Itapura: um salto que desapareceu, uma cidade que ressurge

Itapura, uma cidade reerguida após o represamento de águas que abastecem as barragens de Jupiá e de Ilha Solteira.

  
  

Itapura: um salto que desapareceu, uma cidade que ressurge

O abandonado Palácio de Dom Pedro, patrimônio histórico<br />tombado pelo CONDEPHAAT

- Ao percorrer e desvendar o Estado de São Paulo, passamos por Itapura, uma cidade reerguida após o represamento de águas que abastecem as barragens de Jupiá e de Ilha Solteira.

Catequese aos finais de semana na escadaria da Igreja

- Na minha infância, entre Pereira Barreto e Araçatuba, eu sempre ouvia falar do Complexo Hidroelétrico de Urubupungá. O nome me fascinava e havia um mistério indecifrável para mim. Menino, aos oito anos de idade, e vivendo em uma fazenda que era banhada pelo Rio Tietê.

Desenhos coloridos contribuem com o charme do estabelecimento<br />comercial

- Pois é meu amigo, o generoso Rio Tietê percorre 1000 quilômetros, passa pela fétida São Paulo, até chegar na antiga Colônia Militar de Itapura. O seu passado foi inundado pelo líquido colossal e volumoso do valente Rio quando da inauguração da Usina Hidroelétrica de Engenheiro Souza Dias. O então belíssimo Salto de Itapura, assim como o espetacular Salto de Avanhandava – onde também havia um núcleo militar – desapareceram da realidade paisagística local e, hoje em dia, poucos têm conhecimento de sua existência que certamente durou centenas de anos até a chegada do homem e da tecnologia que mudariam o seu destino.

Infra-estrutura disponibilizada para o lazer da população

- Com a inundação, para onde foram os habitantes da cidadezinha?

- Por lá ficaram. Foi erguida uma cidade nova a qual surgiu desnorteada, sem passado vivido e concreto, pois a estação de ferro, as casas, tudo desapareceu da paisagem então transformada.

Manifestação artística popular no bar

- Mas nem tudo desapareceu. A população se orgulha de ter ainda em pé o Palácio de Dom Pedro, uma edificação histórica, cuja construção remonta a 1869 e era a residência do Comandante do Destacamento Naval.

- E o casarão está em bom estado?

A bicicleta, uma opção racional de transporte na cidade

- Não, não está. Infelizmente. É preciso buscar recursos, alertar os administradores, provocar o órgão responsável pelo seu tombamento – o CONDEPHAAT para que não deixe desaparecer de vez este precioso vestígio histórico de Itapura.

Poluição visual de publicidade do Governo na entrada da<br />cidade

- E como é a vida por lá nos dias de hoje?

- É pacata, tranqüila, saudável, amigável. Quando lá chegamos, a amiga Pámela e eu, nos deparamos com um grupo de crianças na escadaria da igreja – era aula de catequese. Fomos muito bem recebidos por eles. Trocamos impressões, comentamos sobre nossa coluna BrasilZÃO e prometemos divulgar a existência dessa localidade simpática, fácil de ser administrada, pois sua população não chega a quatro mil habitantes.

Portal da orla

- Se Itapura tiver um bom Prefeito, certamente poderá se tornar um “brinco”, um exemplo para a região.

- O que você sugere?

- Que agendemos com o Prefeito para que consigamos dialogar com toda a comunidade, apresentando assim um roteiro de atitudes e ações a serem tomadas que tornariam Itapura a melhor e mais aprazível cidade da região.

  
  

Publicado por em

Indaiani

Indaiani

27/07/2014 10:27:13
Moro em Itapura a 28 anos, e no decorrer dos anos muita coisa continua como antes e muita coisa mudou, algumas deveriam permanecer como erão, como a praia que tinha uma beleza maravilhosa e atraia mais turistas, e hoje abandonada e alastrada de algas. A cidade como seus moradores que hoje ainda como antes permanecem receptivos para com todos e alegres. É claro que as administrações não colaboram para um melhoramento inclusive na área turística mas eu como cidadã desta cidade amo morar aqui, uma cidade que onde tudo que planta nasce, onde o rio ainda se pode banhar, e que beleza de rio onde cada pescaria é a certeza de voltarmos com um peixinho para a janta. E os carros que mesmo sem ninguem estão com vidros abertos sem que o morador tenha medo de ser roubado e nossas crianças que brincam soltas nas ruas. É, olhando por este lado não estamos tão ruim assim. Um abraço desta Itapurense. nata.

ADEVAR ALMEIDA

ADEVAR ALMEIDA

18/12/2013 23:48:50
Morei em Itapura em duas epocas uma em 1963 e outra em 1964, comandando um destacamento militar do Exército,naquela época iamos de Lins-sp. Itapura éra uma cidade maravilhosa, belezas naturais inesqueciveis, o salto de Itapura no tiete, saltinho e salto grande no rio paraná.AA peixaria nas proximidades da cachoeira. Ainda me lembro da balsa, do restaurante do sr Dourado, em frente havia um bar com mesa de bilhar do Ramiro. falaram do boi moreno eu so NÃO sabia o nome mas vi muitas vezes ele atravessar a cidade indo para o matadouro levando outro animal junto (BOI SINUEIRO).a CIDADE ERA TÃO TRANQUILA QUE SÓ HAVIA UM POLICIAL o SD ANTENOR. o CINEMA TAMBEM TINHA UM SERVIÇO DE ALTO FALANTES QUE DAVA AS NOTICIAS NA MAIORIA DAS VEZES DE FALECIMENTO. O CAMPO DE FUTEBOL QUE FICAVA PRÓXIMO DO DESTACAMENTO ERA PALCO DE JOGOS FAMOSOS PRINCIPALMENTE CONTRA ENTRE RIOS. nA EPOCA DA CHUVA PROLONGADA FICAVA DIAS SEM ONIBUS PARA ANDRADINA , FALTAVA ATÉ CIGARRO NA CIDADE. .A POPULAÇÃO PARECIA UMA FAMILIA TODOS SE CONHECIAM SE RESPEITAVAM E SE AJUDAVAM . NUNCA MAIS VOLTEI A ITAPURA MAS FOI UMA EPOCA QUE JAMAIS ESQUECEREI

João carlos de sousa=ilha solteira-sp

João carlos de sousa=ilha solteira-sp

07/10/2013 23:11:13
Quero deixar na lembrança do que aconteceu na mudança da cidade do local que estava. a usina que existia hoje só se ve uma pequena estrutura no meio do rio. algum tempo atraz amigo meu mergulhou nesta água próximo onde havia a vila ainda resiste na profundidades os casarões que haviam na velha Itapura

João Carlos de Sousa- Ilha solteira_sp

João Carlos de Sousa- Ilha solteira_sp

07/10/2013 23:00:34
Hoje tenho 58 anos. participei na época da inauguração de Nova Itapura. tinha somente 9 anos de idade. desfilamos na avenida principal com a policia mirim de valparaiso isso 1963. foi uma festa maravilhosa dava pra ver ainda as cascatas de água cristalinas e as pedras branca que manchavam o rio num desenho sem igual. havia um cemitério com suas tumbas deterioras as margens do rio e dava pra ver ainda o velho navio encalhado as margens do rio. que saudade. em nome do progresso destroem o passado que deveria estar presente.

Luiz Carlos Brigatti

Luiz Carlos Brigatti

17/09/2013 16:27:26
Sou Luiz Carlos Brigatti, Neto do Sr. Nicolau e proprietario do antigo Bar Esporte. Morei em Itapura até o ano de 1972, quando fui morar e estudar em Marilia. Continuo morando em Marilia.
Adoro Itapura e ainda voltarei para rever a Cidade, que tenho tão boas lembranças.
Abraço a todos.

Fatima

Fatima

01/09/2013 00:23:37
estive em itapura em 2010 acho uma pena que os politicos nao estao nem ai para o povo muito menos em reformar o palacio a cidade te tudo para ir em frente e prosperar

Oliveira Filho - SBCampo -sp-

Oliveira Filho - SBCampo -sp-

10/08/2013 19:05:25
Passava as férias escolares no Itapura anos 40/50(const.da Hidroétrica, quanto ao Palácio bem todos tem culpa p/descaso basta não reeleger os políticos atuais que poderão exigir melhorias lutem p/voto distrital você elege sabe quem elegeu é só cobrar ou não haverá reeleição é simples...

