Manaus entre superlativos amazônicos

Os camelôs tomaram conta do entorno do Mercado Em breve o Brasil recuperará mais um patrimônio cultural O descontrole permite que a poluição visual tome conta da cidade - O Brasil está dividido em cinc

  
  

Os camelôs tomaram conta do entorno do Mercado

Em breve o Brasil recuperará mais um patrimônio cultural

O descontrole permite que a poluição visual tome conta da cidade

- O Brasil está dividido em cinco regiões, estou certo"

- Sim, senhor!

- Qual é a maior delas"

- Esta é fácil: a região Norte!

- E qual é o maior Estado do Norte brasileiro"

Os vitrais em art-noveau remetem ao passado áureo do imóvel

- O Amazonas, cuja capital, Manaus, é a maior e mais rica cidade dos nove Estados amazônicos, que são: Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins e o próprio Estado do Amazonas.

- Acertou. Muito bem! E qual é a mais dinâmica cidade da região"

- Manaus. Por ali, tudo é superlativo! No Amazonas, corre o maior rio do mundo, encontra-se a maior floresta tropical do planeta – que abriga a maior quantidade de água doce da Mãe Terra –, encontram-se também as mais belas mulheres do Brasil...

Intervenção artística em casario de época no centro de Manaus

- Acho que você está exagerando!

- Não estou, não! A mestiçagem em solo amazonense possibilitou o surgimento de belíssimas criaturas: cabelos negros, lisos e longos, pele bronzeada, perfis incas mesclados ao charme da mulher latina com alma ameríndia...

- Tudo bem! Mas, apesar de todos esses atributos locais, me parece que a capital amazonense está muito desleixada. Os camelôs e vendedores ambulantes invadiram as mais belas praças; os habitantes utilizam as vias públicas como depósitos de lixo, embora os heróicos garis as tornem, diariamente, um exemplo de limpeza e de civilidade que só é visível ao longo da madrugada, quando muitos ainda dormem para, no dia seguinte, voltarem a macular a imagem da cidade...

Vista panorâmica de Manaus'

As fachadas comerciais poluem o entorno do Adolpho Lisboa

- E o patrimônio histórico"

- Durante décadas, o desinteresse pelas edificações de outrora fez com que a cidade fosse perdendo suas características culturais. Entretanto, de alguns anos para cá, tenazes benfeitores, com suas lúcidas mentes esclarecidas, iniciaram um movimento competente de restauro, de reordenamento dos espaços urbanos, e gradativamente Manaus está recuperando o brilho do charme perdido.

Mercado Adolpho Lisboa refletido em poça dágua

Manaus ainda guarda um pouco da elegância de seu passado

- Como assim" Cite alguns exemplos.

- Pois não! A Praça onde se encontra o espetacular Teatro Amazonas é certamente o mais belo espaço público da Amazônia brasileira. Ao entardecer, o céu rosado se confunde com a cúpula auriverde do acervo arquitetônico, e a sensação de paz é plena. No presente momento, assistimos à recuperação do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, construção em estilo art nouveau que nos relembra o extinto mercado Lês Halles, de Paris que, apesar de sua cultura milenar, pôs abaixo aquele espaço popular, cultural e autenticamente francês da Cidade Luz.

'Detalhe arquitetônico do Mercado

-Nossa! É uma felicidade, então, constatar que as autoridades locais estão finalmente cientes da importância e do brilho da história do antigo Lugar da Barra.

- Sem dúvida! Parabéns, Manaus! Parabéns aos manauaras, aos amazonenses e a todos aqueles que escolheram essa cidade para viver!

  
  

Publicado por em

Yoga

Yoga

22/11/2009 07:45:13
A região Norte é uma das cinco regiões brasileiras. É formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. E não nove estados [ O Amazonas, cuja capital, Manaus, é a maior e mais rica cidade dos nove Estados amazônicos, que são: Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins e o próprio Estado do Amazonas. ] como descrito na matéria !!

abraços !!