Arraial do Cabo: s u r p r e e n d a - s e...

Os matizes deste paraíso que tingem os olhos de encanto são os mesmos que colorem nossa alma de descobertas e proporcionam uma imediata explosão de paz e alegria.

  
  
Praia dos Anjos

Conhecer o novo exige coragem, mas é também liberdade de viver. Desafiar ser feliz é o melhor jeito de extinguir o medo e aceitar o novo, que constantemente se renova. É o cristalino amor que flui além de conceitos e palavras, é o amor expresso em ação. Através dos elementos céu, mar, terra e sol, os matizes de Arraial do Cabo que tingem os olhos de encanto são os mesmos que colorem nossa alma de descobertas e proporcionam uma imediata explosão de paz e alegria.

Vista do alto da Ilha do Farol

Bastam cerca de duas horinhas e meia de carro do Rio ou sete de ônibus vindo de São Paulo e as cortinas do fascínio se abrem logo que adentramos nesta cidade que se localiza ao extremo sudeste do litoral brasileiro.

Pôr-do-Sol na Praia Brava

Arraial do Cabo fica há aproximadamente 160 km da Cidade Maravilhosa, 660 km da querida, apaixonante e sofisticada Terra da Garoa, 480 km de Vitória no Espírito Santo e 550 km de Belo Horizonte em Minas Gerais e limita-se ao norte com a cidade de Cabo Frio e a magnífica Lagoa de Araruama; ao sul e leste, com o Oceano Atlântico, e a oeste, com o município de Araruama, todas localizadas na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Entardecer do alto da Praia Grande

Os contornos e formas de Arraial do Cabo desenham de um modo muito peculiar um daqueles refúgios paradisíacos que nos convida à interiorização, estimula à integração tríade nós-natureza-pessoas, inspira o cultivo das mais frutíferas sensações de bem-estar e aflora em nós o irresistível desejo de compartilhar com o Universo o agradecimento por termos a oportunidade de testemunhar nesta vida uma região de tamanha beleza.

É fascinante e saudável percorrer a cidade a pé, passando por praias que se apresentam para todos os gostos: desde as que são mais freqüentadas por famílias como filhos pequenos, as que formam piscinas com águas tenras, mornas e cristalinas, as que são um convite para agitação e badalação jovem e as que são para realizar profundas e distantes viagens sem sair do lugar, para dentro de si.

Ao caminhar pelos costões, cores que ofuscam nossos olhos, colorindo a alma com cores vívida

Na Praia Grande, os 40 km de extensão de praia certamente o levarão a pedacinhos desta Terrinha pouco conhecida, descobrindo a restinga de Massambaba até chegar à Praia Seca, em Saquarema.
Para quem não conhece, passear de barco é uma boa pedida. Mas pesquisem bem, pois o passeio completo costuma levar cerca de 4 horas de deslumbre por pontos de mergulho nas caribenhas águas das Prainhas do Atalaia, Praia do Forno, Praia da Ilha do Farol, além de visita pelo mar à Fenda de Nossa Senhora, Farol Novo e Gruta Azul, esta última, dependendo do porte do barco, em maré baixa, é possível que se entre e admire este belo trabalho do Supremo Mestre do Universo no interior dela.

Caminhada às Prainhas

Por mais que não seja uma tradição da cidade, os amantes da caminhada se surpreenderão com locais de visuais fabulosos, daqueles tirados dos mais belos sonhos. Quem sabe não esteja aí inquieto, pensando, querendo saber mais, como fazer para usufruir o máximo de Arraial através de caminhadas?! Na seção Bicho do Mar desta coluna, indicamos um desses apaixonados por trilhas, que respira intensamente e pulsa com a riqueza natural da cidade, e terá o maior prazer em acompanhá-lo para um passeio, seja percorrendo as trilhas dos pescadores, numa caminhada ao parque das orquídeas, num passeio pelos brejos e lagos da restinga de Massambaba ou até - se as autoridades finalmente liberarem a visita deste verdadeiro patrimônio natural da humanidade -, conhecer Arraial do Cabo do ponto mais alto e sublime, lá de cima das ruínas do Farol Velho, construído em 1833. Ao estar no alto da Ilha do Farol, um sentimento de demasiado agradecimento preenche nosso Ser, trazendo uma sensação de completude e unidade. As vívidas e intensas cores penetram e explodem alma adentro, nos flechando com a mensagem de que nada mais se é necessário fazer a não ser estar consigo mesmo, ao sabor dos inconstantes ventos que banham às alturas e dissolvem imagens, extasiado com a amplitude da visão que pode se estender, dependendo das condições do tempo, até Búzios de um lado, Araruama e Saquarema, de outro.

