Passeio de Trem a Morretes

Foi um belo passeio passando por pontos deslumbrantes de Mata Atlântica, como a cachoeira Véu da Noiva, Rio Ipiranga...

  
  
Marcio e Claudia

Foi um belo passeio passando por pontos deslumbrantes de Mata Atlântica, como a cachoeira Véu da Noiva, Rio Ipiranga (na língua indígena, significa “rio vermelho”) proporcionando ainda visuais incríveis para o precipício, construção das pontes, os túneis (dezenas deles!!!), ruínas e maciços como o do Marumbi.

O trem partiu às 8h15 min de Curitiba, chegando por volta das 12h em Morretes. Experimentamos a comida típica da região (Barreado), apreciamos o belo rio Nhundiaquara – que quer dizer “buraco de peixe” na língua indígena - e degustamos a sobremesa também da região: banana flambada com calda de laranja, acompanhada por sorvete de creme adornado por desenhos circulares de cobertura de morango.

Marcio e Claudia

Às 13h50 já estávamos no ônibus circular para Paranaguá. Chegamos às 15h. Íamos depois de ônibus de Paranaguá a Pontal do Sul, mas não precisou. Tivemos sorte em pegar um dos apenas 1 horários disponíveis em Paranaguá para a travessia de barco a Ilha do Mel. E assim saímos de barco às 15h30, desembarcando na ilha às 17h.

O passeio é muito bonito, navegando inicialmente por rios, canais até sair no mar. Pode-se avistar diversas ilhas com mangues.

Instalamo-nos na Pousada Praia do Farol, entre duas praias, Nova Brasília e a do Farol, localizada próxima ao istmo da Ilha do Mel. Optamos por ficar em um chalé mais retirado, em meio à mata e a 30m da praia.

Marcio e Claudia

Caminhamos brevemente pela Praia do Farol, trilhas que levam às proximidades da ilha (outras pousadas, restaurantes, mercearias e etc.). Não há como se locomover de carro (que ótimo!!!). Os acessos são todos pela mata. Delícia... Jantamos no restaurante Mar & Sol. No retorno à pousada, foi muito bom retornar no escuro, com ausência da iluminação pública, avistando ainda um curioso gambá se equilibrando no fio do telefone. Pausa para relaxamento, meditação no deque de frente para a Praia do Farol e uma volta completa de Surya Namaskar em agradecimento por estes preciosos momentos.

Marcio e Claudia
Marcio e Claudia
Marcio e Claudia
Marcio e Claudia
  
  

Publicado por em

Karina

Karina

23/11/2009 12:17:22
Adorei o passeio, a mata atlântica é exuberante e as pontes e túneis verdadeiras obras da engenharia humana...

Osmar

Osmar

22/11/2009 11:48:57
achei o passeio fantastico apesar da chuva. quem quer uma viagem emocionante pode ter certeza que vai encontrar.