Trekking na Trilha do Ouro

Apresentação

Sítio Recanto da Bocaina

Percorrer a trilha do ouro significa fazer uma viagem no tempo e na história do Brasil. Ela nos remete ao século XVIII onde nossas riquezas (ouro e diamante) eram levadas até o litoral para então seguir viagem até Portugal. Porém, muitos viajantes, para fugir dos impostos da coroa portuguesa, utilizavam trilhas abertas na mata virgem para chegar até no litoral - Mambucaba-RJ. E é justamente por essas trilhas que a equipe da Trilha do Ouro de Campos Novos conduz grupos interessados em redescobrir essa incrível passagem de nossa história.

Rancho Mameluco

Hoje existem várias saídas para a trilha de ouro de alguns municípios da serra da bocaina, mas o grande diferencial da trilha oferecida pela equipe da Trilha do Ouro é o fato de praticamente 90% do trajeto ser feito dentro de mata atlântica nativa e intocada.

Para facilitar a logística da viagem que dura 3 dias existem dois sítios de apoio localizados no trajeto onde há pernoite e alimentação.

1o. dia: Início da Aventura

Teia de aranha

Como houve um cancelamento de um grupo de última hora, acabei fazendo a trilha sozinho e para facilitar a logística decidi fazer um bate-volta. Ou seja, não completei o trajeto até Mambucaba, retornando do último sítio de apoio.

Para chegar a Campos Novos, saí da Dutra em Guaratinguetá em direção à Cunha.

Início da caminhada

Dentro de Cunha seguí as placas para Campos Novos – cerca de 30 min. De lá me desloquei de carro com a equipe até o sítio Recreio da Bocaina de onde sai a expedição. Enquanto esperava os preparativos dos cavalos me deliciei fotografando inúmeras teias de aranhas ainda cobertas pelo orvalho da manhã.

Trilha na mata

Com os cavalos e mula prontos partimos às 08h30min, eu e o Nico, um mateiro que conhece a região desde criança. O dia estava maravilhoso com sol e temperatura agradável. Inicialmente preferi caminhar e a Morena, minha égua, foi puxada pelo Nico. Em pouco tempo de caminhada já adentramos na mata fechada e pude contemplar toda a exuberância da mata atlântica. É incrível notar que onde há um raio de sol, há uma vida brotando.

Vida na mata

Um dos pontos altos da trilha é a passagem pelos pontos de calçamento feito pelos escravos. Incrível o trabalho que tiveram para deslocar pedras de longe para aquele ponto e ver o bom estado de conservação que se encontra apesar de ter tanto tempo.

Acompanhando o rio Guaripu

Nossa parada para lanche foi às 13h contemplando o belo rio Guaripu. Uma hora e meia mais tarde chegamos finalmente no rancho Mameluco, o segundo sítio de apoio, onde pernoitaríamos. Lá, já estavam a Maura e a Edvane, as cozinheiras que nos esperavam com um café feito na hora com pãozinho caseiro.

Calçamento

Descarregamos as coisas, soltamos os animais e fui explorar o local. Somente após algum tempo é que me dei conta que já havia estado naquela casa, quando em 2006 também fiz a trilha do ouro saindo de São José do Barreiro.

Rio Guaripu

Ao anoitecer, acendemos o lampião e ficamos jogando conversa fora ao redor do fogão de lenha esperando o jantar. Indescritível a sensação de estar numa casa de caboclo, longe de tudo e todos, curtindo um maravilhoso céu repleto de estrelas. Bem, como todo bom caboclo, fui dormir cedo para repor as energias do dia.

2o. dia: Explorando as redondezas

Bromélia

Esse dia foi reservado para descanso e explorar os atrativos próximos da casa. Após o café da manhã, feito em coador de pano, saí para fotografar o rio Mambucaba que passa na frente da casa e uma série de detalhes, que somente num dia tranqüilo e com tempo de sobra poderia ter feito. Ainda pela manhã recebemos a visita de um grupo que estava num sítio vizinho. Foi uma ótima oportunidade para conversar com gente local e aprender um pouco sobre sua cultura e costumes.

