Maceió, uma jóia brasileira

Um diamante que precisa ser mais bem lapidado.

  
  

- Quando surgiu Maceió?

Abundância e alimento para todos.

- No século 17, quando os colonizadores chegaram à maravilhosa região alagadiça dominada pelos mangues e pela Mata Atlântica.

- Qual foi a primeira edificação da capital de Alagoas?

- Construíram uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres. Atualmente ali se encontra a igreja matriz.

Descaso para com o patrimônio histórico.

- Quem habitava aquela região à época?

- Os verdadeiros brasileiros: ameríndios cuja origem constitui uma incógnita na história da humanidade.

- Qual foi o ciclo econômico que contribuiu para a expansão da cidade?

- Agora é demais!!! Parece uma sabatina! Já sou bastante grandinho para responder às suas perguntas professorais.

Fé e religião.

- Que bobagem! Estou apenas testando-o para saber se você está apto a desenvolver o ensaio fotográfico para o guia turístico e cultural de Alagoas.

- Então vamos inverter os nossos papéis. Como se encontra Maceió no século 21?

- É uma cidade privilegiada. A sua orla é belíssima! Seus coqueirais, sua iluminação noturna e seu plano diretor – que proíbe que as edificações tenham mais que sete andares – constituem artifícios que, somados às praias e às piscinas naturais, tornam a cidade um dos principais destinos turísticos do País.

Simpatia e bom atendimento na orla de Maceió.

- Muito bem! Vamos então evoluir em nosso diálogo. Dizem que Maceió tornou-se uma cidade violenta e que já não respeita mais as áreas de proteção ambiental, o que está comprometendo a paz e o bem-estar dos habitantes em seu cotidiano.

- Devo, infelizmente, concordar com você. Ainda não houve por parte dos seus administradores um esforço efetivo para recuperar o centro histórico e as edificações elegantes que, aos poucos, estão ruindo e desfigurando o semblante de Maceió.

Poluição visual no comércio de Maceió.

- Deixe-me citar, desta vez como um estudante, a lista de opções que colaborarão para que haja uma união de esforços efetivos visando a que a capital de Alagoas continue sendo um importante pólo de atrações culturais, turísticas e ambientais naquela porção nordestina do Brasil: Catedral Metropolitana, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja do Bom Jesus dos Martírios, Igreja de São Gonçalo do Amarante, Igreja de Nossa Senhora da Guia...

- E os museus?

O patrimônio despedaçado de Maceió.

- A opção é variada, porém falta um maior cuidado na conservação e manutenção de seus acervos: Museu da História Natural, Museu de Arte Brasileira, Museu Pierre Chalita, Museu Théo Brandão, Memorial Theotônio Vilella, Memorial Pontes de Miranda, Museu dos Esportes, Museu da Imagem e do Som de Alagoas e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

Esforços para a preservação da história de Maceió

- Qual é a sua conclusão?

- É que a cidade é um diamante que precisa ser mais bem lapidado, apesar de seu lindo litoral – Maceió é talvez a capital com as mais belas praias urbanas do Brasil –, de suas lagoas, sua culinária, seu folclore... De qualquer forma, Maceió é uma cidade deslumbrante!

O Palácio do Governo, uma bela edificação.
  
  

Publicado por em

JOSÉ AILTON FERREIRA DO NASCIMENTO

JOSÉ AILTON FERREIRA DO NASCIMENTO

09/05/2011 17:17:15
gente Maceió é uma cidade linda,onde podemos desfrutar das mais belas praias do Brasil,pena que os nossos políticos,não desfrutam delas,se eles aproveitassem não deixaria no estado que ela se encontra.

Juliana Cavalcante

Juliana Cavalcante

21/11/2009 19:37:46
Moro em Maceió e não saio daqui por nada.
Eu acho a cidade linda mas um pouco mal cuidada, acho que todos deveriam valorizar mais.
As pessoas daqui são assim ate por conta da violência mesmo, eu acho que não são muito hospitaleiras por ser um jeito do povo daqui.
Não existe só pobreza aqui
nem só feiura.
nem perfeiçao...
________________________________________________________pessoas deveriam esquecer opiniao e atitudes dos outros e dar valor aos preços e lugares que pagaram para visitar________________________________________________________

Sonia Guerreiro

Sonia Guerreiro

16/07/2009 21:33:27
Estive em Maceió em Abril de 2009. Acho a cidade linda. No entanto, necessita melhorar o saneamento básico. A Hospitalidade não é realmente a melhor. Os taxista não são simpáticos, não nos apresentam a cidade. Limitam-se a conduzir. Sou portuguesa, gastei muito dinheiro para ir a Maceió e fiquei um pouco desiludida. Valeu pelo mar e pelo descanso.

