Ciclofaixa de São Paulo

Finalmente São Paulo ganha uma ciclofaixa

  
  
Chegada ao parque do Povo

Inaugurada em 30/08/09, a ciclofaixa é uma excelente iniciativa para promover a bicicleta com um meio de lazer para a cidade de São Paulo. A idéia foi exelente e vem de encontro às revindicações dos defensores da bicicleta como uma alternativa para tirar os carros das ruas. Nos primeiros finais de semana a prefeitura estava monitorando a utilização e foram mais de 10.000 ciclistas. Ainda que a faixa só funcione aos domingos, já é uma conquista, pois existe uma lei obrigando que as avenidas que convergem aos parques tenham uma ciclovia ou ciclofaixa permitingo o acesso aos mesmos.

Ciclofaixa de São Paulo
Ciclofaixa de São Paulo
Ciclofaixa de São Paulo

Inicialmente o horário foi das 7-12h e recentemente expandido até às 14h. O trajeto implantado liga os parques Ibirapuera, das bicicletas e do povo. São 5 km (10 ida e volta) sinalizados com uma faixa vermelha e devidamente isolado com cones. Em todas as esquinas com semáforos há agentes que controlam as paradas das bikes com placas PARE. Ao todo, são cerca de 150 agentes dedicados para manter a segurança dos ciclistas. Também foram interditados alguns retornos neste trecho para evitar interrupções no trajeto.

Ciclofaixa de São Paulo
Ciclofaixa de São Paulo
Ciclofaixa de São Paulo

O projeto ainda preve a expansão da ciclofaixa até o parque da Aclimação e Villa Lobos, com isso serão 22 km de lazer para os paulistanos.
Bem, é um grande começo e agora é batalhar para que a ciclofaixa se extenda até outros parques e porque não nos feriados também. A segunda fase da batalha é obter as ciclovias definitivas que realmente tenham uso contínuo para substituir os carros, que são os grandes vilões do trânsito cada vez mais caótico de São Paulo.
Parabéns à Prefeitura e ao CET pela organização da ciclofaixa e vamos lutar pela sua expansão.

Dicas do Autor

Adilson Moralez

Adilson Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br
• Embora a ciclofaixa seja bem sinalizada e protegida por cones, vale a pena tomar muito cuidado, pois um tombo fora dos cones pode ser muito perigoso. Lembre-se você não está num parque e sim num faixa separada apenas por cones do trânsito paulistano.
• A faixa é dedicada às bicicletas mas sempre tem os penetras, patins, skates e até mães com carrinho de bebê.
• Ande sempre na mão de direção (são duas faixas separadas para ir e vir). Mantenha a direita e deixe a esquerda para ultrapassagens.
• Cuidados com os pequenos. Existem muitas famílias com bebês na bike ou até mesmo crianças pequenas pedalando.
• Lembre-se sempre dos equipamentos de segurança: capacete e luvas são fundamentais.

  
  

Publicado por em

Souza

Souza

05/11/2009 08:20:47
Só espero que os paulistanos se conscitizem e o governo e a prefeitura imitem o exemplo dos paises europeus e façam varias ciclo faixas para interligarem a cidade de SP com as regioes metroplitanas.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Souza Sim, vamos batalhar que mais ciclofaixas e ciclovias surjam. Grande abraço