Silves - Comunidade sustentável na Amazônia

Situada a 250 km de Manaus, Silves é banhada pelo Lago Canaçari, formado pela confluência de cinco tributários do Rio Amazonas: Rio Urubu, Rio Itabani, Rio Sanabani, Igarapé Açu, e Igarapé Ponta Grossa.

  
  

Apresentação

Lago Canaçari

Lago Canaçari
Foto: Adilson Moralez

Foi através de um convite da Pousada Aldeia dos Lagos que tive a grande oportunidade conhecer a Ilha de Silves. Situada a 250 km de Manaus, Silves é banhada pelo Lago Canaçari, formado pela confluência de cinco tributários do Rio Amazonas: Rio Urubu, Rio Itabani, Rio Sanabani, Igarapé Açu, e Igarapé Ponta Grossa.

É uma região de várzea, nome usado localmente para designar a área à margem dos rios que fica inundada durante a estação das cheias (janeiro a junho). Na seca (de julho a dezembro) as águas baixam e as praias aparecem.

Lago Purema

Lago Purema
Foto: Adilson Moralez

O município de Silves é um dos mais antigos da Amazônia, sendo originário de uma missão indígena fundada em 1663. As 32 comunidades ribeirinhas dependem da pesca, que está ameaçada pela retirada excessiva dos peixes nos lagos fluviais e pela expansão da pecuária nos campos da várzea. As comunidades se organizaram na ASPAC (Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural) e, com o apoio da WWF, o ecoturismo tornou-se uma alternativa de atividade sustentável para a região. Parte da renda obtida com a atividade é aplicada em ações para garantir peixe o ano todo para a população local.

A conservação ambiental está baseada no planejamento e uso (zoneamento) dos lagos do município, estabelecendo diferentes categorias de uso: Lagos de Procriação - Lagos santuários com proteção total, para permitir, sem interferências, a reprodução natural dos peixes e o repovoamento; Lagos de Manutenção - Lagos onde é permitida somente a pesca artesanal de subsistência para garantir a alimentação e a renda comunitária; e Lagos de Exploração Pesqueira - O restante dos corpos d`água regionais (rios, igarapés e lagos), onde a pesca comercial é permitida, respeitando algumas restrições regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais. A fiscalização é feita pelas comunidades, sua associação local e o Ibama.

Silves

Silves

Silves
Foto: Adilson Moralez

Chegando em Silves

Após o pernoite em Manaus, tomei o ônibus das 10h para Itacoatiara, trajeto que leva 4 horas. Chegando em Itacoatiara peguei o barco expresso e em 1 hora e meia estava em Silves, onde o Hilos, meu guia nos próximos dias, me aguardava para me levar até a pousada. O município é relativamente pequeno e a Aldeia dos Lagos fica numa das extremidades da ilha, no alto de uma colina. Durante o restante do dia fiquei ouvindo informações da região e programando o dia seguinte.

A pousada aldeia dos lagos

Prédio central

Prédio central
Foto: Adilson Moralez

Com o apoio do WWF e patrocínio do governo austríaco, a pousada foi construída em 1992 e conta com um prédio central onde ficam a recepção, a cozinha e o restaurante, sendo também utilizada para o convívio dos turistas. Um pouco afastados, estão dois conjuntos com 6 quartos cada. Apesar da construção simples, são muito limpos e equipados com frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo, onde são colocados sabonetes com um delicioso aroma de pau-rosa.

Avive (Associação Vida Verde da Amazônia)

Trata-se de uma associação das mulheres da comunidade que para gerarem renda, produzem cosméticos, sabonetes, velas perfumadas, bijuterias e saches com produtos naturais da região. A pequena fábrica fica próxima da pousada e os produtos são vendidos numa pequena loja no centro da cidade. As principais essências são o pau-rosa, preciosa e cumaru.

Permacultura

Quartos

Quartos
Foto: Adilson Moralez

É uma atividade agrícola que tem como objetivo o manejo dos recursos naturais, visando a implantação de sistemas produtivos sustentáveis, com a utilização de novas técnicas de cultivo e produção, buscando uma melhoria na qualidade de vida das comunidades através de uma alimentação saudável e sustentável. A palavra Permacultura é fruto de uma simples coligação entre as palavras: Agricultura e Permanente. Ela foi composta e desenvolvida como alternativa para destacar uma necessária transformação: mudar os atuais modelos de produção convencional (inclusive os de corte e queima) para sistemas produtivos integrados, sustentáveis e permanentes, preservando assim os nossos sistemas naturais.

