São José das Três Ilhas – um verdadeiro descanso

Resquícios de um mundo interiorano.

  
  

São José das Três Ilhas – um verdadeiro descanso

- Lá em Madri, durante a nossa palestra, uma senhora idosa comentou: “O Brasil é país do desmatamento, da destruição da Amazônia, da violência e da prostituição...”.

A religião católica está presente na região

- Lembra-se de sua resposta?

Resquícios de um mundo interiorano

- Como poderia esquecer? Naquele momento, algo ficou muito claro para mim: faço parte dos 99% de uma população numerosa que é trabalhadora, e, portanto, não pertenço àquele 1% que se expatria à busca de outras formas de sobrevivência além dos trabalhos técnico, braçal, artístico ou intelectual.

Vida sadia nos rincões do BrasilZÃO

- O que mais?

- Mais uma vez tornei-me consciente das maravilhas escondidas longe dos grandes centros urbanos, onde uma vida tranqüila ainda é possível.

O proprietário é a alma do típico bar

- São José das Três Ilhas?

- Como sabe? Desde quando é adivinho?

- Talvez não se recorde, mas quando estávamos na capital espanhola eu sugeri a você escrever sobre este pequeno distrito, que abriga belíssimos casarões antigos e a espetacular igreja com paredes de pedra, a qual teve sua construção iniciada pelos escravos negros uma década antes da abolição da escravatura.

Momentos de descontração entre amigos

- Conheça um pouquinho da história desta localidade. No final do mês de julho, todos os anos, orquestras e corais nos encantam com músicas que comprovam que ainda existe um Brasil tranqüilo onde se vive em harmonia com a natureza e a cultura.

- O que mais me agrada é saber que, mais uma vez, Minas Gerais decide preservar o seu patrimônio histórico, e que a igreja e cerca de trinta edificações antigas constituem mais um de nossos tesouros brasileiros.

- Onde fica esta vila?

São José das Três Ilhas pertence ao município de Belmiro Braga - MG

- Fica entre Belmiro Braga e Rio das Flores, quase na fronteira de Minas Gerais com o Rio de Janeiro.

Fachadas multicolores dos imóveis encantam os visitantes

- Há muito tempo não me sentia tão bem em um lugar onde, novamente, tive a impressão de viver no Brasil profundo, longe do cansaço cotidiano das grandes cidades e, sobretudo, esquecendo a necessidade materialista de consumo desenfreado ou de preocupação excessiva com a violência que tomou conta desta nação.

- Por esta razão, acredito que soubemos levar adiante a mensagem à platéia espanhola, que ouviu nossa fala de que o Brasil ainda tem os seus encantos embora a sua aposta industrial esteja equivocada: o Brasil é um país escravo da indústria automobilística, do excesso de importância que se dá ao dinheiro e de uma televisão medíocre, com programas sem conteúdo.

- Isto infelizmente é um fenômeno global que ocorre em diferentes países deste planeta. Mas, voltando a falar de São José das Três Ilhas...

A construção da monumental igreja foi concluída no final do século 19

- Está bem, vou fazer algumas sugestões. Procure convencer o senhor Maurício, da Fazenda Boa Esperança, a hospedá-lo por dois dias em sua propriedade. Você vai apreciar um céu estrelado em uma noite fria de inverno. Ouvirá histórias sobre o Ciclo do Café e irá se deliciar com uma prosa interiorana sem tempo para terminar. Ponha o seu celular de castigo, ou melhor, deixe-o descansar em uma gaveta.

- Soube que há alguns anos São José das Três Ilhas promoveu um Festival que reuniu manifestações culturais e artísticas da região. Foi um momento para consolidar a preocupação de apresentar aos habitantes e aos visitantes a alma brasileira, longe de supermercados, de shopping centers e da falta de individualidade que ocorre, infelizmente, em nossas grandes metrópoles. O paulistano já não é mais paulista. O carioca não se sente fluminense. O soteropolitano não sabe o que quer dizer esta palavra, e os habitantes de Belo Horizonte também vivem o terror em uma metrópole desorganizada, onde a lei da selva é exercida pelo tráfico de drogas ou por políticos incompetentes, que residem em condomínios fechados e não têm o menor apreço por sua terra.

- Não dá para você voltar a falar sobre São José das Três Ilhas?

- Não, não dá! Convido você a seguir comigo para lá!

- Oba! Assim é que se fala!

  
  

Publicado por em

Marcos Barros

Marcos Barros

22/07/2014 14:35:48
Ola Jose Batista Coimbra Leite, eu sou Marcos Barros Maier.Bisneto de Euzebio Bernardino de Barros e Maria Amelia Ferreira de Barros.Neto de Jose Monteiro de Barros e Alvina Soare de Barros.Filho de Ma.Aparecida de Barros Monteiro.Sou nascido em Juiz de Fora e moro em Belo Horizonte.Estou planejando ir ate S.J.de Tres Ilhas, para conhecer onde viveu meus antepassados. Como vi que vc e um conhecedor do lugar, gostaria que me desse algumas dicas, como,onde procurar livros e registros que possam me dar mais algumas informações sobre meus parentes.Obrigado. e-mail - mbarrosmaier@ig.com.br

Nádia

Nádia

19/07/2014 21:43:30
Assisti hoje no programa Terra de Minas reportagem sobre São José das Três Ilhas e fiquei encantada. Quero muito ir conhecer. Parece mágico. Queria saber quando tem algum evento, festa do padroeiro.

