, quando aqui estiver, encaminhe um pensamento positivo para os lageanos: "de Barcelona para Lages, cruzando os oceanos e enaltecendo as diferenças culturais de seus povos e o esforço pela construção de um mundo mais justo".

  
  

Publicado por em

Ana carolina

Ana carolina

19/11/2009 13:59:48
a cidade e muito especial para min porque eu moro em lages e venha fazer uma visitinha aqui certooooooooooooooooooooo

Amanda nascimento

Amanda nascimento

17/06/2009 11:44:36
Muito linda adorei ver essasfotos são lindérimassssssss

Ariovaldo modesto gil

Ariovaldo modesto gil

20/02/2009 22:03:59
A cidade é muito bonita, gostaria de fazer uma visita.