Balsa Belém-Macapá

Challenging Your Dreams

Em nosso percurso rumo ao norte, seguimos para Belém onde encontramos com nossos amigos Coronelson e a Auxiliadora. Acabamos ficando alguns dias por lá, aproveitando o tempo para conhecer um pouco da cidade, especialmente a Estação das Docas que ficou muito bacana após sua restauração. Fomos também convidados a um encontro do Jeep Clube do Pará e a um jantar delicioso com outros amigos jipeiros. Todos foram super atenciosos e nos receberam muito bem. Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos a todos. E um muito obrigado especial aos nossos anfitriões. Valeu Pessoal!

Queríamos conhecer o estado do Amapá e havia diversas formas de cruzar até Macapá, mas como queríamos ir junto com o Snoopy, não foi nada fácil. Após pesquisarmos bastante e receber sempre a resposta negativa, quase desistimos, mas conversando com um cara no porto finalmente encontramos uma opção. Nossa embarcação foi uma simples plataforma, sem muita estrutura, onde ficamos junto com os caminhões e seus caminhoneiros. Foi uma experiência e tanto!

Dez da manhã e já estávamos no porto, de marmita e coca-cola na mão, esperando para embarcar e prontos para enfrentar os dois dias de travessia. O previsto era partirmos ao meio-dia, mas acabamos partindo apenas às seis da tarde. Ou seja, a aventura já começou ali mesmo, no porto, com um calor de 36 graus. Após algumas horas “estacionados” na balsa, finalmente partimos por volta das 19h00.

Como na balsa não tinha estrutura nenhuma para passageiros, todos dormem em seus veículos, e nós simplesmente montamos nossa barraca entre os caminhões. O maior desafio foi conseguir dormir. Fora o calor intenso fomos “colocados estrategicamente” entre dois caminhões frigoríficos que de tempos em tempos ligavam seus “suaves” motores. Quando não era um, era o outro que estava ligado! Acho que pelas fotos dá para perceber nossas caras de cansaço. Mas enfim, sobrevivemos “tranquilamente”!

Challenging Your Dreams

O dia custa a passar quando se está na água, mas como para nós tudo aquilo era novidade, fomos conversando com todos e fazendo amizade, além de ouvir várias estórias do pessoal. A galera era super gente boa e por incrível que pareça tinham desde famílias com crianças até os homens sozinhos curtindo sua bebida. Ouvimos muitos “causos”!

A única sombra que encontrávamos era embaixo das carretas dos caminhões, e com muita sorte surgia uma brisa . . . mas no geral o calor insuportável persistia. Almoçamos junto com o pessoal no “refeitório” que ficava na empurradeira. Banheiro . . . melhor nem falar muito, mas tomamos algumas duchas de água fria para nos refrescar um pouco. Se bem que você saia do chuveiro pingando de suor, pois parecia uma sauna de tão pequeno e abafado que ficava lá dento. Enfim, essa balsa tornou-se nossa casa por dois dias, e para alguns daqueles caminhoneiros trata-se de um trabalho e percurso freqüente. Achamos a experiência demais, mas não sei se agüentaríamos fazer isso diversas vezes.

Além da “vida na balsa”, conhecemos e aprendemos bastante sobre a “vida no rio”. Olhamos as simples casas ribeirinhas e cada vez que passava uma embarcação as crianças saíam remando ao seu encontro, sempre com a esperança de receber alguma coisa. Às vezes as pessoas jogam sacolas com comida ou roupa para eles. Na hora que eles alcançam a sacola, é só felicidade, que irradia em seus rostos. É realmente outro mundo . . . mais uma lição aprendida! O outro extremo é ver as balsas cargueiras passando ao nosso lado com mercadorias diferenciadas tal como gado e madeira. É o meio de transporte por aqui!

Isso foi apenas o começo de nossa experiência pelo Rio Amazonas . . .

Gabriel Garcia

02/10/2014 14:41:40
Boa tarde , moro no estado de São Paulo , qual seria o ponto de travessia mais próximo para que eu possa chegar em Manaus AM ?

Grace Downey e Robert Ager

Olá Gabriel, Obrigada pelo seu comentário, mas depende muito do que você quer fazer e como quer chegar lá? Você pode ir via Belem-Manaus ou Porto Velho-Manaus. Cada qual tem sua logística. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Tarcisio Serra

19/09/2014 16:47:56
Você pode atravessar de avião e mandar o carro por balsa ( R$300 R$350 cegonha, sem seguro ). De Belém para Macapá é geralmente mais caro, até R$600.
A cegonha você contrata no trevo de Marituba ( BR 316 ).
A balsa sai de Icoaraci, município de Belém.
Isso tudo é muito facil, basta pedir informações no trevo. Lá tem vários agentes que transportam carros para Macapá.
As empresas de navegação cobram bem mais caro ( depende do ano e modelo ) perto de R$1000, mas o carro vem com seguro e mais responsabilidade.
Para vir junto na balsa, basta negociar com o cegonheiro, pois a infraestrutura é apenas para veículos, carga e motoristas.
Viajei duas vezes, MCP BEL, achei muito legal,fiz amizades e a farra é boa. É cansativo, pois não há conforto, mas a aventura é isso mesmo.
Abraço e boa sorte!