Romy

Romy

19/07/2014 12:06:36
Queria tanto morar nesse lugar maravilhoso...meu pai e de Santos Dumont e cresci amando as montanhas de Minas.

Paulo Queiroga

Paulo Queiroga

18/07/2014 13:22:50
Frequentava Sao Jose das Três ilhas tempos atrás,meu tio tem um casarão na rua principal, hoje administrada pelas minhas primas! É um lugar muito tranquilo q na minha adolescência frequentava muito esta maravilha de lugar!

Paulo Queiroga

Paulo Queiroga

18/07/2014 13:20:37
Frequentava Sao Jose das Três ilhas tempos atrás,meu tio tem um casarão na rua principal, hoje administrada pelas minhas primas! É um lugar muito tranquilo q na minha adolescência frequentava muito esta maravilha de lugar!

Carlos Henrique de Andreade Teixeira

Carlos Henrique de Andreade Teixeira

28/06/2014 00:51:23
quando vai ser a festa de tres ilhas este ano em julho 2014?
att Carlos Henriquw

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

04/03/2014 06:55:23
Em 23 de janeiro de 2014,minhas filhas me levaram neste belo cantinho,que emoção rever onde passei bons momentos de minha infancia,visitei os parentes que residem neste paraiso.

Marcelo Eloy

Marcelo Eloy

13/01/2014 19:10:58
Me recordo saudoso dos tempos de adolescente no qual eu visitava São José com meu inesquecível pai (Dr Sidney Eloy de Andrade).Eu ficava admirado pela obra de arte que é igreja de pedras .Dizia meu saudoso pai que um antepassado (Ribeiro do Vale ou irmão) teria sido o engenheiro da obra da igreja.Me recordo do velho Zuza,de Dona Marcia que zelava pela igreja com aquelas chaves enormes penduradas ao pescoço e de uma família de uma rua transversal que criava "paca" em casa.Que viagem!!!!Rssss.Abcs a tds.

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

03/08/2013 06:32:48
Hoje,(03/08/2013),já passamos mais da metade do ano,até agora ainda não vi um comentário sobre este pedacinho das Gerais,será que esqueceram deste belo recanto?
Toda semana eu faço uma visita virtual para ver os comentários,não os encontro,fico frustado.

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

01/01/2013 05:36:49
Hoje 01/01/2013,fazendo um passeio virtual por este cantinho das Gerais,cheguei a Sesmaria da Várzea,atual Fazenda da Vargem.
Diz que esta sesmaria pertenceu a José Maria de Moura,mas,o certo é José Francisco de Moura.
Um feliz ano de 2013 para todos os habitantes do Municipio de Belmiro Braga.
J.B Coimbra Leite

Luiza

Luiza

26/09/2012 17:33:41
vou visitar soube que é uma cidade historica adoro minas gerais.luiza se possivel mande-me mais fotos.

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

31/08/2012 05:05:15
Maria Guedes,eu sou o José Leite do Bairro Santo Antônio,a tempos liguei mas a ligação não completou.
Tenhas um bom dia.

Maria Guedes

Maria Guedes

28/07/2012 02:12:10
Minha mãe quer saber se você é irmão do José Leite do bairro Santo Antônio em Juiz de Fora. O nome de meu pai é José Coimbra Guedes.

Maria Guedes

Maria Guedes

28/07/2012 01:54:14
José Baptista Coimbra Leite, sou neta de Otília Coimbra Guedes e Manoel Moreira Guedes, ex donos da Fazenda do Guilherme.

Miguelfernandes

Miguelfernandes

25/07/2012 20:55:44
TIVE UMA EMOÇÃO AO CHEGAR EM SÃO JOSÉ DAS 3 ILHAS...FICAMOS ENCANTADOS COM A IGREJA CONSTRUIDA EM 1887 E TB COM A HOSPITALIDADES DAS FAMILIAS PRINCIPALMENTE DE D. NILZA E D. APARECIDA E OUTRA SENHORA QUE Ñ ME LEMBRO O NOME QUE NOS LEVOU PARA CONHECER O INTERIOR DA IGREJA ...MUITO LINDA!MUITO OBRIGADA A TODOS..

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

01/07/2012 05:09:29
Maria Guedes,você é minha parenta.Quem foram seus avós e pais?Faço pesquisas sobre a familia, história antiga de Juiz de Fóra e Estrada Real.

