Blogs > Desafio panamericano >

Desafio panamericano

ÁUDIO DE NOSSA VIAGEM

Quer ouvir nossa viagem? Vá ao site da Rádio Eldorado. www.radioeldoradofm.com.br e clique em AVENTURA Nosso trajeto final

NO FIM DO MUNDO

Estamos em Ushuaia ainda em altas atividades: comemorando o recorde, descansando, dando entrevistas (está aqui uma equipe da revista Istoé Gente), comendo (bife de chorizo, pescados, jamon, corderos). Sexta fomos ao real fim do mundo: o Parque Nacional de

CHEGANDO!!!

Muita coisa mudou desde nosso último diário de bordo. Como perdemos tempo precioso arrumando o carro e pegando a fronteira com a Argentina fechada, achamos que só chegaríamos a Ushuaia nessa próxima sexta-feira. Erramos! Cruzamos toda a Argentina muito rá

MAIS TEMPO NO CHILE

Vamos passar mais tempo do que planejávamos no Chile. Por duas razões: a primeira é decisão nossa mudar a rota; a segunda é por uma contingência de percurso, um problema mecânico. Neste exato momento estamos seguindo para Santiago do Chile, mas não em nos

É DO PERU

Acho que faz muito tempo que saí de casa. Me deu uma saudade de todos... Realmente o Amyr Klink está certo, é preciso ir longe para saber o real valor de um lar, dar a importância merecida a pequenas coisas boas da vida, como ir ao um cinema ou bater papo

Terra de Cartéis e Guerrilhas

Não recomendamos as serras colombianas para quem fica facilmente enjoado. Rodamos mais de mil quilômetros de curvas e trânsito intenso, passando por Medellin, até finalmente chegarmos a Cali. Prevíamos estar na cidade antes do anoitecer, mas acabamos infr

AINDA EM CARTAGENA

As novidades por hora não são muito boas: o Forester chegou em Cartagena às 11hs30 desta terça-feira, mas ainda não é nosso. O navio atrasou um pouco e até descarregarem e emitirem um documento necessário para o desembaraço aduaneiro já não havia mais tem

Fomos recebidos com festa no Panamá

Chegamos a Colón, no Panamá, completando exatamente 7 dias de viagem desde que deixamos o norte do Alasca. E o odômetro cravou, também, a metade do percurso: 12 mil quilômetros rodados até o Panamá. Nossa chegada a Colón foi um tremenda surpresa. Havia po

Muita burocracia na América Central

Que dia! Estivemos prester a bater um recorde dentro de outro: rodar em 5 países diferentes em apenas um dia. Na verdade, não sei se existe tal recorde, mas queríamos realizar esta façanha e... quase conseguimos - não fosse pelas ridícula e abusiva burocr

DIA 5 - MÉXICO

Tivemos nossa primeira mostra do que será a viagem pelos países latino-americanos. Chegamos à fronteira com o México (por Brownsville, Texas) na primeira hora da madrugada desta quinta-feira. Ao contrário de quase todo mundo que passa direto pela aduana m

Estamos super bem, já nos EUA

Acabamos de entrar nos Estados Unidos, em Montana. Já rodamos 4.800 km desde que partimos de Prudhoe Bay. Estamos muito bem, SUPER BEM! Essa madrugada enfrentamos uma nevasca muito forte quando estávamos saindo do Canadá. Subimos a mais de 2 mil metros d

DIA 1

Conseguimos superar nossa meta inicial de rodar 2 mil quilômetros por dia dia enquanto na América do Norte: fizemos 1100 kms nas primeiras 12 horas desde que saímos de Prudhoe Bay, nosso ponto de largada. E olha que a estrada é péssima: faltou combustível

PRUDHOE BAY

Antes de mais nada, queremos confirmar nossa partida, agora no domingo. Algumas pessoas estão pensando que a mensagem do cronômetro (desculpem a falta do acento - distrações do webdesigner) significa que estaremos partindo no dia 2, mas nesse dia já estar

Quase lá!

A idéia era sair cedo para Fairbanks, mas veio à tona uma antiga idéia de colocar insufilme nos vidros laterais para aumentar a privacidade e diminuir a intensidade de luz. Conseguimos uma loja que fez o serviço em duas horas, atrasando um pouco a viagem.

Cacá chega ao Alaska

Dentre as mil pequenas coisas que tive para resolver hoje, decidi tomar um pouco de conta do corpo: uma boa massagem só poderia me fazer bem antes de sentar no carro durante 3 semanas ininterruptas.. Outra noite, quando fui comemorar a chegada a Anchorage

Desafio panamericano

O Retorno

Cacá Clauset e Marcelo Spina chegaram em São Paulo na noite desta segunda-feira. Alegria! Muitos banhos e comida. E boas histórias. Amigos. Parentes. Trabalho. Money (falta de). Tudo aqui, como deixamos. Alegria!