Barbara

19/05/2014 16:26:41
queria saber o valor para levar um caminhão baú 3\4 de belém para macapa na balsa.

Grace Downey e Robert Ager

Olá Barbara, Em nosso caso fomos de Belém a Macapá em plataforma, mas estávamos de carro e não caminhão baú. Fomos através da Macamazon (Agência de Navios) e nos custou R$1500,00. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Fernando

21/02/2014 08:44:15
Qual é o preço da balsa de Belem x Macapa para uma carreta trucada 6-eixos e um truck 3-eixos e qual o telefone da empresa de balsa?

Grace Downey e Robert Ager

Olá Fernando, Em nosso caso fomos de Belém a Macapá em plataforma, mas estávamos de carro e não carreta. Fomos através da Macamazon (Agência de Navios) e nos custou R$1500,00. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Beto

04/02/2014 14:23:03
Boa tarde, sou de Brasilia tenho um caminhão 8.120, gostaria de saber quantos dias sao gastado pra atravessar de balsa de Belém para Macapa e qual e o valor da balsa .

obrigado !!! Beto

Grace Downey e Robert Ager

Olá Beto, Em nosso caso fomos de Belém a Macapá em plataforma. Fomos através da Macamazon (Agência de Navios) e nos custou R$1500,00. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Clovis terto de lima

01/12/2013 14:18:34
boa tarde gostaria de saber qual o tempo de viajem e o valor de uma uma travesia de um altomoveis de bele, a macapa

Grace Downey e Robert Ager

Olá Clovis, Obrigado pelo seu comentário. Nós fizemos esse trajeto de plataforma, fomos junto com o carro (o que é mais raro) e levou dois dias e meio. Na época em que estivemos lá (2010) pagamos em torno de R$1.600,00. Achamos que é possível conseguir mais barato, especialmente se você não se incomodar em enviar de cegonha. Boa sorte! Beijos e Abraços, Grace e Robert
Marco Campos

28/11/2013 08:45:16
Bom dia amigo! Tenho vontade de fazer este percurso em abril de 2014 de moto. Estive em Belém em 2012 tentando fazer a travessia para Marajó, porém o tempo não ajudou muito e desisti. Mas agora quero completar esta façanha. Parabéns pela aventura!

Grace Downey e Robert Ager

Olá Marcos, Obrigado pelo comentário. Esta região é muito interessante mesmo. Boa sorte com sua aventura em 2014! Beijos e Abraços, Grace e Robert
Ferdinand

10/11/2013 21:03:40
ola,gostaria de saber quanto custa pra leva automovel de macapa pra belem. (preco)
OBS. carro 4cilindrs.1.8

Grace Downey e Robert Ager

Olá Ferdinand, Obrigado pelo seu comentário. Na época em que estivemos lá (2010) pagamos em torno de R$1.600,00 para ir de plataforma de Belém para Macapá. Achamos que é possível conseguir mais barato, especialmente se você não se incomodar em enviar de cegonha. Abraços, Grace e Robert
Serena

06/11/2013 15:01:11
Estou pretendendo ir com meu filho de cinco anos na viajem com meus esposo de carreta para Macapá, como é a questão de segurança pra crianças na balsa, deve ser bastante entendiante pra crianças não é, tem alimentação? Agradeço se puder ajudar!
Abraço e boas aventuras!

Grace Downey e Robert Ager

Olá Serena, Obrigado pelo seu comentário. A viagem de balsa de Belém para Macapá dura dois dias e meio e é cansativa sim, mas quando nós a fizemos haviam famílias viajando sim e foi tudo tranquilo. Sobre a comida, eles fornecem comida durante o percurso, mas sinceramente não sei o quanto atenderia uma criança, mas acho que não haveria problema, dependendo dos costumes alimentares de cada pessoa é claro. Boa sorte e aproveite a viagem. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Neusa diagalo

02/11/2013 12:24:22
qual o numero de alguma bolsa de belem a macapa e quanto custa pra bitrem ?

Grace Downey e Robert Ager

Ola Neusa, Olá Neusa, Segue os contatos que nós usamos na época: Pacoval Transportadora Ltda. (91) 3222-8769 / 3222-6813 Esperamos ter ajudado. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Valdir

23/10/2013 13:18:51
Olá, Boa tarde!
Teriam o nome ou o telefone a empresa responsável pela balsa?