Maria Guedes

Maria Guedes

13/05/2012 04:10:40
Minha família é de lá. Meu avô tinha uma fazenda q ainda existe lá. Descendo do povo q fundou a cidade. Mto bom saber q tem site sobre São José! Eu descendo dos Coimbra, Guedes, Barros, Moreira.

Maria Guedes

Maria Guedes

13/05/2012 04:07:51
Minha família é de lá. Meu avô tinha uma fazenda q ainda existe lá. Descendo do povo q fundou a cidade. Mto bom saber q tem site sobre São José!

Rafaela

Rafaela

25/02/2012 23:33:07
São José das 3 ilhas,lugarejo maravilhoso q conheci a um tempo meu tio Antonio comprou uma casa em final de 90 na cidade natal de sua esposa Zelia (filha de dona Tereza) e assim todos os seus cunhados nao satisfeito tbm fizeram, possui alem de casa no centro do distrito um sitio onde cria gado leteiro...em todo mes de Junho eu ia pra lá onde ele fazia uma festa junina no sitio e toda a cidade comparecia pois o onibus levava (saudades da festa) ...Eu sinto q cada vez q eu volto lá nada mudou continua sendo uma cidadizinha pacata e com seu charme bucolico....

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

05/02/2012 12:37:56
São José do rio preto
foi meu nome primitivo.
Segundo vem Torreão
por pouco tempo mantido.

Terceiro São José das Três Ilhas.
Nome que ao povo agradou.
Em quarto virei Três Ilhas
este o povo ignorou.

Ricardo

Ricardo

04/12/2011 11:58:53
JOSÉ BAPTISTA, meus pais estão bem, minha Mãe mora em Belmiro e meu Pai em Juiz de Fora no morro do Glória em frente ao HU. Um forte abraço!

Everson Coelho

Everson Coelho

12/11/2011 02:13:18
Tive uma das maiores emoções ao chegar em São José das Três Ilhas.E simplesmente voltar ao passado,lugar de pessoas simples e muito educadas.Falar da Igreja ainda me arrepio tamanha a surpresa pois nasci no dia de São José.Sou extremamente grato a duas pessoas uma a Carmem e outra senhora que me convidou para conhecer o seu casarão belissimo.E ainda fui presenteado com uma camisa da festa da cidade.E olha que o momento que passava naquele momento era muito difícil.Sai da cidade outra pessoa.Obrigado do fundo do meu caração.Está cidade é sem duvida uma peróla das mais belas que ja visitei.Parabéns a todos os moradores.Foi o melhor dia 2 de novembro de 2011 de minha vida...

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

18/09/2011 09:52:12
Eliane Freire bom dia,Nós somos descendentes de Antônio Vieira Dourado e Francisca de Macedo que deram origem as familas Nery,Ribeiro,Monteiro de Barros e Coimbro.Este casal foram meus avós em sétimo grau.
Sempre faço uma visita a esta pagina desta terrinha
maravilhosa

Eliane Freire

Eliane Freire

09/09/2011 20:41:29
No intuito de fazer uma pesquisa sobre minha família (Coimbra), fui com meu tio Gustavo fazer uma visita a São José. As informações foram imensas e preciosas, graças à memória maravilhosa de Zuza Magalhães. São José é uma lugar impar.... passear pelas fazendas é uma experiência maravilhosa.
Descobri esse blog por causa de minhas pesquisas.
Enfim, José Batista, somos primos.

Rômulo

Rômulo

17/08/2011 17:53:00
Lindo lugar, sempre que posso vou lá, um verdadeiro paraíso, Igreja Exuberante.....

AZALIM E ADRIANA

AZALIM E ADRIANA

04/07/2011 14:29:40
ESTAMOS COM MUITA SAUDADE DO ARRAIAL E TODOS NOSSOS AMIGOS.
ESPERAMOS IR ATÉ AO ARRAIAL EM BREVE!
ABRAÇO GILMAR, KITA, APARECIDA, ENTRE OUTROS...

AZALIM E ADRIANA(FAZENDA OLINDA0

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

03/07/2011 12:05:44
Sergio,orgulhoso belmirense,gostei de tua mensagem,parabens.Você conhece o livro Montesinas de Belmiro Braga,editado em 1902?
Se não conhece deves de procurar conhece-lo,é otimo.
Foi reeditado agora em 2011.

José Baptista Coimbra Leite

Alessandra assis

Alessandra assis

01/07/2011 23:36:30
pretendo conhecer o mais breve possível!já está tudo planejado...

SERGIO

SERGIO

30/06/2011 22:23:19
SOU NASCIDO EM FORTALEZA DISTRITO DE BELMIRO BRAGA,ASSIM COMO S.J.DAS 3 ILHAS,3 ILHAS,PORTO DAS FLORES,VILA
KLABIN,VILA SAO FRANCISCO E SOBRAGI. TENHO MAIOR ORGULHO
DE SER BELMIRENSE. AQUI MORA A FELICIDADE.SE VOCE QUER PARTICIPAR DESSA FELICIDADE VENHA NOS VISITAR ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTOS TE ESPERANDO.OBRIGADO A TODOS E AO MODERADOR DO BLOG,POR DISPONIBILIZAR ESTE ESPAÇO.

