Tupã. Terra abençoada

Vida tranquila no municio paulista, cuja história se confunde com a mitologia indígena.

  
  
Igreja Matriz

- Estou com dificuldades para escrever sobre Tupã.

- Por quê?

Museu da rede de cachaçarias Água Doce

- Porque o tema é fascinante e há várias versões e teorias sobre o fenômeno. Segundo o escritor Câmara Cascudo, a palavra tupã, simplesmente, designava o som do trovão para os indígenas tupis-guaranis.

Busto do fundador da cidade

- Já Osvaldo Orico, pelas informações que obtive, afirma que os indígenas “tinham a noção de um deus superior, cuja voz era ouvida dos céus durante as tempestades”. O Deus da Criação e da Luz residia no Sol.

Solar Luiz de Souza Leão

- Fiquei fascinado quando busquei mais dados sobre Tupã. Ouça o que li: “No início de todas as coisas, Tupã criou o infinito cheio de beleza e perfeição. Povoou de seres luminosos o vasto céu e as alturas celestes, onde está seu reino. Criou então a formosa deusa Jaci, a Lua, para ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encanto para a vida dos homens. Mais tarde, ele mesmo sucumbe ao seu feitiço e a toma como esposa. Jaci era irmã de Iara, a deusa dos lagos serenos. Criou ainda o forte deus Guaraci, deus do Sol, irmão de Jaci, o qual dá vida a todas as criaturas e preside o dia”.

Loja da Associação de [[http://www.varpa.com.br/

, município de Tupã|autor]]

- Que bonito! Estou certo de que os habitantes de Tupã mal conhecem as lendas e mitos em torno desse ente divino e poderoso.

Tematização indígena em Tupã

- Deixe-me ler um pouquinho mais: “Tupã criou também Tainacam, a deusa das constelações. Igualmente deu vida às Tiriricas, as deusas da raiva, do ódio e da vingança. Colocou nas densas florestas o Caapora, deus vingativo, protetor das casas e dos animais. Criou Aruanã, o deus da alegria e protetor dos Carajás, e faz germinar no norte do Brasil as ricas e belas carnaubeiras, chamadas de árvores da vida”.

Uma longa viagem: da Letônia ao Brasil

- Fico imaginando que a Prefeitura de Tupã deveria dispor de pequenos cartazes ou outdoors junto aos pontos de ônibus, às escolas e praças públicas, relatando as lendas relativas à divindade Tupi-guarani.

- Isso já ocorre nos carros do metrô de Madri. Eles semeiam cultura aos viajantes que lêem trechos de textos dos principais escritores espanhóis.

- Mas... e Tupã?

Fazenda Palma, parte da história dos imigrantes

- A cidade de Tupã, no Interior paulista, tem mais de 60 mil habitantes e está distante 530 quilômetros da capital, São Paulo. Por ali passava a antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Tupã surgiu na década de 1930 e é, portanto, uma cidade nova.
- Como é a cidade?

- Limpa, pacata, calçadas largas e bem-tratadas, casas térreas com quintais espaçosos... Tem qualidade de vida!

- Pelo que sei, foi um pernambucano, Luís de Souza Leão, o responsável pela escolha do local onde seria edificada a futura cidade. Consta que a ocupação não foi pacífica e muitos índios caingangues foram massacrados com a chegada dos “colonizadores”.

Nova utilidade criativa para os postes de iluminação. Sinalização com o nome de ruas

- Nessa tensão toda, surgiu a figura da índia Vanuire responsável pelos acordos de paz entre os indígenas e os novos habitantes. Em sua homenagem, existe o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire.

- Vale a pena conhecer Tupã?

Uma das primeiras moradoras de Varpa, município de Tupã, Dona Ilda Augustrose

- Sem dúvida! A cidade corresponde ainda a uma vida interiorana tranquila e com muita qualidade. Quanto ao deus Tupã, aí já é outra história...

  
  

Publicado por em

Antonio Carlos

Antonio Carlos

07/02/2014 21:58:23
Cidade maravilhosa, povo hospitaleiro, temos uns dos maiores museus indígena do mundo, uma catedral construida em estilo góticos tanto a parte interna e externa são impecáveis, aqui é que se vive bem, venha conhecer Tupa e deliciar-se desta maravilha de cidade, coração da Alta Paulista, o resto é interpretação.

Celso bozza

Celso bozza

13/01/2013 09:31:16
pessoal, TUPÃ é uma cidade de pequeno pra medio porte, tem seus problemas como qualquer outro lugar do nosso país, quem tiver a vontade de conhecer nossa cidade, venha; pois será recebido de braços abertos, nasci aqui e moro aqui, tenho o meu sustento aqui e sendo assim tambem tento fazer a minha parte para melhorar alguma coisa, mas primeiro faço a minha parte para depois poder reclamar dos outros..., estou a disposição de quem assim desejar. Muito obrigado!

