Uiramutã : “muita farinha” em Roraima

Uiramutã, localizado na região da Raposa Serra do Sol, o município é o mais setentrional do Brasil

  
  
Horizontes no norte do Brasil<br />

- O nosso artigo de hoje será um teste. Vamos verificar se você é um bom aprendiz (rsrs...).

- De acordo! Porém não exagere no grau de dificuldade de suas perguntas. Não quero passar vergonha junto aos nossos leitores (rsrsrsrs...).
- O que quer dizer Uiramutã?

- Ufa!!! Que alívio!! Acabo de voltar de Roraima, um Estado brasileiro interessantíssimo que faz fronteira com a República Cooperativa da Guiana e a Venezuela. Antes de responder à sua pergunta, lanço outra questão: quais são as capitais desses dois países?

Vida familiar

- Georgetown e Caracas, respectivamente. Isso é fácil para mim... Como sabe, sou um viajante nato. Lembre-se que você, que agora se encontra na capital colombiana, Bogotá, também tem tido o privilégio de descobrir o mundo através da editora Empresa das Artes. Suas andanças “além-Brasil” o levaram à Espanha, a Portugal e agora à Colômbia. El riesgo es que te quieras quedar! O perigo é você querer ficar!!!

Bogotá – onde se encontra o repórter fotográfico
Manutenção na Assembléia de Deus de Uiramutã

- Não me enrole e diga-me: o que quer dizer
Uiramutã?
- Tenho duas respostas para você: Uiramutã é uma cidade roraimense, no norte do País e o mais setentrional dos municípios brasileiros.

Vida saudável nas ruas de Uiramutã

- Qual é a outra resposta?

Uma bela habitante de Uiramutã

- Calma. Deixe-me concluir. Em uma área de 8.055 km², vivem cerca de quatro mil pessoas, quase todas de origem indígena. São pessoas bastante politizadas e cientes de seus direitos e deveres. Participam das atitudes, projetos e estratégias comunitárias e têm uma postura extremamente positiva no que concerne ao bem-estar coletivo; algo raro no Brasil.

Quase toda a população de Uiramutã é indígena

- Continuo aguardando a segunda explicação.
- Os Macuxi e os Ingaricó constituem as duas etnias que formam ao todo vinte comunidades dentro de um universo de 37 lideranças comunitárias do Município. É muito interessante! Algo também bastante revolucionário é o fato de Uiramutã ter como representante legal uma Prefeita, a senhora Florany Mota, que mais uma vez representa o “sexo frágil liderando no Planeta”.

Corredeira Paiuá

- “Sexo frágil”? Elas estão tomando conta de tudo! São prefeitas, governadoras, presidentas, diretoras de empresas. Não são nada frágeis... (rsrsrs...). A Prefeita é de origem Macuxi e é uma excelente jornalista diplomada pela Universidade Federal de Roraima. Ela é uma das responsáveis pela compreensão do sistema participativo onde prevalece o consenso geral nas decisões importantes a serem tomadas para o bem da Comunidade.

- Qual é a outra etnia também bastante importante na região?

Dignidade e cultura na Comunidade local

- Os Wapixana. Uiramutã encontra-se a cerca de 300 quilômetros de Boa Vista, onde a água - “o ouro branco” – é abundante e se manifesta em córregos, corredeiras, cachoeiras e as nascentes de alguns rios como o Cotingo e o Uailã. A natureza é belíssima e o desenvolvimento do turismo na região deverá acontecer levando-se em consideração o impacto que poderá ocorrer com a presença de excesso de visitantes a esse pequeno paraíso.

- Não longe de lá, encontra-se o misterioso e fantástico Monte Roraima que, juntamente com o Parque Nacional de Canaíma, na Venezuela, constitui um dos mais extraordinários destinos de turismo ecológico existentes na América do Sul!

O acesso é praticamente todo em estrada de terra

- E o Monte Caburaí?
- Falaremos sobre isso em outra ocasião. E a segunda resposta? Não me enrole mais.
- Uiramutã, em Macuxi, quer dizer “muita farinha”.