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

11/05/2011 17:42:44
Ricardo tú és meu primo,me dê noticias de teu pai e mãe.Faz tempo que não os vejo.Um abraço

Luiz Carlos Aguiar

Luiz Carlos Aguiar

12/04/2011 15:18:07
Atualmente moro em são paulo,estou pensando em passar uns dias de minhas férias (em julho) em sãojosé das 3 ilhas, estou querendo saber se neste mes (julho) encontro com facilidade pousadas para alguns dias de descanso. (alguém pode me informar?)obrigado.

Ricardo

Ricardo

10/04/2011 10:57:11
Tenho muito orgulho em ter passado os primeiros anos de minha infância em S. Jose, amigos que deixei estão sempre nas minhas recordações. São José sem duvidas é um lugar maravilhoso que faz parte da historia boa do Brasil. Sou Ricardo Pifano, Filho da Graça e do Ivo, um abraço a este povo que preserva esta historia.

ANDREÁ

ANDREÁ

08/02/2011 16:00:05
A DISTÂNCIA PERMITE A SAUDE MAS NUNCA O ESQUECIMENTO, FICO RADIANTE QUANDO CHAMA DE MINEIRINHA ...ABRAÇOS OS PARENTES E AMIGO DE INFANÇIA,TENHO UUM TEMPO QUE NÃO APAREÇO MAS VC MORA NO MEU CORAÇÃO TIA RAQUEL , TACIANA NOEMIA, CONCEIÇÃO, CARMEM DOLORES, ENFIM TODOS DA FAMILIA REZENDE E CALISTO.Este elogio da ENFERMEIRA Andréa Maria Calisto Rezende...beijos

José baptista Coimbra Leite

José baptista Coimbra Leite

05/01/2011 02:02:35
Fico imensamente alegre quando me deparo com um elogio a este pedacinho das Gerais.Este elogio de Carla Simone muito me alegrou.Para você um carinhoso abraço.

Carla Simone

Carla Simone

30/12/2010 18:55:52
Meu passeio a Tres Ilhas foi inesquecivel tive a satisfação de conhecer a excelente pessoa do Sr Mauricio que tambem é herdeiro do Barão de Tres Ilhas.Qro voltar o + breve para poder desfrutar daquele lugar com sua paisagem bucólica e seu povo acolhedor " Tres Ilhas p/ sempre. Carla Simone / Vassouras/RJ

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

26/12/2010 10:57:03
Hoje,26/12/2010 está compretando um ano que estive na Fazenda do Mineiro visitando um velho amigo de infancia,o João Rezende da Silva.Não imaginava que estavamos nos dando o ultimo abraço de nossas vidas.Meu velho malungo,tavez na outra nós nos encotremos.

Valéria Assad

Valéria Assad

20/12/2010 20:00:53
Para quem quer sossego, gosta de descanso, e de um lugar tão buclólico, São Jose das Três Ilhas é ideal!! Um lugar tranquilo, misterioso de uma gente sensacional, caseira, e que é prestativo como nunca conheci ningeum! Um dia abri a internet, tentando achar um lugar pequeno assim, onde eu pudesse descansar...e lá estava São Jose..rumei pra lá e passei 6 dias com um povo que me encantou..apaixonei-me pelo local e devo voltar nas ferias!! São José, lá vou eu...D. Aparecida, me aguarde aí, com sua comida pra lá de deliciosa...
Atenção: Pensão Sinhá- D. Aprecida: não tem igual!!!

Marco aurélio

Marco aurélio

12/11/2010 20:32:03
são josé para que não conhecesse é um lugar magico e digo que sair do agito da cidade grande então vai pra lá garanto que vc não vai ser arrepender e digo isso porque tenho parentes e amigos meu que moram e vou sempre aí e concerteza vc vai gostar...

JOAO RONCON NETO

JOAO RONCON NETO

20/09/2010 18:48:47
Hoje tive a grata noticia de saber através da Sra. Rosangela da Curia Metropolitana de Juiz de Fora que a irmã brasileira de meu avó, Maria, foi batizada na Igreja de São Jose das Tres Ilhas em 26.06.1898
A certidão de casamento dela, aqui de Ribeirão Pires (SP), dizia que nascera em São Jose do Rio Preto; olha com pesquisei por S. Jose do Rio Preto SP.
Agora ja estebeleci o roteiro que meus antepassados fizerem apos desembarcarem no Rio de Janeiro em 1896 vindos da Italia, Provincia de Vicenza.
Descobri em meu bisavo, Luigi (luiz) foi sepultado em Matias Barbosa em 1904 e lá estive recentemente.
Preciso saber mais, portanto busco por qualquer informação que alguem possa me dar.
Agradeço de coração
Obrigado

