Fotografe suas férias!

Viagens merecem fotos! Aqui começa uma série de dicas para você fotografar muito mais e melhor as suas aventuras.

  
  
Praia do Perequê, na Ilha do Cardoso, SP

As férias estão logo aí! Para onde você vai?
Provavelmente já está com a viagem marcada e as malas “quase prontas”, aguardando ansiosamente o momento de cair na estrada e se mandar para longe de casa.
O simples fato de passar alguns dias respirando o ar da montanha ou da praia é suficiente para renovar as energias e dar forças para enfrentar o restante do ano até o verão.
Tenho em minha memória lembranças de belíssimas paisagens observadas do alto de montanhas, do amanhecer em praias inesquecíveis, de belas flores ou animais em seu habitat natural... Viajei muito pelo Brasil e cheguei até a Patagônia quando ainda não tinha minha própria câmera! Tudo isso eu posso apenas “contar” para vocês.
Por outro lado, desde que comecei a fotografar passei a registrar cada momento de minhas viagens e passeios aos parques da cidade. Desses momentos eu posso mostrar imagens!
Fotografias permitem eternizar momentos que podem depois ser compartilhados não apenas com palavras, mas também com belas imagens! Elas permitem “refazer a viagem” toda vez que forem contempladas.
Fotografar é uma forma de guardar para sempre momentos que marcaram nossa vida... Belas imagens trazem consigo um pouco do sentimento que preenche nossas almas quando elas são feitas.
Nesse boletim pretendo compartilhar algumas dicas sobre fotografia em viagens. Levarei em consideração que a maioria das pessoas utiliza câmeras fotográficas digitais compactas, sem a possibilidade de trocar lentes. Considerarei também que escrevo para fotógrafos “iniciantes a intermediários”.
Geralmente aqueles que possuem equipamento mais avançado já têm a experiência necessária para selecionar, organizar e armazenar todos os itens de sua “tralha fotográfica”. Em outro boletim tratarei de câmeras DSLRs e suas lentes intercambiáveis.

O que levar na viagem?

Equipamento básico

Em parte isso depende do local para onde você vai. Mala de praia tem roupa de banho! Mala de montanha tem roupa de frio! Mas toda mala de viagem deve ter lugar para a câmera fotográfica e seus acessórios!
A arrumação da bagagem aumenta as chances da viagem “dar certo”, ao prever as roupas e outros itens que serão usados nas mais variadas situações.
Vou me concentrar na questão dos equipamentos fotográficos!
Os itens fundamentais que garantem sua fotografia são: a câmera, os cartões de memória e as pilhas ou baterias.
Já viajei muito como guia de ecoturismo, monitor de viagens de estudo do meio e como professor acompanhando meus alunos.
Em todas as viagens que fiz sempre houve alguém que esqueceu algum desses itens! A conseqüência é “perder a chance” de registrar momentos únicos, que certamente não se repetirão...
Alguns me procuraram para reclamar que a câmera não funcionava, havia quebrado. Muitas vezes era apenas um caso de pilhas ou baterias descarregadas. Outras vezes o cartão estava “cheio”, pois fora trazido com fotos de viagens anteriores ou festas.
Para piorar a situação essas pessoas geralmente não possuem cartão extra, pilhas reservas ou o carregador de sua bateria! A pressa ao arrumar a mala é uma das principais causas desses problemas.
Leve sempre cartões extras, você nunca se arrependerá. Leve também pilhas extras além das que estão na câmera.
Tenha sempre uma lista de itens a levar na bagagem. Imprima-a e use-a para conferir se pegou tudo!
Sugestão de lista:
• Câmera fotográfica digital
• Cartão de memória principal (já na câmera) e cartão de memória reserva (imagine tirar 120 fotos por dia).
• Pilhas na câmera, pilhas reservas e carregador de pilhas ou bateria da câmera e carregador de bateria.

Onde levar o equipamento?

