Urgente: Salvem São Bento do Sul!

Em São Bento do Sul a influência do sul da Europa se manifesta no centro da cidade, e há espaços culturais interessantíssimos a serem visitados.

  
  
Arquivo Histórico Municipal

- Você está mudando o nosso roteiro, tirando-me do bom caminho!

- Engano seu. Chegaremos a São Bento do Sul, uma agradável cidade catarinense onde, no passado ainda recente de pouco mais de um século, alguns aventureiros exploradores buscaram novas terras em plena Mata Atlântica, dando início à colonização pelos imigrantes vindos da longínqua Europa: Tchecoslováquia, Saxônia, Polônia, Rússia, Bavária, Áustria...

Bananais a perder de vista

- Fico imaginando esses seres corajosos, que deixaram suas raízes, suas histórias e seus familiares em busca de novas opções de vida e de sobrevivência.

- A mudança foi radical! A Floresta Virgem começava, então, a sofrer os primeiros impactos ambientais por parte daqueles que buscavam áreas livres para a lavoura e a criação de animais. Não havia ainda, naquela época, a consciência do valor inestimável da Natureza, e a sua exploração se fez de maneira não-programada e, na maioria das vezes, de forma predatória.

Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria
Casario típico da região

- Porém, a força do trabalho, a educação e os costumes trazidos de países com séculos de história deram força a essas gentes, para que criassem uma nova realidade mesmo sem abrirem mãos de hábitos cotidianos.

Chimarrão, bebida típica gaúcha disseminada também na cidade
Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff

- Hábeis artesãos, exímios lavradores, bons músicos e a sempre presente saudade de casa fizeram com que São Bento do Sul surgisse como uma cidade européia, de arquitetura com influências germânicas, onde ainda hoje podemos encontrar algumas edificações que testemunharam os idos da vida da comunidade desde 1873. São 135 anos de história e de rememorações!

Patrimônio despedaçado
Painéis da Via Sacra

- Pois é! Infelizmente, São Bento do Sul sofre da mesma moléstia das demais cidades brasileiras: o surgimento de edifícios e arranha-céus, obras de extremo mau gosto! A destruição de seu patrimônio a está desfigurando. É uma pena!

Placa indica o caminho para a zona rural

- Mesmo assim, a cidade ainda é pitoresca. A influência do sul da Europa se manifesta no centro da cidade, e há espaços culturais interessantíssimos a serem visitados.

- Por exemplo?

São Bento do Sul

- O Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff, a instigante Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria cuja via sacra, em painéis cerâmicos, emociona os mais atentos e sensíveis à história religiosa e à trajetória da humanidade! É um cenário digno de ser visitado! Tem ainda o Arquivo Histórico, e, quando lá estiver, busque tempo para...

- Já sei, vai falar da culinária local.

Secretaria de Turismo

- Poderia ser! Mas vou sugerir que aproveite para fazer um pequeno passeio de trem e mergulhar na Mata Atlântica numa Maria Fumaça que o levará do Rio Negrinho até a Estação do Rio Natal, localidades próximas ao centro.

- Já ouvi falar. Me dá água na boca, quando penso nos pratos típicos poloneses servidos ali! Sem dúvida, São Bento do Sul é muito agradável! Qual é a sua mensagem para os seus habitantes?

- Não destruam mais o seu patrimônio arquitetônico e cultural! Preservem a natureza! Sejam autênticos; não imitem as cidades grandes. Vocês ainda são privilegiados!

- E felizes por habitar uma cidade que tem alma! Não a destruam!

Descrição
  
  

Publicado por em

Jan Sosinski

Jan Sosinski

23/06/2012 18:10:32
bela cidade infelizmente como muitas aqui no Sul estão perdendo sua identidade com migração de pessoas de outras regiões saudações desde Curitiba.

Daniel ferstl ferreira bastos

Daniel ferstl ferreira bastos

05/01/2012 10:42:24
Que chato esses edifícios!!!! morei em São Bento nos anos 70 e a cidade era linda! Nunca mais voltei então ( uma breve passagem em 1985). Olhando a foto do centro com aqueles espigões fiquei triste. Espigão não é sinal de progresso, nem modernidade. Na Alemanha, terra dos fundadores de São Bento,não há esses monstrengos assim. Interesses econômicos, burrice e mal gosto de quem pode decidir são as principais causas dessa devastação urbanística. Parabéns pela matéria e pelo alerta

KAKAU

KAKAU

18/01/2010 18:39:57
Já fui duas vezes à Sao Bento do Sul SC, tenho um terreno à 9km da cidade.
Achei muito linda a cidade. Sou de Sao Paulo , Campos de Jordao e Monte Verde.Não chegam a serem lindas como Sao Bento do Sul.

Djonataqn carvalho mits

Djonataqn carvalho mits

09/06/2009 17:02:36
ola meu nome é Djonatan Carvalho Mits, sou saobentense, mas estou morando em grvatai-RS, adorei o conteudo, estao todos de parabens

Afonso C. Galdino

Afonso C. Galdino

28/01/2009 17:07:30
Parabéns pela exposição de sua cidade, eu estou indo morar em São Bento do Sul, e mesmo antes de viver ai já sou apaixonado pela cidade e por sua gente.

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Continue viajando conosco Afonso pelo portal www.brasilzao.com ou pelo Ecoviagem, abraço
Alessandro Ropelato

Alessandro Ropelato

24/10/2008 08:27:38
Parabéns pela forma como expôs essa bela cidade, uma grande visão de conservação