CHEGAMOS, O RECORDE É NOSSO!

Puxa que emoção! Finalmente, chegamos! O recorde é nosso!!!! Nosso, do Brasil! Baixamos o recorde em quase seis dias, cravamos em 18 dias 1hora e 11 minutos, contra os 23 dias, 22 horas e 43 minutos do norte-americano e do canadense. O Duda e o Christia

ARGENTINA A MILANEZA

Mais um imprevisto desagradável - mas calma, não se assustem, nada grave! Chegamos à fronteira entre Chile e Argentina (o paso que vai a Bariloche) à 1h30 da manhã e ela estava fechada. Todas as informações que colhemos indicavam o funcionamento 24hs, mas

CHILE: QUASE LÁ !

Entramos no Chile na madrugada desta segunda-feira - o penúltimo país que vamos atravessar. Doze já ficaram para trás. Fizemos os trâmites aduaneiros com certa facilidade. Os agentes fiscais foram eficientes e simples, como deve ser. Enquanto enfrentava a

NAS ALTURAS DO EQUADOR

Não imaginávamos que passaríamos tanto tempo rodando no Equador. Foram pouco mais de mil quilômetros do momento que deixamos a Colômbia até agora, quando nos preparamos para dar entrada nos trâmites do lado peruano. Mas estes mil quilômetros foram os mais

CARTAGENA - MEDELLIN - CALI

Quando o sol nascia já estávamos na estrada. Acordamos às 4hs30 da manhã para recuperar o tempo perdido em Cartagena. Foram necessários 2 dias inteiros para driblar a burocracia e a corrupção colombiana. Só na noite de quarta-feira, e com muita dificuldad

Colón - Cartagena

Com uma certa preocupação com o horário, deixamos Colón em direção à Cidade do Panamá para pegar o avião que sai diariamente às 12hs40 para Cartagena. É o único, então imagine perdê-lo. Enfim, deu certo. O visual do alto é belíssimo, principalmente depois

Metade da missão cumprida: chegamos ao Panamá

Na saída de Honduras, tivemos que pagar a primeira multa fronterística das nossas vidas. Quando entramos no país, nos deram uma guia onde constava o local de saída (só existem dois), mas não nos consultaram. A quantidade de papéis, carimbos e assinaturas

México, Guatemala e seguindo

Em um dia em que tudo parecia difícil, até que a gente se saiu bem, ou quase bem. Conforme avançamos México adentro, fomos informados de que as estradas estavam bem policiadas, e que daria para rodar de noite nas vias mais movimentadas. Existe agora uma a

DIA 3 - British Columbia, Montana, Wyoming e parte do Colorado

América, América, comemoram os imigrantes quando chegam à terra do Tio Sam em busca de uma vida melhor. Para nós, América significa estradas melhores. Temos 5 estados para cruzar: Montana, Wyoming, Colorado (estes 3 primeiros teremos vencido, se Deus quis

DIA 2

Atravessamos com certa facilidade a fronteira entre o Alaska e o Canada, apenas quando o agente alfandegário perguntou em quanto tempo a gente iria deixar o país, e nós respondemos que seria em torno de 24 horas, é que ele se assustou. Só rodando 24 horas

LARGADA

Este é o grande momento, após um longo ano de preparativos. Largamos rumo à Patagônia neste domingo, 29 de abril, exatamente às 11 HORAS, horário local (16h no Brasil). Saímos às 9 horas da manhã do alojamento (chamam de Prudhoe Bay Hotel) e, ante

DALTON HIGHWAY - MAIS LONGE IMPOSSÍVEL

Um dia longo e difícil. Mas maravilhoso. Depois de ir ao correio pagar a multa que Cacá levou na estrada de Anchorage a Fairbanks, partimos para o trecho mais sinuoso da América do Norte: a Dalton Highway. Esta estrada com 800 quilômetros de cascalho, gel

De cama feita

Hoje foi o dia dos últimos preparativos na maior cidade do Alaska, Anchorage. Antes de tudo, logo cedo, fomos resolver o que precisaria ter sido feito logo que o carro desembarcou em Miami: o seguro do carro. Nos Estados Unidos é expressamente proibido tr

Manutenção Day

O dia foi de dedicação total ao Forester. Cheguei logo cedo à concessionária Subaru em Anchorage. Fui recebido pelo dono da Continental que, além da Subaru, representa as marcas Honda, Mazda, Suzuki, Volvo e Acura, com lojas espalhadas por toda a cidade.