Choveu! Corra fotografar as gotas!

Depois da chuva, vem a hora de fotografar! A maioria das pessoas lamenta quando chove. Eu pego a câmera e corro para o jardim... É a chance de fazer belíssimas fotos!

  
  
Ninféia rosa fotografada sob um guarda-chuva

A meteorologia está prevendo a chegada de chuva intensa nos próximos dias. Fim dos planos de passeios fotográficos? Não!

Geralmente as nuvens escuras fazem os fotógrafos embalarem os equipamentos rapidamente e correrem para seus carros. Fiz isso muitas vezes.
O receio de prejuízos materiais é a principal razão para essa fuga e deve ser respeitado, afinal de contas a água pode estragar câmeras, flashes e lentes.
Porém, outra razão para fugir da chuva é imaginar que não há o que fotografar nesses dias.
Muitas vezes fui em busca de fotos de ninféias no Jardim Botânico e, ao primeiro sinal de nuvens, guardei o equipamento e voltei para casa chateado.
Certo dia a chuva pegou-me de surpresa e não tive tempo de chegar ao carro. Abriguei-me sob as árvores e aguardei o momento de ir embora.
Ao retornar caminhando na beira da lagoa percebi que as flores não estavam estragadas pela chuva como imaginei, pelo contrário. Havia belas gotas recobrindo as pétalas e brilhando com o Sol que começava a voltar.

Flor de copo de leite coberta de gotas.
Pétala de Hibisco amarelo coberta de gotas.
Flor de copo de leite coberta de gotas.

Minha maior surpresa foi descobrir que cada gota pode funcionar como uma lente ou espelho, formando dentro se si imagens de elementos da paisagem que as rodeia.
Ao observar as gotas por todos os lados descobre-se que a imagem em seu interior pode variar! A situação é semelhante a observar a paisagem com um binóculo.

Imagem de uma casa dentro da gota.
Imagem de flores dentro da gota.
Imagem de uma casa dentro da gota.

A partir desse momento passei a buscar essas oportunidades novamente. Percebi que logo depois de chuvas fracas a moderadas é possível fazer fotos belíssimas.

Papoula curvada com o peso da água.

Mas isso nem sempre é possível. Se a chuva for muito forte as pétalas se rasgam e as flores ficam destruídas. Se a chuva começa no fim da tarde, nem sempre haverá luz suficiente para aproveitar as gotas.
O ideal é quando chove no meio do dia, deixando toda a vegetação coberta de minúsculas jóias. Depois da chuva ainda há tempo para o sol aparecer, evaporar parte da água e iluminar as gotas fazendo-as reluzir.
Percebi também que vale a pena esperar um tempo antes de fotografar, deixando que parte da água escorra ou evapore. Com isso parte do vegetal seca e as gotas se concentram em alguns pontos, formando imagens que lembram tecidos adornados por pedras preciosas.

Folha coberta de gotas.

Além das flores, as folhas também ficam muito bonitas quando cobertas de gotas!
A cor verde produz efeitos bastante agradáveis como fundo para a água.
Em certas posições é possível observar as árvores refletidas em cada gota!
Todos os vegetais se tornam verdadeiros "baús de tesouro", cobertos de "pequenas jóias" a espera de serem descobertas.
Não fujo mais da chuva, a não ser que uma tempestade se aproxime. Vale a pena se abrigar e esperar pela oportunidade.
Convido você a fazer o mesmo!
Leia as dicas a seguir, prepare-se e experimente fotografar gotas.
Tenho certeza de que fará lindas fotos!