Morango silvestre

Após o almoço fomos conhecer o principal atrativo do dia: a cachoeira dos veados. Uma imponente queda d’água que despenca de 200m no rio de mesmo nome. Apesar da água gelada foi irresistível um banho para subir no melhor ponto para uma foto.

Cachoeira dos Veados

Na volta para o rancho outro café com pão caseiro estava a nossa espera e mais tarde voltamos ao ritual de esperar o jantar rodeando o fogão à lenha jogando conversa fora.

3o. dia: retornando

A volta

Nesse dia acordamos às 6h, recolhemos os animais e após o café começamos o caminho de volta. Como agora a maior parte seria de subida, preferi ir cavalgando. Mas em alguns trechos foi necessário descer e caminhar, pois devido ao barro e pedras escorregadias o cavalo poderia escorregar. O dia estava lindo novamente e foi um grande prazer poder apreciar mais detalhes da mata, estando montado. Fizemos uma parada para lanche numa bica d’água para renovar as energias

Bromélias

Já quase chegando o Nico me levou até a cachoeira das pacas que fica muito próxima da trilha. Chegamos de volta ao sítio Recanto da Bocaina às 13h30min. Após um bom banho, almocei com o Nico e peguei meu carro de volta para Campos Novos.

Cachoeira das pacas

Mais uma vez com a certeza de um feriado muito bem aproveitado num passeio mágico e de incrível beleza.

Dicas do Autor

Adilson Moralez

adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br
Os meses de outono e inverno são os mais apropriados devido à ausência de chuva. Mesmo assim o solo é bastante úmido com muito barro. Como a mata é muito úmida proteja equipamentos eletrônicos dentro de sacos plásticos.

Normalmente as pessoas da região são muito tímidas, puxe conversa, conte suas histórias e pergunte pelas delas. Certamente a viagem será mais interessante e você aprenderá e ensinará muito também.

Abra mão dos confortos da cidade e se permita viver num local sem energia, com comida simples, banho quente por serpentina no fogão a lenha. Sente na soleira da porta e curta o fim do dia conversando ou simplesmente observando a natureza.

Serviços

Trilha do Ouro
Campos Novos - SP
www.trilhadoouro.com.br
(12) 3119-1205

Dvanir Goulart

22/02/2012 02:10:42
Todas as trilhas:seja de cunha,S.J.do Barreiro, formoso, Arapei,ou Bananal são muito lindas; principalmente as pousadas do Barreirinha, da onça e do Tiãozinho perto da ch. do veado,nós da EKOTRILHAS já fizemos 9 vezes e ainda queremos mais.Abraços DVANIR de Barra Mansa.

Julie

01/03/2011 12:57:42
Adilson, adorei suas imagens e comentários, mas gostaria de acrescentar que entrei em contato com pessoal de Campos Novos através no numero 12 3119-1205 e infelizmente eles não estão mais fazendo este trabalho de turismo... é uma pena. Já fiz a trilha por São José do Barreiro e queria explorar outros lugares, mas por Campos de Cunha. Se souber de algo, agradeço se puder fornecer. Antecipadamente agradeço. Abraços.

Adilson Moralez

Olá Julie Obrigado pela visita e pela mensagem. Realmente é uma pena terem parado com a travessia. Obrigado pela informação. Abs
Danielle

19/12/2009 13:11:44
estao super lindas amei ai envia umas fotos para mim bjos........... quero as fotos de sao jose do barreiro...

Fernanda

18/06/2009 07:53:24
essas fotos estão linnnndas,,,, um espetáculo sou de Itaguaí RJ e moro na costa verde onde tenho o previlégio de fazer muitas trilhas a beira mar e amo fazer trilha rappel e escaladas. um abraço à todos