Patagonia Argentina - El Chaltén

Acampar, caminhar, buscar contato íntimo com a natureza, viver uma aventura, observar montanhas gigantescas e imensos campos de gelo.... O lugar perfeito para fazer tudo isso de uma só vez chama-se El Chaltén.

  
  

Em busca de novas experências parti para uma aventura diferente, no coração da Patagonia Argentina. Vou dividir esta viagem em 3 etapas: El Chalten, ao pé do monte Fitz Roy; El Calafate, porta de entrada para o Glaciar Perito Moreno; e Puerto Deseado, um lugar ainda pouco conhecido mas com uma incrível riqueza de vida selvagem.

EL CHALTEN

Na primeira etapa meu objetivo era acampar, caminhar, buscar contato íntimo com a natureza, viver uma aventura, observar montanhas gigantescas e imensos campos de gelo. O lugar perfeito para fazer tudo isso de uma só vez chama-se El Chaltén.

Chaltén, que na lingua Tehuelche, significa “pico de fogo” ou “montanha de fumaça”, foi o nome dado pelos Indios locais ao grande maciço de granito cujo cume esta quase sempre coberto por nuvens. Os exploradores Carlos Moyano e Perito Moreno o chamaram mais tarde de Monte Fitz Roy, em homenagem ao capitão da nau Beagle, famosa por levar o naturalista Charles Darwin em uma volta ao mundo que mais tarde o inspiraria a escrever a obra que mudaria o nosso modo de ver a natureza, “A origem das espécies”. Ambos, Darwin e Fitz Roy, subiram em 1834 o rio Santa Cruz, chegando a apenas 50 km da cordilheira.

Esta pequena e pitoresca cidade de apenas 600 moradores fica dentro do belíssimo “Parque Nacional dos Glaciares”. Durante o verão, cujos os dias são longuissimos (das 5am as 10 pm), o lugar é visitado por milhares de trekkers e montanhistas, alguns como no meu caso, apenas pelo prazer de entrar em contato com a natureza e outos pelo desafio irresistível de escalar uma montanha, vencendo obstaculos de neve, gelo e rocha.

Passei alguns dias alí e um pouco do que vemos e sentimos foram expressadas nas fotos abaixo:

El Chaltén, capital Argentina do Trekking

Chalten - 5:15 Am<br />As primeiras horas da manha nos leva a entender porque estamos na
Ao anoitecer as cores mudam...mas isso era por volta das 11:00 da noite!

A mais nova cidade argentina (Constituída em 1985) esta cercada por belíssimas montanhas.

El Chalten antes do amanhecer

Depois de uma breve orientação no Centro de Visitantes do "Parque Nacional los Glaciares" parti para as caminhadas. Não há taxas de entrada.

Centro de Visitantes

Alguns acampamentos (como o Confluencia) em Chaltén são gratuitos também. A Filosofia pregada alí é de que a natureza pertence a todos!

Acampamento Confluencia

Em poucos minutos de caminhada é possível contemplar paisagens idílicas

Vale na trilha para o Monte Fitz Roy

Como estas...

Pico Gelado próximo ao Glaciar Huemul
Vale do Rio Elétrico
Vale do rio Elétrico com vista para a Face Norte do Monte Fiz Roy, que neste dia estava encoberto
Lago del Desierto, a 30 km de Chalten. Vale a pena visitar!
Chorrillo del Salto, apenas 3km de caminha.
Rio del salto

hoje só penso em uma coisa ao rever estas fotos...voltar para lá!!!!

O autor com o Monte Fitz Roy ao fundo

Confiram o video deste lugar tão especial:

Se não conseguir vizualizar acesse o link: http://mais.uol.com.br/view/8195260

A aventura continua semana que vem.

caminhando em busca de novas aventuras...sempre!

CRISTIAN DIMITRIUS
Biólogo, Cinegrafista e Fotógrafo dedicado a documentar a vida selvagem e a história natural de nosso planeta. Trabalha tanto em cima quanto em baixo dágua em todos formatos de video. Na sua busca por fascinantes imagens do mundo natural já esteve pelos 4 cantos do mundo, explorando lugares como Galápagos, Tailandia, India, África, Antartica e Bahamas. Seu trabalho pode ser visto em canais como Rede Globo, Rede Record, TV Gazeta, Band, MTV, National Geographic, History Channel, TNT entre outros.

  
  

Publicado por em

ANDRÉ

ANDRÉ

16/02/2012 23:00:40
olá, cristian!

quando estas fotos foram tiradas? qual é a melhor época para visitar a região (busco período com poucas chuvas/neve, onde há um perfeito céu azul para tirar belas fotos; no entanto, neve nas montanhas é essencial...)

abraços!

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius

Olá André, Tirei as fotos em Dezembro..é uma ótima época ..os dias sao longos e chove pouco..ou quase nada! neve, so no alto...pra isso tera que fazer expedicoes! tente outubro...acho q vc vai encontarr o que precisa nesta epoca. abs
Conceição

Conceição

10/08/2011 22:14:59
Parabéns! Adorei as informações, pois estou planejando uma viagem para a região. Ao ler o texto e ver as fotos deu vontade de ir correndo...Não sou tão jovem, mas gosto muito de estar em contato com a natureza. Vou apressar os meus preparativos de viagem.Você conhece a península Valdez? Uma maravilha.

Angel Eguinoa martinez

Angel Eguinoa martinez

13/01/2011 17:38:15
Olá Cristian,
Li esta mensagem em algum lugar e creio que ilustra bem nosso amor pela natureza: "Tenham em conta que não herdamos a natureza de nossos pais mas sim que tomamos emprestado de nossos filhos" Estou indo para El chaltem agora em março 2011. Gracias pelas fotos e video. Belissimos!!! Saludos Angel Eguinoa E Cris Labruna. BH.

Rosecler Derrico

Rosecler Derrico

08/01/2011 17:12:12
Que lugar mais lindo, Cristian teve muita sorte e perseverença para estudar e seguir seus verdadeiros objetivos...Se os jovens de nossos dias fossem assim...!

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius

Oi Rosecler, Obrigado pelo comentário! Acredito que nunca devemos desistir de nossos sonhos! E sempre tento passar esta mensagem! espero que os jovens de hoje também busquem seus sonhos e trabalhem para fazer deste um mundo melhor! grande abraço