Roatan e seus Pontos de Mergulho

Roatan possui pontos de mergulho tanto do seu lado norte como no lado sul, e os pontos localizados em sua extremidade oeste estão dentro do Parque Marinho de Roatan. Mergulhe fundo neste boletim.

  
  
Noeli Ribeiro

Roatan possui pontos de mergulho tanto do seu lado norte como no lado sul, e os pontos localizados em sua extremidade oeste estão dentro do Parque Marinho de Roatan. Mergulhar aqui é fácil, com apenas snorkel, máscara e nadadeiras se pode chegar aos arrecifes mais rasos que estão a apenas alguns metros da costa. É possível também realizar bons mergulhos de praia. No Fantasy Island tínhamos este privilégio. Partindo de um deck coberto construído especialmente para mergulhadores podia-se alcançar o belo naufrágio Príncipe Albert, o primeiro Naufrágio artificial da ilha, afundado em 1985. Trata-se de um cargueiro de aproximadamente 50 metros que continua intacto e completamente revestido por corais e esponjas. Amantes de naufrágios se divertem em um mergulho como este. É possível penetrar em quase todos seus compartimentos, porões, casario, a sala de comandos e os alojamentos. Muitos peixes se abrigava no recife artificial e uma grande moréia verde já o considera como lar.

Noeli Ribeiro

Próximo ao naufrágio encontra-se também os restos de um avião, um antigo DC-3, que costuma abrigar em suas ferragens cardumes de salemas, polvos e algumas lagostas.
Tudo isso a menos de 200 metros da praia.

Noeli Ribeiro

Mais isso era só aperitivo pois, os mergulhos embarcados guardavam muito mais. Fazíamos 3 mergulhos embarcados por dia e vários pontos se encontravam a menos de 20 minutos de navegação. Entre eles um dos mais famosos do lado sul da ilha, o Mary´s Place. O lugar possui uma formação singular, com uma parede começando a 12 metros e descendo abruptamente a cerca de 300 metros. Devido a atividade vulcânica, um cânions em forma de S, se formou entre o arrecife. Passar por esta fenda com cerca de 20 metros de altura e pouco mais de 2 metros de largura é impressionante. A parede é repleta de gorgonias, corais negros, corais cérebros, esponjas tubulares e as grandes esponjas barris, que aqui atingem proporções enormes. Fora do cânion, no azul ou sobre o arrecife é possível encontrar grandes cardumes de enxadas, xaréus, cirurgiões e belas garoupas. Após um mergulho como este retornávamos imaginando o que poderia ser melhor e o segundo mergulho geralmente surpreendia pela quantidade de vida marinha.

Noeli Ribeiro

Os pontos “Missing Link” e “40 foot point” eram os favoritos dos divemasters locais. Além da proximidade, apenas 5 minutos de navegação, um belo e variado recife de coral era habitado por inúmeras espécies de peixes e invertebrados. Enormes caranhas e badejos quadrados não se importavam de se aproximar de mergulhadores. Moréias verdes nadavam tranquilamente fora da sua toca, um habito não muito comum em outras regiões. Aqui em Roatan não encontrei nenhuma entocada, todas nadavam livremente e sem mostrar nenhum sinal de agressividade. Com certeza em um ambiente rico e saudável como este, alimento não faltava. Outras atrações eram os cardumes de xaréus, enxadas, salemas e pampos, encontrados ao longo da parede. Muitas lagostas, caragueios gigantes, polvos, lulas também eram vistos em abundância, principalmente durante os mergulhos noturnos, realizados também nestes pontos.

Noeli Ribeiro

Durante uma semana de mergulho em Roatan visitamos inúmeros pontos, incluindo O Pirates Point, que possuía um trator afundado como recife artificial, Divemaster´s choice, Ankas Place, French Key Bank e o Naufrágio Mr Bud, um barco de pesca afundado ao lado de uma bela parede de corais. Fiquei impressionado com a saúde e conservação do sistema recifal. Viajando pelo Caribe, ainda não havia visto um lugar com tanta variedade de corais. Todos saudáveis e bem coloridos.

Deixo aqui algumas imagens que captei em uma semana na ilha ja adiantando um pouco do que vem por aí.

Nos próximos boletins vou falar mais sobre o mergulho com Golfinhos e com Tubarões.

Até lá,

Grande Abraço a todos,
Cristian Dimitrius
Wildlife Filmmaker
Cinegrafista de natureza, biólogo e instrutor de mergulho. Trabalha exclusivamente com a produção e captação de imagens de natureza para documentários, matérias de tv e vídeos educacionais. Já esteve pelos 4 cantos do mundo, sempre buscando retratar como a natureza se mostra aos seus olhos.
www.cristiandimitrius.com
Email: cristian@diveadventures.com.br

  
  

Publicado por em

Neusa Lima Luz

Neusa Lima Luz

20/09/2010 19:23:46
Na minha opinião ele e o melhor cinegrafista do fundo mar que eu ja vi ate agora ja vi varios porem ninguem o superou ainda fico feliz ate moreia fica receptiva ao ve-lo...

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius

Muito obrigado Neuza, grande abraço Cristian