Pedro Sabino

Pedro Sabino

10/08/2010 16:32:36
Sou apaixonado por São José das tres Ilhas desde o momento que lá chegando avistei, na "curva de tirar o chapéu", uma igreja de pedra saída do século XIX e cercada por um casario absolutamente belíssimo. Lá cheguei, comprei um pedaço de terra para desenvolver um projeto agropecuário e ganhei dois presentes que vieram juntos com a compra: uma linda sede de fazenda e a possibilidade de estar naquele local entre aquela gente. Por gostar tanto de lá, me preocupo com a falta de recursos dos moradores que lhes permitiria uma conservação de seus imóveis, verdadeiros tesouros históricos. Não consigo entender como as autoridades que cuidam da cultura no Estado de Minas Gerais ainda não perceberam em São José das Tres Ilhas um bem material a merecer um cuidado muito especial. Quanto aos bens imateriais daquela localidade, música, folclore, linguagem e costumes, ainda há uma ponta de esperança pois ainda existem pessoas abnegadas como Flavio Candido que devotam grande parte de seu tempo para impedir que um pedaço de nossa cultura popular se perca.

Edinho Monteiro

Edinho Monteiro

16/07/2010 17:06:31
Conheci São José no final da década de 90. Gostei muito e acabei construindo uma casa para passar os fins de semana, e foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida, pois realmente é onde passo os melhores fins de semana. Um lugar tranquilo, calmo e aconchegante. Quem não conhece vale a pena.

Márcia Sassaki

Márcia Sassaki

16/07/2010 17:02:20
Conheci São José há um ano e apaixonei-me por lá, pois neste lugar também conheci o grande amor da minha vida. Sempre estamos lá para aquecer ainda mais este amor.

MARISA PORTO ALFENA

MARISA PORTO ALFENA

15/07/2010 21:14:40
ESTIVEMOS NESTA IGREJA EM16/05/2010 ,MINHA IRMÃ MARIA DE LOUDRES MIRANDA PORTO REZOU MUITO E ASSISTIU A MISSA CELEBRADA PELO PADRE JURANDIR,DO RIO DE JANEIRO,ESTAVA SE DESPEDINDO DO MUNDO,POIS NO DIA SEGUINTE SÃO JOSÉ FECHOU OS OLHOS DELA,COM JESUS E MARIA E ELA MORREU SERENAMENTE,COMO MORREM OS DEVOTOS DE SÃO JOSÉ LEMBREM-SE DELA NAS MISSAS DESTA IGREJA E POR NÓS SEUS IRMÃOS,QUE PRECISAMOS DE CONFORMAÇÃO

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

31/05/2010 12:40:48
Um pouco de história para recordar o passado.
Em 31 de maio de 1850,sob o decreto Provincial 472 o povoado de São José foi elevado a distrito de Presidio de Rio Preto(Rio Preto)com o nome de São José do Rio Preto,em 19 de maio de 1852 São José do Rio Preto é transferido para o municipio de Santo Antonio do Paraibuna(Juiz de Fóra)sob o decreto lei 593 art.primeiro,em 07 de setembro de 1923 sob a lei 843 tem o seu nome trocado para Torreão,a lei 955 de 04 de setembro 1927 troca o nome de Torreão para São José das Três Ilhas,finalmente o decreto-lei148,de 17 de dezembrode 1938 mais uma vez troca o nome para Três Ilhas.
Em 30 de dezembro de 1962 a lei 2764 eleva o distrito de Ibitiguaia a municipio com o nome de Belmiro Braga,quando o distrito de Três Ilhas passa a fazer parte deste novo municipio.
Parabens pelos 160 anos de exitencia deste belo pedacinho das Gerais.Abraço a todos seus habitantes.

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

27/05/2010 03:44:15
Cristina Pifano,gostei de sua mensagem.
Este pedacinho das Gerais é lindo,sempre que eu ia a São José parava para um papinho com o Tonico e a Carminha.
A nossa familia tem muito amor por este cantinho.
Um abraço

Cristina Pifano

Cristina Pifano

18/05/2010 16:15:10
Eu tenho a sorte na vida de ter vivido todas as minhas férias escolares em São José das Três Ilhas, já que meu avô e minha tia moravam nesta terra maravilhosa.Minha casa é das mais lindas e uma das primeiras de quem entra por Três Ilhas.Procuro ir sempre que posso.É meu equilíbrio mental estar perto de minha gente.Na oportunidade esclareço: sou a sobrinha da Dona Toninha,neta do Sr. Tonico e filha da Dona Carmélia.Que benção!!!!!!!!

Luiz carlos aguiar

Luiz carlos aguiar

03/03/2010 01:01:15
Na minha saudosa infancia, tive o prazer de conhecer este paraíso, eu era coroinha do padre de belmiro braga e sempre o acompahava uma vez por mes para rezar a missa
espero voltar la um dia. pois eu não sabia quantificar tanta beleza e pureza em um só lugar. ainda volto...