SILVIA ESCADA

SILVIA ESCADA

25/05/2013 21:27:40
OLA,,,VIVO EM PORTUGAL,NASCI EM ITAPURA E MINHA FAMILIA AINDA MORAM LA,E EM ILHA SOLTEIRA,,,SINCERAMENTE GOSTO DE IR VISITAR,,MAS FAZER A VIDA EM ITAPURA SOMENTE PARA OS POLITICOS E RICOS,,UMA CIDADE QUE TERIA TUDO PARA EXPANDIR E GERAR EMPREGOS DANDO OPORTUNIDADES AOS MORADORES,INFELISMENTE É TRATADA COM DESCASO,,,FICO TRISTE EM SABER QUE NADA FOI FEITO POR ESSA CIDADE E PELO PALAÇIO,,,

Clarice

Clarice

24/04/2013 23:24:56
Morei em Itapura e tenho ótimas lembranças de lá.Passei bons momentos e tive grandes decepções nesta cidade.Gostaria de ter ótimas notícias de lá,pelo que li nesta reportagemTenho saudades de mtos amigo tudo por lá piorou. Tenho saudades dos amigos e alunos maravilhosos que tive nos anos que vivi por lá.Beijos e muita saude a todos Itapurenses.Prof. Clarice F. Marinho

Margarida..

Margarida..

27/03/2013 22:58:05
margarida adoro itapura amo de paixao meus filho foi criado em itapura so que fico triste cada vez que vou la parece que itapura esta sumindo que pena lembro muito bem guando o falecido iochiaqui ano e o falecido gerso dourado adiministrava itapura era diferente essa prainha tinha visitante de varios lugar como era bom hoje resta as lembraça e saudade quem sabe posso volta ai e posta alguma frase diferente de elogios porque itapura merece e quem vive ai tambem que sabe o filho dele agora nao fas o que tem de fazer porque itapura nao pode acaba...

Margarida..

Margarida..

27/03/2013 22:56:11
margarida adoro itapura amo de paixao meus filho foi criado em itapura so que fico triste cada vez que vou la parece que itapura esta sumindo que pena lembro muito bem guando o falecido iochiaqui ano e o falecido gerso dourado adiministrava itapura era diferente essa prainha tinha visitante de varios lugar como era bom hoje resta as lembraça e saudade quem sabe posso volta ai e posta alguma frase diferente de elogios porque itapura merece e quem vive ai tambem que sabe o filho dele agora nao fas o que tem de fazer porque itapura nao pode acaba...

Joseé Juarez da Paz

Joseé Juarez da Paz

25/12/2012 18:57:26
Para Creuza de Souza e Pauda da Luz.
Então: - Sou sobrinho do ja falecido João Suares (irmão de minha mãe)e portanto primo do finado Joãozinho, falecido no desastre de avião, e da Auxiliadora - Fifia, hoje casada com o Marcos (Advogado), e, residentes em Ilha Solteira. Pelo que soube minha tia Naninha esta muito enferma. Minha Mãe e minha Irmã Madalena, assim como meus primos Alaide, Antonio João e Jenuina, ainda moram aí e podem dar noticias mais precisas, ja que eu, estou ha mais de trinta anos em Carapicuiba-SP.

Continuando, aos remanescentes da minha época, será que ainda existem familiares dos antigos e centenários, Srs Fonseca, Sr Barreto e Sr Candido, que exibiam com galardia seus mais de cem anos cada , e se alguém lembra do "boi moreno" que cruzava a cidade levando a rês, atada por uma cordinha em seu pescoço ao matadouro. Isso sim é folclore real o resto é mera estoria de pescador.

Irio Daniel

Irio Daniel

23/12/2012 13:17:41
Olá Itapurenses,meu nome é IRIO Daniel,morei em itapura em 1991,trabalhava no supermercado Dourado,de Devanil e Djalma Dourado,bons tempos!.Cidade tranquila,adorava ir até a famosa "praia" banhar-se,jogar volei,e futebol.Restaram apenas saudades,nenhuma foto,nada que pudesse lembrar da cidade.Meu objetivo é encontrar duas pessoas que fizeram parte daquela saudosa época,mas lembro apenas do primeiro nome,uma amiga chamada MICHELA,que morava com a avó nas proximidades do supermercado,e FLÁVIO,que trabalhava junto comigo no supermercado.Se alguem puder ajudar a encontra-los ficaria muito satisfeito,meu email :iriodanielz@gmail.com
Na época os dois tinham 16 anos;MIchela estudava no colegio local.
seria pra mim uma grande honra encontra-los novamente
Um abraço .

VILMA psc

VILMA psc

07/11/2012 19:28:40
morei em itapura em 2005 e 2006 mudei de lá por ver o decaso do prefeito na época ,maS EU AMAVA A PRAINHA ,PRINCIPALMENTE O POR DO SOL É LINDO DEMAIS! ITAPURA PRECISA DE AJUDA ,PARA ASFALTAR AS POUCAS RUAS EXISTENTES!!!1

Dario

Dario

06/11/2012 15:47:07
Agora lembrei do Tuca, uma vez o Sr Antenor pai do Tuca tomou um estilingue meu dizendo que na cidade não era lugar de caçar, horas mais tarde vi o Tuca com meu estilingue lá na praia, mas deixa isso p/ lá.

ITAPURENSE

ITAPURENSE

18/10/2012 14:35:18
mais uma vez nossa Itapura ficará as traças, o povo se vendeu nestas ultimas eleições e o Prefeito e os 9 vereadores eleitos, compraram suas cadeiras, e o povo colaborou para isso, tinhamos candidatos sérios como o Tuca do PT, o Helio da Câmara, mas o povo se vendeu, é como o ditado diz:"o povo tem os governantes que merecem..." é uma pena.

Sebastiana da conceição rodeigues

Sebastiana da conceição rodeigues

20/08/2012 15:05:28
dario sanches dias você não mandou o seu email pra mim
nãopude responder
sebastiana da conceição rodrigues
abraços astiana

Graça Mariano Almeida

Graça Mariano Almeida

13/07/2012 13:55:15
Olá pessoal! Passei minha infância no Salto Grande, Saltinho e Itapura,saí daí nos anos 70. Hoje, resido em Santos/SP. Sempre que posso volto a minha Itapura querida. Continuo com contato com meus amigos de infância, Delmir querida amiga. A minha casa era ao lado do Palácio, sou uma das filhas do Miguel que era conhecido como Miguelão e era irmão do Geraldo. Um grande abraço a todos. Graça

José Vidal

José Vidal

12/07/2012 01:04:42
O problema de Itapura pode, sim, ser chamado de CESP, mas faltou visão para os administradores e políticos, que não exigiram os melhoramentos públicos que viessem pelo menos minimizar a perda do majestoso salto que significava a vida (e o futuro) do município.

Amareis

Amareis

25/06/2012 11:47:18
O problema de Itapura é cronico, para não dizer tragico, e o culpado por tudo isso chama-se CESP.

Sebastiana da conceição rodrigues

Sebastiana da conceição rodrigues

13/06/2012 13:09:36
eu tambem morei em itapura nos anos 60 e gostaria de saber sobre a iveta irmã sa isolda
sebastianacon2011@hotmail.com
meu sobrenome de solteira é pozenato

Edilene

Edilene

01/06/2012 17:29:31
a cidade esta linda continua sempre assim

Edilene

Edilene

01/06/2012 16:50:36
procura_se urgente jose carlos silva.quem conhecer favor ligar 82562945

Jacira sanches dias

Jacira sanches dias

28/05/2012 12:30:10
pessoal tive la no ano passado,confesso chorei ao ver o abandono,ruas cheia de mosca de tanta manga apodrecida,o palacio nem se fala,so ruinas,ki sujeira,mercado:nem si fala,uma vergonha,kd a nossa querida itapura:;

Jacira sanches dias

Jacira sanches dias

27/05/2012 23:28:57
BOA NOITE PESSOAL,TB MOREI EM ITAPURA NOS ANOS,70,ATE 75,TENHO SAUDADE DOS AMIGOS,DA ESCOLA DOS PROFESSORES,DONA ELZA,PRO.CIENCIAS.SEU OLIVALDI MASSEROU,DONA NEIDE,SEU EDSON,LEOPOLDINO LUIS GONZAGA,E O TEMIVEL DIRETOR,SEU GUILHERME GENTE KI PASSADO BOM,SO RESTA SAUDADE... BJSSSSS

Jacira sanches dias

Jacira sanches dias

27/05/2012 23:03:08
BOA NOITE PESSOAL,TB MOREI EM ITAPURA NOS ANOS,70,ATE 75,TENHO SAUDADE DOS AMIGOS,DA ESCOLA DOS PROFESSORES,DONA ELZA,PRO.CIENCIAS.SEU OLIVALDI MASSEROU,DONA NEIDE,SEU EDSON,LEOPOLDINO LUIS GONZAGA,E O TEMIVEL DIRETOR,SEU GUILHERME GENTE KI PASSADO BOM,SO RESTA SAUDADE... BJSSSSS

Tuca

Tuca

18/05/2012 08:31:58
Parabens Fábio Ávila pelo blog,foi maravilhoso descobrir esta pagina pois tive a oportunidade de ler comentarios de muitos amigos que não tinha noticias a anos, como Juares, Pedrão, Divino e etc.., realmente Itapura tem uma linda historia desde seu nascimente por torne de 1858 com a construção do forte militar, tem passado por muitas fase que deixou, como surto de febre amarela, guerra do paraguay, e apois se tornar Municipio não conseguiu ainda tomar uma direção que realmente mereça, mais como Itapura é uma guerreira que passou por muitas situações dificil e venceu tenho fé que tera sua vitoria, quero deixar uma abraços a todos os velhos amigos e aqueles que se manifesaram com seu comentarios, pois isto ajuda para o crecimento moral e politico dos interessado pelo Municipio.

