La Bella Itália

Veneza, Firenze, Roma, San Gimigniano e muita história para contar...

  
  
O frio dos Alpes

Atravessando os Alpes, a caminho do “Brenner Pass”, pegamos um pouco de neve e frio (-1.9°), mas nos divertimos mesmo assim e paramos para tirar algumas fotos e brincar na neve também! Os picos nevados, que nos acompanhavam, criavam um visual impressionante e muito bonito, tornando nossa viagem ainda mais agradável.

'Lago di Garda'

Nosso primeiro grande destino na Itália era Veneza . . . e a expectativa era grande! Passamos uma noite em um camping ao lado do “Lago di Garda”, no caminho, e no dia seguinte estávamos pegando o ônibus para explorarmos a tão falada cidade dos canais e gôndolas . . .

Enfim, Veneza!

Incrível! Adoramos! Veneza não nos decepcionou nem um pouquinho, muito pelo contrário, supriu todas as expectativas e ainda mais! Desde o momento que descemos do ônibus e atravessamos a primeira ponte sob um dos milhares de canais, sentimos o clima de Veneza!
Como descrever Veneza? Milhares de ruas, ruazinhas, ruelas, passagens e passarelas dentre as 118 ilhotas. Lojinhas por toda parte e um arsenal de artesanato inacabável, incluindo é claro, as famosas “máscaras de Veneza”, que são lindíssimas. Existem diversos restaurantes oferecendo “Menu Turístico” (inclui uma entrada, um prato principal e até sobremesa) e os garçons fazem de tudo para te cativar.

Ponte di Realto

É claro que tem um “percurso turístico”, passando por todos os marcos de Veneza, o qual percorremos, mas é muito legal “se perder” pelas passarelas e fugir um pouco do tumulto também. Passamos pelo “Grande Canal” e a “Ponte di Realto” onde tem um grande mercado. Fomos até a gloriosa “Piazza San Marco” (e vimos também a “Basílica de San Marco”) onde fomos atacados por pombos e demos muita risada. Vimos a “Ponte do Suspiro” e também a igreja “Santa Maria della Salute” . . . tudo isso dentre outras coisas também.

'Basílica de San Marco'

Passamos o dia todo apreciando Veneza e toda sua graça. Almoçamos um tradicional “Menu Turístico” (afinal de contas somos turistas!) com direito a uma deliciosa lasagna de entrada, seguido por frango e um tiramissu para terminar, tudo acompanhado de um bom “vinho da casa”, em um clima descontraído e super agradável.

Realmente gostamos muito de Veneza e recomendamos a todos uma visita!

Firenze

De Veneza seguimos para Firenze, onde chegamos no final da tarde, e fomos direto para a “Piazza Michelangelo” para apreciar a lindíssima vista da cidade. A luz do pôr-do-sol, juntamente com a beleza da cidade em si, proporcionou ótimas oportunidades para fotografarmos e curtirmos a vista. Depois encontramos um camping, por sinal caríssimo (quando questionamos o preço o cara disse “Isto é Firenze!”), e apesar de descontentes acabamos ficando lá mesmo, pois já estava ficando tarde.

“Piazza della Signoria”

Durante nossa visita conhecemos o “Duomo”, passamos pela “Piazza della Signoria” e atravessamos a “Ponte Vecchio”, onde está situado o grande mercado de ouro. Almoçamos um rápido “panini” e passeamos mais um pouco por Firenze, nos deparando sempre com diversas estátuas do famoso “David”, mas nós acabamos não entrando no museu para ver a autêntica obra prima . . . fica para uma próxima. Apesar da nossa breve passagem por Firenze, gostamos bastante de lá.

Nossa próxima parada era Pompéia, então seguimos rumo Sul pela autovia e tivemos que arcar com o preço bem salgado do pedágio, mas as estradas secundárias eram uma doidice! Chegando em Pompéia vimos o quão turístico é este lugar e logo encontramos um camping em frente ao complexo, que visitamos no dia seguinte.

