Luminosa entre mistérios e encantos

A bucólica Luminosa na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais - Leguminosa ou Luminosa - Sempre brincando! Vamos direto ao assunto, sem rodeios. - Vamos. Foi uma viagem rápida, enfrentamos uma estrada esburacada, algumas barreiras e muito

  
  

A bucólica Luminosa na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais

- Leguminosa ou Luminosa"

- Sempre brincando! Vamos direto ao assunto, sem rodeios.

- Vamos. Foi uma viagem rápida, enfrentamos uma estrada esburacada, algumas barreiras e muito pedregulho.

- Deve ser, então, um passeio difícil! E valeu a pena"

Sr. Arlindo trocou o agito da Grande São Paulo pela encantadora Luminosa

- E como! São poucos quilômetros em estrada de terra, natureza exuberante e, sem dúvida, o fato de não ter essa via asfaltada fez com que nos sentíssemos realmente viajantes. Em um mundo mais próximo à natureza, perto da imensa São Paulo e no "principinho" de Minas Gerais, como diriam meus amigos de Belo Horizonte.

A sensação de paz no entardecer na Mantiqueira

- Ao longo do trajeto existem muitas casas"

- Não! Não há praticamente nenhuma construção no percurso! Fomos seguindo com cautela por causa da estrada sinuosa e cheia de surpresas: pássaros que pareciam anunciar o final da tarde, galhos de árvores frondosas que balançavam ao sabor dos ventos, cercas de arame farpado que delimitavam as propriedades rurais, tudo isso para que avistássemos de maneira inesperada e surpreendente a fantástica Luminosa, um pequeno distrito do município mineiro de Brazópolis, localizada no meio do vale e cercada de montanhas por todos os lados. Um sonho!

O anúncio de que estávamos no caminho certo

Ciclistas também percorrem o Caminho da Fé

- Como é a vida neste pacato cantinho de Minas"

Igreja de São Benedito

- A rua principal abriga seis bares, onde as pessoas se encontram e trocam idéias. É quase um acontecimento social. De dentro dos estabelecimentos ouvimos o trotar dos cavalos que chegam com seus condutores, cavaleiros protegendo-se do sol com negros chapéus de feltro e esporas nos calcanhares. Seres fantásticos, que parecem surgir de um outro Brasil, mais autêntico. Tranqüilamente, esses incríveis personagens "estacionam" suas montarias junto à Praça e, enquanto os animais repousam, trocam um dedo de prosa aqui e acolá, contando "causos", relembrando antigas histórias, apimentando os comentários mais recentes e vaticinando sobre a produção de seus bananais.

O vilarejo assemelha-se às cidadezinhas nos Alpes Sucos

- E de noite"

- Com o surgimento da lua, tivemos a impressão de estar vivenciando um filme em um lugar paradisíaco. No aconchego dos lares, adivinhamos pessoas conscientes do encanto desta pequena vila, que dá a impressão de recusar o crescimento para preservar a sua qualidade de vida. Uma singela igreja, logo no início da rua principal, encanta a todos com o seu pequeno jardim, onde as rosas parecem reverenciar o sacro espaço e os santos ali expostos; santos que nos inspiram a repensar nossa maneira afoita de viver junto às grandes metrópoles. A igreja Matriz guarda em seu interior vitrais desenhados com uma arte onde impera o espírito de humildade e de respeito ao próximo.

Igreja Matriz de Nossa Senhoras das Candeias

- É o Brasil simples, em via de desaparecimento...

Dona Ditinha. Quatro gerações em uma família de Luminosa

- Infelizmente! É emocionante ouvir a mensagem, através de um alto-falante em praça pública, que convida os habitantes, os passantes e os visitantes a assistirem a missa das onze.

- E os turistas"

- Não sei se posso denominá-los assim. São andarilhos, peregrinos cristãos que percorrem o Caminho da Fé onde, por dias seguidos, seguem a pé, sozinhos ou em grupos, tendo como grandes companheiros o terço e a oração.

Vitral na Igreja Matriz retrata o nascimento de Cristo

O grande perigo: que os habitantes descaracterizem as edificaões de Luminosa

- Vejo que você voltou fascinado. Por quê"

- Pela beleza do lugar, pela gentileza de seus habitantes e por saber que ainda existem locais quase isolados, embora tão próximos, onde temos a profunda sensação de paz, algo raro no Brasil de hoje.

- Como se chega a Luminosa"

- Prefiro não divulgar, para que este raro e belo lugar não seja devorado pela fúria turística e consumista.

  
  

Publicado por em

Celso Simões

Celso Simões

15/12/2009 12:09:49
Lugar encantador. Sai de lá há 13 anos, vou pouco mas pretendo um dia retornar à este paraiso.

Lucimilton faria carneiro

Lucimilton faria carneiro

09/03/2009 23:14:08
lugar lindo.acho isso,não só porque sou nascido e me criei aqui,mas até hoje,não achei alguém que disese o contrário.