Tenho um caminhão e vou para lá, queria saber o valor da travessia.

Grace Downey e Robert Ager

Olá Valdir, Obrigado pelo seu comentário. Na época em que estivemos lá (2010) pagamos em torno de R$1.600,00 para ir de plataforma de Belém para Macapá. Achamos que é possível conseguir mais barato, mas não é fácil encontrar o lugar certo. Quanto a contatos, é necessário ir na região das docas e conversar com o pessoal mesmo. Assim tem mais chance de conseguir preços mais justos. Abraços, Grace e Robert
Alan Fontinel

22/10/2013 21:22:46
Amigo, comprei um carro no leilao em macapa, estou indo buscar ele, vc sabe me dizer quanto custaria e o tempo de travessia pelo ferry?

Grace Downey e Robert Ager

Olá Alan, Obrigado pelo seu comentário. O custo do transporte depende para onde você quer trazer e também como quer trazer o carro. Varia bastante, então sugerimos entrar em contato com agências portuários em Macapá. Abraços, Grace e Robert
Marcio

29/05/2013 18:01:01
Boa tarde, como faço para ir de caminhao belem a macapa e qual custo dessa atravecia e se depois da palsa e estrada de chao.

Grace Downey e Robert Ager

Olá Marcio, Obrigado pelo seu comentário. Na época em que estivemos lá (2010) pagamos em torno de R$1.600,00 para ir de plataforma de Belém para Macapá. Achamos que é possível conseguir mais barato, mas não é fácil encontrar o lugar certo. Quanto a contatos, é necessário ir na região das docas e conversar com o pessoal mesmo. Assim tem mais chance de conseguir preços mais justos. Abraços, Grace e Robert
Celso

27/03/2013 17:11:44
Olá, existe algum caminho de Belém para Macapá sem utilizar a balsa? Disseram-me que existem 3 rotas, mas ninguém explica quais são. Obrigado

Grace Downey e Robert Ager

Olá Celso, Não existe não. Precisa pegar barco/balsa para atravessar de Belém até Macapá. Abraços, Grace e Robert
Nilson, MS.

13/02/2013 22:58:42
Grace e Robert
Parabens, não pela coragem, mas por estarem aproveitando a vida para curtir o que ha de mais belo, a natureza em sua forma totalmente cristalina. Não digo que isso é uma aventura, em verdade um aprendizado muito profundo de se viver a vida em outros níveis de sofisticação. Vontade de muitos, prazeres de poucos. Me sinto orgulho pelo simples fato de apenas ouvir vossa proeza. Um grande Abraço. Nilson

Grace Downey e Robert Ager

Olá Nilson, Obrigada pelo comentário e pelas palavras. E que continuem os sonhos e as aventuras sempre. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Tayla

12/12/2012 16:45:42
Qual a empresa que contrataram para a Balsa?

Grace Downey e Robert Ager

Existem várias, mas em nosso caso fizemos esse percurso (Belém-Macapá) em plataforma. Nós lidamos com a Macamazon.
J.Henrique

17/10/2012 20:28:23
Ola amigos sou do Rio de Janeiro estou pensando em visitar Macapa mas nao tenho informaçoes de qts dias leva para fazer a travesia da cidade mais prixima acho que e Belem? e quanto a segurança desta travecia quanto tempo em media se gasta? vou de aviao mas gostaria de fazer a travesia do rio Amazonas ou na ida ou na volta quem puder me informa serei muito grato informaçao de preço serao bem vindas desde ja um abraço do carica amigo.

Grace Downey e Robert Ager

Olá J. Henrique, Existem várias maneiras de conhecer a região do Amazonas pelo rio. Depende do percurso que você quer fazer . . . se quer ir até Manaus ou apenas Macapá? Quanto a preços existem vários também . . . dependendo de como quer viajar. Boa sorte desde já e vale a pena conhecer a região! = ) Beijos e Abraços, Grace e Robert
Barbara clara

03/09/2012 15:14:04
ola eu só barbara clara tenho um f400 caminhão queria saber quanto custa para fazer a travessia na balsa deste caminhão de belém a macapa a eu vou no caminhão quero muito fazer esta aventura por favor mande mim uma resposta

Grace Downey e Robert Ager

Olá Barbara, Em nosso caso fomos de Belém a Macapá em plataforma. Não é muito comum e nem tao fácil de conseguir autorização para isso, mas conseguimos após algumas tentativas. Fomos através da Macamazon (Agência de Navios) e nos custou R$1500,00. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Morona

28/08/2012 10:19:08
oi pessoal, que coisa enrrolada, ninguem te da uma resposta direta.
olha pessoal aqui no sul vamos direto ao que interessa:
preco para levar o carro, preco da cabine (suite)etc.
Como vcs querem receber turistas se nao deixam claro as condicoes.