Elisabeth

Elisabeth

15/05/2009 20:25:49
As belezas de nossa terra não se resume apenas a Maceió,nas quais a presença humana, sem a devida conscientização vem transformando com a poluíção, mas se estende por todo o estado de Alagoas,onde existe em
algumas praias,uma beleza natural indescritível.Visitem e procurem não transformá-las.

Aurélio veloso leal

Aurélio veloso leal

12/05/2009 18:55:39
Nordestino que sou, já visitei Maceio várias vezes, bebendo o encanto de suas magnificas praias, desde a foz do São Francisco até a divisa com Pernambuco. É um mar de cor verde-azulada sem igual. Concordo, contudo, com algumas criticas quanto á falta de estrutura para o turismo, como de resto acontece em todas as capitais nordestinas e em outras regiões do Brasil, não sendo exceção a minha própria capital, Salvador. Espero que esses aspectos melhorem no futuro, para que todos os estados brasileiros possam receber melhor os seus conterraneos e os turistas de todo o mundo.

Otávio Teles

Otávio Teles

07/05/2009 10:15:44
Estive em Maceió em 2008 e realmente as praias são lindas, porém, o povo não é hospitaleiro, pois na quase totalidade dos comércios onde fui atendido, senti uma má vontade e descaso dos moradores. Há de ressaltar a grande quantidade de esgoto sem tratamento jogado no mar. Como foi comentado acima o local é lindo mas a falta de estrutura e o pouco calor humano tira a vontade de voltar.

Damáris

Damáris

06/05/2009 14:38:08
Gostaria de ter visto as praias,pq construções históricas não tem nada ver com quem ama natureza.

Abdon de barros monte filho

Abdon de barros monte filho

05/05/2009 16:59:09
conheci as praias de alagoas ainda virgens, belas, o francês era coisa para cinema, hoje estão infectadas de pousadas, hotéis, bares e outras porcarias mais.....

Vania

Vania

04/05/2009 08:40:38
Meu Deus !! vou para Maceió em julho e já estou até arrependida de ter escolhido este destino após ler os comentários - alguém pode me dar boas dicas de passeios para uma semana de férias, com uma adolescente e uma criança de 9 anos ? vbrito@elcano-sa.com.br

Jerfson tito

Jerfson tito

03/05/2009 21:49:38
MACEIÓ, É COMO DIZ ELIEZER SETON, AI QUE SAUDADE DO CÉU,DO SAL,DO SOL DE MACEIÓ. NÃO TEM PALAVRAS PARA DEFINIR ESSA LINDA CIDADE, EMBORA NÃO TÃO VALORIZADA COMO DEVERIA SER. MAS EM BREVE NÃO MUITO TARDE MACEIÓ SERÁ N 1 EM TUDO.

João Batista Filho

João Batista Filho

03/05/2009 15:30:01
Estive visitando Maceio, em 2007, ficando hospedado no Hotel Resort Jatiuca. Achei a cidade bonita e a qualidade e atendimento da rede hoteleira de maceió muito boa
Entretanto, reclamo da deficiencia nos serviços de atendimento aos turistas no aeroporto local, cujos funcionários se mostraram muito desmotivados e pouco interessados em divulgar os atrativos da cidade, atendendo com certa ma vontade e deixando de prestar informações valiosas que poderiam ter tornado minha estadia mais demorada e interessante naquela região.
Já tendo trabalhado como guia de turismo e tambem como informante em postos de atendimento a turistas, sei avaliar a importancia de uma qualificação adequada e de um bom atendimento para fixação de uma boa imagem da cidade.
A reclamar tambem a ausencia de policiamento ostensivo na orla das praias, o que, de certa forma, nos causava um pouco de insegurança , fato este comentado por muitos dos turistas que conhecemos, que visitaram a cidade. Espero que as autoridades locais se atentem para estes detalhes e invistam mais em seus funcionários, para que eles possam prestar um serviço mais qualificado e à altura dos atrativos da cidade.