Primeiro dia

Flutuante

Flutuante
Foto: Adilson Moralez

Após uma noite de tempestades, acordei às 6h30 ainda com chuva fina. Subi para o restaurante para o café da manhã, na certeza que a programação da manhã estaria cancelada. Porém, por volta das 10h00 o tempo melhorou e saímos de voadeira (canoa com motor) para conhecer o lago Canaçarí e Purema.

Casa de farinha

Casa de farinha
Foto: Adilson Moralez

Visitamos o ecossistema dos Igapós e o abrigo flutuante. Trata-se de uma casa de madeira sobre uma plataforma metálica flutuante, onde os membros da Aspac se revezam como fiscais, garantindo a segurança e preservação do lago. Saindo do abrigo passamos por uma região com enormes vitórias-régias. Não resisti e fiz fotos nos mais diversos ângulos.

Crianças na comunidade de São João

Crianças na comunidade de São João

No retorno à pousada, passamos pela comunidade do São João e finalmente pude visitar uma casa de farinha em funcionamento. A casa de farinha é onde o caboclo prepara a principal fonte de alimento de sua família: a farinha de mandioca e a tapioca. Todo o processo é feito artesanalmente onde a mandioca é descascada, moída, espremida e finalmente torrada em grandes tachos sobre fogo à lenha. Aproveitei também para fotografar e conversar com as famílias da comunidade.

Retornamos para a pousada e mal começamos a almoçar despencou um temporal daqueles. Como a chuva avançou na tarde, cancelamos o segundo passeio e aproveitei para conhecer a permacultura e a criação de coelhos da pousada.

Segundo dia

Labirinto

Labirinto
Foto: Adilson Moralez

Acordei um pouco mais tarde já prevendo que o dia seria nublado. Não deu outra, o dia amanheceu encoberto e ameaçando chover.

Após um longo café, conheci o Vicente, coordenador do projeto e responsável pela pousada, e ficamos batendo papo sobre os projetos da Aspac. Por volta das 10h, o tempo já estava mais confiável e saí com o Hilos para conhecer o labirinto, uma região com muitas árvores de médio porte e, devido à semelhança dessas e dos caminhos, torna-se difícil localizar-se lá dentro.

Garças

Garças
Foto: Adilson Moralez

Muitos já se perderam nessa região, mesmo já sendo acostumados. Durante o caminho, avistamos muitas garças que alçavam vôo ao nos aproximarmos. Fomos até o sítio O Tchan, local onde muitos estrangeiros adoram passar a noite e comer os quitutes preparados pela família. Segundo Hilos, é interessante ver como as crianças se comunicam com eles, mesmo não falando seus idiomas.

Sítio O Tchan

Sítio O Tchan
Foto: Adilson Moralez

No caminho de volta para a pousada, passamos pela comunidade de Santa Luzia, onde também está se implantando a permacultura. Após o almoço, fomos para o massapé, onde pudemos ver um trecho de uma trilha na mata. Porém, como já era tarde, não deu para fazê-la por completo. No caminho fotografei uma bela flor e, só após perguntar ao Hilos, fui saber que era do tão conhecido gergelim. Como era sexta-feira e havia mais movimento na cidade, fui jantar com o Hilos num restaurante. Como já de costume, fiquei um tempão ouvindo suas histórias e casos da Amazônia.

Terceiro dia

Vitória-régia

Vitória-régia
Foto: Adilson Moralez

O dia começou um pouco mais cedo e o Vicente nos acompanhou no passeio. O destino foi o lago Piramirim onde, com o motor desligado, entramos em muitos pontos do igapó a procura de detalhes, frutos e flores. Foi um passeio muito instrutivo, pois fotografei uma série de detalhes que até então não havia visto - plantas: vitória-régia, samambaia aquática ambé e aguapé - frutos: marimari, catauari, abiurana, acara-açú. Dentre esses, o mais interessante é o marimari, pois fiquei impressionado com o capricho da natureza ao embalar cada semente num compartimento isolado na vagem, parecendo um biscoito requintado.

Flor de Aguapé

Flor de Aguapé
Foto: Adilson Moralez

Outra descoberta nesse dia, e pouco abordada em matérias sobre a Amazônia, é que os peixes se alimentam desses frutos, sementes, caules, etc, no decorrer do ano. E dependendo do que ele se alimenta, o sabor de sua carne pode ser influenciado. Tanto que, dependendo da época do ano, alguns peixes saem ou entram na dieta dos caboclos devido a seu sabor.