Grace Downey e Robert Ager

Olá Morona, A questão é que depende de alguns fatores, como por exemplo: - trajeto que você vai percorrer - vai com carro ou sem carro - se vai com carro, faz questão de ir com o carro ou pode enviar o carro separadamente - no caso de barco de passageiro, quer ir na rede ou quer suite Tudo isso afeta o valor do transporte! E além disso, existem diversas empresas que prestam esse serviço. Mas concordo que as empresas devem ter isso claramente em seus sites ou meios de comunicação. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Célio Moraes

15/08/2012 19:53:15
Gostaria de saber como enviar só o carro de Belém para Macapa por qual empresa e tbm valores??? obrigado

Grace Downey e Robert Ager

Olá Célio, Obrigada pelo seu comentário. Existem algumas opções para enviar o carro de Belém para Macapá. Depende do carro que você tem e o tempo que tem. Uma opção é enviar em cegonha (na plataforma com caminhões de carga) e você vai em um barco de passageiros. Outra opção é encontrar um barco que leva tanto passageiros quanto carros, mas nesse caso depende do carro que tem, pois existe restrição de altura. Existem diversos barcos que fazem esse trajeto/serviço, basta chegar ao porto e conversar diretamete. Existe também a opção de ir através de empresas, mas o custo será mais alto dessa forma. Beijos e Abraços, Grace e Robert
Arthur

06/04/2012 16:42:44
Muito legal.
Quanto tempo durou a travessia? Saiu na balsa de Belém e só desceu exatamente em Macapá?

Grace Downey e Robert Ager

Olá Arthur, Obrigada pelo interesse e comentário. A travessia durou dois dias e meio mas foi muito bacana e super interessante, apesar de um calor de 50 graus! Saímos de Belém mesmo e chegamos em Macapá sim, sem paradas no caminho. Boa sorte com suas aventuras! Beijos e Abraços, Grace e Robert
Diogo José

22/03/2012 09:57:59
Também estou pensando em ir para Macapá julho, mas gostaria de saber o preço da travessia para automóveis e onde posso encontrar essa balsa em Belém. Grato pelas informações.

Grace Downey e Robert Ager

Olá Diogo, Obrigada pelo seu recado. Desde já desejamos uma ótima viagem para você, esperamos que curta bastante. Quanto a travessia, existem diversas maneiras de levar seu automóvel para Macapá, a partir de Belém, especialmente se você não quiser ir junto com ele. A dificuldade maior é se você fizer questão de ir junto com ele, dai sim é mais complicado. No caso de enviar o carro e ir em barco de passageiro, recomendo enviar através de transportadoras, dentre as opções existem a de colocar em um conteiner ou envia na cegonha a segunda tendo um custo melhor. Como nós fizemos de outra forma, fomos junto com o carro, não saberia lhe dizer o valor correto para estas formas de transporte. Porém pelo que já ouvimos, seria algo em torno de R$500 a R$900 dependendo do trecho e da forma de transporte. Esperamos qter lhe ajudado. Boas aventuras! Beijos e Abraços, Grace e Robert
Sérgio

07/03/2012 10:45:10
Amigo, o que você sabe, ou como posso saber sobre viagem de navio/barco de passageiro de Macapá para Belém.
Tenho vontade de ir a Macapá de avião e depois fazer a travessia até Belém.
Quero alguma informação sobre segurança nos portos e até na travessião/ roubo etc.
Grato
Sérgio

Grace Downey e Robert Ager

Olá Sergio, Em Macapá você encontrará diversas maneiras de ir até Belém como passageiro. Existem vários barcos e vários níveis em que você pode viajar, desde redário simples sem ar condicionado, até cabine completa, vai depender de quanto você quer gastar. Desde já desejamos boa sorte com suas aventuras. Abraços, Grace e Robert
Tiago

22/11/2011 21:00:42
Também estou indo para macapá no dia 17 de janeiro 2012 prestar um concurso e to querendo ir de carro, estou em goiás e vou andar pelo menos 3 mil km, vai ser uma aventura e tanto, mas gosto desse tipo de aventura e se puder me passar mais informações de como eu faço pra ir pelo rio com o carro ficarei muito grato.

Luiz cesar

07/09/2011 21:49:34
Caros amigos,

Estou muito interessado em saber o desfecho dessa vigem de voces de Belem a Macapa, pois pretendo ir tambem de carro, conhecer aquela região. abraço e boa viagem.

Augustinho

21/08/2011 17:09:59
amigo eu to em belem enaoseicomochegar em macapa, nem sei quanto vou pagar na balsa datravesia meenforme se poder obrigado por repassar as informações adquirida na viagem um abraço

Grace Downey e Robert Ager

boa sorte para voce. não sei se voce quer ir com o carro ou apenas enviar o carro e ir de barco de passageiro? mande mais noticias que tentaremos lhe ajudar.