Descendo às Prainhas

Arraial do Cabo é assim, indefinível, porém unicamente experimentável: seja ao entrar em contato com a história - a cidade relata a primeira missa realizada em recinto fechado no Brasil (Igreja Nossa Senhora dos Remédios) por volta de 1506 e o ponto de desembarque do navegador Américo Vespúcio em 1503, onde se fez a primeira feitoria no país -; seja quando nossos pés são abençoados confortavelmente pelo sagrado solo que se formou há mais de um milhão de anos pela ação dos ventos e das correntes marítimas, ao trazer e fixar as alvas, finas e mágicas areias, interligando antigas ilhas como o Morro do Miranda, Morro do Forno e Pontal do Atalaia e que constituem o que hoje é chamado de Arraial do Cabo; seja pela acolhida de seus moradores...

Visual da Praia Grande

Vila de pescadores, cercado por praias e montanhas, Arraial do Cabo possui uma vasta fauna marinha e terrestre. A variedade da fauna e flora marinhas da região, que colore nossa alma de alegria, é explicada pela "Ressurgência" - fenômeno que consiste no afloramento das águas das correntes frias profundas originárias do Polo Sul, ricas em nutrientes, que integram a cadeia alimentar dos animais microscópicos e, por sua vez, alimentam outros animais maiores.

Praia do Forno: deslumbre-se!

Paraíso para mergulhadores, nas praias de Arraial já foram avistadas muitas espécies de animais, desde pingüins até baleias, além das aves marinhas como atobás e gaivotas, que fazem ninhos nas encostas, à visita de arraias, tartarugas marinhas e cações.

Tartarugas marinhas que podem ser avistadas do alto da Pedra Filosofal (Pontal do Atalaia)

Arraial do Cabo está além de palavras ou descrições, é expresso através das pessoas que a conhecem, experimentam e se fundem à sua beleza e alquimia para, depois que retornarem aos seus lares, em seus corações jamais deixarem.

Cactus peludo: similar apenas no México

Mesmo assim, Arraial sobrevive...

A degradação ambiental é uma realidade de que nossa consciência não pode fugir. É muito triste ver as belas praias, dunas, costões e restingas dividindo espaço com a sujeira que nós mesmos criamos e não demos, no devido tempo, cabo dela. A natureza possui a Lei Suprema da Reciclagem, onde todo o processo tem seu início, utilidade e fim, para novamente se construir, desenvolver e dissolver, ad infinitum. Nós temos muita dificuldade de compreender que assim funciona também com nossos desejos, pensamentos e comportamentos. A compreensão da aceitação desta Ordem Universal da criação e destruição de formas é de suma importância para a felicidade real e a sobrevivência da humanidade.

Pôr-do-Sol na Praia Grande

Apesar de grandes quantidades de lixo jogadas nas áreas verdes da cidade, do avanço de construções em locais aonde poderiam ser naturalmente de preservação ambiental, a região resiste, como se dissesse ao ser humano que ainda acredita na vida; Arraial não perde o encanto, mas mostra o quanto é fundamental que a comunidade, autoridades e turistas comecem a pensar como unidade atuante no todo, canalizem suas energias para despertar do sonho do consumismo descuidado, para se conscientizarem, mostrando ao próximo que a preservação do meio ambiente está no detalhe das pequenas ações individuais, passo à passo, desde o pensamento até a ação, sendo universalmente particular para se tornar particularmente universal.

Entardecer na Ilha do Francês

Num país onde tudo é festa, onde comemora-se a escolha da cidade para as Olimpíadas de 2016, onde se deseja mostrar ao mundo que o Rio pode se tornar uma cidade ecologicamente correta, encantos naturais como este de Arraial do Cabo não podem ficar esquecidos no mapa das ações.

