Festa Pomerana. Isso sim é que é festança!

- De 19 a 28 de janeiro ocorrerá... - Ocorrerá, não! Está ocorrendo a vigésima Festa Pomerana, como parte das comemorações pela emancipação administrativa e política da mais simpática cidadezinha do Brasil Germânico: Pomerode, em Santa Catarina!

  
  

- De 19 a 28 de janeiro ocorrerá...

- Ocorrerá, não! Está ocorrendo a vigésima Festa Pomerana, como parte das comemorações pela emancipação administrativa e política da mais simpática cidadezinha do Brasil Germânico: Pomerode, em Santa Catarina!

Movimentos nas danças típicas

- O nome Pomerode está ligado à origem dos fundadores da cidade, imigrantes vindos da Pomerânia, no norte da Alemanha. Significa: “tirar os tocos”, “tornar a terra pronta para o cultivo”.

- Ah! E essa cidade é antiga"

As crianças participantes da Festa

- Cronologicamente, não! Todavia é, sobretudo, uma comunidade autêntica! Embora oficialmente tenha apenas 48 anos, sua cultura remonta aos tempos em que os povos germânicos chegaram ao Brasil trazendo seus hábitos e costumes, durante o processo de imigração para este país gigante das Américas.

- Pomerode! Que nome estranho!

A decoração da Festa privilegia as cores branco e azul

- Tudo bem! Mas e a festa, como é"

- São dez dias de muita alegria. Comecemos pelas danças: é impressionante constatar que nos dias de hoje, num mundo tão alheio às tradições, ainda é possível encontrar pessoas exímias dançarinas de polca, mazurca, valsa, pollonaise, entre outras antigas danças tradicionais! Tem até a dança das cozinheiras küchenmarsch, que encantam os foliões e visitantes que participam do evento pela singeleza e pureza de seu conteúdo.

- Que delícia!

As Rainhas e as Princesas da Festa Pomerana, em Pomerode

Ritmo e harmonia nas danças típicas

Encontro de Bandeonistas

- Por falar em delícia, nesse período ocorre um verdadeiro festival gastronômico! Além do chopp artesanal, que deve ser um companheiro constante do seu passeio, você pode apreciar o Eisbein, joelho de porco cozido, e o salsichão Bockwurst, ou ainda outras iguarias da cozinha típica alemã. As cores azul e branca e a figura em vermelho do grifo – um animal fabuloso da Pomerânia – alegram a decoração da Festa que ocorre anualmente em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado em 21 de janeiro. Toda uma infra-estrutura foi criada para abrigar as manifestações. Existe um Pavilhão Principal, onde várias bandas conhecidas agitam a noite e a madrugada com ritmos os mais variados. Tudo com muita educação e disciplina. Há muito não via uma turma tão animada: da tenra infância à terceira idade, o baile promete até seu último dia descontração salutar a todos os participantes.

O casamento típico de um casal prestes a unir-se oficialmente na próxima semana

- E se eu me decidir, agora...

- Não hesite! Vá correndo para Pomerode e não perca a mais autêntica festa étnica do Sul Brasileiro. Segue uma dica: disque o DDD 47, e obtenha as informações pelo telefone 3387.2627. Você pode também acessar ao site www.festapomerana.com.br. A festa dura toda a semana. Apresse-se e boa viagem!

  
  

Publicado por em