Caminhada na Calçada do Lorena

A Calçada do Lorena, nome dado em homenagem ao governador da capitania: Bernardo José Maria de Lorena, teve sua construção iniciada em 1789 pelo Real Corpo de Engenheiros Portugueses e concluída em 1792.

  
  

A Calçada

Inicio da trilha

Inicio da trilha
Foto: Adilson Moralez

Mesmo morando em São Paulo há vários anos ainda não conhecia esse belo pedaço de Mata Atlântica, que é um roteiro oferecido pela Big Trekking, operadora de turismo ecológico de São Bernardo do Campo. Trata-se da Calçada do Lorena, o primeiro caminho pavimentado em pedra, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar no Riacho Grande. Essa trilha é uma viagem histórica que nos remete ao final do século XVIII, onde através dela, nosso açúcar era transportado até o porto em tropas de mulas.

Detalhe do calçamento

Detalhe do calçamento
Foto: Adilson Moralez

A Calçada do Lorena, nome dado em homenagem ao governador da capitania: Bernardo José Maria de Lorena, teve sua construção iniciada em 1789 pelo Real Corpo de Engenheiros Portugueses e concluída em 1792. Ela ligou o porto ao planalto até 1840, quando então foi construída a estrada da maioridade, mais tarde denominada de Caminho do Mar.

Com a construção da primeira pista da Via Anchieta em 1947, o Caminho do Mar passou a ser uma opção secundária de acesso ao litoral e se tornou conhecida como Estrada Velha de Santos.

Roteiro

Trecho obstruído do Caminho do Mar

Trecho obstruído do Caminho do Mar
Foto: Adilson Moralez

Cheguei ao metrô Vergueiro exatamente às 8h e o micro-ônibus já estava aguardando. Fomos para a Big Trekking no Rudge Ramos para pegar mais quatro pessoas e partimos para nosso destino às 9h.

Após cerca de 40 minutos já estávamos no ponto de partida de nossa caminhada, que no início segue por uma trilha plana. Porém, logo depois do monumento do mirante já entramos na área do calçamento e alguns cuidados devem ser tomados, pois a descida é bem acentuada e as pedras são bastante escorregadias devido à umidade e ao limo.

Belvedere circular

Belvedere circular
Foto: Adilson Moralez

O trabalho no assentamento dessas pedras foi artesanal e está muito bem preservado. Em alguns trechos existem árvores no meio da calçada que dão um charme todo especial ao local. O primeiro ponto de descanso é o Belvedere Circular, uma construção com um longo banco em seu interior. Esse é o primeiro ponto onde a calçada cruza o Caminho do Mar. Uma pequena pausa, um gole d`água e seguimos adiante.

O próximo ponto de parada é o Rancho da Maioridade, uma casa de pedra construída em 1922, localizada numa curva acentuada do Caminho do Mar.

Belvedere circular

Belvedere circular
Foto: Adilson Moralez

Caminhando agora pela estrada, em poucos minutos chegamos ao Padrão do Lorena, memorial construído em 1922 em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena.

Além de um medalhão pintado em azulejo com sua imagem, existem painéis retratando como os tropeiros e mulas carregavam as mercadorias.

Rancho da Maioridade

Rancho da Maioridade
Foto: Adilson Moralez

Após uma pausa para o merecido lanche, continuamos pelo Caminho do Mar até uma pequena cachoeira, onde os mais animados encararam a água gelada que verte da serra.

Mais alguns minutos de caminhada e chegamos num dos locais onde a estrada está interrompida e há apenas uma ponte de madeira para pedestres. Esse foi nosso último ponto de parada. Nosso retorno foi coroado com o típico nevoeiro da serra do mar, que sempre propicia um clima de mistério e magia.

Dicas do autor

Araçari-banana<br /><i>Baillonius bailloni</i>

Araçari-banana
Baillonius bailloni
Foto: Adilson Moralez

A Calçada do Lorena não é apenas uma trilha, e sim uma caminhada histórica. Procure ficar junto aos guias nas paradas para ouvir as explicações e fique atento aos detalhes da das construções.

Para obter boas fotos leve uma objetiva grande angular (28mm ou mais) e procure enquadramentos bem próximos do calçamento para enfatizar seus detalhes. Como grande parte da trilha fica na sombra leve um tripé para evitar fotos tremidas e filtro warm-up (série 81) para evitar tons azulados.

Serviços

Big Trekking
www.bigtrekking.com.br
(11) 4365-2701
bigtrekking@uol.com.br

  
  

Publicado por em

Luiz Ernesto Wanke

Luiz Ernesto Wanke

18/08/2012 18:53:28
Caro Adilson: Meu livro está pronto e gostaria de seu endereço p. mandar-lhe um exemplar. Coloquei uma foto em preto-branco da calçada de Lorena com o devido crédito, inclusive citando v. e a EcoViagem

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Luiz Puxa, muito obrigado pela gentileza. Vou lhe mandar meu endereço no seu e-mail. Muito obrigado novamente abs
Luiz Ernesto Wanke

Luiz Ernesto Wanke

12/05/2012 20:05:40
Estou escrevendo um livro s. o assunto e peço autorização de colocar uma foto neste livro da estrada de Lorena com os devidos créditos a Adilson Moralez

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Luiz Eu comercializo minhas imagens para publicações, porém, considerando ser um livro posso abrir uma exceção. Peço que realmente faça os créditos em meu nome. Grato
AUGUSTINA CID MASCAREÑAS

AUGUSTINA CID MASCAREÑAS

30/09/2010 12:35:56
MARAVILHOSA A NATUREZA !!!!!
QUE NOS PERMITE VISUALIZAR ESSA BELEZA!
É UM ÓTIMO PASSEIO.
LEMBRE: SEMPRE ACOMPANHADO POR GUIAS, PARA EVITAR SE PERDER.

Angel Pineiro Rivas

Angel Pineiro Rivas

03/05/2009 11:34:13
Gostaria de saber os dias de saida para Calçada do Lorena

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Angel Para isso recomendo contatar a Big Trekking www.bigtrekking.com.br (11) 4365-2701 Abraços
Marco Santomauro

Marco Santomauro

16/01/2009 12:53:26
A 'Calçada do Lorena' é um local hitórico e de estorias, de uma beleza espetacular e de muita energia !!...estive lá apenas uma vez, e gostaria muuuito de retornar !!!...gostaria de ser avisado para o próximo passeio !!
Abraços
Marco

Valdirene Ambiel

Valdirene Ambiel

05/01/2009 16:51:34
Gostaria de saber mais sobre a trilha da Calçada do Lorena,dias que vocês promovem,preços,enfim todas as informações,inscrições etc.