Uma idéia genial: conhecer o Parque Nacional da Serra Geral

Canyons espetaculares e araucárias gigantes formam paisagens de tirar o fôlego na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  
  
Os hotéis da região oferecem um suculento café-da-manhã

- Estou totalmente sem inspiração para redigir a coluna Brasilzão desta semana. Após tantas comemorações natalinas, sinto-me lento...

- Escreva sobre algo de interesse geral.

- Interesse geral? Humm... Parque Nacional da Serra Geral. É isso aí! É um verdadeiro espetáculo!

Poucas pessoas freqüentam o ambiente de paz do Parque

- Onde fica?

- Na fronteira dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Rapaz, é uma maravilha! São canyons espetaculares, precipícios que nos causam vertigens, verdadeiros paredões do alto dos quais se avista uma paisagem fascinante composta por reservas florestais de mata atlântica, de araucárias, com grandes extensões de vegetação rasteira a se perder de vista, além daquela sensação deliciosa de mistério quando a neblina toma conta do místico ambiente...

- Místico por quê?

- Porque quando o nevoeiro começa a se formar nas partes mais baixas da serra e subir lentamente como se brotasse do chão, sentimos uma sensação estranha, como se o mundo estivesse mergulhando numa outra dimensão, misteriosa, desconhecida, surpreendente...

A vegetação rasteira e as grandes extensões são características do Parque Nacional

- Existe infra-estrutura turística no Parque?

- Não. Embora você possa passear livremente pelas trilhas ou nadar nas águas frias dos rios ou sob as quedas das cachoeiras deslumbrantes que lá existem, a única maneira de pernoitar é armando-se de coragem e montando uma barraca de camping. Neste caso, prepare-se para enfrentar os ventos e o frio da madrugada.

- Existem guias ou habitantes da região que possam nos auxiliar nesta aventura?

Bromélia típica da região.
Diego Gazola

- Contar com o apoio deles é a melhor maneira de explorar a unidade de conservação. Experientes conhecedores dos cantinhos e das imensidões do Parque, são pessoas que transitam livremente em meio aos pinheiros-do-paraná, das caúnas e dos pinheirinhos-bravos que o tempo todo não nos deixam esquecer que estamos no sul do Brasil.

- O Parque Nacional da Serra Geral existe desde quando?

A paisagem dos canions é impressionante

- Desde maio de 1992. É vizinho do Parque Nacional dos Aparados da Serra, uma área protegida do Estado do Rio Grande do Sul. Se você tiver sorte, e uma boa máquina fotográfica, registrará em imagens espécies nativas de fauna local como o bugio, a gralha-azul, a seriema, o veado-campeiro ou o lobo-guará.

- Como chego a este paraíso?

- Depende. Se você estiver em Santa Catarina, siga pela BR-101. A cidade mais próxima é Praia Grande. Você pode também hospedar-se em Cambará do Sul. Caso esteja em Porto Alegre, vá pela Rodovia RS-020 que o leva a Taquara e São Francisco de Paula.

O entardecer na Serra Geral

- Qual é a melhor época para se conhecer o Parque?

- A meu ver, dezembro. Não faz muito frio e poucas pessoas se aventuram a ir para as montanhas, pois preferem bronzear-se nas praias lotadas de Santa Catarina ou do Rio Grande do Sul.

- Bárbaro!

  
  

Publicado por em

Atilaia

Atilaia

05/07/2009 15:57:18
Incrível, como eu queria estar aí!!!!!!!!!