Samambaia aquática

Samambaia aquática
Foto: Adilson Moralez

Como retornamos tarde para o almoço, não fizemos a saída da tarde e aproveitei para fotografar a pousada e, obviamente, ouvir as histórias do Hilos. À noite, voltei à cidade para o jantar e depois fui conhecer como é um baile em Silves. Literalmente, conhecer, pois sem a menor condição de acompanhar os passos do forró e brega.

Partindo de Silves

Marimari

Marimari
Foto: Adilson Moralez

Após um café servido especialmente para mim, me despedi de todos e parti às 8h00 numa lancha rápida para Itapiranga. O passeio foi extremamente prazeroso, pois somente atravessando o lago do Canaçarí numa lancha é que se pode ter idéia de seu tamanho.

Em certos pontos, ele chega ter 15 km de largura. Uma vez em Itapiranga, fui apanhado de táxi pelo Sr. Alonso que me levou até Itacoatiara, de onde peguei o ônibus de volta para Manaus.

Serviços

Pousada Aldeia dos Lagos
(92) 528-2124
aldeiadoslagos@terra.com.br

Dicas do autor

Adilson Moralez

Adilson Moralez
Foto: Divulgação

Como Silves fica numa ilha, prepare-se para andar bastante de voadeira, principalmente nas épocas das cheias.

No verão (julho-dezembro), aparecem as praias e pode-se tomar banho nas mesmas, além de se caminhar mais.

Quanto aos insetos, não chegaram a perturbar, pelo menos durante o inverno.

É recomendado pelo Ministério da Saúde tomar vacina contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem.

  
  

Publicado por em

Cristina

Cristina

12/04/2013 12:34:32
Olá boa tarde!
fiquei encantada com a cidade, só vendo pelo site.Gostaria em breve de passar uns dias para conhecer de perto.

Amiraldo Lhips

Amiraldo Lhips

26/12/2012 23:40:11
Venha conhecer umas das maravilhas do mundo, a ilha de Silves(cidade), seja inverno ou verão ela é sempre bela!!!!!

Mara

Mara

07/06/2012 08:58:41
é muito lindo mesmo nasci la e tenho muita saudade de lá vc tem mais fotos de silves

Albanito junior

Albanito junior

17/05/2012 15:56:09
cheguei em silves no dia 19/04/2004 as 8 horas da manha e estou ate hoje.

Frankson

Frankson

17/05/2012 15:48:08
Silves minha vida.

Fabricia Neves

Fabricia Neves

13/04/2012 19:37:26
Que bom que você gostou de Silves,é uma cidade maravilhosa,gosto muito de silves,faz tanto tempo que não vou lá,sinto saudades,pois não sou natural de silves,mas minha mãe é de lá,sou irmã da Fabiola Neves da Silva.Suas palavras para silves são verdadeiras, apaesar de eu morar em manaus.mas, "seja sempre bem-vindo à silves".
bjos e volte sempre aquela cidade maravilhosa que me deixou lembras de vários amigos!!! Um abraço bem forte para você e sua familia, fique com Deus,xauuuu

Jeffer almeida de souza

Jeffer almeida de souza

03/04/2012 15:47:28
"Silves terra de Encantos" te adoro!!

Celina Lira

Celina Lira

27/03/2012 20:28:47
Silves é uma cidade linda como muitos outros municipios do Amazonas,no entanto poucas pessoas tem a oportunidade de conhecer, por falta de divulgação. Temos muitos atrativos para o que o turista se sinta bem a vontade,só precisamos de mais espaço na redes sociais e mais divulgação por conta da prefeitura,que parece não seimportar muito com a sociedade Silvense.

Alexandre

Alexandre

15/03/2012 12:34:40
Li um antigo romance que tinha Silves como pano de fundo. Fiquei curioso e comecei a pesquisar mais sobre esta cidade. Após complempar as exuberantes paisagens, vejo que o autor do romance não exagerou... Deve ser realmente deslumbrante.... Não sei quando, mais um dia, com certeza visitarei esta cidade. E voltaria aqui para postar como foi... Abraço a todos e parabéns aos privilegiados silvenses por poderem viver em um paraíso.