Eduardo D. Simões

Eduardo D. Simões

29/04/2012 01:58:58
Em boa parte da minha infância passei as férias em Itapura, nos anos 60. Ainda me lembro do antigo palácio de Dom Pedro que na época era totalmente abandonado (mais do que hoje), do cemitério dos bandeirantes, do hotelzinho à beira do rio, do restaurante com seu peixe delicioso à beira da corredeira, do antigo cinema recém inaugurado com suas cadeiras de palha, da prainha...Hoje tudo "foi por água abaixo". Que judiação...

Jose carbiano fonseca

Jose carbiano fonseca

07/04/2012 20:47:20
É uma uma pouca vergonha a população da cidade deITAPURA,senpre votar nos mesmos candidatos e depois reclama dos vereadores e da cidade abondonada, como a relíquia " PALACIO DOM PEDRO" e outras partes, o povo desta cidade precisa deixar de vender o seu voto e ser leal ás suas raizes. O POVO É QUE TEM DE MUDAR OS POLÍTICOS, ai as coisas vão melhorar. abçs.

Pedro carlos de souza

Pedro carlos de souza

04/04/2012 21:07:45
que saudade daqueles tempo, mais me orgulho, por ter conhecido esta cidade:cidade de ITAPURA jamais sairá do meu coração, nunca esquecerei de ti ; a praia,o campo de bocha onde jogavamos ali eu ,tio chico(chicão seleguini),finado zé seleguini,e tantos outros ahhhhhhhh q sdd, e o campo de futebol onde vivi grandes emoções,meus amigos zacarias,dinho ,pia,careca,fidélis,fernando,bertapelli,celcinho,banana meu tio,véio dida ,zaqueu,duquimha,bola,zé do péba jansen,ah são muitos e fora aqueles q gostava de jogar uma trucada no bar do shinoro kkkkkkkkkkkkkk :Então vamos olhar pra cidade de ITAPURA com outros olhos e amor carinho, neste ano politico vc candidato pra vereador,prefeito,vamos cuidar sim,em todas as areas exclusive para a cultura desta cidade ela é muito importante para o país, Porque queira ou não foi aki q DOM PEDRO se estabeleceu em suas viagem de portugal-brasil ITAPURA vc faz parte da história BRASILEIRA viva ITAPURA

CONCEIÇAO CAMPOS

CONCEIÇAO CAMPOS

04/04/2012 10:40:52
GENTE QUE FALTA DE RESPEITO COM UM PREDIDIO TAO LINDO COMO O PALICIO DE DOM PEDRO, ESSE DESCASO NAO PODE ACONTECER POIS, PARA QUE POSSAMOS PROJETAR UM FUTURO BRILHANTE NAO PODEMOS ESQUECER DO PASSADO. E DE ACORDO COM O QUE ESTA ESCRITO ABAIXO DA FOTO DO PALACIO NESTA PAGINA LOGO SÓ TERÁ AS RUINAS DE UM PALACIO. CADÊ O(A) SECRETARIA DE CULTURA OU DE TURISMOQUE...

Claudia Regina Lacerda

Claudia Regina Lacerda

04/04/2012 10:28:20
Oi pessoal
Estive em Itapura no final de 2010. Itapura pra mim tem cheiro de infância. Meus avós moraram ai durante muitos anos. Eram conhecidos por Seo Salu e D. Maria (vozinha). Hoje moro em Itiquira - MT. Fiquei indignada ao ver o abandono do palácio de D. Pedro. Não podemos deixar que um patrimônio histórico da cidade vire pó. Devemos nos unir contra esse descaso das autoridades competentes. Deixo aqui meu email pra quem quiser entrar em contato comigo.
claudia_itikira@hotmail.com
Parabéns pela coluna Donizete.
Abraços a todos os itapurenses.

Arlete fonseca

Arlete fonseca

23/03/2012 12:06:33
eu sou de sp e gostei da cidade eu acho que esta um pouco abandonada deveria ser melhor cuidada e minha opiniao beijos a todos

Cleusa de souza e paula da luz

Cleusa de souza e paula da luz

15/03/2012 00:38:19
pessoal eu era criança e ia até um restaurante e via a cachoeira e o rio por baixo, linda lembrança que tenho fiquei 39 anos em Sao Paulo, gostaria de saber se familia ainda do antigo prefeito e morador dai Sr João Suarez quer era casado com D. Aninha e tinha dois filhos um faleceu no desastre de avião e a Maria Auxliadora que estudou comigo no Colegio Stella Maris em Andradi8na fui madrinha dela de casamento estou a procurada dela, por favor me informem e ficarei grata de saber noticias delas eu sempre tive enorme carinho por ela e sua familia, grata por me adurem na busca de algum parente estou morando em Andradina, meu Nome é Cleusa S.Paula muito obrigada

Jozafar Barbosa de Oliveira

Jozafar Barbosa de Oliveira

13/03/2012 16:58:04
Nasci e fiz o ensino fundamental e médio em Itapura, adoro essa cidade, é uma pena que os políticos não ha veja como nós. Estou constantemente em Itapura, mais fiquei chateado quando a minha filha precisou de atendimento de urgência, e no posto de saúde central, não tinha nem uma enfermeira para atendimento dos primeiros socorros, isso é muito ruim para a cidade, acho eu que o prefeito devia efetuar um atendimento 24 hs no setor de saúde, pois ninguém sabe a hora que precisa de atendimento de urgência. E o Palácio, nem se fala, podemos usar a frase do Bóris Casoy..."ISSO É UMA VERGONHA". Jozafar.

Jozafar Barbosa de Oliveira

Jozafar Barbosa de Oliveira

13/03/2012 16:53:06
Nasci e fiz o ensino fundamental e médio em Itapura, adoro essa cidade, é uma pena que os políticos não ha veja como nós. Estou constantemente em Itapura, mais fiquei chateado quando a minha filha precisou de atendimento de urgência, e no posto de saúde central, não tinha nem uma enfermeira para atendimento dos primeiros socorros, isso é muito ruim para a cidade, acho eu que o prefeito devia efetuar um atendimento 24 hs no setor de saúde, pois ninguém sabe a hora que precisa de atendimento de urgência. E o Palácio, nem se fala, podemos usar a frase do Bóris Casoy..."ISSO É UMA VERGONHA". Jozafar.

PEDRO CARLOS

PEDRO CARLOS

23/02/2012 22:27:36
ola parabens pela matéria ;eu tbm posso e me orgulho falar desta cidade que deveria ser lembrada com mais amor e carinho, o porque eu digo isso,nos anos 80 eu cheguei com a contrutora Andrade Gutierrez para construir a hidroelédrica de dois irmãos , e pouco tempo de estadia eu tive o prazer de conhecer esta cidade , que marcou minha vida e tbm por que não falar q mudou a minha vida .Eu comecei a frenquentar essa cidade e acabei conhecendo uma pessoa que esta comigo até hoje , ela se chama lucia seleguini ,isso mesmo filha do seu zé seleguini (como era mais conhecido, hoje ja descansa no sr )com a dona isolda; eu casei nesta igreja em 1982 , morei ai tbm ,fui jogador de bola tbm e tenho grandes amigos vou citar alguns aki e os q eu esquecer me desculpe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, batata grande centravante ,careca ,bananão meu tio por parte da lucia ,toninho bertapelle meu concunhado zacarias,fidélis,tio chicão (jas),pia ,zaqueu,duquinha ,ah são tantos é só lembranças e boas , aki vai a minha opinião quanto aos politicos de itapura , eles deveriam sim se preocupar mais com o desenvolvimento desta cidade trazendo melhorias na area de educação ,saúde ,habitação geração de empregos uma infra-estrutura mais cabivele tbm condicionada para esse povo que fez e faz história .Um dia nasceu em meu coração em voltar para itapura e me candidatar ao cargo de prefeito desta cidade (porque):tenho eu que com meus conhecimento e tbm vontade iriamos em primeiro lugar cuidar das benfeitorias e melhorias nas areas citada acima e tbm na area do turismo por que itapura é rica em história;termino este comentario com muita sdd e creio que em breve muito breve estarei visitando esta cidade a todos sdd e felicidade um grande abraço do pedrão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Elwis dos Santos

Elwis dos Santos

23/02/2012 21:43:52
O estado em que deixaram o Palacio do Imperador, ou Palacio de D. Pedro II como muitos preferem falar, é algo inaceitável, não estou aqui para criticar nem a cidade nem o Palacio, mas sim o órgão ao qual este patrimonio Histórico foi tombado, o "CONDEPHAAT", ligado a Secretaria de Cultura. Isso é inadimissível. Sou funcionário da USP (Universidade do Estado de São Paulo), e trabalho em um setor chamado CPC, Centro de Preservação Cultural, tenho certeza absoluta que se este patrimonio estivesse aos cuidados desse órgão, o mesmo não estaria desse jeito. Pois todos os patrimonios que estão aos cuidados da USP, estão em ótimos estado de preservação. No entanto, fica aqui a minha sujestão, para que esta maravilhosa cidade, assim, como este importantíssimo patrimônio sejam referencia no Brasil.

