Mergulho na Queimada Grande

Distante 37 milhas marítimas de São Vicente e 20 de Itanhaém, a ilha da Queimada Grande faz parte da reserva ecológica da Juréia, administrada pelo IBAMA.

  
  

Apresentação

Vista da Ilha

Vista da Ilha
Foto: Adilson Moralez

Distante 37 milhas marítimas de São Vicente e 20 de Itanhaém, a ilha da Queimada Grande faz parte da reserva ecológica da Juréia, administrada pelo IBAMA.

A ilha tem densa vegetação e habitada principalmente por fragatas e atobás, além de numerosa população de uma espécie endêmica de cobra conhecida como jararaca ilhoa.

Por possuir um veneno muito forte, o desembarque na ilha é totalmente desaconselhável.

Roteiro

Nautilus

Nautilus
Foto: Adilson Moralez

Com a expectativa de tempo bom no litoral eu e provavelmente metade da população de São Paulo decidimos ir para o litoral no feriado de 12 de outubro. Mas após um longo congestionamento na madrugada de sábado conseguimos finalmente chegar na Marina Porto Fino em Santos.

Para liberar o estresse e já entrar no clima do mergulho fomos recepcionados com um café da manhã, pelo casal Armando e Liliane da Nautilus Dive Center.

Mergulhador Caldeira

Mergulhador Caldeira
Foto: Adilson Moralez

Enquanto esperávamos os outros mergulhadores, ainda presos no trânsito, rolava o bate papo de entrosamento entre o pessoal com histórias de mergulhos passados.

Quando todos chegaram, os motores roncaram e fomos para mais um belo dia de mergulho no reino de Netuno.

O tempo estava excelente e o sol prometia um ótimo clima para um bate papo na proa da lancha, nas duas horas de viagem até a ilha.

Golfinhos pintados do Atlântico

Golfinhos pintados do Atlântico
Foto: Adilson Moralez

Quando já estávamos muito próximos da ilha tivemos uma agradável surpresa - dezenas de golfinhos nariz de garrafa estavam caçando nas proximidades e se aproximaram da lancha dando um show à parte.

Enquanto alguns nadavam a poucos metros da lancha, outros davam longos saltos, fazendo a alegria de todos. Segundo Armando, o privilégio concedido ao nosso grupo não é tão comum.

Naufragio

Naufragio
Foto: Adilson Moralez

A lancha foi ancorada exatamente sobre o ponto de nosso mergulho: o naufrágio do Tocantins, um cargueiro de 115 metros

Naufragio

© Adilson Moralez

de comprimento que naufragou em 28/08/1933 ao chocar-se com a ilha, devido a um forte nevoeiro.

Detalhe Naufragio

Detalhe Naufragio
Foto: Adilson Moralez

Através de um mapa, que detalhava os destroços do Tocantins, Armando deu as instruções do mergulho indicando a rota a ser seguida por todos. Em pouco tempo os 16 mergulhadores já estavam equipados e prontos para o primeiro mergulho do dia.

Cardume Naufragio

Cardume Naufragio
Foto: Adilson Moralez

Ao chegarmos no naufrágio a visão foi maravilhosa. Por se encontrar em águas rasas, de 8 a 22 metros, foi possível identificar em detalhes muitos dos maquinários e estruturas que se encontram em ótimo estado de conservação.

Terminado o primeiro mergulho e enquanto esperávamos o tempo de superfície necessário até o próximo, apreciamos um saboroso lanche servido pela Liliane, sempre regado com muitas histórias e experiências passadas. Todo mergulhador tem uma história interessante para contar nessas situações.

O segundo mergulho foi sobre os rochedos, próximos da encosta, que apresentam maior abundância de vida.

Cada grupo ao retornar, relatava uma espécie diferente, incluindo uma tartaruga.

Por volta das 16 horas zarpamos em direção a marina ainda com bastante sol para ser curtido e certos de que havíamos tido mais um excelente dia de mergulho.

Serviços

Nautilus Dive Center
www.nautilusdive.com.br
(11) 4485-2075
mergulho@nautilusdive.com.br

Dicas do autor

Adilson Moralez em mergulho

Adilson Moralez em mergulho
Foto: Divulgação

Apesar das águas tranqüilas deste dia, mergulhos na Lage de Santos e Queimada Grande costumam ser mais agitados. Se você tem facilidade de enjoar é bom ir prevenido. O mergulho é um esporte encantador, siga sempre as normas de segurança e mergulhe sempre acompanhado de seu dupla. Para maiores informações sobre o Tocantins ou outros naufrágios do Brasil, visite www.naufragiosdobrasil.com.br

  
  

Publicado por em

MATEUS

MATEUS

18/02/2009 14:36:23
VOCES FAZEM EXCURSÕES DE MERGULHO NESSA ILHA?quanto custa?ou conhecem quem faz?podem enviar resposta por e-mail?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Mateus Procure a [[http://dive.nautilusdive.com.br/index.php?option=com_frontpage&itemid=1 foi|]] com eles que eu fiz a matéria sobre Queimada Grande. abraços
Fernando luiz

Fernando luiz

25/01/2009 16:37:57
fuiconvidado para uma pesca em alto mar, não tinha detalhes do lugar, saimos as 01:00hr de sabado e chegamos de manhã, um lugar lindo, maravilhoso, estonteante essa é queimada grande.

Olimpia

Olimpia

27/11/2008 12:21:24
Parabéns pelo trabalho, as fotos e conteúdos estão perfeitos.