Armando Almeida

Armando Almeida

10/12/2011 00:44:10
Cidade, em que nasci! uma ilha que todos deveriam conhecer, pois é pitoresca e aconchegante, deixando uma dica para os governantes: torna a cidade mais preparada para receber turistas, e desenvolver projetos auto sustentáveis para que a comunidade participe diretamente.Sendo assim amo de coração minha cidadezinha maravilhosa onde mora toda minha família. Que Deus abençoe à todos!

Kátia Batalha

Kátia Batalha

22/11/2011 13:50:44
Gostei muito da forma romântica que vc falou sobre Silves, estou preste a conhecê-la daqui a duas semana, e olha que moro em Manaus, pena que não valorizamos como deveríamos, mas seu relato me ajudou a conhecer um pouco antes de ir para lá. obrigada.

Cesar Viana

Cesar Viana

22/07/2011 10:57:04
E com muito orgulho, que eu já visitei essa ilha.
Gostaria de retorna outras vezes. E tão lindo não
da para descrever toda beleza. É so ir visitar.
Amazonia e tudo de bom. (Va de barco Manaus ate Itapiranga, e depois va de onibus, ate Silves.
Que beleza de lugar!

Elda Sampaio

Elda Sampaio

17/03/2011 16:35:38
Silves foi Amor à primeira vista!!!não me canso de agradecer a Deus pelo privilégio de trabalhar nessa cidade tão linda!!! As vezes o trabalho cansa um pouco, mas, é só andar um pouquinho, comtemplar a natureza e stamos prontos para uma nova jornada. Ao autor das belas imagen, meus Parabens! pois imagens como essas, somente em SILVES. Venham conhecer essa ilha Maravilhosa!!!

Rosani

Rosani

17/03/2011 16:06:45
olá Adilson, obrigada por este pequeno roteiro e devidas orientações...adoro conhecer as cidades pequenas e simples do Brasil, além de ver as fotos. estas suas são lindas, para quem gosta de plantas como eu, e das aquáticas, que são tão delicadas, foi um presente. espero poder ver novas fotos. valeu! Rosani

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Rosani Obrigado pela visita e pela mensagem. Grande abraço
Flávio Grana/Silvense de Coração

Flávio Grana/Silvense de Coração

17/01/2011 12:57:05
Quer conhecer venha e... Visite Silves é um paraíso!!!
Silves uma ilha linda, impressionante, diferente de todas que ja vi!

Marclei barros----sou silvense

Marclei barros----sou silvense

05/01/2011 19:44:09
SILVES minha saudade minha paixão longe por geografia mas perto por paixão silves e linda uma princesa no meio da floresta o encanto para quem visita e a saudade para quem a deixa,visite se puder e veras que e impussivel não se apaixonar.parabens ao idealista desse projeto.que DEUS abençoe silves e seus habitantes seus filhos.

NELIOMARA SANTOS

NELIOMARA SANTOS

29/09/2010 23:24:56
SILVES CIDADE MARAVILHOSA ME CRIEI EM SILVES ADORO A MINHA CIDADE SILVES ESTA CADA VEZ MAIS BONITA ESTAREI SEXTA EM SILVES BJS

Jose Raimundo - Rio Preto da Eva

Jose Raimundo - Rio Preto da Eva

27/08/2010 09:02:49
As imagens sao ricas, viagens assim soh enriquecem a amazonia brasileira. O trabalho do Adilson eh fantastico para divulgacao das belezas do Amazonas. Fiquei curioso para conhecer Silves a partir da materia e fotos.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá José Obrigado pela visita e pela mensagem. Um grande abraço
Elizandra Borges da Silva

Elizandra Borges da Silva

11/08/2010 10:21:11
Gostaria de entratar em comtato com Adilson Moralez Obrigada

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Elisandra Basta me escrever - adilson@ecofotos.com.br Abs
Romerito Cavalho Martins

Romerito Cavalho Martins

23/07/2010 15:55:42
Silves encantadora mostra tua beleza porque você merece.
Te Amo SILVES-AM.

Thaiara

Thaiara

24/04/2010 15:06:12
eu sou silvense com muito orgulho meu paraiso
thaiara viana

Roberta de Souza Neves

Roberta de Souza Neves

21/04/2010 01:11:10
PASSEI A MAIOR PARTE DA MINHA VIDA EM SILVES,DE VERDADE EU CRESCÍ AÍ..NOSSA COMO TENHO SAUDADES!MEUS PAIS MORAM EM SILVES E EU RARAMENTE VOU VISITÁ-LOS.A CIDADE É LINDA MESMO!EU ACHO SIM QUE ELA É MUITA ABENÇOADA,MAS POR DEUS NOSSO SENHOR!QUE FEZ TUDO TÃO PERFEITO!PRECISAMOS DIVULGAR MAIS FOTOS DA CIDADE!BJSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!

