Blogs > Brasilzão > Boletins > 

Yucumã, o maior Salto do mundo está no Brasil

O Yucumã, na divisa entre Argentina e o Rio Grande do Sul é o maior Salto longitudinal do mundo - O que tem a ver os ribeirinhos amazonenses com o Salto do Yucumã - Na verdade, tudo. Ou seja, nada! - Não entendi! Foi prometido na semana

3 de Maio de 2007.
Publicado por Fábio Ávila  

O Yucumã, na divisa entre Argentina e o Rio Grande do Sul é o maior Salto longitudinal do mundo

- O que tem a ver os ribeirinhos amazonenses com o Salto do Yucumã"

- Na verdade, tudo. Ou seja, nada!

- Não entendi! Foi prometido na semana retrasada que falaríamos sobre a mais extensa corredeira do mundo, porém você acabou mencionando os habitantes das margens do maior rio do mundo, o Amazonas.

- Sim, e daí"

15 km de estrada de terra separam a portaria do Parque do acesso a pé ao Yucumã

- Daí que estávamos ansiosos pela oportunidade de ouvir falar também sobre a região de Itapiranga e de São João do Oeste, onde se localizam as fantásticas quedas d’água pertencentes ao Parque Estadual do Turvo, no Rio Grande do Sul.

- Sei disso! Porém parte da equipe da editora se encontrava no norte do Brasil. Agora sim, podemos mergulhar nas águas do rio Uruguai. O gostoso do passeio começa já no caminho que é preciso percorrer para alcançar o Salto: as estradas de terra, com direito a uma travessia por balsa, antes de se alcançar o município de Derrubadas. O espetáculo que nos aguarda é impressionante! São corredeiras e cachoeiras que se estendem ao longo de 1.800 metros, formando quedas com 12 a 15 metros de altura sobre um canal que chega a medir de 90 a 120 metros de profundidade!

A Igreja Matriz São João Berchmans em São João do Oeste-SC foi toda construída em madeira

O Parque Estadual do Turvo foi o primeiro do Rio Grande do Sul a ser constituído

- Uau! E quais são as cidades de apoio onde eu posso hospedar-me, caso deseje visitar a região e conhecer o Salto do Yucumã"

A força da correnteza impede o banho em suas águas

- Comecemos por São João do Oeste. É uma pequena cidade de colonização alemã, fundada há apenas 26 anos. A jovem aglomeração tem como principal atividade econômica a agropecuária e a criação do bicho da seda. Ali chove muito no inverno, e no verão a temperatura chega a insuportáveis 40 graus. Nos anos 30, a região passou a ser ocupada por colonos alemães que muito contribuíram para o seu desenvolvimento. Ali você pode degustar comidas típicas ou acampar em áreas próximas aos riachos. Aproveite também para conhecer as termas São João do Oeste, que se encontram em um Parque Municipal. Para os mais religiosos – e apreciadores de arquitetura –, nada mais gratificante do que conhecer sua bonita igreja, toda construída em madeira.

- E o Parque Estadual do Turvo" Explique-me melhor o que há em seu interior.

- Rapaz! Esta área protegida abriga, além do Salto do Yucumã, uma belíssima floresta com árvores frondosas e animais raros, ameaçados de extinção, como a onça-parda, o pica-pau-rei e outros. Uma beleza! O cenário ideal para o espetáculo das águas argentinas!

Para quem vem de Santa Catarina, uma balsa em Itapiranga permite o acesso ao Rio Grande do Sul

- Águas argentinas"! Como assim"!

- É isso aí! Como no caso de Foz do Iguaçu, o espetáculo das águas é proporcionado pelas quedas situadas em território argentino. Los hermanos entram com o show e nós, brasileiros, com a platéia! Si, nosotros tenemos mucha suerte! Eh, eh, eh!

- Que paraíso, hein!

- Pois é! Todavia, o perigo ronda o Parque. Infelizmente existe o projeto de construção de uma barragem hidrelétrica que, caso se concretize, destruirá mais de um quarto da área da unidade de conservação, que ficará totalmente submersa pelas águas represadas. Será uma perda tão lastimável como aquela ocorrida com Sete Quedas, no Paraná, lembra" Mas se você realmente for para lá, não se esqueça de passar pelo menos uns dois dias em Itapiranga. Aí, mais uma vez, você estará no mundo das águas, só que agora no dos rios Fortaleza, Dourado, Macaco Branco, Peperi-Guaçu e Uruguai.