Dicas

Em todos os passeios fotográficos leve sempre seu equipamento dentro de uma bolsa ou mochila resistente, se possível a prova de água.
Leve também alguns sacos plásticos. Eles podem ser úteis para embalar a câmera rapidamente em caso de chuva inesperada ou mochila pouco resistente.
Por fim, mesmo em dias ensolarados, tenha em local de fácil acesso uma capa e um guarda-chuva pequeno. Isso permitirá a você fazer fotos mesmo com a água caindo...
Na hora da foto tenha especial cuidado com o foco! É importante que você escolha uma das gotas e faça o foco nela, tornando-a a “jóia brilhante” que você busca retratar.
Procure posições em que seja possível visualizar imagens em seu interior.
Dê a volta na gota buscando o melhor plano de fundo para destacá-la.
Busque a posição em que ela está mais bem iluminada, refletindo os raios de sol.
Experimente! Faça várias fotos! Aprenda com a prática!

Importante

Equipamentos eletrônicos são bastante sensíveis e podem estragar se forem molhados ou ficarem úmidos.
Mantenha sua câmera sempre seca e, se possível, guardada em recipientes com sílica gel (substância que absorve a umidade do ar).

Bons passeios e boas fotos!
Um grande abraço.
Carlos Eduardo Godoy.
www.cecgodoy.pro.br
www.twitter.com/cecgodoy

  
  

Publicado por em

Doria Amabile

Doria Amabile

20/01/2012 16:53:02
Adorei as dicas de fotos pós chuva,ganhei uma maquina semi profissional, e descobri que não sei nada sobre fotografar, mas eu sou persistente e estou começando a aprimorar meus dons fotográficos...rs...assim que eu puder, lá vou, tirar fotos de gotinhas....
Todo mundo pode fotografar, mas o dificil é passar na foto o que vc realmente vê e vc faz isso muito bem...
Obs:Todas as dicas são muito legais, abraços
Mais uma seguidora. Boa Sorte!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Muito obrigado! Abraços. Carlos Eduardo.
Eduardo Marafon

Eduardo Marafon

22/03/2011 09:46:34
Olá Carlos, acabo de conhecer o seu blog através do flickr. Estou encantado com a qualidade das suas fotos, muito bom mesmo, PARABÉNS!!!
Adorei as fotos de gotas.
Abraço
Eduardo

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Eduardo. Muito obrigado. Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Cleuza Fraga Martinotto

Cleuza Fraga Martinotto

04/08/2010 21:38:52
Oi carlos, eu tenho fotos lindas com gotas de chuva, orvalho da manhã e até de plantas cobertas pela geada. sou amadora,mas adoro fotografar.
um abraço.
cleuza

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Cleuza. Boa tarde. Muito obrigado pela visita. Parabéns por estar atenta a esses belos momentos! Boas fotos!
Antonio dos Santos de Oliveira Lima

Antonio dos Santos de Oliveira Lima

20/07/2010 12:48:09
Oi, Carlos Eduardo
Muito obrigado pelas considerações.
Sua contribuição é fundamental para quem queira fazer um bom trabalho.
Um abraço,
Dr. Lima

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Dr. Lima. Boa noite! Muito obrigado pela visita e pelas palavras. Abraços. Carlos Eduardo.
Cesar tieri da rosa ( cetiro khan )

Cesar tieri da rosa ( cetiro khan )

20/07/2010 11:42:24
Parabéns!
Aceita uma Dica de um Fã?
Voce já reparou que às vêzes, quando semeamos um jardim ou uma
horta caseira e,regamos os canteiros, as mudinhas demoram à se desenvolverem e, quando o tempo escurece para chover e, cai a temperatura drásticamente, depois de algumas horas aquela natureza toda se transforma? Esta mudança brusca do clima é a única forma da natureza reagir contra as ações de nós humanos que queremos à tudo modificar. Ela é única!! Repare:- passamos dias regando e,de uma hora para outra, como se injetássemos uma super poderosa vitamina, as plantinhas desenvolvem-se rapidamente. É simplesmente maravilhoso estar vivo e, curtir estes raros momentos.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Cesar. Boa noite. Belas palavras. Obrigado pela visita. Abraços. Carlos Eduardo.
Dr. Lima