Nunca se sabe o que vai aparecer em cada momento da viagem! As fotos mais interessantes são aquelas que registram momentos inesperados, muitas vezes efêmeros e únicos.
Por essa razão a câmera deve estar sempre em uma mochila de fácil acesso, para que possa ser utilizada rapidamente. Os cartões de memória e pilhas reservas também devem estar nessa mochila.
Se a câmera estiver na mala, no bagageiro, provavelmente a situação a ser fotografada não estará mais disponível quando você tiver a câmera na mão.
Um ponto importante é manter a câmera sempre dentro um “case” apropriado, que a protege de poeira, riscos na lente, líquidos e pancadas. Já vi câmeras dentro de uma mochila na qual a barra de chocolate derreteu com o calor do sol... Imagine o estado em que a câmera ficou.
Em outras situações, a areia, chuva e até o calor do sol podem causar danos ao equipamento.
Uma precaução interessante é carregar sempre sacos plásticos para envolver o equipamento em caso de chuva.
Com os devidos cuidados sua câmera estará sempre à mão e pronta para registrar todos os momentos da viagem.

O que fotografar?

Freqüentemente observo álbuns de viagem em que a maioria das fotos mostra “eu no restaurante”, “eu na praia”, “eu na balada”, “eu e a galera bagunçando” e nada de fotos da paisagem, da cidade, da estrada, de animais e vegetais típicos da região.
Muitas vezes as fotos não mostram nada que indique o local visitado! São fotos que poderiam ter sido feitas em qualquer local da própria cidade de origem.
Penso que fotografias feitas em viagem devem contar histórias!
Elas podem ser feitas ao longo da viagem de modo a representar o caminho percorrido, os meios de transporte usados, os restaurantes e comida locais, os atrativos visitados, as lojas de artesanato local, a arquitetura histórica, as paisagens mais bonitas, as atividades que marcaram a viagem, detalhes de animais e vegetais típicos e também as fotos “da galera”!
Varie os temas das fotos, aproveitando as diversas situações vividas em cada lugar. Quando voltar das férias será possível recordar cada momento.
As fotos a seguir representam possibilidades de fotografias em viagens. Elas mostram alguns momentos visuais interessantes, que motivaram o meu clique. Observe-as, analise-as, use-as como inspiração.

Rua em Cananéia, SP
Restaurante na Praia do Superagui, Ilha do Superagui, PR
Temperando a ostra com limão
Passeio de escuna em Cananéia, SP
Táxi na Praia do Superagui, Ilha do Superagui, PR
Rede de pesca em Cananéia, SP
Nascer do Sol em Cananéia, SP
Entardecer na Vila de Barbados, Ilha do Superagui, PR
Baía protegida na Vila de Barbados, Ilha do Superagui, PR
Pegadas na areia da praia
Canário da Terra
Fungos em tronco de árvores

Quando chegar o momento a ser fotografado, não economize nos cliques! Escolha a melhor composição (enquadramento), busque a melhor luz e faça várias fotos! Depois você poderá escolher a melhor foto antes de revelar ou compartilhar com os amigos.
Nos próximos boletins darei dicas sobre outros aspectos importantes da fotografia: como tirar fotos mais criativas, como organizar suas fotos, como tratar as fotos com softwares gratuitos etc.
Até lá!
Um grande abraço.
Carlos Eduardo Godoy.
www.cecgodoy.pro.br
www.twitter.com/cecgodoy

  
  

Publicado por em

Yankee

Yankee

26/12/2011 23:11:10
cara vc e bakana mesmo comprei uma canon rebel xsi e agora que li todos comentarios me sinto mais preparado para este novo mundo.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Boa sorte! Boas fotos!
Solange Souza

Solange Souza

20/07/2010 11:32:18
Carlos, obrigada pelas dicas, muito valiosas. Um abração e até a próxima. Solange.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Solange. Boa noite! Muito obrigado pela visita. Até a próxima. Abraços. Carlos Eduardo.
Solange Souza

Solange Souza

19/07/2010 15:55:05
Olá Carlos, adorei suas dicas, muito importantes para amadores como eu.Meu marido tem a mania de dizer que eu tiro foto de tudo, mas não me importo, em qq oportunidade, eu aproveito. Só que isso gera um problema, tenho milhares de foto e na hora de revelar, não sei qual priorizar e termino por não revelar nada. O que vc aconselha? Minha câmera é uma Sony Ciber Shot 12 megapixel, é uma boa câmera?
Um grande abraço, Solange

