O Juiz de Fora: um competente magistrado

A precária questão política contrasta com as belezas culturais da cidade

  
  
Vista geral da cidade

- “Prefeito de Juiz de Fora renuncia para evitar cassação!”

- Onde você leu isso?

- Na internet, nos jornais, ouvi da boca do povo. Necessita-se de um juiz de fora...

Região central de Juiz de Fora maculada pela poluição visual
Os edifícios históricos também sofrem encobertos pela propaganda indevida

- Você e suas brincadeirinhas. A questão é séria. Nossas cidades, uma boa parte delas, estão em mãos de pessoas sem escrúpulos que aproveitam da ignorância e falta de cultura dos eleitores para tirar proveito do cargo político através de ações ilícitas e em benefício próprio.

- Pois é meu amigo. O pior é que o estado de Minas Gerais está cada vez mais conhecido como o berço da corrupção no Brasil. Vão se dando jeitinhos, jatinhos e mais jeitinhos...

Personagens ilustres locais


- Dizem por aí que, juntamente com Niterói e outras cidades brasileiras,
Juiz de Fora é um dos melhores lugares do Brasil para se viver. A vida cultural é intensa, há excelentes entidades de ensino (escolas, universidades, cursos de idiomas), porém politicamente...

Edifícios militares de Juiz de Fora
Estação Ferroviária
Na avenida Deusdedith Salgado a publicidade invade a via de tráfego rodoviário

- Não vamos falar de política agora. A Manchester Mineira (êta provincialismo sô!), a Atenas de Minas (êta presunção sô!), o Farol do Continente (aí já é demais...) o Primeiro Sorriso de Minas (agora gostei!), são alguns dos “apelidos” da deliciosa cidade.

Resquícios de uma outrora bucólica cidade mineira

- Lá vivem mais de 500 mil pessoas onde, belas mineiras e mineiros dinâmicos, representam uma maneira especial de se viver. Recentemente parte do patrimônio histórico arquitetônico foi recuperado como o Cine Theatro Central, sem dúvida a mais interessante casa de espetáculos de Minas Gerais e um das melhores do Brasil.

- Agora sim a conversa está ficando interessante. Cultura meu amigo; você já foi ao Museu Mariano Procópio?

-Já meu caro.Tive o privilégio de conhecer parte do seu belíssimo acervo que contém obras valiosíssimas, dignas dos grandes museus internacionais: móveis, vestuário, objetos, utilitários e jóias entre outras preciosidades.

- Juiz de Fora surgiu após o desenvolvimento do Caminho Novo da Estrada Real. O pequeno povoado chama-se Caminho Novo da Estrada Real e por lá os visitantes descansavam e se abasteciam para levar ou trazer mantimentos ou carregar o resultado da exploração aurífera que seria escoada para a Europa através do Porto do Rio de Janeiro.

- E o juiz de fora?

- Parece que um magistrado competente, na época (século 18), exercia as funções de juiz de direito e ficou tão conhecido – e reconhecido – que sua atuação manifestou-se na denominação da cidade a partir de 1865.

- O que mais posso fazer em Juiz de Fora?

- Vá ao mirante São Bernardo e admire a cidade lá do alto. Descanse no Parque de Lajinha, conheça o Centro de Estudos Murilo Mendes, não deixe de apreciar os documentos históricos,

cédulas e moedas do Museu do Credireal e, se ainda houver tempo, visite o Museu Etnológico, o Museu do Folclore e também o Museu de História Natural da Academia.

- Tudo isso em apenas dois dias?

- Não meu conterrâneo mineiro. Passe uma semana inteira em Juiz de Fora. Faça novos amigos. Garanto que voltará várias vezes!!!

  
  

Publicado por em

Marcelo Marques

Marcelo Marques

10/10/2014 10:45:52
Vista parcial da cidade. Ou melhor dizendo: Bairros de São Mateus e Bom Pastor ao fundo. E não vista geral, como mencionada na primeira foto. Vide- google. Att.

Roberto

Roberto

28/12/2009 14:44:52
Olha vi seu empenho em nos mostrar o descasso com o patrimônio histórico brasileiro, e de dou os parabéns, por isso poucas pessoas se importam, nem mesmo as autoridades se importam, gostaria que viesse a minha cidade para tirar essas fotos também!

Jose roberto de oliveira

Jose roberto de oliveira

05/11/2008 14:34:20
O Faisao Dourado tem a melhor comida de JFora !!!

Silvanea

Silvanea

09/10/2008 17:22:24
Minha cidade além de contar com uma parte cultural de suma importância, tem também uma comida MINEIRA ""M A R A V I L H O S A "", venha conhecer os vários restaurantes e apaixone-se por esta cidade.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Olá Silvanea, um dos melhores frangos caipiras eu degustei no centro de JF. Uma pena que não me recordo o nome do local. Um abraço www.brasilzao.com
Flávio Gomes

Flávio Gomes

07/10/2008 12:45:39
Olha em julho passado estivemos ai (eu e esposa) gostei muito da localização da cidade que fica num vale e os morros ao redor lembram muita coisa sobre o nosso Brasil adoramos... vale a pena sim dar uma "esticadinha" até Juiz de Fora, abraços