Roatan, um mergulho nas montanhas submersas de Colombo

A cadeia de montanhas submersas Bonaca Ridge são base do arquipélago Bay Islands, onde estão alguns points que povoam o imaginário de dez entre dez mergulhadores. Descubra por que...

  
  

Em 1502, em sua quarta viagem de exploração rumo ao Ocidente, Cristóvão Colombo chegou as “Ilhas da baia”, na Costa de Honduras. Embora tenha relatado em suas escrituras a incrível beleza e riqueza destas ilhas, Colombo não teve a oportunidade de ver o verdadeiro tesouro deste arquipélago, que se encontrava sob a quilha de sua nau, escondidos nas águas claras do caribe. Desta vez, eu, acompanhado de um grupo de mergulhadores da Scuba Point partimos para Roatan, afim de explorar o único tesouro não descoberto por Colombo, as belezas submersas de Roatan.

Roatan, uma pequena ilha situada na costa de Honduras, na América Central

Roatan é a maior e mais desenvolvida das “ilhas da Baia”(bay islands), que juntamente com Utila, Cayos Cochinos e Guanaja, formam este belo arquipélago localizado a aproximadamente 30 km da costa norte de Honduras, em pleno Mar do Caribe. Geologicamente falando, elas são os topos de uma cadeia de montanhas submersas, conhecida como ‘Bonaca Ridge”. Na prática, são ilhas perfeitas para nós, mergulhadores. As ilhas são envolvidas por um extenso e sadio sistema de arrecifes e possui uma das maiores biodiversidades do Caribe. Encontramos aqui desde maravilhas da vida macro, como os coloridos nudibranquios, até os gigantes Tubarões baleia.
Roatan, a mais famosa e mais procurada das ilhas da Baia, tem mais de 50 km de comprimento e menos de 8 km de largura. Possui uma cadeia de montanhas de leste a oeste coberta por uma densa floresta tropical. Do lado norte, a plataforma submarina forma uma bela laguna de águas azul-turquesa, protegidas por um quebra-mar natural de recifes de coral. Do lado sul, a plataforma é mais estreita e as águas profundas ficam a poucos metros da costa.

Vista aérea da ilha de Roatan
Arrecifes de Roatan

Era minha primeira visita a esta ilha, que sonhava conhecer há mais de 10 anos. Estava ancioso para explorar a ilha e descobrir suas belezas submersas. Partia todos os dias pela manhã para explorar os arrecifes da região e em menos de 15 minutos estáva caindo na água. Não demorava muito para descobrir porque Roatan possuía uma das maiores diversidades de corais, esponjas e invertebrados do Caribe. Gigantes monumentos de corais pilar, esponjas barril gigantes, anêmonas, tunicatos, grandes esponjas tubulares, corais chifre de alce entre muitos outros, eram encontrados em todos os mergulhos.

Eu filmando os belos arrecifes de Roatan

Deixo aqui um video com algumas imagens submarinas de Roatan.

Na semana que vem continuo contando mais sobre os mergulhos nesta Paradisíaca ilha do caribe.

Até lá,

Grande Abraço a todos,

Cristian Dimitrius
Wildlife Filmmaker
Cinegrafista de natureza, biólogo e instrutor de mergulho. Trabalha exclusivamente com a produção e captação de imagens de natureza para documentários, matérias de tv e vídeos educacionais. Já esteve pelos 4 cantos do mundo, sempre buscando retratar como a natureza se mostra aos seus olhos.
www.cristiandimitrius.com
Email: cristian@diveadventures.com.br'

  
  

Publicado por em

Myriam Carvalho

Myriam Carvalho

17/08/2011 13:16:56
Cristian, Que Belo Vídeo!!!

Sou Mergulhadora, mas nunca fui em Roatan. Com essas imagens, me deu muita vontade.

Beijos

Heloisa

Heloisa

17/05/2011 18:18:40
Cristian,
Belíssimo o vídeo que vc fez em Roatán. Quero ir pra lá
entre agosto e setembro, mas não acho pacotes. Penso em
pegar avião e hotel, e descolar o resto por lá. Sou mergulhadora, o que vc recomenda?

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius

Obrigado Heloisa, Se vc fechar com o fantasy Island, coco view ou anthony keys vc ja tem o mergulho garantido! se não, pode ir até west end, e lá há varias operadoras! o lugar é bem pitoresco! vale a pena! abs Cristian
Felipe

Felipe

15/09/2010 00:59:47
Nossa mas q beleza!! Tinha ouvido do Caribe, mas não de Roatan em Honduras. Farei o possível por visitar junto com a minha família.

Cristian Dimitrius

Cristian Dimitrius

Obrigado Felipe. Roatan vale a pena visitar. Grande abraço, Cristian