Salvador ou Guiana? Guiana e Salvador

Um paralelo entre a Guiana e a Capital baiana

  
  
O Farol da Barra
Vista do Centro Histórico de Salvador

- Amigo, a minha sugestão é que escrevamos hoje sobre a Guiana. O que acha? Tive a oportunidade de pisar em terras guianenses quando estava em Roraima, recentemente, para o registro visual que estávamos desenvolvendo sobre esse Estado. Sugiro, inclusive, que o nosso artigo dessa semana seja: “Guiana, a África Britânica das Américas”.

Porto da Barra<br />

- Discordo deste título. Todos nós sabemos que a colonização britânica na África foi traumática. Além do mais a Guiana é um país da América do Sul que aos poucos – como nós, brasileiros – está evoluindo e se posicionando como nação desta porção enorme de terras. É um país amazônico e, portanto, tem uma natureza exuberante com uma flora riquíssima. Sua história, como nação independente, é recente e remonta a 1970 quando tornou-se República. Prefiro então voltar para essas bandas de cá e dissertar sobre Salvador.

Cúpula da Santa Casa da Misericórdia

- De novo? Já falamos tanto sobre a capital baiana...

- Pois é, mas nunca é o bastante. Quanto mais vou a Salvador, mais apaixonado fico por essa deliciosa cidade histórica. Salvador, novamente, vive um momento de intenso turismo e de muita visitação por parte de estrangeiros e de brasileiros. Com o aumento do dólar...

- Mas, e a Guiana?

Detalhes da academia de ginástica Vila Forma

- Voltamos a dialogar sobre essa nação oportunamente e em outra ocasião. Antes, desejo seguir para Georgetown, conhecer mais sobre esse País mestiço que foi povoado, inicialmente, por ameríndios, invasores europeus, negros escravos e imigrantes indianos. É tão fascinante, como a nossa querida Bahia.

- Tomara que a Guiana não destrua o seu patrimônio natural e adultere a sua costa como fez a capital baiana. A orla soteropolitana está horrível, descaracterizada, suja, desfigurada. É uma lastima!!!

O sonho de descobrir a América do Sul

- Acalme-se. Salvador está esplêndida. Por outro lado o Porto da Barra e a própria Barra foram competentemente revitalizados; as praças estão bem cuidadas, a cidade está limpa para os padrões brasileiros e o céu continua azul anil e a Baía de Todos os Santos continua maravilhosa! Adoro Salvador.

- E o Centro Histórico?

Representantes da EMTURSA e o editor

- Sobre esse assunto também temos boas notícias. O bairro do Santo Antônio Além do Carmo é o próximo coqueluche local. Vários casarões foram comprados e estão sendo restaurados. As pousadas da Rua Direita de Santo Antônio são charmosíssimas e no dia 16 de Dezembro último, Eric Gouguenheim, um herói, guerreiro, acompanhado de sua bela esposa inaugurou mais um espaço cultural para nós todos: o Café des Arts. Na ocasião do evento de abertura cerca de 300 pessoas prestigiaram o esforço dos verdadeiros amantes da cultura na cidade de Salvador. Adoro a Bahia!

Forte São Marcelo

- Não seja redundante. Você já repetiu antes que gosta da Bahia e de Salvador, mas... e a Guiana?

- Deixe-me conhecer o país, visitar os montes Pacaraíma que atingem 2772 metros de altitude - bem na fronteira com o Brasil - visitar as cataratas de Kaieteur e navegar pelos rios caudalosos de seu interior.

A bandeira da Guiana, país vizinho do Brasil

- O que significa Guayanas?

- No idioma indígena, terra das águas.

- Águas? Não vejo a hora de voltar para a Baía de Todos os Santos.

Chegando na Guiana pela fronteira com Roraima

- Seu chato! Um de meus sonhos é o de conhecer o carnaval guianense e embalar-me nos sons do calipso.

- E o Axé? E o carnaval de Salvador? (Risos rsrsrs...)

  
  

Publicado por em

MANU LIBORIO

MANU LIBORIO

16/07/2010 09:26:15
REALMENTE,SALVADOR É LINDA.MINHA CIDADE NATAL,E DE ONDE NÃO PRETENDO SAIR NUNCA.CADA VEZ QUE ANDO EM SUAS RUAS ME APAIXONO MAIS POR ELA,É COMO SE A CADA DIA COISAS NOVAS FOSSEM DESCOBERTAS EM LUGARES QUE PASSO DESDE QUE ME ENTENDO COM PESSOA,SÓ LAMENTO A FALTA DE EDUCAÇÃO DE SEUS MORADORES QUE TEIMAM EM NÃO RESPEITAR A SUA EXPLENDIDA BELEZA.