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Solange. Boa tarde. He he he! Um dia ele vai parar para contemplar suas fotos e perceber a artista que tem em casa. Quanto ao desafio de organizar as fotos sugiro que você tenha um método eficiente de organizá-las, como por exemplo: - Descaregar as fotos da câmera em pastas com data e nome do assunto. - Tratar as imagens selecionadas e salvá-las em outra pasta, também identificada. - Ter cópias de sua pasta de fotos, para prevenir eventuais perdas. Em relação à câmera, não me sinto em condições de opinar pois não a conheço. Abraços e boas fotos. Carlos Eduardo.
Alemiro Jr (www.flickr.com/photos/alejr)

Alemiro Jr (www.flickr.com/photos/alejr)

09/07/2010 23:38:38
Parabéns pelo post, professor!
É bom vê-lo estendendo seu dom de ensinar aos mais diversos meios.
Ah se todo profissional tivesse essa paixão pelo próprio trabalho... :-)
Abraço!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Alemiro! Boa noite! Fico feliz ao encontrá-lo por aqui. Muito obrigado pela visita e pelos comentários. Um grande abraço. Godoy.
Amanda

Amanda

08/07/2010 17:20:28
Eu vou sair de férias mas não tenho uma camêra digital, tenho o meu celular, mas eu não sei se é uma boa ideia levá-lo.
Oque eu faço?
levo ou não?

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Amanda. Boa tarde! Não perca a oportunidade de fazer fotos em função do equipamento que possui em mãos! Há momentos únicos, que não se repetirão jamais, que você pode registrar com o seu celular. Talvez você não consiga imprimir um grande pôster com essas fotos, mas poderá compartilhar com os amigos. Boas férias e boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Geraldo

Geraldo

04/07/2010 07:05:12
Grande Carlos, muito bacana as dicas e tb o bate papo.
Aproveitando a oportunidade gostaria de saber se é mais viavel comprar uma boa maquina como a câmera Canon Rebel XSi (450D) aqui no Brasil ou deixar pra comprar na Espanha, Paris ou Londres que estou indo em outubro.
Abração

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Geraldo, Bom dia. Não sei responder! Lembro-me de alguém que comprou uma câmera na Europa, teve algum problema de defeito, ainda dentro da garantia, e depois sofreu para resolver a situação... Penso também que se você comprar aqui, já pode começar a usá-la e não precisa esperar. Isso permitirá que conheça os recursos da câmera e adquira traquejo com ela. Além disso, nem sempre os produtos são mais baratos na Europa. Creio que vale a pena você fazer uma pesquisa mais detalhada antes de decidir. Abraços. Carlos Eduardo.
Bruna Silva De Camargo - Jaguariuna/SP

Bruna Silva De Camargo - Jaguariuna/SP

04/07/2010 00:23:53
Ola
Parabens pelas dicas, sao otimas.
Tenho tbm varias fotos do tipo " eu na praia" rsrs... mas adoro tirar foto que algumas pessoas pensam que nao tem nada a ver. Tipo do céu, dos passaros entre outros.

Queria saber se gostaria de fazer parte de nossa equipe, escrevendo artigos semanais com dicas de Fotografia no jornal em que trabalho.
Se lhe interessar, entre em contato.

Um grande abraço

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Bruna. Obrigado pela visita, comentários e convite! Vamos conversar. Abraços. Carlos Eduardo.
Lúcia Lima

Lúcia Lima

03/07/2010 22:55:32
Gostei muito de seus boletins. Fiz uma viagem maravilhosa pela Europa para lugares lindíssimos e senti muita necessidade de saber tirar fotografias boas. Além da necessidade de se ter uma boa câmara, penso em fazer um curso de fotografia básico, o que você acha?
Muito grata