Visual do alto da Ilha do Farol

Para a cidade, investir na educação ambiental, no estudo e remanejamento de trilhas ecológicas, entre outras ações de estímulo à conscientização, significa atrair o turista brasileiro e estrangeiro interessado em preservar; significa ensinar crianças a regressarem a suas infâncias felizes. Crianças plenamente integradas a seus ecossistemas internos equilibrados (mente em paz, em harmonia, com o corpo saudável) consequentemente refletem os ecossistemas externos em semelhante teor (com o próximo e o meio ambiente). Necessitando de menos distrações e estímulos advindos da poluição visual e sonora das grandes cidades, a sociedade cresce sadia, influencia positivamente as regiões vizinhas e futuras gerações, possibilitando a criação de empregos em setores realmente úteis à humanidade, proporcionando saúde e qualidade de vida. Amar verdadeiramente a si mesmo significa amar a cidade e o próximo.

Praia do Pontal em um especial dia prateado


Emoção em vídeo: Confira impressionante sequência de imagens da Praia do Forno, Brava, Grande e Prainhas, clicando aqui.


Conheça a Pousada Bicho do Mar, clicando aqui.


Descubra caminhada da Praia Grande à Praia do Pontal, clicando aqui.


Enseada do Forno, um colírio para os olhos. Veja aqui.

Aproveite os melhores pontos para admirar o Pôr-do-Sol, vendo algumas dicas aqui.


Clique aqui para apreciar as águas do Caribe Fluminense.


  
  

Publicado por em

Adriana Pimentel

Adriana Pimentel

13/02/2010 20:56:20
Quem conhece quer voltar sempre neste paraíso e quem não conhece não perca tempo aproveite para ir até lá e desfrutar das maravilhas de Deus....lugar perfeito que eu nunca tinha visto igual....abraçossss

Franciane

Franciane

27/01/2010 13:28:52
Não conhecço Arraial do Cabo, mas tenho muita vontade de conhecer. Vários amigos meu, já viajaram pra lá e disseram que lá é o paraíso. Gostaria de saber se existe guias turísticos, para nos apresentar o local. Um abraço!!! Franciane

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Saudações ecológicas, Franciane. Arraial do Cabo é uma pequena e paradisíaca península onde pode ser toda percorrida a pé. Contudo, para poder ganhar tempo conhecendo os mais incríveis encantos, sugerimos se hospedar na Pousada Bicho do Mar (www.pousadabichodomar.com). Ela é simples, com uma proposta de assistir aqueles que são apaixonados por Natureza. Os atenciosos proprietários terão o maior prazer em te dar todas as dicas necessárias e, inclusive, poderão guiá-la em algumas oportunidades, sem qualquer custo adicional. Divirta-se. Um abraço
Solange

Solange

10/11/2009 12:50:26
Simplesmente maravilhoso!
Sugiro que fotografem as praias de Rio das Ostras, principalmente a praia de Itapebussus e mar do norte.Tem maravilhas lá e quase ninguém conhece, nem mesmo os próprios munícipes.
Bjs.
solange.

Ricamar Maia

Ricamar Maia

08/11/2009 21:53:59
Tenho doces recordações de Arraial. Namorei muito meu marido no Pontal do Atalaia, onde nada havia. Isto há 30 anos e, até hoje temos saudades deste paraíso.Sempre q podemos saimos de Saqua,para onde fugimos nas férias e vamos até lá com os netos, para q tb aprendam a amá-lo.Realmente a proteção ambiental inexiste e reflete o descaso do Brasil como um todo.Poucos estrangeiros conhecem a cor deste mar...

Christiane

Christiane

08/11/2009 18:13:27
Arraial do Cabo é maravilhoooooooooso. Estive lá uma única vez, em uma viagem a Cabo Frio, demos um passeio de um dia até Arraial. Conheci as praias do Forno e a do Pontal. Mas sem dúvida o visual que se tem do alto da trilha da Praia do Forno é algo de tirar o fôlego. Daqueles momentos em que não temos dúvidas de que alguma coisa muito maior que nós existe, mas que não sabemos explicar como é possível algo tão belo, e só podemos admirar e preservar. Sempre penso em voltar a este lugar e vou voltar não tenham dúvidas.

