Óbidos ou Óbidos? Óbidos!

Óbidos, cidade paraense às margens do rio Amazonas

  
  

Óbidos ou Óbidos? Óbidos!

- Quem nasce em Óbidos o que é?

Ares de colonização portuguesa na Óbidos brasileira

- Obidense.

- Onde fica Óbidos?

Vida tranqüila na agradável cidade

- Em Portugal.

- Em Portugal? Engano seu! Óbidos fica no norte do Brasil, no Pará.

Descaso da administração local para com o Patrimônio Histórico

- Acalme-se. Uma das mais belas cidades de Portugal é Óbidos. Ali se encontra um maravilhoso castelo rodeado de casinhas caiadas de branco. Janelas manuelinas, fachadas imponentes, e, na primavera, as trepadeiras que parecem derramar felicidade pelos muros que carregam histórias medievais que foram espelho de vitórias, guerras, amores e paixões contidos em povos de sangue quente.

A religiosidade acompanha o cotidiano dos obidenses

- Estou calmo. Porém, saiba que o Pará, em toda sua exuberância, abriga às margens do rio Amazonas casarios, também históricos, que representam a presença portuguesa no coração da Amazônia. É a nossa Óbidos! Fundada em 1697, a cidade se debruça na parte mais estreita daquele mundo de águas que atinge uma profundidade de 70 metros. Era o ponto estratégico para a cobrança do tributo que era devido à Coroa Real Portuguesa.

Cidade de mercearias e de produtos amazonenses

- Na minha Óbidos portuguesa – a verdadeira Óbidos! –, viveram mouros durante a ocupação islâmica. Sangue Azul e força braçal contribuíram para as manifestações culturais, como o Mercado Medieval, a Semana Santa, o Festival de Ópera, além de outras manifestações que levam milhões de pessoas a visitar, descobrir ou voltar àquela cidade fascinante.

Local estratégico do Rio Amazonas: 1,8 quilômetros de largura e 75 metros de profundidade

- Bobagem. A minha Óbidos portuguesa exala cultura em suas ruas antigas e sinuosas, nas pequenas mercearias, na Igreja de Nossa Senhora de Sant'Anna e na Capela do Bom Jesus, que abençoam o quotidiano dos obidenses. Aqui a culinária é muito rica, os pratos à base de “Frutos do Rio” são deliciosos além do convívio que temos com a natureza virgem, com os igarapés e suas águas límpidas e transparentes e com os lagos esverdeados das redondezas desta urbe que se encontra dentro de uma das mais fascinantes regiões do Planeta..

O transporte fluvial é vital da região amazônica

- E daí? Aqui nós praticamos golfe em um dos mais completos e melhores campos de 18 buracos do território europeu. Os frutos do mar e pescados contribuem para a deliciosa cozinha, que se completa com carnes de cabrito, além de excelente confeitaria à base de ovos e com frutas regionais.

- Frutas regionais! Não me faça rir. Você conhece as frutas da Amazônia?

Detalhe arquitetônico do casario

- Ok! Está bem! Se formos partir para esta linha de discussão, eu vou acabar levando uma sova com seus argumentos. Melhor deixar como está: cada Óbidos com sua característica própria, com seus atrativos, suas qualidades, sua gente hospitaleira...

- Pois é! E cada uma, à sua maneira, tão encantadora quanto a outra!

  
  

Publicado por em

MARIA

MARIA

02/06/2012 18:10:03
tenho orgulho dessa terra querida, quem nasce dela jamais esqueci e nunca vai esquecer suas raizes é isso que fale

Sebastião p paiva .

Sebastião p paiva .

18/04/2012 21:36:22
eu gostaria de voltar a ser criança mas uma vês para poder brincar nesta cidade tão bonita onde eu nasci olha tenho parentes tenho amigos la no bairro santa t. tenho pessoas muito querido familia José uorive

Manoel ( manduca)

Manoel ( manduca)

16/09/2011 23:58:27
sou obidense e moro a 20 anos em manaus mas a saudade que tenho da minha Óbidos é enorme ( um dia ainda volta ao começo)

Cléuerson

Cléuerson

17/11/2010 14:25:27
óbidos tem o melhor carnaval de rua do Pará, que é o Carnapauxis um carnaval tradicional e com muita alegria e sem violência. Venhan conhecer!!!!!!!.
Óbidos espera por todos pois é uma cidade que acolhe bem todos os visitantes.

Rita

Rita

04/10/2010 14:31:48
Gostaria de uma ajuda das pessoas da cidade de obidos, pois minha mãe foi trazida do interior para trabalhar em casa de família com 13 anos de la pra cá ela perdeu contato com todos da familia, gostaria de saber se tem alguém que possa me ajudar.

J Evaldo

J Evaldo

28/08/2010 21:25:08
Sou obidense e há vinte anos moro em Belém. Estou morrendo de saudades dessa maravilhosa cidade

IVA

IVA

13/07/2010 00:56:49
OLHA A NOSSA ÓBIDOS PARAENSE É UMA RÉPLICA DA PORTUGUESA COM UM DETALHE: A NOSSA GENTE...UM ENCANTO E SEM TROCADILHOS RSRSR

Gizele Guedes

Gizele Guedes

30/03/2010 14:58:18
O município de Óbidos carregar a presença dos colonizadores portugueses em seus antigos casarões. As riquesas dos detalhes é impressionante. Parabéns pelo excelente trabalho de divulgar as belezas paraenses.

Alex Cunha

Alex Cunha

07/02/2010 11:02:58
Muito bom!!!apesar de ser do Pará não conhecia essa Historica cidade.

Julia soares

Julia soares

09/11/2009 23:17:52
Sou de Obidos gostei das apresentções,gostaria que minha cidade fosse mais divulgada,nosso carnaval e o mais bonito da região norte.

Viajante Do Tempo

Viajante Do Tempo

09/03/2009 16:23:45
Você conhece uma cidade que foi desaparecida por causa de enchente sem ser Santa Catarina!

Gilda

Gilda

27/11/2008 18:23:42
Olá,
cionheci óbitos pela TV durante a Caravana do JN, e espero que a foto que a Pedro Bial tirou com uma moradora daí, acho que Josélia,tenha chegado até ela. Quem me ajudou a localiza-la foi a Radio de Tocantins!!
abraços e um dia conhecerei este Norte maravilhso de nosso Brasil!
Saudações Cariocas - Gilda - RJ

Armando Seixas

Armando Seixas

25/11/2008 16:07:11
não vamos polemizar, mas a nossa Obidos Paraense é muita linda, hospitaleira, exala cultura, povo trabalhador e honesto, que tem como padroeira NOSSA SENHORA DE SANTANA, a MÃE DE DEUS, com vários festivais durante o ano etc etc.