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Lúcia. Boa noite. Hoje em dia existem muitas câmeras que produzem fotos realmente boas, desde que utilizadas adequadamente. É importante você conhecer os princípios básicos da fotografia (composição, fotometria e foco) e os recursos de sua câmera. A partir disso sugiro que fotografe, fotografe... fotografe! As câmeras digitais possibilitam que você analise o resultado imediatamente, no visor. Logo, se tirar uma boa foto saberá como a fez e poderá tentar novamente algo semelhante. Se a foto ficar ruim, lembrará do que não funcionou! É importante experimentar sempre, fotografando em diferentes condições, com diferentes regulagens da câmera. Quanto ao curso, ainda não tive a oportunidade de fazer um... Aprendi com os amigos, lendo livros e revistas sobre fotografia, fotografando bastante! Sugiro que acompanhe nossas dicas semanais de fotografia e pratique bastante. Abraços. Carlos Eduardo.
Patricia

Patricia

03/07/2010 22:43:07
Oi Carlos
Sou uma amadora apaixonada por fotografia e concordo qd vc diz q as fotos devem contar a história da viagem. Faço albuns de cada viagem e tenho um grande prazer em revê-los; é como revisitar cada lugar com cheiros e sabores únicos. Parabéns pelo trabalho, vou continuar acompanhando. Patricia

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Patrícia. Boa noite. Muito obrigado pela visita e comentários! Tenho certeza de que suas fotografias possibilitam "revisitar os locais" muitas vezes, mesmo depois que você retornou da viagem. É como estar lá novamente! Boas viagens e boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Vanessa

Vanessa

03/07/2010 21:54:25
Olá Carlos Eduardo! Gostei muito das suas fotos, também tenho uma Canon, uma XTi, só que as cores das minhas fotos não saem tão boas... parecem sempre subexpostas ou cobertas por uma névoa... Você poderia me ajudar? O que faço para melhorar as cores?
Obrigada!!! Abraços.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Vanessa. Boa noite. Uma boa foto começa com a composição, passa pela fotometria, pelo foco... Ela não termina na hora do clique! Quando havia apenas as câmeras de filme, o que ocorria na sala escura do laboratório era um mistério. O técnico responsável pela revelação era parte importante no resultado final. Hoje, com as fotos descarregadas em nosso próprio computador, o fotógrafo participa também de mais uma etapa, o ajuste final das cores, luminosidade, contraste e outros parâmetros. Existem alguns softwares gratuitos, além daqueles que acompanham a câmera, que possibilitam ao fotógrafo realizar ajustes na imagem. Quando a fotografia está de acordo com as expectativas de seu autor, é só enviar ao laboratório para a impressão. Você já experimentou usar algum desses softwares? Abraços. Carlos Eduardo.
Murelo Dias

Murelo Dias

03/07/2010 21:50:03
compra no mínimo uma Nikon d300 e vai na boa... Se quiser foto boa, compre coisa boa!!!!!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Murelo. Boa noite! Câmeras sofisticadas ajudam, mas não garantem o resultado. Além disso, custam "só um pouquinho" mais caro... Obrigado pela visita. Abraços. Carlos Eduardo.
Marly

Marly

03/07/2010 21:36:32
Muito legal suas dicas. Adoro tirar fotos de paisagens ou de momentos inesquecíveis (sem pose). Quando comprei minha 1 máquina (Xereta da kodak) foi sensacional, pois conseguia tirar fotos em movimento, como uma lancha em competição na Guarapiranga. As máquinas digitais são muito lentas, ou seja, na hora do clique o momento já aconteceu. Por favor, quero uma dica de uma boa máquina para amadores, como eu. Atualmente tenho uma Sanyo 7.1 e 3x zoom (adoro pássaros). Obrigada, antecipadamente.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Marly, Boa noite. Muito obrigado pela visita. Existem muitas muitos modelos, de várias marcas, que podem atender aos seus objetivos. A indicação depende do peso que você está disposta a carregar, do quanto pretende investir e da marca de sua preferência. Para fotografar pássaros é interessante você ter um bom zoom! Quanto à velocidade para fazer a foto, as câmeras digitais mais avançadas chegam a tirar algumas fotos por segundo! Câmeras compactas são mais fáceis de manusear e transportar, porém mais lentas. Câmeras que trocam lentes (DSLRs) são mais volumosas e pesadas, porém fazem fotos com maior velocidade! Abraços. Carlos Eduardo.
Fisioterapeuta

Fisioterapeuta

03/07/2010 21:35:48
Como um fisioterapeuta vc é um ótimo fotógrafo... a profissão nao trazia tanto o que faz hoje né... mais sussa...

boa sorte

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi. Boa noite! Sou biólogo e professor de ciências. A fotografia, além de um grande hobby, faz parte de meu trabalho. Abraços. Carlos Eduardo.
Aryhokama

Aryhokama

03/07/2010 21:31:35
ola....tenho uma canon D40...realmente e boa essa maquina...obrigaduuu...