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Isso mesmo Christiane, encantadora Arraial do Cabo... Fora e, ao mesmo tempo, dentro de nós. Respirar as maravilhas de Arraial, inspirando toda aquela surpreendentemente deslumbrante beleza e expirando alegria, paz e agradecimento, é viver e compreender o quanto importante é zelarmos pela Natureza (externa e interna, ambas integrantes da mesma Unidade, Unidade esta que está além de nós). "Nosso verdadeiro lar é o momento presente. O milagre não é caminhar sobre a água. O milagre é caminhar sobre a terra verde no momento presente. A paz está à nossa volta no mundo e na natureza e dentro de nós no nosso corpo e no nosso espírito. Tão logo aprendermos a entrar em contato com essa paz, ficaremos curados e seremos transformados. Não é uma questão de fé; é uma questão de prática. Precisamos apenas trazer nosso corpo e nossa mente para o momento presente, e entraremos em contato com algo repousante, benéfico e maravilhoso." Thich Nhat Hanh.
Roseanna

Roseanna

08/11/2009 08:08:05
gostaria de saber sobre estes passeios
como fazer para ir, se e um grupo ou se existe grupos,
se da para ir sozinha
quem tiver informaçoes sobre estas caminhadas
pode mandar
grata roseanna

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Sds. ecológicas, Roseanna. Em boa parte, são caminhadas que você mesma pode fazer. Recomendamos apenas que tenha as informações necessárias para usufruir o máximo dos encantos de lá, procurando saber sobre os pontos interessantes de visitação. Se aprecia paz, hospitalidade e simplicidade, uma sugestão é ficar hospedada na Pousada Bicho do Mar e solicitar informações sobre as caminhadas. Os proprietários terão o maior prazer em fornecer todas as informações necessárias e, se quiser, dependendo do horário e da disponibilidade de ambos, quem sabe, eles poderão caminhar com você. Temos recomendado desta forma a amigos que viajam desacompanhados. Boa viagem e ótimas caminhadas!
Lourdes

Lourdes

07/11/2009 08:57:12
ah! quando vejo esssas fotos só tenho que me orgulhar de ter nascido nesse pais, com tantas paisagens bonitas, vivo ha anos no exterior mas nosso Brasil tem mais coisas bonitas! aí vem a vontade de correr as malas e partir para casa!
um abraço e obrigada por nos mostrar essas fotos maravilhosas!

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Apesar do curtíssimo tempo vivido no exterior, é possível entender um pouco do que diz. Fica uma noção de identidade presente em nossa memória, do querer ter aproveitado mais ou do quanto gostaria de dar um pulinho lá agora. Viajar é maravilhoso e faz parte do ser humano. Temos dentro de nós a necessidade de buscar. É a energia do amor que o tempo todo dentro de nós nos impulsiona a seguir, perseguir, encontrar, se mover, evoluir... Quando descobrimos que o que estamos buscando na verdade é o que já somos, completos, percebemos que, independente de onde estamos, não sentimos falta de nada a não ser de vivenciar e interagir com a jornada no agora. Esteja em Arraial ou no exterior, quando aprendemos a ver serena e profundamente com o coração cada detalhe que se descortina à nossa frente, um mundo incrível acontece e descobrimos que há encantos em cada lugar que talvez outras pessoas não tenham sequer visto. Um grande abraço e aproveite o que a Natureza tem de melhor a oferecer.
Selmo Pinheiro

Selmo Pinheiro

06/11/2009 21:19:39
Sou do Rio e conheço pouco Araial,estive por lá 2 vezes,na Praia Grande e Prainha,mas agora depois de deslumbrar estas maravilhosas fotos já estou de malas prontas para retornar e conhecer todas estas belezas naturai é MARAVILHOSO ESTE LUGAR !!!!!!!

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Para conhecer Arraial é necessário estar de mente e coração abertos para o majestoso presente que glorifica com imagens, sons e sensações surpreendentemente infinitas. Nascido no Rio, foram necessários 18 anos para conhecer este tesouro natural de inestimável valor. Desde então, há 15 anos retornamos à cidade e o que fica é um ar de profundo agradecimento por termos a oportunidade de voltar, apreciar, interagir e renovar. Uma dica é conversar com pessoas que vivem na cidade e conhecem bem como melhor curtir cada detalhe que faz algo em nós pulsar intensamente.
Andreia silva

Andreia silva

06/11/2009 11:59:46
Arraial do cabo, é o lugar mais lindo q já vi, sua beleza natural é indiscritivel, passei várias férias lá, mas pena q o governo só vai tomar alguma providencia em relação a degradação quando for tarde demais. Então cabe a nós tomar alguma posição em relação a isso, começando por recolher seu lixo, e jogá-lo no lugar certo. Fazendo isso vamos ter esse paraíso tropical por muitos mais anos.