  
  

Publicado por em

Jorge Antonio

Jorge Antonio

22/03/2013 22:36:05
Passei tres (3) meses em Uiramutã, meu filho é do Exercito Brasileiro, foram os dias mais felizes da minha vida,lindas corredeiras (paioá por ex.) e cachoeiras,a estrada uma verdadeira aventura com suas pontes de madeira inesquecíveis,tenho vários video dos passeios e viagem, o povo de UIramutã,simples porém com muita dignidade. Que saudades. Eu moro em Vitória, ES.

Elinalva batista

Elinalva batista

20/12/2012 14:52:44
eu nasci e me criei em uiramuta porem ainda tenho familiares la para mim e uma lugarso muito querido um lugar maraviloso...para mim as maiores beleza da natureza se encontra em uiramutã.so que com a demarcaçao digamos que ele ficou muito sem apoio.

Debora da cunha feitosa

Debora da cunha feitosa

11/10/2012 12:01:58
bom, esse municipio e bem interressante pois ele tem uma vida bem diferente do que a nossa.

Naira rocha

Naira rocha

25/05/2012 17:23:46
nao gosto de uiramuta, nao me deu oportunidade.......

Juliete da silva clementino

Juliete da silva clementino

17/11/2011 15:12:53
tive a oportunidade de morar em uiramutã,e achei o lugar muito interessante.lindas paisagens,e um lugar de muita cultura!

Sérgio souza

Sérgio souza

28/05/2010 23:02:07
o municipio de uiramutã é um lugar dos povos macuxi, é um lugar onde só tem aventura, só que está homologado é lugar dos índios,tem um bonito banho do paiuá, só que quem manda naquele lugar é os índios, mas é um lugar muito bonito.fim

Sérgio souza

Sérgio souza

28/05/2010 22:43:52
o uiramutã é um lugar muito bonito por que tem muitas serras, tem o banho do paiuá, só que o mais bonito é o banho do rebenque, localizado no mutum, no mesmo municipio é o lugar de muita mulher bonita, só que é lugar dos índios macuxi, inclusive eu moro no mutum, é só aventura...fim

Rozangela valcácio souza

Rozangela valcácio souza

13/05/2010 22:02:56
o uiramutã é um paraíso onde poucos podem visitar devido a homologação , se esses índios já tem tanta terra oque eles querem
com mais terra ?
acho uma perda de tempo e um atraso essa coisa toda, pois tirando os brancos e toda tecnologia esse município não vai crescer . fim

Ketlen Lima

Ketlen Lima

15/04/2010 15:42:47
Cai o sol na terra de Macunaima, Boa Vista no ceu, lua cheia de mel, sobe a Serra de Pacaraima eu sou de roraima...
Mas nao posso conhecer o Uiramuta....
E em breve nos Boavistenses nao poderemos mas conhecer nenhuma de nossas belezas naturais, ja que quase tudo esta sendo homologado.

Denis santos gomes

Denis santos gomes

08/05/2009 19:52:08
morei durante muito tempo da minha infancia em uiramuta. foi um lugar otimo,sera sempre inesquecivel,de gente bacana, porem, um lugar muito cobiçado.. por quem sera?....

pena ..pena mesmo....o lugar mais lindo do Brasil.. ta sendo tomado..por quem sera?

Professor Paulo Germano

Professor Paulo Germano

24/04/2009 20:56:11
Morei em Uiramutã em 2006. Gostaria de receber mais fotos de lá.

Sandro Eschenazi

Sandro Eschenazi

23/03/2009 08:40:31
A revista " ISTO É " em reportagem da semana passada deixa claro no título da matéria, o que realmente está acontecendo com esta região longiqua. " A VITÓRIA DO ATRASO ".

Sandro Eschenazi

Sandro Eschenazi

21/03/2009 13:52:49
È lamentável a decisão do STF homologando a demarcação da reserva indígena Raposa Terra do Sol em terras contínuas, o que vai dificultar muito mais o acesso a nossa belíssima Uiramutã.