José Baptista Coimbra Leite

José Baptista Coimbra Leite

21/02/2010 07:37:59
Hoje 21/02 fiz uma visita pela internet a este pedacinho das Gerais,apreciei as belas fotos,relembrando a minha infancia por estas bandas,aqueles bailes,bons papos engraçados com muitas pessoas que já deixaram esta para pior dizem que é descanço prefiro a canceira.
Um abraço a todos.

Jurandir vilas boas

Jurandir vilas boas

10/02/2010 18:33:27
Moramos no sul da Bahia, e estivemos em S JOSE DAS TRES ILHAS em Junho de 2008, a convite das amigas Ana Maria e Juliana Maia, por ocasião do batizado de Ana Iza Maia, evento ocorrido na Monumental Igreja de S Jose.
Alem da hospitalidade do povo do lugar, tem um clima Europeu (pelo menos no inverno), e a preservação ambiental é invejável.
Um lugar tranquilo e relaxante, próximo a Juiz de Fora e Petropolis, porem preserva a vida saudavel e tranquila do interior.

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

26/01/2010 17:07:23
Li o capitulo do livro O Feitiço do Cinema,que cita Sao Jose das Tres Ilhas gostei,so tem um porem,diz a cidade,si e que podemos chamar de cidade.
Nao pode ser chamado cidade porque cidade e a sede de um municipio e a sede do municipio e Belmiro Braga.
Quanto esta sede de fazenda que aparece deve ter aproximadamente 140 anos.
Jose Baptista Coimbra Leite

o

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Baptista, também havia me atentado para este detalhes quando li. Espero que os autores corrijam. SJ3Ilhas é um distrito que pertence ao município, ou cidade, de Belmiro Braga.
Anna Rosa

Anna Rosa

23/01/2010 22:23:34
Acaba de ser publicado um livro que tem um capítulo sobre SJTI. para ler o texto acesse aqui.
http://revistagriffe.blogspot.com/2009/11/os-encantos-de-uma-pequena-vila-em.html

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

16/01/2010 03:54:32
Mencionei foi Sao Jose do Rio Preto em Minas Gerais que se chamou Sao Jose do Rio Preto,Torreao,Sao Jose das Tres Ilhas e finalmente Tres Ilhas que pelo meu conhecimento e o nome oficial mas por costume chamamos de Sao Jose.
Jose Baptista Coimbra Leite

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Obrigado pela contribuição José Baptista. Grande abraço
Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

15/01/2010 12:13:11
Resposta ao Anselmo M de Castro
Pesquizei diversos livros,o que encontrei foi,Sao Jose do Rio Preto (Ines de Castro Monteiro da Silva,baronesa de),fazendeira na provincia de Minas Gerais e titular do Imperio brasileiro por decreto de 01 de abril de 1882.
Esta fazenda que voce procura pode estar no municipio de Rio Preto,poque sao Jose pertenceu a este municipio ate 19 de maio de 1852.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Baptista, se estiver mencionando São José do Rio Preto no Estado de SP você está enganado. S.J. das Três Ilhas fica na divisão do RJ com MG... abraços
Anselmo Monteiro de Castro

Anselmo Monteiro de Castro

31/12/2009 15:55:16
Fantastico,Gostaria de saber onde e ,ou o nome da fazenda que pertenceu a Baronesade de sao jose do rio preto -antigo nome de sao jose das tres ilhas-Ignes de castro monteiro da silva-em solteira Ignes Monteiro de Castro-foi casada com seu primo Domiciano Ferreira Monteiro da Silva-muito obrigado.

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

27/12/2009 07:22:49
Ontem,26/12/2009 meu irmao e eu saimos de Juiz de Fora as 13 horas,passamos por Matias Barbosa,Barao de Cotegipe,Sobragi,demos uma parada rapida na Fazenda Boa Esperaça,mais uma paradinha na Fazenda do Mineiro para visitar um velho amigo,Fazenda das Tres Ilhas ,Fazenda da Prosperidade demos uma parada para apreciarmos uma maravilha de construçao.
Chegamos em Sao Jose, visitamos alguns parentes,neste Arraial observei casa a casa recordando minha juventude que ja ficou longe,paramos na Fazenda das Palmeiras cuja sede foi construida por nossa bisavo Fausta Emereciana Coimbra,vulgo dona Fausta do Mato Virgem.
Paramos no local que foi o Sitio de Santo Antonio que pertenceu a Otavio Coimbra e irmaos,neste local passei 10 bons anos de minha vida era feliz e nao sabia.
Passamos em Fortaleza que esta muito bonitinha,entramos na cidade de Belmiro Braga contornamos a Praça e regressamos a Juiz de Fora.
Matamos a saudade,recordar e viver.
Um abraço a todos de Belmiro Braga,Porto das Flores e Sao Jose.
Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

12/12/2009 15:27:59
Sao Jose dos meus amores,
com suas fontes cristalinas,
dizem que Minas tem canto,
aqui e o cantinho de Minas.

Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

12/12/2009 15:22:29
Sao Jose no meio da serra,
vou fazendo a minha rima,
Providencia esta em baixo,
Sao Luis ta la em cima

Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

29/11/2009 08:04:56
Sao Jose das duas Sant`Anas,
Vargem,Varginha e Palmeiras,
Sao Luis e Vista Longa,
na serra sao altaneiras

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

29/11/2009 07:59:19
Sao Jose ali na serra,
local de fazendas lindas,
Boa Esperança,Prosperidade,
Sao Felipe e Jardim de Olinda.

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

29/11/2009 07:52:26
As vezes me acanho em passar mensagens porque sou autodidata.Mas tenho alguns poemas que fiz para esta amada terra.Que vao a seguir.

Eu bricando de poeta,
homenagiei a Sao Jose,
hoje produz laticinioa,
no passado foi cafe

Vanderlei Rios Andrade

Vanderlei Rios Andrade

27/11/2009 18:27:09
Minha mãe casou-se nessa igreja,foi moradora da fazenda S.Felipe - próximo de S. José. Procurando imaginar como deve ter sido seu casamento - em carro de boi - parece-me que ouço o som característico, as pessoas acompanhando a pé - feito uma procissão - todos voltados para a "festança" de final de semana. Hoje, ela está com 91 anos e tive a oportunidade de levá-la, há alguns anos, para conhecer o local e para ela matar as saudades. Ainda não fui na festa de julho mas, está prometido a minha ida. Você faz uma viagem ao passado, realmente ao conhecer S.José das 3 Ilhas.

Jose Baptista Coimbra Leite

Jose Baptista Coimbra Leite

22/11/2009 03:58:02
Municipio de Belmiro Braga
uma terrinha querida
local em que passei
bons anos de minha vida

Jose Baptista Coimbra Leite

Flávio Aloísio Carneiro

Flávio Aloísio Carneiro

10/10/2009 10:45:18
Sou o atual presidente do B ATUQUE aFRO-bRASILEIRO DE NELSON SILVA E JÁ participamos de vària atividades,tanto em Belmiro Braga quanto em São José das três Ilhas.Foram momentos inesquecíveis de alegrias ,sinceridade, expontâneidade e muita solidariedadealém daquela cumplicidade Platônica.Quero aproveitar para agradecer ao grande jornalista e poeta Messias da Rocha que nos apresentou a um grande lider desse elegante município " o nosso professor,diretor,secretário de educação e de cultura
o nosso querido Jardel a quem nós do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva de pronto agradecemos e avisamos que hoje día 10-10-2009 estaremos levando nosso
show "A ÁFRICA MAIS PERTINHO DE VOcÊ ".
Estarão se apresentando a Escolinha de Mestre e Sala e
Porta Bandeira "Direito de Aprender" sob a direção do brilhante multi-mestre 'PELÉ '. A bateria Pandeiro de Ouro do carnaval 2009 sob a regência do grande mestre
SHELL que também nos brindará com a apresentação de
belíssimas passistas da Escola de Samba "NOCIDADE INDEPENDENTE DO PROGRESSO". Tudo isso estará acontecendo
hoje a partir de 20:30 em SÃO JOSÉ DAS TRÊS ILHAS.

Flávio Cândido

Flávio Cândido

05/10/2009 08:42:08
Olá, sou coordenador do Ponto de Cultura São José das Culturas, diretor e idealizador do festival citado ao final do diálogo. Aliás, bela escritura!
Este evento, que aconteceu de 2006 a 2008, sempre no final do mês de novembro, veio justamente para valorizar a cultura da roça da região de São José das Três Ilhas. Vejam em www.animatographo.org.br.
Realizamos três festivais com grande sucesso, mas este ano não vai acontecer, por falta absoluta de dinheiro. Mas ano que vem estaremos de volta.
E quanto a informações mais detalhadas lá vai, Altevir:
população: 200 habitantes no núcleo urbano
distâncias: Juiz de Fora - 52 Km / Rio de Janeiro: 180 Km / São Paulo - 450 Km / Belo Horizonte: 290 Km
Hospedagem: Pousada Sobrado (Élida e Afonso) e Pousada Sinhá (D. Aparecida).
Apareçam. São José das Três Ilhas é tudo de bom.

Aline Costa

Aline Costa

08/09/2009 07:39:28
Estive em sao jose neste feriado com um grupo de amigos. Nunca conheci um lugar como esse. Tudo nessa vila é magico, desde suas construçoes até seu povo que com certeza é seu maior patrimonio... O cheiro desse lugar é fascinante

Elias Gomes Camacho

Elias Gomes Camacho

07/09/2009 20:16:47
Gostaria de saber se existe ou existiu uma fazenda chamado Camacho, meus avos vieram de Portugal e moraram ai mts anos

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Elias, entre em contato com a prefeitura de Belmiro Braga. Talvez possa auxiliar. SJ3Ilhas pertence a esse município.
Neymar Vilane

Neymar Vilane

20/06/2009 03:30:07
Adoro essa vila, ia muito pra lá com a família em férias e feriados. Já faz muitos anos que não vou pra lá, mas finalmente esse ano, na festa do padroeira estarei desfrutando de antigas amizades e todo sossego que a cidade oferece.