- Vale a pena"

O rio Uruguai faz a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Diversas corredeiras se formam a partir do Salto

- Se vale! Esteja também em forma para praticar esportes náuticos e ainda encontrar um tempinho para visitar o Museu de Itapiranga, onde poderá entender um pouquinho da trajetória histórica da cidade.

- Agora, sim, fico satisfeito em poder ter informações sobre a região do Salto de Yucumã! Cara, não me confunda mais, por favor...

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Stefanie Turatti

 postado: 22/11/2008 11:03:40editar

Nossa,simplismente maguinifico di 28 estarei ai vendo pessoalmente...

Simplismente de mais...

nota 10...

Parabééééééééns...

 

STEFANIE

 postado: 22/11/2008 11:09:36editar

Eu amo praias,rios,lagos,cachoeiras dizem que a paixao é mais forte por issso,sou apaixonadapelo YUCUMÃ...

 

 postado: 28/11/2008 18:17:32editar

É to indo pra la amanha, éee maravilhoso

 

Antônio Carlos

 postado: 29/12/2008 16:31:31editar

Muito legal mesmo. É muito legal ir até o outro lado do salto nadando. A água chega de borbulhar em você, o que dá mais vontade de sair nadando e mergulhando neste salto tão maravilhoso... Aconselho também na volta ou ida, visitar os mártires do alto uruguai (na cidade de 3 passos), o primeiro santo gaúcho. Voltando ao salto do yucumã, se puderem levem uma linha bem grossa e peguem uns pintados lá. Os peixinhos são nada mais e nada menos que uns 10 kg. Nas segundas feiras se eu não estou enganado, é permitido pescar com linha.

 

Stefanie Turatti

 postado: 17/1/2009 23:36:47editar

Olá, tive com a escola e amei!!!

Tenho uma duvida é verdade que a construção de uma hidrelétrica irá tapar metade do salto?De 0 a 10 eu daria 11aushauhsuas

Bom se for será um grande Desperdício!!!

BjÔ!!!

Stefanie, desconheço essa informação. Abs

Ciana Beatris

 postado: 24/2/2009 23:56:52editar

Realmente é magnifico esse parque... faz muito tempo que não visito, e fiquei muito triste em saber que existe esse projeto da construção de uma hidrelétrica. Como pretendo passar minhas férias de julho no sul, gostaria de saber se é uma boa época para a visitação do parque?

Olá Ciana, qualquer época do ano é boa para visitar o Parque. Não há restrições.

Marcio

 postado: 18/3/2009 15:35:56editar

Goataria de saber qual a melhor rota para chegar ao Salto do Yucumã, saindo de Brusque/SC

Obrigado
Márcio

Márcio,
Siga até Ituporanga, Lages, BR 282 até Chapecó, depois Itapiranga. Ali é uma boa cidade base para seguir no dia seguinte para o Parque em Derrubadas/RS

Afonso Hahn

 postado: 26/3/2009 12:02:03editar

Um espetaculo esse salto do yucuma fui tres vezes e espero ir muitas vezes ainda uma pena as estradas do lado gaucho sao pessimas

 

Ana Paula

 postado: 27/3/2009 16:22:00editar

eeu jaah fuui aee :DDDDDDDDDDDDDDDDDD

 

Sueli Maria Wailand

 postado: 29/3/2009 13:14:10editar

Achei maravilhoso este Salto Yucumã, já escutei falar muito bem, mas só agora tive a oportunidade de apreciá-lo. Uma MARAVILHA da natureza de DEUS.

 

daia

 postado: 23/4/2009 15:42:30editar

Legal, adorei conhecer o parque!!

 

Anderson

 postado: 14/5/2009 23:06:33editar

Eu ja fui la vamo ve um monte de vezes.É demais.

Eu morro em Tres Passos fica uns 40 à 50 km de lá.
O salto é uma maravilha da natureza. Nota 1000.

 

Javier

 postado: 24/5/2009 00:31:53editar

"Yucumã, o maior Salto do mundo está no Brasil" FALSO...!!!
OS SALTOS DEL MACONA (CONHECIDOS NO BRASIL COMO SALTO DO YUCUMA) ESTA NA ARGENTINA, DESDE BRASIL SO SE OBTIENE UMA VISAO PRIVILEGIADA DO TAO BELO LUGAR...
O MISMO ACONTECE COM AS CATARATAS DEL IGUAZU (CONHECIDAS EM BRASIL COMO CAHOEIRAS DO IGUACU) ONDE APENAS ALREDEDOR DUM 10% PERTENHECE AO BRAIL E A GRANDE MAIORIA A ARGENTINA...
NAO E DE SOURPRENDER LOGO QUE EM SAO PAULO SE ENTREGUEM LIVROS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS COM DOIS PARAGUAI...
SIM OFENDER, MAS E RUIM TER QUE OUVIR FALAR OU VER COMO PROMOCIONAN-SE RIQUEZAS NATURAIS ARGENTINAS COM FIMS TURISTICOS BRASILEIROS...
AS COISAS COMO SAO...
SAUDOS

