Santa Fé do Sul - Um bom destino Paulista

Cidade referência em qualidade de vida e turismo no Estado de São Paulo

  
  

Santa Fé do Sul - Um bom destino Paulista

Adélio Sarro, artista com diversas obras espalhadas pela cidade

- Voltei da Espanha extremamente criterioso e exigente sobre o lugar ideal para eu morar no Brasil.
- Não está feliz com seu quotidiano em São Paulo?

Alunos retornam ao School Bus após visita a Estação Ferroviária
Bandeira do Brasil ornamenta a entrada da Prefeitura
Chuveiros temáticos no Parque Ecoturístico

- Na cidade de São Paulo? Não estou satisfeito, não! A capital paulista certamente está longe de ser o local ideal para se viver. A tensão causada pelo cotidiano frenético e insano da gigantesca metrópole me faz pensar em buscar outra região, outra cidade, onde ter o meu ponto de referência.
- Já encontrou?
- Desde que cheguei de Madri não penso em outra coisa. Imaginei construir um refúgio no sítio de meus tios, em Pouso Alegre, Minas Gerais, ou em uma localidade onde houvesse um projeto de desenvolvimento sustentável com moradias ecológicas.

Aquário ao ar livre expõe espécies de peixes da região
Prefeito Itamar Borges

- Já estou imaginando. Nessa sua última aventura corrida em companhia de Pâmela, fiel escudeira nessa viagem de registros do potencial turístico do Estado, você encontrou a cidade dos seus sonhos. É isso?

- Não seja irônico! Mas é mais ou menos isso mesmo! Bem próximo das fronteiras de São Paulo com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, encontra-se a pacata Santa Fé do Sul, uma cidade ainda jovem, que completou 60 anos no último dia 24 de junho, relembrando a data em que o Frei Canuto celebrou a missa que consagrou sua fundação. O nome é uma homenagem a Antônio Sales Filho, deputado estadual que lutou para que o povoado se emancipasse e fosse elevado à condição de município. O “s” de Sales se transformou em Santa e o “f” de Filho em Fé. Como já existia uma vila com o nome de Santa Fé, acrescentou-se “do Sul”. Surgia então Santa Fé do Sul. Hoje em dia, Santa Fé impressiona. Pela limpeza, pela organização e, sobretudo, graças aos esforços realizados para satisfazer a população, tornando a educação, o ensino, acessível a todos os habitantes. Os locais de lazer e de turismo foram adaptados às necessidades de higiene e de ócio. O lago artificial de Ilha Solteira propiciou o desenvolvimento do potencial turístico da cidade. Bares, restaurantes, áreas de camping convivem, entre outras ofertas, em harmonia com as necessidades básicas indispensáveis à urbe: coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água para todos, e, pasme!, assistência médica para toda a população de Santa Fé! Não é formidável?

Monumento Marco Zero apresenta painéis sobre Santa Fé do Sul<br />

- Nossa! Vejo que está realmente feliz com o que conheceu. Soube também, para complementar o seu relato, que a Fundação Municipal de Ensino e Cultura, a FUNEC, oferece cursos de graduação em várias áreas como Direito, Odontologia, Turismo e Administração. Poderíamos palestrar lá e apresentar o “BrasilZÃO”. O que acha?
- É uma boa idéia! Adoraria realizar um evento “misto” que reunisse pessoas da terceira idade e jovens universitários. A Universidade Aberta à Terceira Idade poderia nos acolher, para levarmos a esses públicos de idades diferentes – porém com algo em comum – o desafio de aprenderem a aplicar os seus conhecimentos na busca de soluções para o bem-estar da comunidade.

Conjunto de esculturas retrata ofícios dos primeiros habitantes
Obra exibe um dos mais representativos peixes da região, o tucunaré
Harmonia entre elementos urbanísticos e a natureza

- Pois é! E Santa Fé ainda pode ser, também, considerada a Cidade das Águas. Generosamente, as bacias dos rios São José, Jacu-Queimado e Ponte Pensa permitem que se pratique pesca esportiva, passeios em balsa e em barcos, o que nos possibilita relaxar e ser felizes na Estância do Sol. A Mata dos Macacos, o Parque Ecoturístico das Águas Claras e o Museu a Céu Aberto estão entre as atrações do universo agradável de Santa Fé do Sul.