Dr. Lima

20/07/2010 07:28:01
Oi, Carlos Eduardo,
Estas dicas sobre fotografia são maravilhosas. Que pena que muitas pessoas que pegam uma máquina fotográfica e saem por aí, clicando de qualquer jeito, mas quando vão olhar as fotos não tem nada que se aproveite. Eles abordam paisagens lindas mas o que fotografam não vale nada. Seria interessante que estas pessoas olhassem esta página e aprendessem algo fundamental para uma boa fotografia. Não precisa ser profissional para tirar boas fotos e guardar lembranças insquecíveis. Só precisa ter a curiosidade de seguir algumas orientações básicas sobre os principios da fotografia para fazer um belo trabalho. Como jornalista, já tive que recorrer a fotos feitas por pessoas que fizeram viagens e trouxeram muitas fotos, mas quando vou olhar o material não tem nada que se possa aproveitar em uma reportagem. Falta conhecimento básico para que façam uma boa foto. Esta página é muito importante e dá sua contribuição para que os amantes da fotografia aprendam o suficiente para fazerem um bom trabalho e guardarem fotografias com significado de uma viagem que fizeram e possam ter um albo de recordações com belas fotos.
Um abraço,
Dr. Lima
Cruz/CE

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Dr. Lima. Bom dia. Acredito que alguns cuidados simples ajudam a tirar boas fotos: composição, luz, foco... Basta pensar um pouco antes de clicar! Penso também que, embora simples, esses cuidados não são do conhecimento de todos. Daí o fato de algumas pessoas "não acertarem facilmente" ao produzir suas fotos. Espero contribuir ao compartilhar dicas simples e objetivas, principalmente no que se refere ao "olhar fotográfico", para que todos possam ficar felizes com suas fotos. Muito obrigado pela visita e comentários. Abraços. Carlos Eduardo.
Luis Sérgio

Luis Sérgio

19/07/2010 18:16:39
Parabéns Carlos! As fotos são lindas. Obrigado pelas dicas. Vou praticar. Abraços

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Luis Sérgio. Boa tarde. Muito obrigado pela visita e comentários! Pratique! Fotografe! Descubra os recursos da câmera! Aprenda as segredos da luz... Boas fotos. Abraços. Carlos Eduardo.
Samantha Benes

Samantha Benes

19/07/2010 17:23:06
Adoooro esse informativo, você Carlos mostra a beleza e a magia de fotografar. Gostaria de saber apenas uma coisa, será que eu consigo colocar em prática essas dicas com uma câmera amadora, que todo mundo tem na bolsa?? Obrigada pelas dicas!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Samantha. Boa tarde. Muito obrigado pela visita! Tenho certeza de que você consegue colocar em prática grande parte dessas dicas. Para isso você deve ler atentamente o manual de instruções de sua câmera e praticar, explorando os recursos disponíveis. Aprende-se a fotografar... fotografando! Abraços e boas fotos. Carlos Eduardo.
Wanda Costa

Wanda Costa

19/07/2010 08:55:07
Olá Carlos,

Tem alguma dica para fotografar pessoas em dia de chuva?
Abraços e parábens lindas fotos!!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Wanda. Boa tarde. Agora você me pegou! Não tenho experiência em fotografar pessoas... Prefiro até mesmo não falar bobagem! Agradeço pela visita e pelos comentários... Abraços. Carlos Eduardo.
Dr. Lima

Dr. Lima

18/07/2010 18:39:24
Oi, Carlos Eduardo
Gostei muito das dicas sobre como fotografar com a chuva. As fotos ficaram maravilhosas.
Sou amante da fotografia e da natureza. Onde vejo matéria sobre fotos, não perdo a oportunidade de observá-la aom atenção.
Muito Obrigado.
Ua abraço,
Dr. Lima
Cruz/CE

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Dr. Lima. Boa tarde. Muito obrigado pela visita e comentários! Espero ajudar com as informações aqui publicadas. Abraços. Carlos Eduardo.
Celio Ricardo