Boa tarde Javier,
O rio Uruguai demarca a divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quando chega na fronteira, entre RS e a Argentina, o desnível do rio faz com que as águas "desçam" da Argentina para o Brasil. A divisa entre os dois países é no meio do rio, ou seja, no Salto. Muito importante o seu questionamento quanto aos livros didáticos porém nesse caso você está equivocado.

Paulo Graeff

 postado: 16/6/2009 22:05:33editar

Neste período (junho 2009) o rio não está com muita pouca vasão, para se poder apreciar legal o Salto?

Olá Paulo, informe-se melhor neste site: http://www.turismoyucuma.com.br

**Josi**

 postado: 23/7/2009 17:26:28editar

Oii..qual a origem do nome Salto do Yucuma??

Josi, maiores informações aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/salto_do_yucuma

luisa

 postado: 18/10/2009 15:08:40editar

Capaz que seja muito legal

 

Thalita Hartmann

 postado: 17/2/2010 23:17:56editar

Acho d+ o Salto, porém pouquissimas pessoas sabem que ele existe, sou natural de Tres Passos, cidade vizinha a Derrubadas. Hoje resido em Florianópolis, portanto sempre que posso levar algum amigo para conhecer o Salto não perco tempo...todos ficam deslumbrados e admirados por não saberem que existe aqui no Brasil.
Abraços a todos!!!

 

Diego Dotta

 postado: 11/5/2010 20:09:00editar

O maior salto longitudinal do mundo pode desaparecer, mas isso não é nada perto do desastre que pode causar para as cidades vizinhas e o meio ambiente. Ou será o contrário? Veja mais em:

http://www.youtube.com/user/diegodotta#p/u/2/nyyw0pw3e4w

 

Carlos

 postado: 29/6/2010 09:48:28editar

Caros, estarei indo a cidade de Posadas na região de Missiones do RS neste final desta semana. Se possível gostaria de conhecer na passagem o salto de yucumã.
Estou com dificuldade de ter três informações.
- No final desta semana o Salto está com pouca água de forma a ter uma boa condição de visualização?
- Tenho facilidade de atravessar para a Argentina sem ter que fazer um desvio muito grande, pois estaria pensando em atravessar por Foz do Iguaçu ou Barracão?
- Não seria mais fácil fazer a visita via argentina pois ouvi falar que eles tem um barco que passeia pelas corredeiras e como eu estarei descendo para a cidade de Posadas pela rota 14?

Muito obrigado pela resposta.

Carlos

 

GISELE

 postado: 21/12/2010 13:47:06editar

CADE O SALTO MAIOR DO MUNDO HEIN?

Olá Gisele, em extensão é o Yucumã

Andreia

 postado: 31/12/2010 14:33:56editar

vou la conhecer neste domingo,pelo jeito e muito tri pelo que falam,nesta epoca,nao esta muito cheio nao?ou ta tranquilo.

 

luh

 postado: 9/1/2011 15:00:39editar

saindo de sao miguel do oeste-sc qual e o caminho ki eu pego para chegar ate o Salto Do Yucumã???

Vá até São João do Oeste, atravesse de balsa e siga até o município de Derrubadas/RS. Boa viagem

Luiz Eugenio Brambila

 postado: 14/6/2011 10:03:03editar

Ê saudade do salto do Yucumã, tempos de juventude namorei demais próximo ao salto e dentro da reserva do Yucumã. No Brasil existe diversos pontos turísticos a visitar e o Saltoi do Yucvumã é um deles. Moro em Roraima a 29 anos, existe muitas belezas naturais por aqui, mas a saudade do Parque do Turvo é grande. Tempo em que Derrubadas, Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Daltro Filho eram pertencentes ao município de Tenente Portela-RS. Voce que não conhece o salto, não perca a oportunidade. Abraços.