Beto garcia

Beto garcia

09/03/2010 15:19:10
engraçado q nos dia d hoje sinto muitas saudades d meus pais q constituiram familia nesta bela ilha em q tive a honra dn viver sempre em minhas ferias adolescentes beijos ha todos amigos e parentes

Jardilina Vasconcelos

Jardilina Vasconcelos

10/12/2009 15:28:54
Gente,

Eu quero voltar a Silves (que eu adorei da primeira vez) e quero levar mais pessoas, mas não encontro telefones de pousadas, os dois hoteis são caros para a maioria das pessoas que querem ir.
Vcs Podem me ajudar?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Jardilina Tente procurar no próprio www.ecoviagem.com.br se existem hoteis/pousadas cadastrados. Quando estive lá fiquei na pousada do Lago. Abs
LIDIA Z. AMARANTE

LIDIA Z. AMARANTE

16/11/2009 18:47:08
HÁ SILVES CHEIOS DE SONHOS MARAVILHOSOS LENBRANÇAS INESQUECIVES, COM GENTE COMO A GENTE, SIMPLES E CATIVANTE É PESSOAS DO POVÃO.

Manuel Antonio

Manuel Antonio

14/10/2009 22:33:17
Não uma cidade tão bela como a minha. É inimitável (olha!). Ela tem as mais belas praias do AM e o povo mais hospitaleiro. Sou grato a Deus por ter nascido aqui, e no bairro mais aconchegante da city: Mucajatuba: olha que legal!!!!!!
É o Município 3x campeão da Copa dos Rios.
E bem que poderia receber uma das seleções que participarão da Copa de 2014 em Manaus. A estrada está toda sendo asfaltada, o aeroporto poderia ser concluído. e outros benefícios poderiam vir como a conclusão do Estádio.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Manuel Parabéns por Silves, realmente uma bela cidade da Amazonia. Grande abraço
Elizangela

Elizangela

08/04/2009 21:02:06
Silves é um paraiso......
Venha conhecê-lo você tambem....................

Roberto Cristiano Souza Libório

Roberto Cristiano Souza Libório

05/03/2009 21:03:33
Olá amigo Adilson, é com muita alegria e satisfação, que cogradulei essa linda experiência inesquecível sua, sei que vai lembrar bem pouco de mim, pois, na época eu estava fazendo parte como assistente de Hilos e Vicente, e hoje num futuro bem próximo estarei concluindo meu curso técnico em guia de turísmo, nesta bela e encantadora cidade de SILVES, terra de Caboquenas, Bararurus e Quanavenas, terra abençoada por nossa mãe Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira.Fico feliz de te encaminhar esta notícia, que apartir de Dezembro deste ano será publicado um livro de SILVES que contextualizará toda nossa história, resgatando nossa identidade cultural e nossa religiosidade do nosso povo, a fé, que acreditamos e depositamos em nosso pai e nossa mãe a Imaculada. Pois com toda essa Crise Mundial, estamos esperançosos do comprometimento de nossa população,na busca de alternativas econômicamente e Socialmente Viável e rentável e sustentável. SILVES, ilha de Saracá, ilha encantada, a ilha mais bela do Brasil, umas das Cidades mais lindas do Brasil e do Mundo segundo a OMT - Organização Mundial do Turismo, um município que vive em completa Harmonia com a Natureza e com atividades ecológicamente corretas, essa é nossa SILVES, LINDA,HOSPITALEIRA,MARAVILHOSA,FABULOSA e ENCANTADORA.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Roberto Que bom receber notícias sua e saber que tem progredido nesta área que tanto gosta. Também fico muito feliz em receber tantas mensagens de admiradores de Silves. Parabéns por tudo e um grande abraço.
FABIOLA NEVES DA SILVA