Celia

Celia

11/02/2012 17:00:01
Sou estudante de História, me formo esse ano, moro em São Paulo, mas fui muito a cidade de Itapura, e é uma cidade Linda,por isso vou homenagear essa cidade fazendo meu Tcc sobre ela, pesso quem poder me ajudar, com relatos, documentação, livros,quem conhecer moradores antigos para eu poder fazer pesquisa de campo Agradeço, pois toda ajuda vai ser bem vinda, há enaltecer um paraiso. me ajudem por favor

CLAUDIA

CLAUDIA

05/01/2012 21:28:55
GENTE ESTIVE NA CIDADE DIA 1/01/2012
O LUGAR MARAVILHOSO ADORO ITAPURA MEU MARIDO É NASCIDO AI
BELA CIDADE SO PRECISA DE UM PREFEITO BOM
PARA TRABALHAR E NAO PEGAR DINHEIRO DO POVO

CLAUDIA

CLAUDIA

05/01/2012 21:21:17
GENTE
E UMA CIDADE GOSTOZA VAMOS SALVER ESSE PATRIMONIO
PARA QUE A CIDADE POSSA CONTINUAR
EESA LINDA HISTORIA EU CONHEÇO E ADORO O LUGAR
TENHO FAMILIA
NA CIDADE VAMOS ERGER A BANDEIRA E SALVE
ESSA HISTORIA

Lourival Luiz

Lourival Luiz

20/12/2011 15:11:40
Maravilha, achei muito interessante estes comentários neste site, eu também morei em itapura no final da década de 70 e ínicio de 80 e recordo com muitas saudades o meu tempo de infancia na prainha do Tietê onde tomavamos banho e pescavamos juntamente com meus colegas, Dado,Dilsinho, Val e muitos outros, abraços a todos moradores desta maravilhosa cidade de interior, qualquer dia passarei por aí para matar a saudade!

Jose de almeida

Jose de almeida

29/11/2011 23:14:03
itapura nao vai para frente por causa de politicos coruptos so pença em si propios todos imcopetentes so aprova se entrar nos bolços

Edilene

Edilene

10/11/2011 13:07:39
quando eu fui em itapura gostei de passear ai tem tempo que eu nao apareço ai o pai do meu filho mora ai jose carlos silva.Quando eu tiver ferias vou passear nessa pequena praia.meu nome è Edilene

Ivone

Ivone

28/10/2011 15:59:53
gente Itapura é uma cidade gostosa,pena que é mal administrada. Mas vale a pena conhecer Itapura.

Dario Sanchez Dias

Dario Sanchez Dias

10/10/2011 18:53:51
José Juarez, o Nizan estudou comigo, parece que o zé branco era primo dele, e o Jorge Japones, tambem eram primos, uma vez o Nizan abriu o ziper e mostrou bilau p/ as meninas na sala de aula, e acabou sendo expulso meia hora depois estava a mãe dele na diretoria implorando p/ que ele ficasse, naquele dia a diretora era a dona Dirce (suplente) que voltou atrás na decisão

Dario

Dario

09/10/2011 20:37:42
Achei ótima essa pagina, pena que não consigo achar onde cadastrar p/ postar um comentario.

Jaime do nascimento

Jaime do nascimento

05/10/2011 16:04:27
oi pessoal quero mandar um abraco para todo morei em itapura nos anos 80. tive que mudar p sp.o tempo passou e nunca esqueci dessa cidade maravilhosa.mais uma vez quero mandar um abraco pra todos de itapura especialmente para meu amigo banana jaime

Helio

Helio

03/10/2011 13:21:57
neguinha. vc pode dar mais informações sobre estas pessoas, só por estes nomes ninguem se lembra.
grato

Jose juarez

Jose juarez

26/09/2011 18:20:18
Lembro de um certo Ze da Vaca, não sei se é mesma pessoa que o Neguinho procura, era do pessoal que veio do Salto Grande com o advento da Cidade nova, não sei se ainda é vivo, povoaram as proximidades do palácio, lembro que na época, ainda moleque brigávamos com os moleques de lá, o Ze Branco, o Agostinho, o Nizan, o Bita e outros, entretanto, isso é passado, mais adiane ficamos amigos e promovemos surgimento dessa cidade que vcs habitam hoje. Cuidem dela...

NEGUINHO

NEGUINHO

30/08/2011 22:20:23
OI, MEU NOME É NEGUINHO.NASCI NESSA CIDADE NÃO CONHEÇO ELA MAS DEVE SER LINDA MESMO,PRECISO DE UMA INFORMAÇÃO, QUEM É O SENHOR VACA BRAVA QUE FOI CASADO COM DONA BENEDITA POR FAVOR É MUITO IMPORTANTE PARA MIM ESSA INFORMAÇÃO,QUEM PODE ME AJUDAR FICO MUITO GRATO POIS PODE MUDAR UMA HISTÓRIA DE 40 ANOS DE BUSCA

Carlao portugal

Carlao portugal

14/07/2011 17:36:06
ola para tds pena que o prefeitos dessas cidade nao envestem mas so pensam em entrar na prefeitura e nao fazem nada para melhorar a cidade ja morei ai e fui criado nessa cidade mas como eu e muitos temos que sair da cidade para caçar um futuro melhor onde a cidade nao oferesçe...

HELIO

HELIO

20/06/2011 08:02:28
Esta cidadã indignada, esta correta em tudo o que disse, só uma coisa não concordo, quando diz que a qui não tem verba. Tem sim, uma cidade com pouco mais de 4 mil hab., e que recebe quase 1 milhão de reais por mês, era para estar bem arrumada, mas ao invez disto, criam-se cargos, paga-se muito bem o prefeito, o vice, o secretario da saude e os vereadores. Com um redução no numero de cargos de servidores e no valor recebidos pelos agentes politicos, sobraria muita verba para investir na salvação dos nossos jovens.

Valdir de birigui

Valdir de birigui

12/06/2011 15:56:34
nasci em itapura a minha opinião sobre a cidade falta vergonha na cara dos politicos eles não estão ligando para cidade eles querem e ganhar o deles todo mes eu gostaria que itapura fosse uma cidade turistica arrumase a praia asfaltar a cidade colocar um medico a noite no pronto socorro se as pessos ficam doente tem que levar para ilha solteira ou andradina politicos tomem uma dose de vergonha na cara e faça alga para cidade e pela população que deus toque no coração de voces e pense mais na cidade

HELIO

HELIO

10/06/2011 15:33:20
A situação de Itapura é calamitosa, a maior responsabilidade deve ser dada aos políticos, mais precisamente aos vereadores, pois eles são eleitos para representar o povo, para fiscalizar o prefeito. E eles após se elegerem, apenas chantageiam o prefeito atrás de favores políticos e cargos, basta ver a quantidade de cargos criados e concursos realizados de 2000 para cá. Inclusive está aberto inscrição para preencher quase 50 cargos, a maioria deles desnecessários.

Tamires

Tamires

21/05/2011 11:59:50
oi gente,eu sou de andradina e de vez enquando eu vou pra itapura.eu acho itapura uma cidade linda e se o prefeito colaborasse ou fosse bom itapura seria muito famosa...aqui em andradina tao dizendo que tem até navio afundado ai na praia e que tal voces ai de itapura fizesse um abaixo assinado pra pelo menos restaurar o palacio de dom pedro?

