Aparados da Serra e Serra Geral

Belíssimos cânions na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul.

  
  
Visual dos parques

Os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral ficam na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina numa região de planaltos com altitude média de 1000 m acima do nível do mar. Dentre os cânions da região podemos destacar os mais conhecidos: Fortaleza (PN Serra Geral), Itaimbézinho (PN Aparados da Serra), Malacara e Churriado. Existem ainda cânions menores tais como Índios, Coroados, Molha Coco, Leão, etc.

Estrada para os cânions

Os municípios que servem como base para a visitação à região são: Praia Grande, localizada na parte baixa dos cânions e Cambará do Sul, na parte alta. Alguns cânions têm visitação livre e em outros é necessário a contratação de um guia credenciado. O Itaimbézinho por cima é o único com acesso controlado pelo Ibama onde há uma taxa de visitação e estacionamento. A visitação é auto guiada e é feita caminhando-se pelas bordas.

Nosso roteiro

Pousada Morada dos Cânions

Nossa passagem por essa maravilhosa região se deu após uma longa viagem onde passamos por Foz do Iguaçu, Argentina e Uruguai, retornando ao Brasil pelo Chuí. Nossa escolha para hospedagem foi a Morada do Cânions, uma charmosa pousada que se situa estrategicamente no meio da Serra do Faxinal, que liga Praia Grande a parte alta dos cânions, dentre eles Itaimbezinho e Fortaleza. Um dos grandes atrativos da pousada é a vista privilegiada tanto dos cânions quanto do litoral. Pois lá de cima se pode avistar Praia Grande e em dias limpos o município de Torres e até os navios próximos ao litoral.

Pousada Morada dos Cânions

Dia 1

A caminho do Fortaleza

Após vários dias de chuva os ventos da noite anterior limparam completamente as nuvens e o dia amanheceu perfeito para a exploração da região. Um belo dia de céu azul, temperatura agradável e muito lugar bonito para conhecer. Após o delicioso café da manhã na pousada partimos em nosso carro com o guia Joel em direção ao cânion Fortaleza. São cerca de 50 km em estrada de terra transitável com qualquer veículo. Após estacionar, há uma caminhada curta até a primeira parede do Fortaleza.

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

A sensação que se tem ao chegar próxima dele é de total insignificância do ser humano frente à tamanha obra da natureza. O tamanho das paredes impressiona e quando se está nos pontos mais altos mal se consegue ver os carros lá em baixo. Após caminhar pelas bordas fomos conhecer a famosa pedra do segredo. Uma formação rochosa erodida pelo vento e chuva que parece desafiar a natureza se equilibrando sobre uma área tão pequena. Nesse mesmo trajeto se avistam várias quedas d’água.

Cachoeiras pelo caminho
Pedra do Segredo

No caminho de volta pudemos presenciar um evento muito comum nessa região: a viração. Trata-se de uma densa neblina que encobre tudo muito rapidamente e causa queda da temperatura. Nesse dia ela caiu de 12 para 7 ºC em cerca de uma hora.


Dia 2

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza

O dia foi reservado para conhecer o Malacara pela parte baixa. Para isso descemos até Praia Grande. A caminhada é feita pelo leito do rio sobre suas pedras e vai-se até onde o fôlego der. Quanto mais se entra maiores ficam as pedras e maior a dificuldade para transpô-las. Apesar deste acesso não ser controlado é sempre aconselhável estar com um guia e ficar de olho na previsão do tempo na cabeceira do cânion. É extremamente perigoso ser tomado de surpresa por um rápido aumento do volume do rio mesmo estando num dia aberto.

Cânion Itaimbezinho
Cachoeira no Itaimbézinho

Após o almoço a programação foi conhecer o Itaimbézinho por cima. Subimos novamente a serra do Faxinal e fizemos a caminhada pelas bordas. A altura das paredes e as quedas d’água, que parecem cair em câmera lenta, impressionam.


Dia 3

Queimadas na região
Serra do Rio do Rastro

Como era o último da na região decidimos fechar com chave de ouro seguindo enfrente pela estrada de terra até São José dos Ausentes. Foram 230 km por terra passando pelo cânion do Monte Negro e Bom Jardim. Um dos problemas que tivemos nesse trajeto foi o grande número de queimadas dificultando a vista do cânion e principalmente da bela Serra do Rio do Rastro, que liga Bom Jardim à Orleans.

Dicas dos autores

Adilson e Marcia

Adilson e Marcia Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br

· Os cânions podem ser visitados o ano todo, porém inverno e início de primavera são melhores devido a menor probabilidade de chuvas e melhor visibilidade;

· O único cânion que tem acesso controlado pelo P.Nacional é o Itaimbezinho e não abre às segundas e terças;

· As estradas que interligam os cânions são todas de terra e não apresentam grandes problemas para carros passeios;

· A pousada Morada dos Cânions está estrategicamente localizada no meio da serra do Faxinal e praticamente facilitando o acesso pela parte baixa do Itaimbezinho e Malacara e para a parte alta do Itaimbezinho e Fortaleza.

· Existe uma associação de guias na cidade que oferece serviços (a meu ver caros);

· Embora a presença de um guia sempre forneça segurança e agilidade, os únicos locais que são exigidos guias é o Itaimbezinho e o Fortaleza, ambos por baixo.

