Chapada Diamantina

Chegamos bem em Lençóis, o portão de entrada para Chapada Diamantina, e após nos instalarmos em um ótimo camping fomos passear pela cidade.

  
  
Challenging Your Dreams

Pegamos a estrada um pouco apreensivos devido a historias que havíamos escutado sobre assaltos e problemas rumo oeste, mas viajamos durante o dia e não tivemos problema algum. Chegamos bem em Lençóis, o portão de entrada para Chapada Diamantina, e após nos instalarmos em um ótimo camping fomos passear pela cidade. No final do dia fomos ao topo do Morro do Pai Inácio curtir o pôr-do-sol e a vista maravilhosa de toda a chapada.

Infelizmente o Poço Encantado estava fechado e não pudemos visitá-lo, mas fomos ao Lago Azul que é tão impressionante quanto. Chegamos lá na hora certa, quando os raios de luz atravessam as pedras e batem na água formando uma cena incrível. Tivemos sorte também, pois logo em seguida chegou uma excursão de alunos para visitar o local. Porém, antes do agito, deu tempo para contemplar com tranqüilidade a beleza e serenidade desse lugar. No final, para refrescar, nada melhor que um banho gostoso na lagoa azulada e de água cristalina. Foi uma delícia!

Challenging Your Dreams

Cogitamos “cortar caminho” fazendo a travessia pelo rio, economizando alguns quilômetros, mas após atravessá-lo a pé vimos que era completamente inviável e arriscado demais. Demos meia volta e seguimos pelo caminho “convencional” percorrendo alguns quilômetros a mais de estrada de chão.

Durante nosso percurso rodando o parque todo passamos por alguns vilarejos antes de chegarmos a Igatu, onde pernoitamos na praça ao lado do cemitério, um lugar bem tranqüilo. A cidade é pequena, com ruas estreitas e toda de pedras o que a faz ser muito aconchegante. Visitamos também a Galeria de Arte e Memória que nos surpreendeu pelos detalhes e atenção dos funcionários, fora a localização com linda paisagem ao seu redor.

Seguindo nosso roteiro passamos por Mucugê e o curioso Cemitério Bizantino. Já no Capão, nos instalamos em um camping bacana e nos preparamos para a caminhada ao topo da Cachoeira da Fumaça. Partimos cedo com mochila nas costas e muita água, pois a subida era íngreme e o calor de matar. Com algumas paradas estratégicas, chegamos bem ao topo e o vento na cara e o visual foram perfeitos!

Foi então que começaram as brincadeiras . . . umas mais ousadas que outras, mas todas bem divertidas. Lá no topo conhecemos a Anja, uma alemã que estava mochilando pela América do Sul. Conversamos bastante e acabamos jantando juntos na vila.

Infelizmente, estava na hora de partirmos deste paraíso ecológico e irmos conhecer a Serra da Capivara, mas no caminho de saída passamos novamente no Morro do Pai Inácio para curtir mais uma vez o visual e deixar o nosso até breve . . .

  
  

Publicado por em

Walter Kessler

Walter Kessler

24/08/2011 21:10:18
Pessoal, deixo aqui uma dica... Fizemos o roteiro inverso do tradicional do Parque e foi muito bom...Iniciamos pela BA 142 entrando por Andaraí ( e não por Lençóis como é tradicional...) , indo a Igatu (cidade de pedra),em seguida Mucugê e depois Ibicoara, onde fica a imponente cachoeira do Buracão (Um grande canion de aguas com a cachoeira ao fundo) dá p/ ir nadando até o grande poço que ela forma ( uma das mais bonitas da região ), depois passando por Guiné rumo ao Capão ( trecho de estrada de terra porém bem cuidado que deu para passar tranquilo com carro de passeio...) e por fim Palmeiras,Iraquara e Lençóis. Ao chegar em Lençóis, achei até grande demais...rs...depois de ter passado por tantas vilas e lugarejos rústicos...Mas foi muito bom para curtir um certo conforto no final, como uma boa pousada e restaurantes...Em Lençóis, vi toda aquela movimentação de grupos e guias para visitarem lugares que eu já havia passado de forma tranquila...alguns na mais absoluta paz... Verdade que tb tive ajuda de um guia ( Uanderson da Bicho do mato) para o Buracão e para o passeio dos Gerais de Machobongo, mas consegui fugir daquele roteiro básico e dos "pacotes" turísticos de Lençóis...Pernoitávamos nas cidades que mais gostávamos ( Igatu/Ibicoara/Capão )e assim traçamos nosso roteiro... Bom passeio a todos !

Edinei aguiar

Edinei aguiar

21/08/2011 10:41:49
Valeu Edinei. Imagino que você se refere a Chapada Dimaantina mesmo e "Lençois" foi um erro. Mas aproveito para dizer que os Leçois é lindo também! Valeu!
desculpa, mais não entendi nada eu me refiro mesmo a chapada diamantina LENÇOIS MESMO esse é o nome pq Lençois é a principal cidade da chapada diamantina.

Grace Downey e Robert Ager

Grace Downey e Robert Ager

Olá Edinei! Desculpe-nos! Claro que conhecemos a cidade de Lençois que é linda também. Acho que estava com a cabeça nos Lencóis Maranhenses e confundi tudo! Desculpe e obrigada pelo seu recado. = )
Edinei aguiar

Edinei aguiar

20/08/2011 08:45:47
sou baiano e atualmente moro em sp pindamonhangaba, fui a Lençois em janeiro de 2010 fiquei 4 dias e nem pude vistiar todos os pontos pq são muitos , entre os pontos recomendo morro do pai Inácio , cachoeira da fumaça,poço do diabo,poço azul e encantado... façam o roteiro 1 e 2 maravilhoso recomendo tb a pousada do sossego ótimos preços, local limpo e excelente atendimento abraços em 2013 estarei de volta abraços

Grace Downey e Robert Ager

Grace Downey e Robert Ager

Valeu Edinei. Imagino que você se refere a Chapada Dimaantina mesmo e "Lençois" foi um erro. Mas aproveito para dizer que os Leçois é lindo também! Valeu!