Ibitipoca: Serra Fendida, Terra da Ventania

Parque Estadual de Ibitipoca - grutas, vales, trilhas, cachoeiras e deliciosas piscinas naturais.

  
  

Conhece o Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais?

Turistas de todo o Brasil visitam anualmente o Parque
Acessibilidade

- Sim, senhor! Acabo de voltar daquelas terras imortalizadas pelo viajante francês Auguste de Saint-Hilaire que, no século 19, ficou extasiado com o que viu: “À vista dos belos campos que se apresentam hoje aos meus olhares, não pude deixar de sentir verdadeiro aperto no coração, pensando que logo os deixarei para sempre”.

Ibitipoca é pura emoção, não é mesmo?

Lago dos Espelhos
Sinalização interna do Parque
Flora típica da região

- O Parque Estadual nasceu como área protegida em julho de 1973. São 35 anos a serem comemorados e, competentemente, as autoridades mineiras responsáveis por unidades de conservação conseguiram organizar o espaço criando infra-estrutura para acolher o visitante, o viajante, o amante da natureza que queira conviver em harmonia com aquele panorama espetacular: formações rochosas, vista maravilhosa a quase 1.800 metros de altitude...

Mirantes favorecem a contemplação
O burburinho das águas no Parqu

E as grutas! Dizem que são mais de vinte, e que uma delas se encontra entre as maiores formações quartzíticas do mundo! Só de pensar...

- Não adianta nada ficar sonhando. Arrume sua mochila. Lá você poderá acampar em local apropriado, com todas as facilidades como estacionamento, lanchonete, tudo isso sem interferir na possibilidade de um convívio real com a natureza, com a alma de Minas.

Relógio de Sol
Espécie endêmica do cerrado

Eu adoraria estar lá em pleno verão para tomar banho de cachoeira ou mergulhar nas piscinas dos ribeirões Vermelho e Salto, e ficar admirando o passar das águas do Córrego do Monjolinho...

- Aparentemente, você também conhece bem por aquelas bandas.

É verdade! Por lá descansarei em praias limpas, ouvirei o farfalhar das copas das árvores agitadas pelo vento, quiçá vislumbrarei entre os galhos o malabarismo dos macacos-barbados, verei bandos de papagaios-do-peito-roxo, deparar-me-ei com uma onça-parda...

Localizado na Zona da Mata Mineira, o Parque foi criado em 1973

Rio do Salto

- Aí, meu caro, sugiro que você saia correndo! Meu amigo, Ibitipoca é real, não é nada virtual...font-family:

Sei disso! O meu real desejo é o de perambular pela Mata Grande, adormecer com a chegada das estrelas e acordar quando as primeiras luzes despontarem no horizonte anunciando a chegada do todo-poderoso Rei Sol; acompanhar o despertar da vida, a volta à consciência do mundo iluminado... Ter como parceiro e grande mestre o Dia. E como amante a misteriosa Noite...

Localizado na Zona da Mata Mineira, o Parque foi criado em 1973

- Em Ibitipoca...

  
  

Publicado por em

Brenda

Brenda

09/01/2011 20:59:05
Eu nunca fui em ibitipoca + so de ver as fotos ja posso imaginar que la e uma maravilha,estou morrendo de vontade de conhecer!!!

Michael

Michael

30/05/2009 16:59:46
Muito maneira as imagems estou doido parra conhecer.

Saul

Saul

09/04/2009 07:52:05
Renato, voltei de Ibitipoca a uns 15 dias, e depois de 10anos e mesmo com o alfalto chegando até na portaria do parque, aquele lugar ainda tem o seu encanto.
Apesar do progresso chegando no local, ainda fiquei muito impressionado com a limpeza do parque, raramente se vê um papel ou um lixo jogado nas trilhas.
Se vc quer acampar, sugiro que tente chegar o quanto antes, pois em feriados o parque fica lotado e o número de vagas no camping é limitado.
Se vc aguentar uma caminhada longa, não perca a trilha para a janela do céu pois existem vários atrativos naturais no caminho até lá, mais leve um bom tênis e até um chinelo para as paradas de descanso.
Mais para os mais preguiçosos tem a trilha do circuito das águas que é mais curta e para quem curti tomar um banho de cachoeira é uma ótima opção.
Contratei o serviço do guia Rodrigo, va ao centro de informações e peça o contato dele, vale a pena.

Boa viagem.

Renato leite

Renato leite

25/03/2009 15:09:29
Estou indo acampar em Ibitipoca na semana santa pela primeira vez, pelo que vi nas fotos até o presente momento, deu pra perceber a beleza estonteante do lugar. Espero que o progresso não tenha levado consigo a degradação. Parabéns pelo site e forte abraço!

Saul

Saul

16/03/2009 07:01:25
Já estive em Ibitipoca a uns 10 anos atrás quando não era muito conhecida, e esta semana estarei voltando com uns amigos. Fico triste em saber que o asfalto está chegando lá, pois com ele tb chegam as pessoas que não respeitam a natureza e a beleza daquele lugar.
Ibitipoca é um lugar encantador pela simplicidade.

Madalena,ubá-mg

Madalena,ubá-mg

20/02/2009 20:34:13
to indo de novo,amei.

Bia

Bia

23/01/2009 16:54:02
Lá em Ibiti é realmente muito surpreendente...
mas infelizmente no dia que eu estive lá um moço de 29 anos caiu da cachoeira dos macacos,prendeu o pé,não consegui subir, se afogou e morreu!
Dizem que foi o terceiro acidente fatal!
Mas se tomarmos cuidado nada de ruim acontece!
Mas lá é fantástico!!!

Danielle Lima

Danielle Lima

06/12/2008 21:54:57
Simplesmente MARAVILHOSO!!! Em 2002 fiz um estágio lá no Parque,fiquei mais de 1 mÊs... nem tenho palavras pra expressar quão bom foi lá...

Fernando Sena

Fernando Sena

02/12/2008 20:40:19
Lugar maravilhoso. Suas belas cachoeiras e paisagens fazem do lugar um local de descanço e prazer.

Marco Antonio Silva Gomes

Marco Antonio Silva Gomes

01/12/2008 15:31:46
Ibitipoca é a oitava maravilha do mundo... é um dos melhores lugares que já visitei.
Em 2009 estarei voltando e levando comigo vários amigos para conhecer essa maravilha de Deus.
Única coisa ruim é a estrada de Lima Duarte para Sta. Rita, mas no final vale a pena

Carícia Miranda

Carícia Miranda

19/11/2008 11:18:11
É importante colocar no site que a estrada para o Parque Estadual de Ibitipoca está toda ela calçada, ou seja, do Arraial de Conceição do Ibitipoca até o PEI não há mais terra. Portanto, faça sol ou faça chuva o acesso está tranquilo e maravilhoso. Vale conferir.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Obrigado pela mensagem Carícia. O asfalto tem seus benefícios porém malefícios também. Um abraço
Bianca

Bianca

16/11/2008 23:08:20
Simplismente tudo. estou voltando de lá hoje. Estou alucinada com aquele lugar.

CRISITNA

CRISITNA

08/11/2008 19:32:18
E u tive o prazer de conhece-la.E ralmente é inesquecível.