Vale dos Vinhedos e Porto Alegre

Canela e Gramado estavam em nosso roteiro, porém apenas de passagem, pois já conhecíamos de outras viagens.

  
  
Especialista! Sommelier?

Canela e Gramado estavam em nosso roteiro, porém apenas de passagem, pois já conhecíamos de outras viagens. Mesmo assim não perdemos a oportunidade de provar alguns queijos e salames e de visitar uma fábrica de chocolate em Gramado para saborear algumas de suas amostras.

Vinhos, vinhos, muitos vinhos

Chegando a Bento Gonçalves, percorremos o Vale dos Vinhedos até Monte Belo do Sul onde pernoitamos. Na manhã seguinte visitamos a Famiglia Tasca, e por sorte conhecemos os donos que nos receberam super bem, contando-nos a trajetória de sua família enquanto conhecíamos o museu que montaram. Logicamente, saboreamos o delicioso suco de uva natural que eles produzem e saímos de lá com duas garrafinhas e uma geléia de uva, diretamente da “fábrica”, como “souvenir”.

Nossa próxima visita foi a vinícola Miolo, bem diferente da Famiglia Tasca, mas tão interessante quanto. Encontramos uns amigos de São Paulo e fizemos o tour juntos, finalizando a visita com uma sessão de degustação. Foram dez amostras ao total, entre nós dois, e ao final pudemos abater o dinheiro que gastamos com o ingresso na compra de uma garrafa de vinho . . . nada mal! Já visitamos outras vinícolas fora do país e podemos dizer que ficamos impressionados com a Miolo e a forma em que foi feita a visitação.

Maria Fumaça

Na noite anterior havíamos reservado o passeio na tradicional Maria Fumaça e lá fomos nós. Pegamos o ônibus até Carlos Barbosa onde já acontecia o primeiro show com cantoria italiana. Ao chegar a Maria Fumaça, embarcamos e seguimos para a estação Garibaldi. Infelizmente choveu um pouco durante o trajeto, mas os shows e apresentações no decorrer da viagem foram divertidos. Melhor ainda foi a visita a Epopéia Italiana, aqui sim você pode ter uma boa percepção de como foi a chegada dos italianos na região. Gostamos bastante, pois é muito bem feito!

Matando as saudades

Após esta experiência, seguimos para Porto Alegre e ficamos uns dias com o meu irmão Paul que já estava nos esperando. Durante nossa estada, além de matar a saudades e curtir a companhia aproveitamos para resolver diversas coisas de “cidade grande”. Tivemos também algumas entrevistas, dentre elas uma para Globo (RBS TV). Visitamos também a Nikon Udenio que tem seu showroom e assistência técnica aqui. Obrigado Mario, foi um prazer revê-lo e como sempre fomos muito bem recebidos.

Com o Paul, fizemos um “city tour”, saímos para comer e até fomos a um show (que chique!). Tudo isso é bem diferente da nossa “vida na estrada”, mas foi muito gostoso. Obrigadão por tudo Paul, foi ótimo o tempo que passamos juntos! Você foi demais, valeu mesmo!

Foi difícil partir, mas já estava na hora de seguirmos nosso rumo a caminho do Chuí.

  
  

Publicado por em