Marcelo Baptista

Marcelo Baptista

03/05/2009 09:17:10
Fiz uma trip de carro pelo Nordeste em 2008, saindo de São Paulo até o PE. Quando estive em Maceió, passei uma situação complicada: cheguei no feriado de 16 de setembro, se não me engano a fundação da cidade. O que vi foi a praia lotada de gente que se embebedava, bastante lixo na orla, e ao cair da tarde, já com os níveis alcóolicos bem altos, vi uma briga generalizada entre jovens, dois deles armados. Fiquei meio preocupado com aquela situação, e olha que moro no centro de São Paulo...mas as praias são lindas mesmo.

Daniel

Daniel

02/05/2009 13:30:54
Pessoal... concordo com todas as observações acima postadas.
Realmente quanto mais conheço as capitais do Brasil, mais admiro a beleza da cidade em que vivo, principalmente no que se refere aos aspectos naturais...
Contudo, nosso estado passou por décadas de abandono e exploração política, algo q pesou muito na estruturação0 econômica da capital.
Aqui há gente simpática e receptiva, mas também muita pobreza, o que gera um incômodo social todo o tempo.
Como estudioso do turismo, não posso fechar os olhos para as deficiências de nossa cidade, no entanto, tenho certeza de que aqueles que visitam nossa cidade, desde que tenham consciência da realidade social que nos circunda, não se arrependerão de conhecer um dos mais belos destinos turísticos do Brasil.
Sejam bem vindos!!!

Pedro Alves da Silva

Pedro Alves da Silva

01/05/2009 20:46:57
Maceió,sinto saudades de Maceió na década de l980 era muito mais bonita.Revendo esta cidade quase três decadas depois, assustou-me a degradação de tudo,a falta de compromisso de tantos governantes para a manutenção do patrimonio e acervo artistico é uma triste constatação. A violencia tem conseguido afastar o turismo,a curto prazo uma metropole tão linda está em degradação,é um diamante jogado ao abandono.

Maria Angela

Maria Angela

01/05/2009 00:07:52
Eu continuo achando Maceió, a cidade mais linda que já fui!!!Agora é preciso a sua população também achar e tomar conta deste paraiso tão lindo!!!

Sandro Eschenazi

Sandro Eschenazi

30/04/2009 13:49:51
As praias com águas verdes tendendo para esmeralda,impressionam bastante. Dentre as melhores praias podemos citar Guaxuma, e a do Francês. Os points de badalação ficam na Pajuçara.Fora isso na minha opinião o melhor atrativo desta cidade, capital litorânea, é a ausência de caos, estresse e desordem, como a que ocorre em Recife PB.

Talles Goncalves

Talles Goncalves

30/04/2009 13:01:11
O problema não está nos governantes, como na maioria das cidades brasileiras o problema está no povo que troca votos por tijolos e cestas básicas.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Ótima colocação Talles.
Marcia

Marcia

30/04/2009 09:37:24
Maceió...
para atrair turistas.. além das belezas naturais
precisa-se urgente aprender a tratar melhor os turistas, muito locais em q fui, não me senti acolhida. Ao contrário de outras cidades do nordeste que já conheci.
Realmente precisa-se dar atenção devida do governo para este estado...mendigo na praça principal, e dentro dos restaurantes pedindo... a estrada para Maragogi é pessima, mal sinalizada, a noite extremamente perigosa, neste mesmo caminho o desmatamento desenfreado e por fim carro quebrado é lindissimo mas tb sem estrutura nenhuma nem para os guias locais trabalharem ..muito triste
Achei alagoas muito bonito, mas por conta da estrutura e do atendimento não tenho vontade de voltar...

Sérgio

Sérgio

29/04/2009 13:23:07
Maceió é simplesmente linda. Reunião em um só lugar de belas praias, gente amável, natureza exuberante, recursos urbanos. Porém em meio a tanta exuberância percebe-se imagens de deterioração do patrimônio histórico e poluição visual e ambiental. O povo é simpático e receptivo, porém a desigualdade social e gritante. Realmente Maceió é uma jóia que precisa ser melhor lapidada.

Stefano

Stefano

27/04/2009 11:56:16
Deveriam ensinar o povo de colocar o lixo na lixeira. Melhorar o serviço aos cliente e combater a violência que agora está mais alta.