Arraial do Cabo é maravilhoso

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Vivemos um momento em que aqueles que desenvolveram consciência terão a árdua missão de agir sem nada esperar, motivados pela perfeita visão da integração de si com o Planeta.Quem não chegou ao ponto de evolução de que o ecossistema externo é mera conseqüência direta e reflexo do interno, despertará com o exemplo dos que já naturalmente assim agem. A sociedade é formada por nós mesmos, nada além de um grupo de pessoas, e sendo assim, de onde se pode ver um mundo melhor senão em nós mesmos? Cremos que a transformação por si só acontece, não por imposição em fazer alguém lutar por causa própria, mas, ao invés disso, pela conscientização de ver si mesmo como a unidade no Todo e espontaneamente enxergar o poder que sua ação exerce sobre a rede de conexões, esta que dinamicamente se cria e desfaz a cada instante.Ao notar que a urgência pede a ação consciente de cada um neste exato instante,teremos revelada a mais poderosa energia que rege todo o Universo: o amor.Andreia, lindos comentários!
Solange Barro

Solange Barro

05/11/2009 17:02:36
Conheço e amo Arraial do Cabo e ñ me canso de dizer "se o paraiso existe com certeza é ali".

Ana Paula

Ana Paula

05/11/2009 14:54:20
Nossa, essas fotos estão belíssimas, parabéns e obrigada por partilharem comigo dessas belezas, mesmo que sejam por fotos.

Alcilene

Alcilene

05/11/2009 13:53:02
Linda matéria. Adorei as fotos...
este lugar é maravilhoso...

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

04/11/2009 17:19:24
Olá pessoas que amam o Brasil assim comoeu!!!
Ainda não tive o privilégio de conhecer Arraial do cabo.No entanto, gostaria de informações sobre as opções de pousadas/hoteis, pois um amigo me conta sobre poucos estabelecimetos qdo foi em 2006.Nesse quesito vcs encontrararm difiiculdades ou houve uma melhora significativa???
Grato,

Pedro oliveira

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Saudações ecológicas, amigo Pedro. Somos suspeitos para recomendar, pois nos apaixonamos pela Pousada Bicho do Mar - veja em [[http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/caminhando-pela-vida/boletins/bicho-do-mar-10723.asp|]] Se você aprecia paz, sossego, harmonia, simplicidade e acolhimento, gosta de se sentir querido como se estivesse na casa de um familiar próximo, este é o lugar ideal. Como se não bastasse, os proprietários são pessoas que respiram Arraial do Cabo 24h/dia, o que poderão oferecer as melhores dicas de como aproveitar o máximo da região. De quebra, se eles tiverem tempo disponível, poderão caminhar com você pelos encantos naturais de lá. Um grande abraço
GEYSE

GEYSE

04/11/2009 14:58:20
Pelas fotos deve ser um lugar maravilhoso.Vale a pena conhecer.

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Realmente... Sabe, Geyse, as fotos não são nem um pouco o que se vivencia lá. Apenas estando lá, entrando em contato com o experienciar do momento presente será possível observar os efeitos que aquelas maravilhas naturais despertam em nós. Então, tornar-se-á naquela fração um momento perfeito, praticamente indescritível e inominável, totalmente único, fresco, inocente, que está aqui e agora trazendo incomensurável paz e alegria para dentro de nós e logo em seguida não está mais, a não ser na memória, numa representação fotográfica ou textual já distante daquela alquimia que se viveu. A dica é ir de coração aberto...
Wilson

Wilson

04/11/2009 11:55:48
Tudo que tem relação água, terra, ar e sol é inquestionável.........Arraial do Cabo, conheço é realmente deslumbrante..vale a viagem, vale tudo

Caminhando pela Vida

Caminhando pela Vida

Admirando cada detalhe que compõe a natureza de Arraial, uma flor, uma ave, uma tartaruga, uma orquídea, as ondas que nascem e se desfazem, as cores que fazem nossos olhos vibrarem... Ao deixar nossa atenção repousar nelas, permitimos que a natureza nos ensine o inexorável poder da quietude, que nos conecta aos elementos da natureza num nível de consciência muito profundo. Temos a chance de surpreendentemente nos sentirmos em estado de unidade com tudo o que se percebe na calma e através dela naquele dado instante, podendo levar este presente para a nossa conturbada vida de afazeres o entendimento sobre o que é a mais genuína expressão do amor.