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Ary. Boa noite! Muito obrigado pela visita! Boas fotos. Abraços. Carlos Eduardo.
Maryah Bittencourt

Maryah Bittencourt

03/07/2010 21:25:02
Nossa quanta dica preciosa, essa questão de ter cartão e pilha extra é fundamental e já me equipei! Sou fã de fotos como vc tirou, de paisagens e momentos mais intimistas, como um olhar, por exemplo, e fico feliz de saber que estou no caminho certo pras minhas próximas viagens, vou te colocar no favoritos e ficar atenta a suas palavras. Obrigada e abraços!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Mariah, Boa noite! Muito obrigado pela visita e pelos comentários. Sinto-me feliz por ter ajudado. Abraços. Carlos Eduardo.
Fernanda Sampaio

Fernanda Sampaio

03/07/2010 20:50:57
Caro Carlos, adorei suas dicas! Fui a Penedo ano passado, e quando cheguei lá, lembrei de minha canon guardada muito bem, mas em casa. Foi uma pena.
Mas quero lhe fazer uma pergunta. Tenho medo de levar minha máquina que é uma 40D, para viagens, pois o valor dela, mais o flash e uma outra lente, é bem alto. Mas deixando bem guardada, nunca pegarei imagens impares, que quero lembrar em papel algumas vezes. Dizem que sua melhor foto é aquela que vc nunca tirou e que fica apenas em sua memória!
Como aliviar esses pensamentos?
Fazendo um seguro dos equipamentos?
Como posso acompanhar suas dicas? Somente em seu site!?
Obrigada por sua atenção!
Fernanda Sampaio

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Fernanda. Boa noite! Câmera guardada em casa é como tesouro enterrado... Não ajuda muito! Já sofri bastante com essa preocupação, até o dia em que fiz seguro do equipamento. Na eventualidade de algum "problema" ele ajudará a reparar sua câmera ou comprar outra. Recomendo que o faça! Quanto às dicas, semanalmente serão publicadas aqui no EcoViagem. Assine o boletim e será informada por email das novidades. Abraços. Carlos Eduardo.
Ricardo Tolomelli

Ricardo Tolomelli

03/07/2010 20:47:54
Gostei das dicas, coisa simples, direta, porém fáceis de serem lembradas..... como devem ser as dicas! A que eu mais gostei foi "o que fotografar". Geralmente, sessões de foto de viagem são entendiantes de serem vistas por quem não viajou por causa do excesso de fotos "pessoais" ou do tipo "eu estive lá e aqui está a prova". A dica que vc deu de fazer fotos que ajudem a contar a história da viagem vai ajudar a quebrar esse tédio, pois cada foto virá acompanhada de um pedaço de história, uma explicação, uma palavra.... ou somente uma linda imagem pra ser contemplada em silêncio.

Uma dica que eu adicionaria, ainda neste tema, é que se for tirar uma foto com alguém da viagem, procure fazê-lo numa situação espontânea, onde a pessoa está curtindo o passeio e não posando para uma foto. Fica mais bonito ver alguém curtindo a paisagem do que olhando para a câmera, e dando as costas pro que viajou (às vezes bastante) pra ir ver.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Ricardo. Boa noite. Agradeço pela sugestão! Certamente fotos espontâneas são muito mais interessantes e até divertidas! Muito obrigado pela visita. Abraços. Carlos Eduardo.
Sheila Rodrigues

Sheila Rodrigues

03/07/2010 20:19:39
Olá! O feriado está chegando e sua reportagem veio em boa hora. Vou viajar sozinha e estava pensando em como registrar os momentos. Suas dicas foram de grande ajuda. Parabéns pela reportagem.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Sheila. Boa noite. Fico feliz por ter ajudado! Boa viagem e boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Narana Engler

