Galápagos - Correntes que sustentam a vida

Continuando minha jornada pelas Ilhas Galápagos, segui para as afastadas ilhas do norte, Darwin e Wolf.

  
  
wolf

Continuando minha jornada pelas Ilhas de Darwin, segui para as afastadas ilhas do norte. Depois de navegar durante toda a noite chegamos pela manha na ilha de Wolf (ou Wenman). O nome em espanhol foi uma homenagem ao geologo equatoriano, Franz Theodor Wolf, ja o ingles, foi uma homenagem ao um Lorde Inglés chamado Wainman (aparentemente a escrita do seu nome sofreu uma adaptacao com o tempo).
Devido ao ceu nublado e a leve garoa, comum nesta época do ano, uma grande massa de pedra, com cerca de 250 m de altura, foi surgindo timidamente no horizonte.
No céu, atobás de patas vermelhas voavam em busca de alimento. Na água, um grande grupo de golfinhos, circulavam o barco. Foi uma bela recepção!

Atoba
Atoba
Golfinhos

Caimos para o primeiro mergulho e a grande diversidade de vida marinha de Galápagos se revelou ainda mais intensa. No inicio do mergulho um tubarao martelo passou entre o grupo de mergulhadores. Pouco depois avistamos um cardume de arraia chitas. Na parede, Cardumes de martleos, arraias, golfinhos, tartarugas e incontaveis especies de peixes. Ficamos atonitos presenciando o espetaculo., Realizamos 4 mergulhos na ilha, e todos excepcionais. Quanta diversidade! Mas o que sustenta toda esta vida?
Por estar justamente no equador, Galápagos recebe influencia de correntes vindas do norte e do sul (efeito coriolis). Vindo a antantica a fria corrente de Humbold ressurge nas ilhas trazendo muitos nutrientes do fundo oceanico. Do Norte a corrente sulequatorial se junta a corrente do Panama e trazem a Galapagos aguas mais "calientes". Do oeste chega a corrente de Crowell, trazendo aguas ainda mais ricas em nutrientes que ajuda a suportar toda esta biodiversidade. Mais de 500 espécies de peixes tiram proveito desta sopa de plankton e isso faz de Galapagos um lugar realmente especial para os amantes do Mergulho.
São as correntes que sustentam a vida nestas ilhas encantadas.

CArdume de Tubarões Martelo
Tubarão Martelo
Arraia Chita
Cardume de arraias Chitas

Semana que vem continuamos nossa aventura pelas Galápagos...até lá

Cristian Dimitrius
Wildlife Filmmaker
Cinegrafista de natureza, biólogo e instrutor de mergulho. Trabalha exclusivamente com a produção e captação de imagens de natureza para documentários, matérias de tv e vídeos educacionais. Já esteve pelos 4 cantos do mundo, sempre buscando retratar como a natureza se mostra aos seus olhos.
www.cristiandimitrius.com
Email: cristian@diveadventures.com.br

  
  

Publicado por em