- Vejo que você está bem informado. Admirei também o trabalho do arquiteto Lima Bueno, da cidade de São José do Rio Preto. Ele é o responsável pelo Portal de Entrada da cidade, que nos encanta ao chegarmos. Vários são os monumentos alusivos a temas e datas importantes, como o Marco-Zero, de autoria do artista Adélio Sarro, que retrata os 60 anos de trajetória da cidade, ou o poético Caminho das Águas, que nos conduz ao Parque Ecoturístico, bela área de descontração e de lazer para todos.
- Agora compreendo a sua empolgação. Quem sabe não seria essa a cidade onde “fincar o seu mastro”?
- O que quer dizer com isso?
- Em Santa Fé do Sul talvez você possa encontrar o seu ponto de referência, o seu ninho de quietação após inúmeros sobrevôos pelo Brasil afora.
- É verdade! Como aquela pomba solta por Noé, no episódio bíblico do dilúvio, que depois de dias voando encontrou um ramo onde pousar e descansar...

  
  

Publicado por em

Rosangela ferrarezi custódio

Rosangela ferrarezi custódio

11/06/2009 14:26:05
Depois de alguns anos fora da cidade fiquei muito feliz em ver minha terrinha tão bonita fiquei apenas 12 dias e voltei para o nordeste onde moro atualmente,e digo que muitas cidades aqui de pernambuco com todas as suas praias e pontos turísticos não são mais agradaveis e belos de se morar a todo o povo querido e meus famíliares parabéns pela cidade.

Claudir

Claudir

06/05/2009 14:04:30
Parabéns ao Clóvis e a toda Santa Fé do Sul. Agredecemos
a dedicação em nos receber e nos acomodar com todo o conforto.Pretendemos voltar em outubro.
Apenas o preço dos barcos, iscas, gasolina é que está bem mais caro que em Presidente Epitácio.

Nilson ozorio

Nilson ozorio

05/05/2009 22:43:03
nilson ozorio
viajo bastante sou representate comercial tenho muitas reunioes fora de santa fe do sul,fico muito feliz dos comentarios do amigos de outras cidade do estado de sao paulo que conheceu santa fe do sul, muitos elogios é muito gratificante em morar numa cidade famosa quanto a nossa. parabens aos adiministradores

Claudir José Schramm

Claudir José Schramm

20/04/2009 10:47:11
Estamos saindo de Gaspar SC 29.04, diretamente para Santa Fé do Sul. Ficaremos até 03.05 Vamos com 03 motorhome. Só conhecemos o local através da internet, mas nos cativou a beleza natural e a atenção recebida pela Secretaria de Turismo através do Sr. Clóvis.
Viajamos muito e deficilmente encontra-se funcionário público tão prestativo e dedicado. Parabéns a toda administração de Santa Fé do Sul.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Olá Claudir, com tudo certeza você ficará encantado com a cidade. Boa viagem.
Márcia aparecida dias

Márcia aparecida dias

04/04/2009 12:25:35
olá sou márcinha nasci em santa fé passei minha infancia lá adoro essa cidade sempre que posso volto para visitar parentes e amigos .tem pessoas que não sabe o que diz se acha a cidade feia porque não fica onde mora. pessoas que diz uma coisa dessa é mau humorada e acorda todos os dias de mau com o mundo...

William

William

25/03/2009 23:21:40
oii .. adoro a cidade estou com pensamentos de me mudar para la
qual o site de uma imobiliaria boa? e qual a faixa de preço de casa (novas) ai com piscina , banheira
essas coisas básicas
obrigado

Fábio Ávila

Fábio Ávila

William, o website da prefeitura é www.santafedosul.sp.gov.br .
Olga veroni

Olga veroni

12/03/2009 19:08:17
Santa fe do sul, bonita?????KKKKKKKKK Isso é de mais, heim. OH, cidade feia da peste, velhésima, sem modernidade alguma. sabe o ponto de referencia na cidade é o solar de pedras, um hotelzinho e só tb, não tem um passeio turístico a se dado

