Vilarejo da Enseada de Brito. Um dos últimos paraísos

No horizonte a silhueta montanhosa da antiga Ilha do Desterro, atual Florianópolis - Florianópolis é um espetáculo, não é - Não!!! - Não - Como toda capital brasileira a cidade catarinense debruçou-se pelas áreas vizinhas provocando

  
  

No horizonte a silhueta montanhosa da antiga Ilha do Desterro, atual Florianópolis

- Florianópolis é um espetáculo, não é"

- Não!!!

- Não"""

- Como toda capital brasileira a cidade catarinense debruçou-se pelas áreas vizinhas provocando desmatamentos, construções irregulares, muito cimento e asfalto e nenhum planejamento urbanístico, estético ou paisagístico. O resultado: os municípios de Palhoça, São José, Biguaçu e Florianópolis se uniram e se transformaram em um horrível complexo habitado que contribui com o desfigurar da bela costa atlântica e de sua mata nativa.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Aspectos arquitetônicos da época colonial

O Cruzeiro enfrente a centenária igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1818

- Mas dizem que o balneário é paradisíaco, que é uma das cidades mais verdes do Brasil.

Sidney Souza e seu pitoresco e agradável Botequim da Enseada

- Isso também é outra inverdade. Embora cercada de morros verdejantes, a metrópole árida, pouco arborizada se rivaliza com suas irmãs vizinhas ao concorrer de maneira desenfreada para ocupar o litoral, e o seu entorno, a qualquer preço. Entretanto...

- Entretanto"

- Perto da capital, no município de Palhoça, encontra-se o Vilarejo da Enseada de Brito onde, por instantes, temos a sensação de voltar ao passado e de reviver os momentos de tranqüilidade já ocorridos nos séculos XVIII, XIX e meados do século XX.

O casario histórico e a igreja compõem um belo cenário

Tranqüilidade nas ruas do vilarejo

- Agora sim, estou gostando.

O barrado com cacos de azulejos enfeitam a pequena e antiga casa

Crianças brincam junto à simulação de uma nau que por ali, certamente, ancorou

- Conta a história que Domingos de Brito Peixoto, colono português, liderou um grupo de pessoas que vieram da Ilha dos Açores e ali se instalaram. Surgiram então os casarões seculares e a belíssima igreja Nossa Senhora do Rosário.

Águas atlânticas do mar Catarinense

Como por todo o Brasil, os habitantes e os visitantes emporcalham os logradouro públicos

A praça é o local de encontro para soltar pipas em um céu de final de tarde no Vilarejo

- O que mais"

- As duas ruazinhas principais acompanham a praça em um espaço verde, todo gramado, onde crianças alegres brincam com suas pipas coloridas em um céu interiorano. Ali, naquele cantinho desconhecido da grande massa de turistas, o botequim da Enseada torna-se uma excelente opção para quem deseja saborear bons petiscos e bater um papo com o proprietário, o simpático Sidney de Souza.

- Felizmente ainda existem no cais aprazíveis neste nosso imenso Brasilzão.

  
  

Publicado por em

Jose g.dos santos

Jose g.dos santos

17/11/2011 02:14:00
concordo com o luciano,pousada ou pensão so traz pessoas com o intuito de fazer festas,e isso não queremos preferimos a tranquilidade com pessoas selecionadas de preferencia conhecidas.

Luciano Elias (batata)

Luciano Elias (batata)

10/06/2011 14:59:01
Charlene, graças que não tem pensão na minha enseada de brito, esta foi criada por Deus para apenas ser apreciada por minutos, é um paraíso que pertence aos moradores do vilarejo. Amo este lugar este tesouro. Obrigado meu Deus por este pedaço de sua beleza. Não queremos crescimento, queremos ser e viver na tranquilidade. Ate mais amigos e nós estamos de braços aberto esperando a visita de todos que apreciam a beleza de Deus.

Mauricio Costabraga

Mauricio Costabraga

30/04/2011 20:23:00
Conheço a Enseada desde os anos 80. Estive lá faz 2 semanas, e mesmo com crescimento continua com ares de aldeia. Moro longe, mas guardo comigo o clima e as paisagens de lá.

Jose Costa

Jose Costa

15/04/2010 06:54:41
Sou Portugues. Ha cerca de 5 anos atras, fazendo turismo na costa Catarinense deparei-me com esse paraiso.Nao resisti. Comprei ai uma pequena casa e desde entao volto todos os anos e disfruto dessa maravilhosa paisagem, mas sobretudo do calor humano. Dentro de dois meses la estarei.

Charlene Sales Bicalho

Charlene Sales Bicalho

17/06/2009 14:21:18
Olá Narla.
Você poderia me indicar alguma pousada ou pensão acolhedora em Enseada Brito?

Fábio Ávila

Fábio Ávila

Informe-se no site da prefeitura de Palhoça: [[http://www.palhoca.sc.gov.br/site|]]
Narla Silveira

Narla Silveira

24/03/2009 14:57:26
Não tem lugar melhor para se viver, que a Enseada de Brito, lugar calmo de gente amiga e acolhedora. Venham nos visitar!!!!