EX e SEMPRE EX

EX e SEMPRE EX

17/05/2011 07:18:13
o grande problema e esse mesmo meu caro mas se voce tiver coragem de por o dedo na cara dos vereadores de 2 e3 mandatos certamente arrumaria briga familiar, tomara que os eleitores de itapura que mora em outros municipio leiam essAs materia e no dia da eleiçao votem na chapa do voto nulo que certamente pela 1 vez tera na cidade de itapura, assim nao elegeremos nenhum dos corrupitos em ação abraços para os eleitores ITAPURA AINDA RESSURGIRA DAS CINZAS

PRATES

PRATES

01/05/2011 13:23:45
EU SOU NASCIDO E CRIADO AQUI EM ITAPURA E ESTOU SEMPRE ME INFORMANDO DO MEIO POLITICO AQUI NA MINHA CIDADE ,MAS AQUI TEM UM SERIO POBLEMA K É NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES ,K OS ELEITORES K VOTAM AQUI NAÕ MORAM PELOMENOS 25% AQUI NA CIDADE E NO DIA DA ELEIÇAÕ ELES VEM PRA CA COM A AJUDA DOS CANDIDATOS E ELES DECIDEM A POLITICA AQUI ,E DEPOIS VOLTAM PRA SUAS CIDADES E NOS FICAMOS COM OS POLITICOS DESONESTOS K ELES COLOCARAM NO PODER ,POR ISSO E MUITO MAIS COISAS K ENVOLVEM A POLITICA AQUI K NOSSA CIDADE NAÕ SE DESENVOLVE COMO UMA CIDADE NORMAL PRA K A GENTE POSSA SE ORGULHAR DE MORAR AQUI , MAS AINDA TENHO FÉ K ISSO MUDE PARA O BEM DESDE MUNICIPIO

ANDERSON ROBIN LEAL

ANDERSON ROBIN LEAL

17/04/2011 11:03:49
Cheguei na cidade pouco tempo, sinceridade muito parada, gosto de agito, pois vim de uma cidade grd.
pesquisei sobre a cidade e acho ela um marco histórico, com muito descaso pelas autoridades locais e governamentais. algo que deverian lutar e cuidar , para não deixar-se de ser esquecida. já não cuidaram pois perdeu-se un dos maiores paisagismo existentes neste estado, comparando-se ao nosso ponto turistico foz do iguaçu, acredito que vcs tiveram conhecimento disso. a pesar de toda a riqueza (e olha que era enorme ) resta-nos ainda o palácio, ao qual se as autoridades gvernamentais (municipais e estaduais ) não cuidarem tambem se perderá. pois pelo qual tive conhecimento as autoridades locais dos ultimos anos s pelo que apresentam só pensaranm em si mesmo se esquecendo que eles tem em máos uma cidade histórica e uma população que clama por respeito, saúde, educação . enfim melhoria por esta cidade que clama para voltar a ser pelo menos uma porcentagem do que foi no passado e uma população que nessecita de cuidados. efim para isso aconteçer precisamos nos unir e lutarmos se quisermos ver algo resolvido.mas pelo que pareçe a população de itapura se acomodou e não sentem mais forças para lutar por isso.sugiro que tentamos resgatar o pouco que se sobrou, precisamos de ajuda de pessoas como vcs, podemos fzr abixo assinados, blogs qualquer coisa que um de vcs tenham em mente que ajude a resgatar toda essa linda história desta pequena cidade. eu amei a materia de vcs, e vcs estão mesmo de parabéns gostaria que vcs ajudacem de alguma maneira esta cidade ok? o que podemos fzr?
por fvr mandem uma resposta.
e vc dignissimo prefeito de itapura sr: jerri esta caçando o tom?

Keno

Keno

21/03/2011 18:54:30
Ganto tempo se passou e a
cidade continua sem uma
administraçao competente.

Hélio

Hélio

31/01/2011 20:18:56
VCaros leitores.
Vocês sabem o significado do nome da cidade?
Vou explicar.
Alguns anos a traz, ITAPURA significava na linguagem indígena "PEDRA PURA".
Agora na atualidade significa PEDRA DE CRACK PURA!!!!!!
Reflita !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos cuidar dos jovens dessa cidade.

Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

31/01/2011 17:37:39
Oi, gente! Morei em Itapura por 8 anos e ainda tenho muitos parentes morando aí. Li a reportagem e alguns dos comentários. Não estou certa de que seja descaso da administração, pois jamais poderia fazer acusações sem estar a par do que acontece. Mas tenho certeza absoluta de uma coisa. Se a história da cidade tivesse sido melhor conservada, hoje ela seria um potencial turístico. Moro em São Paulo e visito constantemente um museu geológico( o Mugeo, no Parque da Água Branca)que guarda fotos incríveis da Itapura Antiga e conta parte da sua história. Emocionante!

Estelina serafim Barboza

Estelina serafim Barboza

25/12/2010 19:00:53
EU gosto muito da minha cidade , nos estamos construindo um Lar dos Idosos Jesus de Nazare de Itapura S.P .O LAR precisas muito de ajuda vamos colabora que DEUS vamos nos ajudar. Estela 25/12/10

Marcio

Marcio

05/12/2010 10:04:04
Eu vivi boa parte da minha infância em Itapura, uma cidade de gente honesta e trabalhadora. Um lugar maravilhoso, claro que não tem os recursos de uma grande cidade, mas tem calor humano e muitas belezas naturais. Para quem gosta de muito sol, uma bela pescaria ou mesmo aproveitar as praias, tanto da cidade quanto dos ranchos, Itapura é o lugar. Abraços a família Rocha!

Eduardo Viola.

Eduardo Viola.

20/11/2010 20:41:42
Acho que nossa cidade tem tudo para ser uma grande potencia,sò teve mt mt tempo explorada por algumas mas administraçoes!Mas agora naõ adianta criticar,estou fora desta cidade mei decada!E quando eu voutar com certeza vou fazer minha parte!!È aqui fora que se da o seu valor,fico poraqui com estas menssagens um grande abraço a todos os meus amigos Rabiola,Marcio,Vinicios,Geferson,Salvador portuga,até em breve..!!!

Michael

Michael

17/11/2010 16:09:11
que estes prefeito parem de roubar por baixo e asfaltar pelomenos a cidade inteira né só alguns lugares para ganhar vóto não haaa safadoss

JOSE JUAREZ DA PAZ

JOSE JUAREZ DA PAZ

12/11/2010 18:39:57
Que coisa!!
Lá se vão 40 anos ou mais que não ouvia falar do Prof Adair, e o pior é saber que ele faleceu, ele e os senhores Darci, Cardilha, Artur e Dona Dirce, foram meus professores do primário.

Vitor de Jesus

Vitor de Jesus

09/11/2010 12:46:02
Meu nome é Vitor. Conheço Itapura desde 1965, quando ai passei minha "lua de mel". Minha irmã Joana e meu cunhado Adair eram professores. Ele ja faleceu, minha irmã mora em Andradina. Eles tinham uma casa ai e nos ficavamos alguns dias. O salto era maravilhoso. Tenho fotos até hoje. A ultima vez que ai estive foi em 2008. Fui dar um passeio. O lugar é maravilhoso. Só precisa um pouco mais de infraestrutura. Restaurante, banheiros, etc.Pretendo em janeiro 2011 dar uma chegada por ai. Abraços. Vitor de Jesus. vitordejesus@uol.com.br

MILENIUM-FM

MILENIUM-FM

12/10/2010 16:29:56
ACREDITAMOS E HOJE SOMOS REALIDADE EM NOSSA CIDADE ITAPURA-SP, COM A NOSSA RADIO COMUNITARIA, DIREMOS A TODA POPULAÇÃO A VERDADE COM QUE AS FATOS ACONTENCEM NO MUNICIPIO. POR ISSO QUE DIGO ACREDITEM SEMPRE QUE NOSSO SONHOS SERÃO REALIDADE, BASTA CRER.
ITAPURA-SP PRECISA DE POLITICOS HONESTOS QUE NÃO COMPREM VOTOS PRA SE ELEGER; E DE UM POVO QUE NÃO SE VENDA.

Joice

Joice

27/09/2010 13:59:01
Deus me livre se essa mulher ganha, ai ta tudo acabado.
Me lembro das festinha que ela dava no rancho do tortorello.
logo que ela chegou na cidade
eu mesmo fui muitas vezes a convite dela pois a recompensa era muito boa

Fvs ex candidato ou ninguem como todos ex

Fvs ex candidato ou ninguem como todos ex

24/09/2010 12:44:22
ola hd sou fvs morador de Itapura acho que vc não conhece nem sua mao pois aqui tudo e maravilhoso desde que seja parente de politico pois aqui nao tem politica tem uma servegonhise esta e uma das poucas pessoas que esta no municipio que não e parente de politico e vc pode me responder se e idem obrigado ah lembrando cuidado pois da proxima vez que vir a Itapura podera encontrar à no cargo maximo do municipio pois sua aceitação no municipio hoje é aproximada de 80% que tal mudar o conceito

Lizandra

Lizandra

07/09/2010 11:03:58
Tenho fascinio por historia, sou estudante de turismo e a favor de resgatar e conservar os valores historicos de um povo. Sei da imagem do senhos Bom Jesus que foi trazido do forte aqui para o meu municipio, portanto as duas cidades estão ligadas pelo passado.

