Campos do Jordão – Pindamonhangaba / Pico do Itapeva - Nova Gokula

Marcio e Claudia

Desta vez, saímos às 6h30 com 42 amigos, distribuímos os trufões sortidos e seguimos em direção à primeira parada, o Leite na Pista - um pequeno rancho que oferece 15 sabores de leite tirado na hora, queijos, doces caseiros, lanches criativos como o delicioso misto quente de peito de peru no pão de batata e pescaria ecológica. O café com leite cremoso e o pão de batata na chapa estavam uma delícia. O lago ao fundo do estabelecimento com patos, gansos nadando e vacas à margem trouxe uma sensação gostosa de como se estivéssemos tomando café da manhã em uma fazenda.

Continuamos a viagem. Apresentamos o projeto e fizemos um rápido sorteio para premiar uma entre as 42 pessoas que confiaram na gente. O brinde? Mesmo estando acima das nossas condições, foi escolhido com muito carinho, em uma loja de aventura de São Paulo um lindo canivete multiuso com led, tesoura, lixa, faquinha, entre outras funções. Muito bacana mesmo. No fim, o que mais nos importou foi a alegria de alguém ganhando algo que poderá ser muito útil para as próximas caminhadas. O Li distribuiu docinhos muito especiais à base de banana e limão, preparados cuidadosamente a partir de uma receita originária da cultura Krishna.

Passamos pela charmosa cidade de Campos do Jordão e o nosso destino foi um mirante que está já no município de Pindamonhangaba, há 2.035 metros de altitude, o Pico do Itapeva. Para nossa sorte, ainda fomos brindados com um dia ensolarado que nos proporcionou um visual de tirar o fôlego. Dizem que se pode avistar mais de 15 cidades do Vale do Paraíba. Mas tudo fica muito pequeno lá de cima.

Encontramos com o Rade e seu amigo que nos guiaria até a fazenda Nova Gokula (Protetor das Vacas - animal sagrado, que nutre, amamenta), localizada no bairro do Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba. Fizemos as devidas apresentações, o Li puxou o alongamento, testamos os rádios comunicadores e iniciamos a caminhada por uma estrada de terra.

Logo adentramos num belíssimo bosque de pinheiros. Paramos um pouco para esperar o restante do grupo. Tomamos águas, tiramos fotos e apreciamos o local.

A descida se iniciaria agora. Boa parte por uma mata fechada até a chegada num mirante de vista espetacular para a Mantiqueira.

Marcio e Claudia

Era meio dia, hora do nosso lanche. As pessoas se reuniram para conversar, trocar experiências, idéias, compartilhar de seus alimentos até que fomos surpreendidos por uma comemoração surpresa. Bexigas azuis surgiram nas mãos de algumas pessoas colorindo ainda mais o lugar, assim como um bolo com duas velinhas e o ecoar de um “parabéns pra você...”. O nosso amigo Filipe tinha aniversariado no dia 7 de setembro. Catamos tudo, colocando o lixo em sacolas plásticas e dentro da mochila. Retomamos a descida.

A partir deste ponto, a vegetação fechada aos poucos foi abrindo, com arbustos ao redor e ao fundo cadeias de montanhas, vales verdejantes e vilarejos compondo uma paisagem magnífica. A descida forte e a chegada dos indesejáveis carrapatos foram os principais obstáculos daquele momento – nada que tirasse o encanto e a beleza de todo aquele lugar.

Contornamos as taquaras e ali estávamos bem próximos da comunidade Nova Gokula. 16h e a partir dali descansaríamos, seja relaxando os músculos em um rio de águas transparentes, passeando pelas lojinhas, conhecendo o templo da cultura Krishna, recarregando as energias com uma tigela de açaí e cobertura de leite condensado ou degustando uma saborosa refeição tipicamente vegetariana, acompanhada por suco de maracujá com hortelã e uma sobremesa de dar água na boca – o que era? Doce de manga com melado e creme de leite... hummmmmm...

Dezenove horas e estávamos todos prontos para o retorno. Sorteamos mais um brinde que fez a alegria de um de nossos participantes. Desta vez, escolhemos uma lanterna de cabeça para trilhas noturnas ou exploração de cavernas. Alguns estavam cansados fisicamente após 12km de descida, outros impressionados de olhar desde onde começaram a caminhar, mas de uma coisa é certa, nossos ânimos se encontram renovados.

Depoimentos

“Vocês estão de parabéns pela ótima organização da nossa mais recente caminhada – Campos/Pinda. Como sempre, foram muito atenciosos e cuidadosos, não deixando nada a desejar. A trilha também foi bem interessante, dando-nos a oportunidade de conhecer a fazenda Nova Gokula.” Nancy

“Foi um dia muito especial mesmo, mas devo admitir que estou DESTROÇADA!!!! Minhas pernas não serão + as mesmas, rsss.... mas é uma dor `gostosa` de sentir. Não sei se poderei participar todo o mês, mas com certeza, farei mais vezes, portanto, não me tirem da lista!” Neide

“AMEI a caminhada! Ficou muito bom tambem o relato que vcs fizeram. Muito bem organizado. Vocês estão de parabéns!” Katia

“Quanto à trilha, devo dizer que sempre me surpreendo com as paisagens, que nunca se repetem, com o clima, que sempre é formidável - sol, uma brisa fresca e a vista plena e absoluta” Bia

“A caminhada foi dez!!! Adorei de verdade. Passei um sábado SHOW DE BOLA! O grupo tinha um astral bom e tenho certeza que o almoço vai ser bem legal. Vcs estão de parabéns não só pela iniciativa, como tb pelo objetivo da caminhada (como atividade social). Quero mais!!!!!! Só complementando, o trajeto foi bem legal, paisagem bonita e percurso não tão difícil, apesar da descida (e bota descida nisso!). Tuuuudo bem que uma hora minha perna "travou"... estava cansada e com pouco (ou quase nada) preparo físico.” Daniela

Agradecimentos

ALEX, ALINE, BEATRIZ, BRUNO, CLAUDIA BELTRAME, CLAUDIA MARTINS, DANIELA, EDNA, ELIANA, ELIANE DA SILVA, ELIANE MEDINA, ENY, FERNANDO, FILIPE, FLAVIO, IZABEL, JACÓ, LI, JOICE, JOSIANE, KALU, KÁTIA, LAÍS, LILIANA, EMANUELE, MARCELO, MÁRCIA, MARCOS, MARILENE, MARTA, MAURÍCIO, NANCY, NEIDE, PAULO, RAFAEL, ROSA, SILVIA, TELMA, VALDERES, VALÉRIA E VIVIANE.