FABIOLA NEVES DA SILVA

15/02/2009 21:43:25
O SITIO ACIMA O TCHAN É DA MINHA TIA ALDEELE FILHA DA MORADORA TAO CONHECIDA DE SILVES MINHA VÓ ALTAMIRA QUE QUE DE TANTO BATALHOU NESSA VIDA, TRABALHANDO NA ROÇA,FAZENDO FARINHA,FAZENDO BEJU,TAPIOCA,E SUA TAO FAMOSA LIGUIÇA DE PORCO QUE TODOS NA CIDADE SE DELICIAVAM,HOJE NAO PODE MAS FAZER ISSO,ESTA MUITO DOENTE, ENTERNADA EM MANAUS,PEÇO AOS SILVENSES QUE OREM POR ESSA SENHORA QUE NA VIDA DE TUDO FEZ UM POUCO, E SEMPRE ESTAVA PRONTA PRA AJUDAR QUEM DELA PRECISAVA,ELA FOI PARTEIRA,REZADEIRA,TRABALHADORA DA ROÇA,FAZIA REMÉDIOS CASEIROS,VENDEDORA DE CHURRASCO DE LINGUIÇAS FEITAS POR ELA,É MAE DE MAIS DE 10 FILHOS ,ENFIM ELA É MERECEDORA DA UNIAO DE TODOS PELA SUA SAUDE!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Fabíola, puxa que mundo pequeno. Fico muito feliz em saber que essa foto num local tão isolado foi reconhecida por você. Certamente estarei orando por sua avó. Um grande abraço Adilson Moralez
FABIOLA NEVES DA SILVA

FABIOLA NEVES DA SILVA

15/02/2009 21:27:00
NAO SOU NATURAL DE SILVES MAIS ACHO ESSE MUNICIPIO MUITO LEGAL,MINHA VÓ NASCEU E SE CRIOU EM SILVES ACHO QUE TODO SILVENSE CONHECE ELA, DONA ALTAMIRA E SEU ESPOSO SEU ORESTE!!VC TEM QUE VISITAR ESSA CIDADE MARAVILHOSA

Elitha

Elitha

12/02/2009 10:08:14
Não sou natural de Silves, mas ja estou morando a 1 ano e aprendi amar esta ilha...
tenho procurado fazer dela o meu lar...

Guiomar neta

Guiomar neta

07/02/2009 16:34:05
Oiiié!!!!!!!!!!
sou silvense d coração e amo muuuuuita minha cidad
p/ vc q nunk conheceu e q deseja conhecer ñ espere muito tempo vá logo
garanto q ñ vai si arrepender
bjussssssssssssssssss

Guiomar neta

Guiomar neta

07/02/2009 14:49:30
eu como silvense de coração amo minha terra apesar de não morar + lá
acho q vcs deveriam colocar + fotos bonitas

100 + nem - guiomar"pink"

Francisco Neves

Francisco Neves

31/12/2008 22:52:17
Você que é biólogo ou ecólogo, visite esse município chamado Silves-am, lá encontrarás: briófitas e pteridófitas, samambáias,musgos,cabiceira,igapó,lagos, alevinos,répteis (quelônios,jacaré,cobras), anfíbios, araquenídios (mucuim),insetos (maruim),etc.

Ainda, terás de contemplar as paisagens mostrada pelo Sr.Adilson Moralez.

E não esqueça de provar o fruto MARIMARÍ.

Anna Julia

Anna Julia

28/11/2008 08:16:45
Silves realmente é um lugar muito bonito, eu tbm já fui passear em Silves tenho muitos parentes que morão aos aredores, nas comunidades vizinha, tem até um cristo lá.Show de bola Muito bonitas as fotos...

Orleans almeida

Orleans almeida

12/11/2008 11:53:35
Por toda essa beleza mostrada em sua viagem é que podemos afirmar quão lindo e rico é este País. Parábens.Pena que poderia ter mais fotos.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Orleans, Obrigado pela mensagem. Para ver mais fotos da região acesse meu site www.ecofotos.com.br ou minha área no flickr [[http://www.flickr.com/photos/ecofotos/collections/ abraços adilson|]]
Jessé

Jessé

14/10/2008 20:07:54
acho bastante importante as técnicas para
o manejo do pescado, que é muito importante para
a sobrevivência das comunidades vizinhas.
A cidade além de ser muito bonita tambem é muito Hospitaleira e sabe agradar as pessoas do melhor modo possivel.
Esta cidade é uma das mais bonitas que eu já conheci
se eu podesse eu morava lá.
estão de parabens...

Letícia

Letícia

13/10/2008 00:21:18
Penso, penso, penso e, realmente não sei se é possível, nos dias atuais, ser parte integrante da natureza, visto que nosso conforto pessoal vem como necessidade sempre a frente de qualquer intuito atitudinal nobre de integração.

Dereck

Dereck

08/10/2008 11:00:24
bom