HD

HD

04/09/2010 13:27:55
HD
Tenho grandes saudades de Itapura!
Vivi minha infância nessa magnífica cidade, época de 1980 a 1995.........................tenho saudades dessa antiga Cidade.
Hoje quando chego a Itapura sinto uma grande tristeza por conta do descaso dos atuais políticos uma cambada de irresponsáveis que só penca no próprio bem estar. Na realidade a prefeitura serve de cabide de emprego, 90% dos funcionários são ou foram parentes de prefeito e vereador. Mais isto não é tudo, Itapura tem um grande vírus que se chama RAQUEL. Chego a poucos anos na cidade e aos poucos foi acabando com tudo. (a cidade começou a andar pra trás depois da chegada dessa pessoa), Ela sempre esta a frente da prefeitura mandando e desmandando!
Aqui termino e para ITAPURA estimo melhoras!!!!!!!!

Wilson santana

Wilson santana

21/08/2010 13:41:20
itapura cidade maravilhosa

SILVANA

SILVANA

25/07/2010 15:47:42
ESTIVEMOS EU E MINHA FAMILIA EM ITAPURA, FOMOS A PRAIA E CONCORDO QUE DEVERIAM DAR MAIS ATENÇÃO A ESSA CIDADE, POIS REALMENTE PERCEBE-SE ABANDONO, NECESSITA DE TRANSFORMAÇÃO TOTAL, ALGUÉM QUE REALMENTE AME SUA CIDADE P/ MODIFICA-LAP/ MELHOR. APROVEITAR AQUELE RIO DE AGUAS TÃO LIMPIDAS QUE NÃO VEMOS MAIS EM LUGAR ALGUM. MEU QUERIDO PAI CONTOU A HISTÓRIA DE ITAPURA QUE FOI COBERTA PELAS AGUAS, MINHAS FILHAS AMARAM E QUISERAM SABER MAIS, POR ISSO ACHAMOS ESSE SITE DE PESQUISA. VAMOS TER ESPERANÇA QUE MUDE UM DIA.

Carlos ferreira tiago

Carlos ferreira tiago

14/07/2010 21:38:09
Bao noite,eu conheci o palacio de D.Pedro quando era prefeitura era muito bonito agora esta acabado.

Valtebasto

Valtebasto

12/07/2010 11:35:34
Acha isso que é um paraiso!

Kazuo Hashimoto

Kazuo Hashimoto

15/05/2010 21:14:38
Hoje trabalho em Belo Horizonte, morei na região quando criança, conheci o Palácio de Dom Pedro em Itapura, um dia voltarei para rever e também pescar na região que é muito lindo. Abraço a todos os moradores.

Tiago almeida

Tiago almeida

13/05/2010 10:49:15
pelo q poukos diseram desta cidade, ela teve ser linda, e outra a historia desta cidade é de deixa qualquer um politico quieto, por ser uma cidade de poucasa estruturas e poukas rentas mensais...si eu fosse um politico desses deixaria de roupa o crofe plublico para ajuda-la...

Lucio Sotocorno

Lucio Sotocorno

04/05/2010 21:25:12
Donizete o autor da coluna Brasilzão, por gentileza estou precisando urgente do telefone e do e-mail da Igreja São Pedro de Itapura. Pois tenho um assunto a resolver com urgência sobre batistério. Espero se posivel for a contar com sua ajuda.
Sou Lucio Sotocorno de Rio Branco Estado do Acre
Meu e_mail: luciosotocorno@uol.com.br
Ficarei agradecido com sua ajuda. Um abraço.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Lucio, entre em contato com a Prefeitura, talvez possa auxiliar neste contato, acesse [[http://www.itapurasp.com.br/ abraços|]]
Lucio Sotocorno

Lucio Sotocorno

04/05/2010 21:17:17
Por gentileza, alguém poderia conseguir-me o telefone e o e_mail da Igreja São Pedro de Itapura.
Estou necessitando com urgência.
Um abraço.
Meu e-mail: luciosotocorno@uol.com.br

Lucio Sotocorno

Lucio Sotocorno

02/05/2010 12:32:13
Por gentileza , ai dve ter uma Igreja cujo nome é S ão Pedro.Eu preciaria falar urgente com a direão da Igreja, pois preciso de um batistério para um casamento com urgencia, Para tanto queria o telefone da Igreja para comunicaçao. Quem ler estew recado por favor me envia o telefone e E_mail da Paróquia. Sou de Rio Branco Estado do Acre. meu e_mail: luciosotocorno@uol.com.br
telefones: 68 - 32212851 / 99738842.
Obrigado

Rubia

Rubia

25/04/2010 15:58:57
Meu nome é Rubia Graciute, tenho muitas historias para contar desse lugar...muito bom principalmente no carnaval.....=].......lá tambem mantenho muitos amigos....o terrinha boa hem.....tenho muita saudade e sempre que posso estou por lá!Dica......vale passar 8horas para finalmente se ver livre dos problemas da cidade grande=]

DIVINO NUNES DOS SANTOS

DIVINO NUNES DOS SANTOS

10/04/2010 16:46:59
Eu me chamo DIVINO NUNES DOS SANTOS, fui criado em Itapura, passei quase toda a minha vida naquele lugar e sempre procurei dar uma pequena parcela de colaboração sempre no bom sentido principalmente para a conservação da unica reliquia histórica da cidade o Palácio Pedro II, que hoje esta a beira do desmoronamento. Isto é horrivel pois comprova o baixo nivel dos nossos politicos que não valoriza a verdadeira historia da cidade. É uma pena ver uma obra tão gigantesca cair sem que nenhuma autoridade fizesse alguma coisa para eviatar este fim melancolico da atração turistica de Itapura. Isto não culturas senhores politicos...

NELSON GUSTAVO

NELSON GUSTAVO

13/03/2010 21:00:53
cresci e me criei em Itapura, hoje moro em Sao Paulo a 25 anos mas nunca esqueci de Itapura ,estou a cada 5 meses visitando meus Pais e tenho muitas lembrancas e amigos la,mas vejo que a cidade esta abandonada pelos politicos, um abraco a todos.

Joana

Joana

11/03/2010 09:19:08
Visitei itapura faz uns 20 anos meu pai na epoca era militar,tinha um posto militar d 3lagoas ainda tem?gente eu amei esta cidade vou me lembrar p sempre ah eu conheci alguem muito especial ai

Marcelo da Conceição Souza.

Marcelo da Conceição Souza.

13/02/2010 14:53:07
Morei nesta cidade desde 82 até 92, e pouca coisa mudou, continua a mesma falta de gestão, falta de infra estrutura, falta de vergonha na cara de seus gestores, hoje moro no Rio de Janeiro e fico muito triste toda vez que visito a cidade. Falta mobilização da população e mais politização na hora de escolher seus representantes.

Jonas Sampaio Filho.

Jonas Sampaio Filho.

09/02/2010 19:15:29
Morei em Itapura, durante os anos 1958 e 1959, meu pai
tinha uma fazenda na ilha grande. Saudades das praias do rio Tiete e do paraná.
Lembro-me da inscrição na parede do palacio.
GLORIA DO PASSADO,VERGONHA DO PRESENTE.