Serviços

Pousada Morada dos Cânions

  
  

Publicado por em

Vini barcelos

Vini barcelos

02/03/2012 19:54:04
Primeira vez que estive la foi a trabalho conheci superficialmente,depois disto já voltei mais 03 vezes e neste fim de semana vou levar cunhados para conhecer(um pouco desculpa minha para voltar)gente vale a pena não sou um especialista em natureza meu trabalho me leva para conhecer todas as partes do brasil,mas esta região tem muita energia perfeito para se recarregar e começar definitivamente o ano.

Lucia Amelia

Lucia Amelia

05/02/2012 10:20:43
Fiquei maravilhada c/ a paisagem e contente porque ha poucos dias me disseram que isso não é verdade, que as fotos que mostram são do Canyon do Colorado...É lógico que não acreditei pois conheço os de lá e são bem diferentes. Mas eu não tinha um endereço para mandar a esses detratores de nossas belezas. Agora tenho. Obrigada !!!

Ronaldo stein padilha

Ronaldo stein padilha

12/05/2011 15:48:15
oque posso disser do lugar que me viu nascer,velho itaibezinho,minha querida fortaleza,quantos segredos da pedra.nos envelhecemos, mais voces cada dia mais novos na memoria de quem os visita.aquilo tudo e como mulher muuuito bonita e as curvas da serra do rio do rastro,vale apena arriscar, mas com muito cudado.respeite sempre este lindo lugar so assim voce sera respeitado por ele.

Lucia Niterói

Lucia Niterói

06/07/2010 17:16:08
Pretendemos conhecer estas maravilhas em outubro, pois vamos a octoberfest e de lá esticaremos. Pela sua experiência esta época é legal de ir? Qtos dias são necessários p/fazer tdas as trilhas?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Lucia Outubro ainda é uma boa época. O problema lá é no verão com as chuvas que além de atrapalhar os passeios são perigosas caso decidam caminhar dentro dos cânions. Bem, todas as trilhas vão precisar de várias semanas, mas uma semana da pra conhecer muito bem as atrações mais interessantes. Abs
Cristina

Cristina

12/03/2010 14:39:10
Visitei o Fortaleza nas minha férias em janeiro 2010. Gente, é realmente um lugar deslumbrante onde a natureza mostra toda sua energia e o ser humano deveria reverenciá-la, pois não existe nada igual, é incrível, emociona muito quando se chega lá e vê tudo aquilo. vá em frente, vale muito a pena, nos torna mais humanos!!!

Amanda Montelo

Amanda Montelo

27/10/2009 09:05:17
AdOreii ..
Nãum vejoo a hora de visitaar esses
Lugares !!

Michelipedrosa

Michelipedrosa

01/05/2009 12:31:33
Acho muito interessante e bonito - quem visitar nao se esquecera da beleza

Ruy Afonsao dos Santos Lima

Ruy Afonsao dos Santos Lima

28/04/2009 13:51:55
CONHECI O CÂNION FORTALEZA EM 1989 E DESDE ENTÃO JÁ PASSEI POR LÁ UMAS 16 VEZES, JÁ FUI ATÉ DE BIKE (A ÚLTIMA FOI AGORA NA PÁSCOA DE 2009) BELEZA PURA, QUEM FOR VISITAR NÃO VAI SE ARREPENDER.

TÂNIA GOMES

TÂNIA GOMES

26/02/2009 19:25:15
PODE IR SEM SUSTO!!!
É MUITO LINDO VOCÊS VÃO GOSTAR...

DENISE

DENISE

02/01/2009 17:06:57
achei muito interessante e maito lindas as fotos!!!!!

Genny NF

Genny NF

05/12/2008 21:15:27
O Cânion Fortaleza realmente tem uma paisagem deslumbrante mas, o Parque Estadual Serra Geral deveria oferecer mais estrutura para os turistas. A trilha para a melhor vista do cânion é simplesmente deplorável, só compensada pela vista de tirar o fôlego.

Andrea

Andrea

03/12/2008 16:28:06
É pura adrenalina. Tive a oportunidade de fazer um rappel na Praia Grande de 30mts.E a cada ano quero fazer mais alto

Daniela

Daniela

01/12/2008 15:05:39
Esse lugar é maravilhoso, acordo todos os dias com essa visão maravilhosa que é o canion malacara,e tbm trabalho como guia mesmo assim fico fascinada a cada vez que estou dentro do canion.

Ana Luisa

Ana Luisa

23/10/2008 11:31:26
achei muuuuuuuuuuuuito bom !

Daiani Burin Bez Batti

Daiani Burin Bez Batti

21/10/2008 12:22:25
Estive passeando pela sera do Rio Do Rastro...muito legal...meu marido e eu estamos nos programando para ficar um final de semana em uma pousada...

Aline paiano da silva

Aline paiano da silva

18/10/2008 21:14:44
Pelas fotos é um maximo...dia 25 eu vou ai com a minha escols, jah estou anciossicima, parece ser d+++++ ;D

Ana

Ana

15/10/2008 12:40:48
Estive neste lugar mágico no final de agosto. Tudo é lindo demais!!! A Trilha do Rio do Boi também é imperdível.

Nina

Nina

26/09/2008 19:59:13
acho lindo demais; coisas q não se explicam;e que sempre
desperta em nós a vontade de ir denovo até esses locais.

David

David

25/08/2008 16:44:56
muito legal parabens