PS: Quem for conhecer a vila, não deixe de procurar a dona Lucília pra comprar alguns doces, recomendo.

Michelle Mendonça

Michelle Mendonça

19/06/2009 22:17:25
É realmente impressionante ver imagens de sua memória expostas para o mundo!
Minha vó viveu muito tempo em São josé e nossas férias de infância eram lá. Hoje, adulta e mãe , me perco no tempo e ainda não pude levar meus filhos pra curtir esse lugar tão cheio de histórias.
A casa mostrada na imagem com duas crianças andando de bicicleta foi da minha bisavó, que morreu em 1995.

Gilmar

Gilmar

17/05/2009 11:25:53
São josé é um lugar tranquilo e agradavel de vez em quando passamos por lá para ver a igreja de Pedra. Meus filhos curtem de montão.

Edna Andrade

Edna Andrade

26/04/2009 20:57:08
Ainda outro dia estive lá.
Nem sabia que existia.
Fiquei maravilhada.Quero voltar.

Taynara Bibiano

Taynara Bibiano

06/04/2009 19:27:49
Eu acho São José um lugar lindo principalmente a igreja.

JOSELAINE DA GLORIA DE SOUSA

JOSELAINE DA GLORIA DE SOUSA

06/04/2009 19:18:13
SAO JOSE DAS TRES ILHAS E UM LUGAR REALMENTE PARA VC DESCANSAR DE VERDADE

Danyelle

Danyelle

30/03/2009 08:49:10
Moro em São José desde que eu nasci,
É um verdadeiro descanso mesmo!!!!
Apesar de ter algumas pessoas que não sabe valorizar o lugar que mora...
mas também tem pessoas Maravilhosas... que estão prontas para o que der e vier...
Amo o lugar que eu moro e as pessoas que eu convivo!!!!

Ricardo severiano

Ricardo severiano

10/03/2009 10:58:06
já estive ai, o local é realmente muito tranquilo, recomendo a todos um passeio nesta região

Jaqueline Cesar Espindula

Jaqueline Cesar Espindula

07/03/2009 19:00:33
gostaria de saber mais sobre todas as fazendas históricas de Rio das Flores, poi preciso fazer um trabalho de faculdade na áre de Gestão Ambiental.Se puder gostaria que fosse o mais rápido possível. Obrigada

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Jaqueline, acesse este website: [[http://www.riodasflores-artur.com.br/|]]
Marcos rogério machado da fonseca

Marcos rogério machado da fonseca

25/01/2009 14:35:07
Vale a pena viver para ver Três Ilhas,São José,as fazendas,o povo de todos esses lugares que representam um passado de abundância e um presente de paz e harmonia.O povo solidário e confiável.Muitas saudades.Voltarei a escrever mais sobre esses locais inesquecíveis e seu povo caloroso.Marcos Rogério.

Carlos Viana

Carlos Viana

04/12/2008 00:43:37
É simplesmente um dos melhores lugares que já conheci, fui várias vezes quando criança e já faz um tempo que não vou lá. Tive a sorte da minha avó morar em São José, sou de ES, e hoje moro em BH. E, estou só esperando, ter uma folga para aparecer por lá. Tenho saudades desse paraíso que poucos conhecem.

Altevir nunhes

Altevir nunhes

19/11/2008 21:24:17
como conhecimento de mais uma maravilha brasileira nota 10., porem na reportagem seia interessante informações tais como ., trajeto, distancia entre cidades ex; são paulo a são josé etc.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Bom dia Altevir, obrigado por sua mensagem. Em princípio a BrasilZÃO tem como missão despertar a curiosidade do viajante para que a partir de então ele buscar a informação em outras fontes. Porém fica registrada a sua sugestão. Um abraço
Maria Célia

Maria Célia

19/11/2008 17:24:45
Vou conhecer esta cidade,pois estou sempre ai por perto.Conheço Rio das flores e varias outras cidades nessa redondeza.A terra do Vicante Celestino

Elizeu Fernandes

Elizeu Fernandes

18/11/2008 20:52:43
A reportagem sobre São José das Três Ilhas é extraordinária pois nós Brasileiros desconhecemos as maravilhas de nossa terra.
È extremamente linda a arquitetura do lugar.
Parabéns

Aurélio veloso leal

Aurélio veloso leal

18/11/2008 16:33:54
Ao ler seus comentários, fico enlevado e imaginando o que era nossa Salvador na minha época de garoto. Conheço razoavelmente M.Gerais, mas na primeira oportunidade espero gosar da quietude dessa, para mimn imaginária, cidade de São José das Tres Ilhas e como saudosista que sou, relembrar os velhos e bons tempos.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Programe sua viagem Aurélio, São José das Três Ilhas é muito especial.