Roatan, um encontro com os animais mais simpáticos dos oceanos

Roatan oferece grandes oportunidades de interação com a fauna marinha e uma das mais emocionantes destas atividades é o mergulho com Golfinhos. Confira!

  
  

Outra experiência que não se pode deixar de viver em Roatan é o mergulho com os golfinhos. A atividade é organizada pelo Antonys key Resort em parceria com o Instituto de Ciências Marinhas de Roatan. Os Animais são mantidos em cativeiro para pesquisa e liberados ao mar para este mergulho. Antes do mergulho todos têm que passar por uma pequena aula sobre os Golfinhos Nariz de Garrafa (Tursiops Truncatus), a mesma espécie do famoso golfinho Flipper.Seu corpo é totalmente cinza, tornando-se mais claro na área ventral. Pode atingir até uns 3,5m de comprimento e um peso de 250Kg em média. Apresenta um "bico" bastante pronunciado, nadadeiras peitorais posicionadas bem a frente e uma aleta dorsal alta. Habitam todos os mares tropicais e temperados do planeta.

Noeli Ribeiro

A relativa facilidade de sua manutenção em cativeiro permitiu obter-se uma quantidade considerável de dados acerca de sua biologia. Sabe-se que pode viver além dos 25 anos, alcançando maturidade sexual com uns 6-7 anos.


O nosso amigo aqui tinha 15 anos e se chamava Fire. Tocamos o belo animal, assistimos suas incríveis manobras e partimos para o mergulho, no Front Porch, um ponto de mergulho bem em frente ao resort. Descemos a 16 metros, em um fundo de areia com alguns cabeços de corais espalhados.


O treinador estava nos guiando e os golfinhos chegaram em seguida. Haviam 3 golfinhos nariz de garrafa, Fire e 2 outros. Eles vinham e passavam entre nós, davam umas voltas e depois sumiam. De repente voltavam, nos rodeavam e fugiam de novo. Com o passar do tempo ficavam cada vez mais conosco em baixo d’água. É impressionante a forma como eles reconhecem os treinadores.
Eles voltavam e ficavam em frente dele, esperando talvez por um petisco. Iniciamos nossa subida e os golfinhos subiram conosco. Podíamos ver da parada de segurança seus saltos, na superfície, algo realmente fantástico.

O vídeo que fiz durante este mergulho mostra como é feita esta interação. Confiram:

Após uma semana de inúmeros mergulhos, alguns começando as 5:00 da manhã, descobrimos porque Roatan é considerado um dos melhores destinos de mergulho do Caribe. A ilha descoberta por Colombo foi redescoberta por mergulhadores do mundo inteiro, que partem para lá em busca de lindos arrecifes, naufrágios, encontros com tubarões e mergulhos com golfinhos.

Eu também descobri seus tesouros submersos e aconselho a todos os mergulhadores, independente do nível de mergulho, a procurarem as ilhas da baía para uma experiência inesquecível.

Até a próxima,

Grande abraço,


Cristian Dimitrius

Cinegrafista de natureza, biólogo e instrutor de mergulho. Trabalha exclusivamente com a produção e captação de imagens de natureza para documentários, matérias de tv e vídeos educacionais. Já esteve pelos 4 cantos do mundo, sempre buscando retratar como a natureza se mostra aos seus olhos.
www.cristiandimitrius.com
Email: cristian@diveadventures.com.br

  
  

Publicado por em

JHONY DE RORAIMA

JHONY DE RORAIMA

17/04/2011 21:51:02
ACHEI SUA MATERIA SUPERINTERESSANTE E ESTRAORDINARIA PESSO A DEUS PARA QUE TODOS OS POVOS DO MUNDO TENHAM CONCIENCIA QUE DEUS NOS EMPRESTOU ESSA PERFEIÇÃO QUE EXISTE NO FUNDO DOS MARES. POR ISSO DEVEMOS PRESEVAR A VIDA QUE EXISTE NO FUNDO DE NOSSOS MARES.

Lucasdo c.n

Lucasdo c.n

14/10/2010 09:33:00
♠♠♠♠eu acho muito legal mesmo♠♠♠♠♠

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius

Valeu Lucas, Abraços