Celio Ricardo

17/07/2010 21:41:14
Parabéns Carlos,fotos maravilhosas.Mesmo sem chuva,as vezes eu jogo agua com uma mangueira nas flores do jardim de minha casa para poder fotografar depois.O efeito é bem legal. Abraços.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Celio. Boa noite. Muito obrigado pela visita e comentários! Gostei da ideia! Abraços e boas fotos. Carlos Eduardo.
Flavia Barcelos

Flavia Barcelos

17/07/2010 19:06:31
Nunca tive esse ponto de vista...agora não lamentarei mais a chuva e sim aguardarei o espetáculo que me reserva...obrigada pela dica.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Flavia. Boa noite. Sim, Comemore! Experimente e você não vai querer parar de fotografar as gotas! Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Janine e Paulo (amigos da Isa)

Janine e Paulo (amigos da Isa)

17/07/2010 11:09:10
olá Godoy !
Vimos o seu blog e gostamos muito, tem ótimas dicas de fotografia; vamos colocar o link do seu no nosso blog:
http://universoemovimento.wordpress.com/

abraços
|]]

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Janine e Paulo. Que legal vocês por aqui! Muito obrigado! Beijos e abraços. Godoy.
Edson Campolina

Edson Campolina

17/07/2010 06:37:02
Muito bom! Pela primeira vez li dicas sobre fotografia na chuva. Encontramos muito o beabá por aí, precisamos, mesmo nós amadores, de dicas como estas. Parabéns!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Edson, Bom dia. Muito obrigado pela visita e comentários! Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Sona

Sona

16/07/2010 16:37:42
Adorei as dicas,
Valeu,com certeza minhas fotos vão ficar
bem melhores!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Sona, Boa tarde. Obrigado pela visita! Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Florzinha Val

Florzinha Val

16/07/2010 10:41:27
Olá Carlos Eduardo, muito obrigada por dividir conosco, fãs da fotografia, a sua prática, a sua experiência, sou praticante amadora, ainda maravilhada com as possibilidades das infinitas marcas de cameras,lentes e acessórios.. As fotos ficaram lindas, tb creio que a chuva nos brinda com infinitas possibilidades, mas o crepúsculo e o amanhecer também, (risos) coisas que só quem ama a fotografia é capaz de fazer por uma boa imagem não é? Como suas fotos têm créditos, tomei a liberdade de salva-las ok. Visitei teu site, e já está entre os meus favoritos, continue nos brindando com estas imagens... Um grande abraço,

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Val, Muito obrigado pela visita, pelos comentários e pela preocupação em relação aos créditos! Isso demonstra sua essência! Chuva, Sol, noite, dia... todas as situações possuem momentos que merecem ser fotografados. Alguns nos tocam pela beleza singela, outros pela imponência, outros ainda pela mensagem pessoal que transmitem e desejamos registrar... Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Regina Emília Daros

Regina Emília Daros

14/07/2010 22:39:34
Maravilhosas as fotos. Parabens. Gosto muito de fotografar flores e animais, moro num Sítio no Vale do Ribeiro e é indefinidamente lindo. As vezes penso se toda essa beleza um dia existirá ainda, pois apesar da natureza mostrar que precisamos preservá-la, somos poucos com esse olhar. Um abraço Regina

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Regina. Boa noite. Muito obrigado pela visita e comentários. Acredito que a fotografia é uma forma de compartilhar esse pensamento e cativar outras pessoas para o movimento de preservação da natureza! Quando alguém contempla uma bela imagem sua alma é tocada e desperta ali um sentimento de afinidade para com o elemento representado. Assim nasce o desejo de preservar! Fotografe! Compartilhe suas imagens! Multiplique esse ideal de preservação! O Vale do Ribeira é um dos locais mais belos que conheço! Já estive dezenas de vezes no Petar para visitar as cavernas, com ecoturistas e agora com meus alunos. Aproveite o potencial da região para a fotografia de natureza e ajude a despertar nas pessoas a vontade de preservar para poder continuar contemplando. Acredito que esse é o caminho! Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.