 

Luiz Eugenio Brambila (Roraima)

 postado: 14/6/2011 19:18:41editar

A 29 anos atras, nem pensávamos em preservar a ecologia com tanto ênfase com agora, mas nós tínhamos essa preocupação, olhem só a letra de música que compomos;
1-Portela sempre foi a primeira, na raça e no carnaval, Yucumã é nosso porta-bandeira e as belezas, verdadeiro festival. Quem pode mais chora menos, e quem não chora não mama, belezas naturais nós temos, o que nos falta é um pouquinho mais de fama. (Estribilho: Yuyucumã, yuyucumã, vai ser sempre realidade, ontem, hoje e amanhã.Bis) 2-Yucumã foi nome de guerra, para os índios do Alto Uruguai, Hoje é o orgulho da terra, e suas belezas dá retina nos casais. Portela bem merece esse salto, que já recebeu seu batismo, estamos pensando no asfalto, pra alavancar e pra firmarmos o turismo. (Só pra esclarecer: essa música é registrada e licenciada junto aos órgãos competentes dos direitos autorais.) Imaginem essa música no final do ano de 1976 prá 1977. Um abraço.

 

dominique maronn

 postado: 15/9/2011 14:02:35editar

mttoo foda fim de ano nos aguardem ai tah chegando uma turma!!! urrulll

 

Cesar Luis Zborowski

 postado: 12/10/2011 19:07:25editar

Moro em Florianópolis e sou natural de São Borja RS e tenho vontade de sair da represa de itá SC e navegar até São Borja RS em uma chalana sem motor , somente no remo. Sei que é uma travessia de risco, mas estou disposto a fazer, minha duvida é se consigo passar no salto de yucumã, e se as corredeiras nessa região são navegaveis apesar de que tenho alguma esperiência em navegaçã,ogostaria de saber se posso navegar.

 

 

Últimos boletins

  • 11/Fev/11 BrasilZÃO: Registros de vivências de dois amigos Sou um ser nostálgico, pois amo o Brasil de outrora, terra com sua natureza intocada, cidades com casarões seculares, banhos de bica, descansos sob as mangueiras e sonhos envoltos nas painas das imponentes paineiras e suas flores rosadas.
  • 28/Jan/11 Brasil. Estamos de LUTO pela incompetência dos governantes Precisamos agir, reagir, cobrar uma mudança profunda em nossos governos para que o país se torne viável. Chega de engodo. De falta de respeito para com as populações. De desperdício de dinheiro público.
  • 28/Jan/11 Paraibuna: Rio de Água Escura Paraibuna está muito bem situada, em local estratégico entre as montanhas e é banhada pelo rio que lhe empresta o charme bucólico de um local ideal para se viver tranquilamente.
  • 4/Jan/11 Salvador: continuam destruindo a nossa Soterópolus Os soteropolitanos, os baianos, os migrantes vindos do sertão e os imigrantes já não enxergam o entardecer dourado da Baía de Todos os Santos.
  • 22/Dez/10 Olinda: Emoção Pura À noite, a brisa marítima sopra suavemente enquanto podemos admirar, ao longe, no horizonte, a silhueta da capital pernambucana: o Recife.
  • 15/Dez/10 Mococa – Uma Maratona Rural e Histórica "Mococa é um dos poucos municípios do estado que mantém preservados diversos prédios históricos, em especial a Matriz de São Sebastião e o Convento São José, fazendo com que a área central da cidade seja um verdadeiro museu a céu aberto"
  • 9/Dez/10 Santiago do Chile, a cidade ideal para as Olimpíadas O Chile recentemente foi sacudido por um terrível terremoto que provocou muitos estragos e causou sofrimentos por todo o País. Entretanto, o trauma uniu seus habitantes que estão solidariamente auxiliando aqueles que perderam suas esperanças.
  • 1/Dez/10 Ouro Preto viva. Viva Vila Rica!!! É uma tristeza constatar a falta de controle e a falta de respeito para o núcleo original que é, sem sombra de dúvida, o mais belo da América do Sul.
  • 1/Dez/10 Salvador e o dia da Consciência Negra Salvador continua charmosa, espetacularmente bela, repleta de energia, de história, de pores-do-sol indescritíveis, de baianas sorridentes, de crianças brincalhonas e de odor de acarajé que nos dá água na boca...
  • 1/Dez/10 Bahia Negra As Baianas de Salvador representam uma verdadeira posição político-cultural para salvaguardar o que persiste, resiste e maravilha o mundo em suas manifestações familiares, folclóricas e religiosas, em atitudes genuinamente brasileiras.

Veja também

Estrangeiros bem-vindosO que é o brasileiro?

 

editar    editar    editar    5.120 visitas    26 comentários