Celso barbosa

Celso barbosa

06/07/2012 18:19:57
SR-Wilson espressei minha opinião sobre tupã , pois vivi
3 anos na cidade e não vi nada de diferente
um lugarzinho como qualquer outro!
quanto a limpar a lingua, voçe viajou bastante mas não
aprendeu nada em matéria de educação!
e na minha opinião voçe tentou se mostra com suas viagens
grande coisa conhecer um pedaço da europa!
tente aprender educação aqui memso! celso (antigo projetista da granol)

Wilson Rodrigues Rodolfo

Wilson Rodrigues Rodolfo

08/01/2012 21:51:52
Ei você, projetista da Granol, limpe a lingua para falar de Tupã. Provavelmente você não teve e nem deve ter tempo para apreciar as coisas boas da vida, exatamente como eu, quando bem mais jovem, que imaginava ganhar o mundo e, possso dizer que ganhei, pois além de conhecer o Brasil inteiro, ainda arrumei tempo para conhecer boa parte daa Americas e até um pedacinho da Europa, mas não deixo de ficar admirando as poucas imagens de minha cidade disponiveis na internet, alem é claro, de matar a saudade de vez em quando, ao vivo e a cores. Hoje, moro em Salvador/BA e, apenas me sinto desconfortável com a omissão dos governantes de plantão que preferiram se esconder atráz do titulo de "Estancia" do que correr em busca do desenvolvimento.

Ekstein

Ekstein

09/04/2011 02:38:31
ai é o melhor lugar do mundo,minha mae é nascida ai
varpa é a historia sim para muitos.quem reclama
é pq nao deu valor ........

CLEUZA

CLEUZA

11/03/2011 22:31:09
NOS ANOS 70 PASSEI MINHAS FERIAS NA FAZENDA DE MINHA TIA QUE TINHA UMA FAZENDA DO OUTRO LADO DO RIO DO PEIXE MAS MINHA MAE FALECEU E VIM MORAR NO RJ E NUNCA MAIS TIVE NOTICIAS DELA. POR SER MT PEQUENA NA ÉPOCA NÃO ME LEMBRO DE QUASE NADA. TINHA UMA AMIGUINHA QUE TINHA O APELIDO DE TUDE E MORAVA NUMA FAZENDA ACIMA DA MINHA TIA. SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR A ENCONTRA LA E ALGUEM QUE VIVEU NESSA ÉPOCA E SABE ALGUMA COISA DESSAS FAZENDA EU AGRADEÇO DE CORAÇÃO. OBRIGADA

Luis carlos

Luis carlos

27/04/2010 03:27:37
Ha Tupa, sou nascido nesse linda cidade do interior eu como muitos sai de la na decada de 80, em busca do sonho da cidade grande,hoje Tupa nao e mais a mesma ganhou titulo de estancia turistica,algumas melhorias mas perdeu e muito sua qualidade de vida, a criminalidade hoje domina a cidade, naotem amis essa de portas abertas ,casas sem murros, bailes tranquilos nos clubes (ttc e marajoara que ja nem existe mais,fim de semanas tranqui-los no fim da linha, hoje Tupa em minha opiniao esta e um caos pelas noticias que acompanho diariamente no JORNAL DIARIO ela web,um monte de politicos falastroes que adorao aparecer como os caras que trazem progresso e riquezas so ser for para eles,e uma pena,mas mesmo assim como todo bom TUPAENSE penso em voltar para la um dia,quem sabe fazer algo que resgate a tranqulidade da cidade, empreendendo gerando novas oportunidades para os jovens para que nao tenhao que como eu ir embora atras de emprego, talvez seja esse o grande poblema da cidade e daquela regiao falta de empregos,que tal se o governo construi-se mesnos presidios e mais escolas na regiao, HA TUPA saudades do paraiso de outrora.

Isabel

Isabel

17/04/2010 19:52:01
Embora saiba que minha cidade tem problemas, como qualquer outra, tenho muito orgulho em ter nascido nela.
Acredito muito no futuro e tenho esperanças que em breve Tupã terá muitos atrativos.
Acredito nela.

Vastí

Vastí

17/04/2010 14:02:27
Estou morando em Tupã há 2 anos. É uma típica cidade pequena de interior. Lógico que tem problemas, como qualquer outra cidade, mas aqui ainda se encontra qualidade de vida. Não tem todo aquele agito noturno de cidades maiores, mas, em pequena escala, tem opções de lazer e diversão. É uma cidade ainda muito tranquila e limpa, nivel de criminalidade muito baixo e povo amistoso.
E o que dizer de Varpa? É um lugar incrivel! Com enorme potencial turístico.
Muitos gostam daqui, alguns não... Tem que vir e conhecer.

