Pico do Papagaio

Casarão

Foto: Adilson Moralez

O Pico do Papagaio, com 2.091m (medidos com meu GPS), fica no município de Aiuruoca – MG. Um de seus acessos é pelo vale do Matutu, uma região muito especial onde vive uma comunidade do Santo Daime, que tem uma vida voltada para a natureza com alimentação natural. A estrada de terra que percorre o vale do Matutu passa por várias pousadas, mas é justamente no final desta que se encontra a Hospedaria Patrimônio do Matutu.

Cachoeira do fundo

Um local exuberante e com atrações inusitadas. Primeiro é que não há acesso de carro nem mesmo de 4x4. Os carros ficam estacionados no Casarão, um ponto de apoio da comunidade, e os 2,5 km até a pousada são feitos caminhando. Para transportar a bagagem e indicar o caminho a hospedaria oferece o Silvio com suas mulas. Basta carregar as malas nas mulas e acompanhá-lo. Na hospedaria o clima é super aconchegante e a ausência de energia elétrica aumenta ainda mais o contato entre as pessoas convidando para um bom bate papo na frente da lareira. Ah, não se preocupe, o banho é exelente pois a pousada conta com ótimos chuveiros a gás. Dos quartos se tem a visão da bela cachoeira do fundo, que pode ser visitada numa trilha de cerca de 1 hora.

Patrimônio

Foto: Adilson Moralez

Nossa permanência (eu, Paulo e Tiago) no vale foi de três dias e fez parte de uma viagem de uma semana onde fizemos a travessia da Serra Fina em 4 dias e pedalamos cerca de 150 km em 3 dias passando pela região de Itatiaia, Fragária e Alagoa.

Primeiro dia

Chegando de bike

Foto: Adilson Moralez

Nossa chegada ao vale do Matutu foi um tanto quanto inusitada, pois viemos pedalando desde a Pousada Campos de Altitude em Alagoa, ou seja, o odometro já marcava 52km pedalados às 15:30h. Logo em seguida nosso carro de apoio chegou e arrumamos as coisas que iriam com a mula para o Patrimônio. Para não perdermos o costume fomos pedalando seguindo o Silvio.

Chegando no Patrimônio

Aliás, a mula ia tão rápido que o Silvio ia puxando-a pelo rabo para ajudar. Tomamos um bom banho e em seguida fomos saborear o “chá das 5” que é servido ao cair da noite. Enquanto aguardávamos o jantar nada como um bom bate papo na frente da lareira. Apesar do dia duro que tivemos conseguimos ficar acordados até meia-noite.

Segundo dia

Café da manhã

Foto: Adilson Moralez

Após o delicioso café da manhã, arrumamos as mochilas e voltamos com as bikes até o Casarão. Lá o nosso guia Brasil, já nos aguardava para a tão esperada subida ao pico do Papagaio. Arrumamos então as mochilas cargueiras com comida, barraca, bastões, fogareiro e dessa vez uma garrafa de bom vinho tinto.

Trekking do Papagaio

Voltamos de carro até um pesqueiro onde deixamos o carro e iniciamos a caminhada às 12:05h. A caminhada começa numa área descampada e cerca de uma hora depois atravessa trechos de mata. A subida é bem íngreme mas sem maiores dificuldades. O ponto de água fica cerca de 1hora do pico. Fizemos uma parada para um lanche às 14h e chegamos no pico às 16h e já estava bem frio com um vento fortíssimo.Montamos acampamento com uma certa dificuldade devido ao vento. Escolhemos um local abrigado pelas pedras para fazer o jantar, embora estivesse um pouco longe das barracas.

Foto: Adilson Moralez

Preparei uma sopa de entrada e macarrão ao molho de funghi como prato principal. Enquanto o macarrão era preparado o vinho tinto caiu redondo. Para encerrar o jantar um capuccino e chá de marcela, natural. Quem disse que não se pode comer bem acampando?

Terceiro dia

Curtindo o lindo dia

Foto: Adilson Moralez

Apesar da noite ter sido um pouco agitada devido ao vento nas barracas, todos acordamos bem e um belo dia de sol nos aguardava para curtí-lo. Enquanto preparava o café nossas coisas secavam do sereno com o sol da manhã. Após a sessão de fotos começamos a caminhar por volta das 10h. A volta como sempre é bem mais tranquila e chegamos no carro às 12:30h.

Visual do Papagaio

Como todos estavam famintos fomos a sede da comunidade onde a esposa do Brasil nos preparou uma saborosa macarronada. Banho tomado e fome saciada, tomamos nosso rumo final de volta à São Paulo e mais uma vez convictos que o passeio superou todas as expectativas e foi aproveitado em cada minuto.

Dicas do autor

O pido do Papagaio pode ser feito num único dia. Não é uma subida muito forte e dá para fazê-lo com certa tranquilidade. O único ponto de água fica cerca de 1h antes do pico, portanto não é preciso levar muito água. A trilha não é bem definida o tempo todo, portanto a presença de uma guia sempre é aconselhada. Não deixe de conhecer um pouco a cultura e costumes da comunidade.

Serviços

Patrimônio do Matutu
Aiuruoca - MG
www.patrimoniodomatutu.com.br
(35) 3344 1444
patrimonio@patrimoniodomatutu.com.br

Rosalia do socorro andrade da silva

25/05/2009 14:31:10
É tudo muito lindo não ha de quer reclamar.

Nestor ariel garcia rivero

14/03/2009 09:26:06
gostaria de saber si o retiro dos pedros ,seria posibel treinar,ya que tem mais de 2ooom de altitude,e se teria infraestrutura ,para acampar,tipo agua perto?e gostaria de ver algumas fotos do lugar

Adilson Moralez

Nestor Esta realmente é bem grande e pode-se dizer que é relativamente plana. Se não chegar a 2.000 deve estar próximo disto. Só não sei como está o acesso, pois houve um problema com o Ibama que bloqueou o acesso à pousada Doladodelá, de onde se tinha acesso a esta área. A primeira foto deste link [[http://ecofotos.com.br/mg-aiuruoca/|]] no meu site é justamente de lá. Abs
Nestor ariel garcia rivero

11/03/2009 09:28:36
oi,quero saber si ahi tem alguma area do tamanho de um campo de futebol que de pra treinar corrida a mais de 2000 m de altitude.obrigado

Adilson Moralez

Olá Nestor Pelo que me lembro da região não há uma área deste tamanho nesta altitude e creio que será difícil achar área plana nesta cota. Boa sorte