'Fontana de Trevi'

Pompéia é mesmo um lugar incrível e extremamente interessante de se visitar e conhecer. Tivemos sorte e pegamos um dia lindo, com céu azul, para vagar pelas ruínas desta cidade que foi destruída pelo Vulcão Vesúvio.

Durante nosso percorrido, com a ajuda de um mapa e um livreto que nos deram na entrada, vimos a “Basílica”, o “Templo de Júpiter”, o “Macellum” (Mercado Central), os banhos públicos, o “Anfiteatro" e muitas coisas mais . . . caminhando sempre no meio de colunas e jardins romanos. Imperdível!

'Pantheon'

Depois retornamos ao Norte, rumo a Roma . . .

Finalmente estávamos em Roma, a capital da Itália, um lugar repleto de lugares para se conhecer. Ficamos em um camping nos arredores da cidade, onde nos encontramos com uma galera Brasileira, que estudavam na França, e estavam de passagem também. Como o camping iria fechar no próximo dia (final da temporada), tivemos que restringir nossa visita pela cidade há apenas um dia . . . mas que dia!

As luzes do Vaticano

Roma é um lugar carregado de historia onde se encontra um pouco de tudo, características de várias eras, de uma maneira surpreendente. Existem os monumentos da época Clássica tal como o “Colisseu”, o “Fórum” e o “Palatine Hill” (que hoje em dia são lindos jardins). Encontram-se também igrejas, catedrais e basílicas Católicas, especialmente a “Basílica de São Pedro”, no Vaticano, que é simplesmente deslumbrante!

No centro da cidade vimos a influência do período Barroco com as diversas fontes e igrejas também. Mas não para por aqui e nota-se também a arquitetura Rococó com suas belas fontes, tal como a famosa “Fontana de Trevi”, onde jogamos nossa moedinha e fizemos um pedido.

“San Gimigniano”

Vimos também o “Pantheon”, a “Escadaria Espanhola” e passamos por diversas praças durante nossa caminhada. Pudemos apreciar a Cidade do Vaticano e a Basílica de São Pedro também à noite, toda iluminada, proporcionando uma vista espetacular, para finalizar nossa visita. Roma é um lugar incrível!

Depois pegamos o ônibus e voltamos para o camping onde literalmente capotamos . . .

Nosso tempo na Itália estava terminando e o frio estava começando a apertar, então pegamos a estrada rumo ao Norte, a caminho da Suíça.

Piza

Passamos brevemente por Sienna e depois visitamos a pequena cidade de “San Gimigniano” que é considerada a “Manhattam Medieval”. Apesar de não termos tido sorte com o tempo, e termos dois dias de chuva, a cidade é muito agradável. Andamos pelas diversas ruas que acabavam em praças aconchegantes com poços por toda parte. Subimos ao “mirante” onde pudemos avistar os “arranha-céus” de San Gimigniano e também a paisagem ao redor.

Mais ao norte, passamos rapidinho por Pisa onde, junto com milhões de outros turistas, ficamos brincando de “segurar a torre” . . . até quando chegou um guardinha e mandou todo mundo sair do gramado! Era muito engraçado ver todo mundo (todas as idades e nacionalidades) tentando tirar a foto certinha. As nossas fotos não ficaram perfeitinhas, mas de qualquer maneira, demos muita risada e nos divertimos bastante!

Seguimos a caminho da Suíça, e mais uma vez encontramos neve no caminho. O inverno estava mesmo chegando e nós queríamos fugir dele o quanto antes possível!

  
  

Publicado por em

Rogerio crivelaro

Rogerio crivelaro

12/07/2010 22:52:46
É muito interessante a paisagem muito linda e de bom gosto emfim tudo de bom parabêns!

Grace Downey e Robert Ager

Grace Downey e Robert Ager

Muito obrigado pelo comentário Rogério. Tudo de bom para você. Abraços, Grace e Robert