DONIZETE DA SILVA DE SOUSA

DONIZETE DA SILVA DE SOUSA

28/01/2010 20:09:59
MEUS CUMPRIMENTOS A TODOS QUE DEIXARAM SEUS RECADOS NESTA PÁGINA! PESSOAS QUE PASSARAM POR ITAPURA OU QUE AQUI AINDA RESIDEM. EXISTE UM DITADO POPULAR QUE DIZ: QUEM DESTA AGUA BEBE COM CERTEZA, VOLTARÁ"! AMO ESSA CIDADE E HOJE SOU REPRESENTANTE POLÍTICO DA COMUNIDADE! LUTEI POR ISSO E ME COMPROMETI COM A POPULAÇÃO! LI TODOS OS RECADOS. RECADOS INDIGUINADOS, COM O DESCASO EM RELAÇÃO AO FORTE (PALÁCIO DE DOM PEDRO), COM A AÇÃO DOS POLÍTICOS, DAQUELES QUE CLAMAM POR SOCORRO PARA OS MAIS NECESSITADOS, EM FIM LI TODOS E FOI IMPORTANTE PARA MIM TER ENCONTRADO ESTE SITE COM PARTE DE NOSSA HISTÓRIA E COM DEPOIMENTO DE NOSSOS MORADORES. HOJE ESTIVE CONVERSANDO COM UM DE NOSSOS MUNICIPES, O SENHOR VALTER MACHADO, HISTORIADOR QUE SABE TUDO OU QUASE TUDO DE NOSSA HISTÓRIA. ESTAREMOS JUNTOS LEVANTANDO DOCUMENTOS PARA SENSIBILIZAR AQUELES RESPONSÁVEIS PELA CULTURA A NIVEL ESTADUAL E A NIVEL FEDERAL. A POPULAÇÃO ITAPURENSE É GUERREIRA E NÃO PODEMOS PERMITIR QUE SUA HISTÓRIA SE VÁ COM O TEMPO. HOJE TEMOS UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO - TOMBADO PELO CONDEPHAAT ( CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,ARTÍSTICO E TURÍSTICO), SUBORDINADO A SECRETÁRIA DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO. BATEREMOS A PORTA DAQUELES QUE PODEM NOS AJUDAR, IREMOS ENCOMODAR, PRECISAMOS DE RESPOSTAS. IREMOS BUSCA-LAS! NÃO QUERO SER MAIS UM POLÍTICO A DIZER: UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO! ESTAREMOS LUTANDO PELA RESTAURAÇÃO DO "PALACIO DO IMPERADOR"! TODO CAMINHAR SERÁ INFORMADO NO SITE! UM ABRAÇO A TODOS E QUE DEUS NOS PROTEJA! AH! AQUELE QUE DETEM ALGUM DOCUMENTO QUE POSSA NOS AUXILIA, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO! donizeteitapura@hotmail.com

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Boa tarde Donizete, obrigado pela manifestação. Sou o autor da Coluna Brasilzão. Entrei em contato via email para verificar como auxiliar. Abraços
Marcos

Marcos

15/01/2010 14:40:38
Sou de Ibitinga e amo história. Minha cidade está ligada a Itapura através desse lindo Palácio que em nossa história é conhecida como o "Forte de Itapura". Entre os anos 1860 a 1870, ou antes ou depois da Guerra do Paraguay, o "Forte" ficou mais ou menos como hoje (abandonado). O fundador de Ibitinga ficou sabendo que na capela (em ruinas) havia uma imagem do Bom Jesus quase do tamanho dele. Como estava doente, fez um voto e em agradecimento, enviou uma expedição chefiada por um negro de sua confiança - um escravo "a quem tratava como filho". Essa comitiva se "apoderou" (roubou?)da imagem e a trouxe com festas para Ibitinga. A imagem ainda está no altar principal da Matriz Católica de nossa cidade. Pela primeira vez eu ví a foto do "forte". Acreditávamos que ele tivesse sido tragado pelas aguas represadas do rio Tietê assim como toda a cidade antiga. Foi muito agradável ver a foto. Estamos torcendo para que alguém acorde e, sem deixar de socorrer a população que precisa de comida e saúde, ajude a suprir uma outra carência muito grande de nosso povo (em geral) a própria cultura, a própria história. Um abraço a todos.

Cidadão Itapurense

Cidadão Itapurense

08/01/2010 16:05:10
Itapura, é um excelente lugar, muito promissor, tranquilo, um paraizo turistico a ser explorado, só basta termos uma administração coêrente e eficaz para que nossa querida cidade se torne uma Intância Turistica.
Adoro essa cidade, nasci e me criei aqui. Acredito no potencial dela e de seus municipes.
Temos que lutar pela nossa cidade, e pela nossa integridade, pois afinal, todos que por aqui passaram, reconhecem o valor do nosso povo e da nossa história.

JOSÉ JUAREZ DA PAZ

JOSÉ JUAREZ DA PAZ

04/12/2009 22:09:37
Nasci e fui criado aí, estudei na escolinha da cidade velha, vi a praia, a prainha, o Salto, o Saltinho e o Salto Grande serem cobertos pelas aguas represadas pela Usina de Jupiá, lembro da agua subindo lentamente enquanto que simultaneamente, estranhos e gigantescos tratores cortavam as ruas da atual cidade. Já na cidade nova, fui da primeira turma a fazer o antigo ginasial e em seguida o colegial. A falta de tecnologia "sepultou" para o Brasil um dos melhores jagador de futebol que tive oportunidade de ver em ação, o Genaro, fruto da nossa terra, quem o viu jogar sabe o que falo. Hoje, aqui na longínqua Capital paulista, vejo minha cidade nas mãos de forasteiros, nomes estranhos que certamente não estão nas listas da minha escola. Creio que muitos dos que postaram suas lembranças aqui estudaram comigo, principalmente a Cida Duarte. Como a grande maioria de mesus comtemporâneos, tive que sair dai para tocar a vida, pois não havia e nem nem há até os dias de hoje, uma única empresa para seus nativos trabalharem. Saudades de um tempo que não volta nunca mais.

AMELIA BATISTA GONÇALVES

AMELIA BATISTA GONÇALVES

03/12/2009 14:48:38
OLHA EU TENHO UMA AMIGA ELA NACEU AI EM ITAPURA,ELA ME CONTOU DA BELEZA DA CIDADE ,EU FIQUEI COM MUITA VONTADE DE CONHECER PESSOALMENTE ,ESTOU PLANEJANDO IR AI UM DIA CONHECER,PRINCIPALMENTE O PALACIO DE DON PEDRO, MORO AQUI EM STA FÉ DO SUL, ADOREI A HISTORIA DESTA CIDADE...

DANIEL

DANIEL

19/11/2009 00:12:04
Então, conforme eu já mencionei anteriormente, o palácio de d. Pedro, em Itapura, foi totalmente reestaurado na década de 80 e ficou muito bonito, porém, ele ficou desocupado, o que permitiu o vandalismo. Pessoalmente, acho que a CESP e o Governo do estado, deveriam sim, reformá-lo e instalar alí um museu da História da Região e do Complexo Urubupungá, colocando-o no roteiro turístico da região. Por ali passaram centenas de Bandeirantes pois trata-se da desembocadura do rio Tietê, no rio Paraná. Quanto à Administração da cidade, vejo que o Juca e o Fabrício reclamam, e com toda razão. Entretanto, não devemos esqueçer que é o próprio povo que coloca "essa gente" no poder. A propósito, que tal os Itapurenses se unirem para entrar em contato com o CONDEPHAAT - Ouvidoria através do E-mail: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

Lindomar

Lindomar

12/11/2009 15:22:49
Pessoal,macaco enrrola o rabo e senta em cima.Eu sei que algum de vcs ja quiz assentar na cadeira do Prefeito.Ja olharam em volta da casa de vcs e viram quanta sujeira. Será que é só o prefeito que tem que arrumar a cidade!Já prestaram conta que os vereadores responde pela cidade e ninguem os cobram!Restaurar monumentos histórico é muito rico para a cidade, levanta a moral de quem está no comando pelos "turistas".Já observaram que ITAPURA é vista como uma cidade CARENTE pelos "turistas"!Será que é só a falta de arrumar a cidade; restaurar monumentos que a carência da população acaba?Já fizeram alguma visita para alguma pessoa carente de: moradia,de alimento, de saúde e perguntou para ela o que ela prefere,votar na verba para resturar a cidade ou na verba para a saúde? Meus amigos,somos um povo heróico,brado,retumbante. Não julgue,vamos nos unir e dar as mãos. EU TAMBEM AMO ITAPURA.Célia.

Fabricio de Olveira Araujo

Fabricio de Olveira Araujo

15/09/2009 20:52:16
Sou de Itapura amo minha cidade mais que pela que o prefeito atual esta deixando a cidade desaparecer .
tenho um Irmão vereador e sei que ele tem a mesma vontade que eu tenho de mudar Itapura mais uma andurinha não fais verão sozinha .Itapura vai mudar!!!

Juca mineiro

Juca mineiro

08/09/2009 10:47:53
os ultimos prefeito dessa cidade, só levaram a verba,e não fizeram nada para melhorar a cidade

Antonio francisco da silva

Antonio francisco da silva

02/09/2009 17:13:50
imagina eu que nasci nesta fantastica cidade, estudei o primario. hoje quando visito fico muito triste com todo este abandono.ontem quando passou no bondia sao paulo, o pouco que passou...usina hidreletrica, salto que eu sempre acho mais bonito do que foz-pr e olhando aquela caixa dagua no centro do lago, lugar que nasci. que tristesa

Daniel

Daniel

30/08/2009 23:09:59
Então, o palácio de Itapura foi inteiramente recuperado na década de 80 e ficou muito bonito. Infelizmente, devido aos vândalos, ele ficou novamente do jeito que se encontra. Acredito que está faltando cidadania e respeito à nossa história. Este belíssimo marco da nossa história poderia ser novamente retaurado e ocupado como museu da história e museu do Complexo Hidroelétrico de Urubupungá.