Claudir José Schramm

Claudir José Schramm

27/01/2009 20:36:01
Gostaria de saber se posso acampar com motor casa em Santa Fé do Sul, se tem local apropriado. Camping ou Fazenda e barcos para pesca esportiva.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Olá Claudir, quanto a pesca e ranchos para locação, a cidade possui toda a infra-estrutura. Porém para maiores detalhes entre em contato com a Sec. Turismo pelo email setur@santafedosul.sp.gov.br Um abraço
Amanda

Amanda

12/01/2009 13:11:20
santa fe e uma cidade maravilhoso bela bem arrumada um ponto turistico as praças lanconrtes uma beleza quem vai la nao quer volta mais muita chente bonita so indo pra conferir

LUCIO NUNES DE FREITAS.

LUCIO NUNES DE FREITAS.

08/12/2008 11:30:21
ADORO SANTA FÉ DO SUL,SOU NASCIDO EM SANTA SALETE E ATUALMENTE MORO EM NOVA ODESSA,ESTADO DE SÃO PAULO,QUANDO EU APOSENTAR VOU MORAR EM SANTA FÉ DO SUL.

TE AMO SANTA FÉ DO SUL.ME AGUARDE

CELESTE AIDA GESTEIRA PAIVA

CELESTE AIDA GESTEIRA PAIVA

25/11/2008 20:47:49
AGORA , ADOREI SABER ESTA INFORMAÇÃO MARAVILHOSA, VIAJO MUITO TAMBEM, ÁS VESES FICO IMAGINANDO UM OUTRO LUGAR PARA MORAR, TENHO 66ANOS, NASCI NA BAHIA E CONHEÇO MUITO DO BRASIL, JA ESTOU COM VONTADE DE IR CONHECER SANTA FÉ DO SUL, PODERIA ME INFORMAR SOBRE POUSADA NAO MUITO CARA COM , NO MINIMO CAFÉ DA MANHA? CONHEÇO SAOLOURENÇO, CAXAMBU E OUTRA CIDADES DE MINHAS, SAO PAULO SO DE PASSAGEM, MANDE INFORMAÇES OBRIGADA.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Olá Celeste, no website www.santafedosul.sp.gov.br na seção de turismo você encontrará todas as informações. Abraço
Thaisa Rodrigues

Thaisa Rodrigues

18/11/2008 17:30:39
amo essa cidade ela é lindaaaa,parabens ITAMAR BORGES, pelo que fez.....

ELIZA

ELIZA

25/10/2008 01:01:36
AGORA MORO EM SBO,NASCI E CRESCI EM SRTA .ADORO IR PASSEAR EM SANTA FÉ.QUE CIDADE MARAVILHOSA.

Maria célia

Maria célia

24/10/2008 10:06:05
Fiquei,feliz de conhecer mais um ponto turistico e com boa extrutura para visitar.Vou guardar para uma proxima viagem,tenho viajado bastante esse ano,a idade me permiti e tambem a idade dos filhos,como não tenho neto ainda,a criança sou eu,que agora sai de férias.E sobre o assunto de onde fincar a bandeira da terceira idadé,tambem é minha preocupação. obrigada pelo artigo.

MC,BH-MG

 
Maria cèlia. BH,MG.

Rosalvo tavares

Rosalvo tavares

23/10/2008 17:14:58
Ja ouvi muito sobre SANTA FÉ DO SUL.Tudo que diz desta cidade me deixa encantado e com uma baita inveja de quem vive lá.Sou agente de viagens.Já organizei excursões de turismo rural até SJDO RPRETO mas quero organizar outras excursões para a região de SANTA FÉ DO SUL pois,tenho a certeza de que o pessoal vai adorar e eu tambem.Talvez eu consiga faze-lo ainda este ano ou no
inicio do proximo.

Aldo - Bataguassu - MS

Aldo - Bataguassu - MS

21/10/2008 12:20:11
Bela e Querida Santa Fé do Sol... Saudades, esta cidade serve bem de exemplo de boa administração, não os conheço, mas parabenizo os administradores, de Santa Fé, está realmente LINDA...!!!