Lucas Eugênio

Lucas Eugênio

04/12/2009 15:38:27
Gente!!!Morei em Tupã, sou de São Paulo, e moro, em virtude de minha profissão, em Itanhaém, litoral paulista.Todas as cidades do Interior sofreram e sofrem com a decadêndia do tranporte ferroviário, o que acabou trazendo retrocesso ao intrior, e, Tupã não está fora deste processo.
Não tenho o que falar de ruim de Tupã, comparando com cidades do mesmo porte, ela é pacata, crimes, sei por conhecer o assunto, é ínfimo!
Tinha um feira de Agrnegócio lá, que era em Setembro, o que ão sei se já existe.
O gostoso de lá era o Sabado, quando todos saiam para irem à Praça da Bandeira, que contava sempre com um evento na concha acústica, das melhorer do Interior Paulista.
agora, falta sim, um parque, um horto, um espaço para prática de exercício como em outras localidades. Os governates poderiam pensar nisto, enquanto se dispõe de áreas para isto.
Tenho saudades de Tupã!
Abraços.

Marcio

Marcio

25/10/2009 21:36:04
Nasci em Tupã, mas graças a Deus moro em Londrina a 10 anos....
Agradeço a DEus pela oportunidade de sair de lá...
O cidadezinha de gente folgada
E esse titulo de "cidade Turistica" e apenas esperteza de politicos se aproveitando do dinheiro publico...
Se ao menos tivesse a devida aplicação do dinheiro publico em roteiros turisticos...

Mauropaths

Mauropaths

04/10/2009 19:38:05
Realmente , Tupã foi maravilhosa nos anos 70 , depois que levaram os tais de "prisodromos" para o interior , acabou o glamour do interior de várias cidades paulistas, quase a totalidade, que saudade .

CELSO BARBOSA ANDRADE

CELSO BARBOSA ANDRADE

10/04/2009 10:17:47
MOREI EM TUPÃ E NÃO PASSA DE UMA CIDADE SEM GRAÇA COMO A MAIORIA DAS CIDADES DO INTERIOR. TRABALHEI COMO PROJETISTA NA GRANOL.

Lucas Hatano

Lucas Hatano

16/03/2009 18:07:02
Tupã, linda cidade, ótima qualidade de vida, tem seus problemas como qualquer outra cidade, mas suas qualidades superam tudo, vale a pena conhecer.

Caso alguém queira mais informações da cidade, visitem:
www.tupaense.com

Ps:O site não está ligado a nenhum órgão público de Tupã.

Guilherme

Guilherme

13/03/2009 07:56:44
eu moro em tupã muito legal lá

Rafael Marcondes

Rafael Marcondes

10/03/2009 14:03:50
Varpa não é fazenda, é um distrito de Tupã. Próximo a Varpa fica a Fazenda Palma, formada por letos assim como Varpa. E a fábrica de óleo ainda existe. Agora chama-se Granol. E o Café Tupã ainda existe, embora existam cópias feitas em outras cidades.

Ernesto Bolzan Filho

Ernesto Bolzan Filho

09/03/2009 11:55:15
Geralmente, nas cidades do inteior paulista existem feiras promocionais, para mostrar sua produção agrícula.
- Tupã têm feiras?
Na agropecuária - têm leilões de gado, rodeio etc.?
E qual é a culinária da região?
- Tem polo industrial ? - lembro, que tupã tinha uma refinaria de óleo comestível "TUPÃ". Era referência, quando se falava em tomar um bom café (Café Tupã). Provei em 1980...
Quanto ao turísmo, entendo, que a municipalidade de Tupã tem que explorar mais a região de Varpa (fazenda Varpa), enumerar o potencial turístico para ecoturismo, informando se há cachoeiras; trilhas para caminhadas; piscina natural etc. O turista que visita Tupã desconhece a região de Varpa.
Tupã pela informação acima é uma cidade, relativamente, nova - foi fundada em 1930.!!?? Mas não a inmpede dispontar como uma nova oposição para o turista.

Tupã tem 79 anos de existência é o momento de acordar para o turismo ou empreendedor.Caso contrário poderá passar mais 79 anos conhecida como o "Deus do Trovão".

-Boa Sorte!
Abraços.
Ernesto - (São Paulo/Capital).

-

Fabrício Cunha de Freitas

Fabrício Cunha de Freitas

06/03/2009 19:50:55
Tupã já foi tranquila.
Depois que eu vi um assassinato na rua em pleno Carnaval uns 6 anos atrás, na frente de umas 2 mil pessoas, tenho certeza que a cidade não é mais tranquila. Naquele dia até os bombeiros apareceram antes da PM... Tranquila ela era a 20 ou 30 anos atrás, quando se podia ficar na rua até de madrugada sem risco de ser assaltado. Hoje as casas tem muro alto, cerca elétrica e tudo o que outras cidades do interior tem.
E sem os atrativos de outras estâncias turisticas. Não há parques, bosques, atividades como montanhismo nem trilhas para se andar a pé ou de jipe. Até as simples caminhadas na cidade são feitas em locais inadequados, na rua Estados Unidos ou na estrada para o aeroporto, em meio ao trânsito, por falta de um lugar melhor.

Walmir Pinheiro Andrade

Walmir Pinheiro Andrade

06/03/2009 15:00:14
Falta infra-estrutura para o turismo em Tupã. A cidade é estância turística desde 2003 e de lá para cá pouca mudou.
O distrito de Varpa, por exemplo, ainda carece de recursos, embora seja o local com maior potencial turístico.
Perguntem a quem mora em Varpa.