Narana Engler

03/07/2010 19:47:52
Qual o programa que eu posso usar para arrumar as fotos depois de registrar?
Eu acho o programa do Picasa muito dificil para quem está começando gostaria de usar um programa mais fácil.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Narana. Boa noite. Antes de pensar no programa, eu costumo pensar na organização das fotos segundo a data em que foram feitas. Para cada cartão de memória que descarrego no computador eu crio uma pasta cujo nome indica a data e assunto. Depois, trato as imagens com softwares apropriados e as salvo em outra pasta, também nomeada segundo o assunto. Existem diversos softwares gratuitos e fáceis de usar. Um deles é o FastStone Image Viewer. Um dos próximos boletins será exatamente sobre esse tema: "O que fazer com as fotos das férias?" Aguarde! Abraços. Carlos Eduardo.
Derli

Derli

03/07/2010 18:51:38
olá!!
Sempre organizo minhas fotos de forma narrativa, como vc indica. Faço fotos de placas com nomes de ruas, da cidade, pessoas do lugar. Tenho algumas bem interessantes. Depois de algum tempo, são as fotos que vão contar nossa história....adoro esses pequenos tesouros imagéticos guardados ao longo do tempo!!!!! Suas fotos são lindas!!!!!!!!!!!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Derli. Boa noite. Obrigado pela visita! Parabéns pela organização e planejamento. Suas fotos certamente contarão a história de suas viagens, a história de sua vida! Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Dayse Braule Pinto

Dayse Braule Pinto

03/07/2010 16:01:56
Amigo, muito bom o seu trabalho e as dicas. Gostei muito. E uma coisa que vc falou muito certo : as fotos são sempre eu e alguma coisa. Rs rs. Eu gosto demais de bater fotos. Mas gosto mais de paisagens. Viajo todos os anos, mas além de tirar fotos c/ a galera, bato mtas fotos de animais, pássaros e paisagens. Tenho uma máquina digital, muito boa. Sansung. De formas, que dá p/ fazer um monte de coisas legais. Valeu, amigo. Abraços.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Dayse. Obrigado pela visita! Sem dúvida é muito legal fotografar "eu e a galera", mas não podemos esquecer do que está ao lado... Parabéns pelo hobby! Boas fotos! Abraços. Carlos Eduardo.
Maria de Fátima dos Stos Deveza

Maria de Fátima dos Stos Deveza

02/07/2010 00:10:18
Adorei seu trabalho. Como vc, também sou professora. E sou louca por fotografia.Ainda não fiz um curso por trabalhar os tres turnos e não ter tempo. Mas mesmo assim gosto de fotografar. Além de dá os parabéns, pelo seu lindo trabalho, gostaria de pedir uma orientação a vc quanto ao tipo de câmara comprar. Tenho uma kodac 7.1,mas pretendo comprar outra e se possivel vc me orientar em qual devo escolher, gostaria de uma profissional ou semi, não posso comprar muito cara. Agradeço e peço perdão pelo incomodo. Obrigada. Abraço.

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Oi Maria de Fátima. Boa noite! Muito obrigado pela visita e pelos comentários! Quanto à escolha da câmera, isso depende de seus objetivos com ela, do quanto está disposta a carregar peso em seus passeios, do quanto está disposta a investir. Tenho uma câmera Canon Rebel XSi (450D) e algumas lentes. Gosto muito dela! Sempre tive câmeras Canon! Câmeras que permitem a troca de lentes geralmente possuem algumas vantagens sobre as câmeras compactas, mas certamente dão mais trabalho para carregar... Reflita sobre seus objetivos, em que situação pretende usar a câmera, que tipo de fotos pretende fazer... Com essas informações vá em busca da câmera mais adequada. Boa sorte. Abraços. Carlos Eduardo.
Marla

Marla

22/06/2010 19:00:35
Puxa! sera que eu consigo tirar fotos assim? perfeitass!!

Carlos Eduardo Godoy

Carlos Eduardo Godoy

Sim, você consegue! Explore sua câmera, aprenda usar os recursos que ela oferece, esteja atenta às oportunidades...