Valdeval zacarias da silva

Valdeval zacarias da silva

18/07/2009 13:24:40
meu nome: valdeval zacarias da silva, eu estou com 65 anos, pois nasci em paranapolis proximo de andradina no ano de 1944.
quando eu tinha 7 anos , em 1951 fiquei conhecendo o palacio d. pedro, aquilo era lindo e hoje fiquei sabendo o estado que esta o palacio, isso corta o meu
coraçao.
eu resido em sao paulo a 48 anos , sou comerciante,vou
levar aos conhecimento do sr. governador jose serra o que esta acontecendo com o palacio d.pedro ai em itapura

Celeste

Celeste

13/07/2009 11:30:11
Morei em Itapura toda a minha infância, e não poderia ter sido melhor, é uma pena que o descaso dos políticos para com a cidade ainda esteja presente, moro em Ilha Solteira agora mas, tenho muito carinho por essa nossa Itapura que precisa tanto de nossa ajuda!!!Abraços.

Aparecida Duarte Cardoso

Aparecida Duarte Cardoso

18/06/2009 21:57:24
Vivi belos momentos, pois na infância morei e iniciei meus estudos em uma escola rural no Saltinho, Fazenda do Sr. João Soares, dentro da ilha. Tenho saudades do "salto grande" e daquelas maravilhas que foram engolidas pelo progresso. Sou residente em Ilha Solteira e sou proprietária de imóvel nesta cidade, hoje com certeza a região de Itapura seria um dos maiores "polos turísticos" do Brasil, com suas belas cachoeiras, praias naturais e o paraíso da pesca.

Wilson Alves Cardoso

Wilson Alves Cardoso

18/06/2009 21:31:11
Eu sou natural da zona rural de Entre Rios desde Outubro de 1951-Hoje município de Itapura. Acompanhei toda a transformação desta cidade (desde a cidade velha até este momento). Meu pai ainda é proprietário rural no mesmo local.
Hoje resido em Ilha Solteira, mas sou proprietário de casa nesta cidade e confesso que amo-a de coração. Precisa de investimentos do governo e empregos para os jovens, pois a maioria tem de aventurar para regiões distantes a procura de melhores condições de vida.
Itapura tem uma história e não pode ser esquecida. Espero um dia ver isto acontecer.

ELMO ALVES CORREIA

ELMO ALVES CORREIA

25/05/2009 16:23:05
Morei em Itapura dos meus 02 anos até os 14 anos, quando eu vejo a situação que esta o Palacio totalmente abandonado pelas autoridade de Itapura, povo de Itapura não deixe o palacio desabar. Meu apelo que faço, hoje morei em União dos Palmares,Alagoas onde fica situada a Serra da Barriga, onde morava o Quilombo dos Palmares um marco da raça negra mundial o Zumbi... Um abraço a todos e quando retorna a Itapura quero ver este Palacio restaurado......
Elmo Alves Correia eu sou cidadão de Itapura por isso posso fazer minha reinvidicação..

RONALDO EUGENIO

RONALDO EUGENIO

14/05/2009 13:51:53
A ,TODA VERDADE NAO DEVE SER ENCARADA COMO CRITICA;POIS AS GRANDES MUDANÇAS OCORIDAS EM NOSSO PAIS SE DEVEM A PESSOAS QUE TIVERAM CORAGEM DE SEMPRE SEREM VERDADEIRAS.PARABENS PARA OS REDATORES FUIIIIIII

RONALDO EUGENIO

RONALDO EUGENIO

14/05/2009 11:16:55
AMO ESSA CIDADE DE PAIXAO,PENA Q TEMOS MAIS DE 40 ANOS DE DESCASSO E ABANDONO PELO EXECUTIVO E LEGISLATIVO MAIS UM DIA ELES CAIRAM NA REAL QUE NOSSO MUNICIPIO PODE SE TORNAR UM POLO TURISTICO.MAIS ATE LA VAMOS AOS TRANCOS E BARANCOS,E UM FORTE ABRAÇO A TODA POPULAÇAO ITAPURENSE E NAO PERCAM A FÉ FUIIIIIIIII

EDSON ANTUNES

EDSON ANTUNES

14/05/2009 10:25:30
saudades de itapura , quando criança morei na ribeirinha do saltinho hoje com certeza coberto pelas aguas do tiete estudei na escolinha de itapura morro de saudade deste lugar,mas quem sabe um dia voltarei para rever o meu lugar de criança que as autoridades de itapura ou do estado cuidem do patrimonio histórico desta tão saudosa cidadezinha do meu coração.

BERE

BERE

22/04/2009 21:50:14
Morei em itapura até o ano passado mas minha familia é toda de lá.... e realmente adorei este site..

Nayara

Nayara

07/04/2009 06:55:35
Amo a minha cidade, nasci em ilha solteira e fui criada aqui, ñ tenho o q falar da cidade em si, mas o q desanima são as administrações imperfeitas, estou aqui a 22 anos e espero melhoria neste lugar, uma cidade turística ñ deve ser abandonada, gente vamos mudar isso, turístas voltem e nos ajudem a reerguer esta bela cidade. Obrigada!

Milton

Milton

26/03/2009 21:01:21
A coluna está muito bem elaborada, mas as fotos muito bonita por sinal, nâo representa o verdadeiro estado de abandono que está essa cidade. Frequento a cidade à mais de 20 anos e pouca melhoria pode ser visto, a praia e a praça que vivia lotada de turista, hoje se encontra em estado de abandono, coisa que se pode constatar em toda a cidade. Portanto, povo de Itapura, atenção na hora de eleger os governantes, e combrem destes atitudes e melhorias, pois a cidade parou no tempo!!!

Thaisa

Thaisa

23/02/2009 19:48:07
Ola na escola estamos falando de cidades q sumiram apos represamento de agua ai a prof mando nós persquisarmos varias cidades

Bruna

Bruna

21/02/2009 16:12:44
essa cidade deve ser linda

Adriana

Adriana

30/01/2009 17:58:39
Adoro esta cidade, fui criada nela e meus avós ainda moram ai. Acho a cidade uma delicia para relaxar sair da loucura que é Ribeirão Preto. Fico triste quando chego ai e vejo que os prefeitos não estão cuidado bem dela, pois o pessoal sai de São Paulo para ir curtir o carnaval e eles não fazem nada para melhor os pontos turisticos, deixaram as algas tomarem conta da barranca do rio, mas mesmo assim vou todo ano para lá. Um lugar como poucos, onde se pode ver as estrelas como se estivessem no seu quintal.

EZIO SOARES

EZIO SOARES

20/01/2009 16:23:19
MEU SOGRO SEMPRE FALAVA PARA MIM DO PALACIO DE ITAPURA NO DIA 19.01.2009 FUI ATÉ A ITAPURA PARA VISITAR O PALACIO, PARA MINHA TRISTEZA O MESMO ESTA NO PURO ABANDONO NOS TEMOS QUE LUTAR PELA RESTAURAÇAO POIS DEIXARAM ACABAR UM MARCO DA HISTORIA DESTE PAIS.

Ze ivan

Ze ivan

10/01/2009 22:11:07
eu amo a cidade de itapura,eu nasci e me criei nesta cidade,agora eu moro na ilha,sempre que eu posso,eu minha familia vamos passear em itapura,só que os 3 ultimos prefeitos esqueceram da cidade,itapura tem que melhorar

Vi

Vi

30/12/2008 11:32:30
Oi Gabi!!!
vc não sabe interpretar um texto e vc não tem que mandar niguem calar a boca não!!!pois e pura verdade!!!

Victor

Victor

22/12/2008 13:27:45
creio que esses politicos tenham que tomar vergonha na cara e parar de roubar e fazer alguma coisa pela nossa cidade

Edna santos moreno

Edna santos moreno

16/12/2008 08:26:33
É, o Palácio tem q ser restaurado. Sou de Andradina ,conheci o Salto de Itapura quando era criança e não o esqueço. Que tal fazer um abaixo assinado? Grata

Gabi

Gabi

13/12/2008 18:43:15
Eu acho q esse site esta criticando muito a nossa cidade eu moro em Itapura e vcs tem q respeitar a nossa cidade pq é uma cidade muito pequena e precisa de ajuda e em vez de colocar defeitos vcs tinha q calar a boca e ajudar a nossa cidade a se tornar realmente uma cidade boa apesar de ser pequena. Obrigada

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Olá Gabi, sugiro você reler a Coluna. Sua interpretaçao está equivocada. Nossa intençao é colaborar para uma real melhoria. Cidade grande para nós nao tem nada a ver com qualidade de vida. Que Itapura continue pequena e agradável!